Tudo sobre【MASSA ACRÍLICA】– O que é | Preço | Como aplicar

Construir é apenas uma etapa da obra, mas se você quer dar um bom acabamento a construção, uma das possibilidades é incluir o uso da massa acrílica na fase de acabamento.

Mas afinal você sabe o que é massa acrílica? Se você tem dúvidas sobre o assunto e quer escolher o melhor tipo de acabamento para o seu projeto, no post trouxemos tudo o que você precisa saber sobre esse tipo de acabamento.

massa acrílica

Tópicos

 

O que é massa acrílica?

A massa acrílica é uma espécie de massa utilizada para dar acabamento a superfícies de alvenaria.

Essa massa tem como característica a fácil aplicação e secagem rápida, permitindo dar acabamento mais uniforme e liso para superfícies.

O material pode ser usado para nivelar superfícies de reboco curado ou concreto, e aplicação pode ser feita em ambientes internos e externos.

usos para massa acrílica
A massa pode ser aplicada para corrigir imperfeições e deixar a superfície mais uniforme
o que é massa acrílica
A massa é utilizada para dar acabamento em superfícies de alvenaria

 

Para que serve? – Usos e aplicações

A massa acrílica costuma ser usada como uma opção de acabamento uniforme e liso para superfícies de alvenaria, preparando a superfície para receber pinturas.

aplicações da massa acrílica

O acabamento é ideal para corrigir a uniformidade de paredes, como bolhas, desníveis e imperfeições. Além disso, o uso também é bastante indicado para áreas úmida e áreas externas, uma vez que o material é resistente a umidade.

Quanto custa em média? #preço

O preço da massa acrílica pode variar de acordo com o tamanho da embalagem e também da marca.

Sendo assim, reunimos duas opções em embalagens de tamanhos diferentes e de marcas conhecidas e bastante conceituadas no universo da construção civil.

A primeira opção é a lata de massa acrílica com 1,3 kg da marca Suvinil, que custa R$ 15,50 na loja online Magazine Luiza. Já uma versão maior com 6 kg e da marca Coral, o preço é de R$ 38,90 na loja online Leroy Merlin.

Massa acrílica X Massa corrida – Qual a diferença?

É bastante comum a dúvida sobre a diferença entre massa plástica e massa corrida, e na verdade ambos os produtos são utilizados para dar acabamento e nivelar superfícies de alvenaria. No entanto, apesar de terem essa semelhança, as massas são materiais diferentes e tem como principal diferença a resistência do acabamento.

diferença entre massa acrílica e massa corrida

  • Massa acrílica: Esse material tem como vantagem o fato de ser mais resistente a umidade, por isso é mais indicada para acabamentos em superfícies externas e molhadas, como área de serviço, cozinha e banheiro. A massa acrílica é uma ótima escolha para dar acabamento em superfícies e receber pintura com tinta acrílica premium ou tinta emborrachada.
  • Massa corrida: Esse material bastante conhecido em relação a acabamento tem como ponto negativo o fato de não ser resistente a umidade, podendo tem durabilidade menor se exposta a ambientes externos e áreas úmidas. A opção costuma ser mais barata que massa acrílica por ser menos resistente. Isso implica que o uso ideal da massa corrida é para ambientes internos e secos. Assim, ao escolher a massa corrida e dar acabamento fosco à superfície, a pintura pode ser feita com tinta látex PVA ou tinta acrílica premium.

Como aplicar massa acrílica? – Passo a passo

Para ter um acabamento de qualidade na superfície desejada, trouxemos um passo a passo de como aplicar massa acrílica. E se você já tem experiência em como passar massa corrida, vai ver quem o processo é bastante parecido.

passo a passo para usar massa acrílica
Coloque a massa na dempenadeira para ficar mais fácil de pegar
  • Antes de iniciar o processo, a primeira etapa é fazer a limpeza da superfície, principalmente se houver mofo. Nesse caso, a limpeza pode ser feita com uma mistura de água e água sanitária e aplicada nas paredes para a limpeza;
  • Depois que a parede estiver completamente seca, pegue um pouco de massa acrílica com uma espátula e coloque na desempenadeira;
  • Com a espátula vá pegando a massa acrílica da desempenadeira e aplicando na superfície para corrigir imperfeições;
  • Se necessário, retire o excesso de massa aplicada;
  • Espere a primeira demão secar essa e lixe a superfície;

como usar massa acrílica

  • Retire o pó da superfície que foi lixada e aplique uma segunda demão para corrigir os defeitos menores e manter a superfície toda lisa;
  • Para finalizar, passe uma lixa fina para manter a superfície lisa e uniforme e assim a parede estará preparada para receber pintura.
como aplicar massa acrílica
Finalize com uma lixa fina

Dica: Para trabalhar com massa acrílica ou massa corrida, é ideal utilizar uma lâmpada próxima da parede em que irá trabalhar, o que evidência as