Forro de Gesso – 100 Opções em ambientes + Quando e como usar!

O forro de gesso se tornou super popular nos projetos e construções, sendo uma das opções mais utilizadas nesse tipo de acabamento. Além de dar uma elegância única ao ambiente, as diversas opções de estruturas e formas ajudam na hora de esconder fios e disfarçar imperfeições.

Além disso, o forro de gesso tem uma característica linda, que chama a atenção e influencia muito na hora da escolha: a iluminação. Os modelos rebaixados, sancas ou com desenhos diferentes, permitem a instalação de lâmpadas de uma forma sofisticada e charmosa.

Dessa forma, os ambientes ganham uma luminosidade bem distribuída, que pode ter intensidade e cor de acordo com o gosto dos moradores. Dentro dessa categoria, existem vários modelos e tipos diferentes, por isso, saber como fazer a melhor escolha é muito importante.

Afinal, apesar de ser bem comum, o valor de investimento nesse tipo de forro é maior do que outras opções como laje e forro PVC. Para te ajudar a acertar em cheio na escolha e ter espaços encantadores, separamos algumas dicas valiosas e fotos maravilhosas para se inspirar.

Quer saber mais sobre o assunto? Então continue a leitura e confira! 😉

Tópicos

Dúvidas frequentes

A seguir, separamos algumas das principais dúvidas sobre o forro de gesso para responder de forma clara e objetiva. Confira!

O que é forro de gesso?

O forro de gesso é um tipo de acabamento que é instalado no teto, ocultando a visão direta do telhado e ajudando a enriquecer os ambientes visualmente. Em geral, podemos citar dois principais tipos de forro de gesso: o acartonado, também conhecido como drywall, e o forro comum em placas.

Quais suas vantagens?

Quando comparado aos outros materiais, o gesso tende a ter um preço final mais caro incluindo mão de obra, produto e pintura. No entanto, as vantagens em escolher essa alternativa fazem com que o custo-benefício valha muito a pena.

Dentre os pontos positivos que mais chamam a atenção, podemos citar:

  • Instalação fácil e rápida – É sempre importante contar com um serviço profissional especializado, mas tudo é feito de forma rápida e prática. Além disso, na opção do acartonado a bagunça é menor ainda.
  • Enriquece o ambiente visualmente – A estética do forro de gesso é sofisticada, uniforme e lisinha. Dessa forma, você conseguirá valorizar seus ambientes e sua decoração, dando um ar super elegante aos seus espaços.
  • Design diferenciado – O uso de sancas e desenhos especiais ajudam a colocar a iluminação em pontos estratégicos. Dessa forma, você chama ainda mais uma atenção positiva para essa parte, dando um aspecto moderno e requintado ao forro.
  • Luzes embutidas e efeitos visuais – Como já citamos, uma das características fortes desse tipo de acabamento é a possibilidade de criar efeitos incríveis de luz. Afinal, você poderá deixar o espaço de acordo com seu gosto tanto na intensidade e distribuição das luzes, quanto no tom quente ou frio desejado.
  • Praticidade para reformas – Por sua fácil instalação, esse tipo de forro pode ser usado tranquilamente sob telhas ou laje. Ou seja, fica muito mais fácil reformar os ambientes e transformá-los completamente!
  • Fácil manutenção – Caso seja necessário fazer reparos ou ajustes, é possível remover só uma parte do forro e depois recoloca-la. Dessa forma, a manutenção é fácil, prática e rápida, sem precisar refazer toda a obra.

Existem desvantagens?

Sim. Uma das principais desvantagens de usar o gesso é o fato de que ele não resiste bem a água.

Por isso, a estrutura por cima, seja telhado ou laje, precisa estar totalmente livre de goteiras, infiltração ou umidade. Além disso, esse tipo de forro não é recomendado para locais de alta umidade ou que recebam chuva.

No entanto, é possível encontrar modelos no estilo acartonado que sejam resistentes a água para usar em locais como banheiro ou lavanderia. Porém, é preciso estar disposto a investir muito mais, já que eles podem custar mais que o dobro dos modelos comuns.

forro de gesso no banheiro

Outro ponto negativo é que esse material não aguenta muito peso. Por isso, é importante verificar junto ao fabricante qual a carga máxima por m² permitida antes da compra e instalação.

A questão do peso é importante para escolher outros itens, como lustres ou ventiladores de teto. Além disso, a versão comum do forro em placas tem uma maior tendência a manchas e mofo.

Gesso comum ou acartonado: Qual escolher?

Se você está em busca de uma opção linda e barata, o gesso comum em placas pode ser sua alternativa ideal. Em geral, o valor desse modelo é metade do valor praticado nas versões acartonadas.

Em contrapartida, a instalação e o trabalho durante esse processo são mais pesados e demorados. Isso, porque, ele é disposto em várias placas que são coladas uma nas outras e precisam ser pintadas no final.

Esteticamente, o visual desse modelo é perfeito, uniforme e lisinho, fazendo muito sucesso nas residências. No entanto, essa característica facilita rachaduras em determinadas condições.

Se o local onde o forro será instalado passa por muitas variações de temperatura ou sofre muitos abalos, esse modelo não é o mais indicado. O gesso acartonado é mais resistente a água e a essas mudanças, e sua estrutura é composta por placas revestidas por um papel acartonado.

Apesar do custo ser bem mais elevado, as vantagens em relação ao modelo comum podem compensar muito. Com uma instalação bem rápida, o acartonado, ou drywall,faz menos sujeira e bagunça do que o gesso comum.

Além disso, ele não sofre com as alterações de temperatura e abalos, podendo ser usado em qualquer local. O isolamento acústico também é uma das vantagens, sem contar no maior conforto térmico do ambiente.

Por isso, se você está disposto a investir mais em seu forro, vale a pena conferir o modelo acartonado para seus espaços.

Quanto custa em média? #preço

Os valores podem variar muito de acordo com vários fatores, como região, mão de obra, tipo de forro e extensão da área. Mas, em geral, os valores atuais giram em torno de R$75,00 e R$120,00 por metro quadrado.

Na hora de fechar negócio, é importante conferir o que está incluso no pacote. Afinal, é possível comprar somente as placas e incluir mão de obra e pintura, ou adquirir cada item separado.

Qual a diferença entre forro e sanca de gesso?

A principal diferença entre o forro e a sanca está em sua estrutura e possibilidades de iluminação. Essa escolha determinará a estética final do seu acabamento e os efeitos de luminosidade.

No forro, os spots e lampadas são instalados diretamente na estrutura. Ou seja, você terá uma luz direta no ambiente, podendo controlar o tom e a intensidade na escolha das lampadas.

Já ao escolher a sanca, a iluminação é instalada por cima, entre o teto original e o gesso. Dessa forma, o teto é usado como um refletor, resultando em uma iluminação indireta e mais dissipada.

Além disso, dentro dos modelos de sanca é possível escolher entre sanca aberta, sanca invertida e sanca fechada.

Fotos e modelos de forro de gesso

Agora que você já entendeu melhor sobre as vantagens e tipos de forro, separamos algumas fotos lindas para se inspirar. Confira!

Forro de gesso decorado

forro de gesso decorado

Forro de gesso para sala

forro de gesso para sala

Forro de gesso para cozinhaforro de gesso para cozinha forro de gesso para cozinha forro de gesso para cozinha

Forro de gesso para quarto

forro de gesso para quarto

Forro de gesso para banheiro

forro de gesso para banheiro

Esperamos que essa matéria tenha sanado suas dúvidas e te inspirado para usar esse acabamento elegante em seus espaços. Escolha o seu tipo de forro de gesso ideal e desfrute de ambientes requintados e lindos!

Se você gostou do artigo, não deixe de conferir as outras matérias do nosso blog para mais inspirações e dicas de decoração e estilo de vida.

E para qualquer dúvida ou sugestão, deixe seu comentário abaixo, ficaremos felizes em respondê-lo! 🙂


você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.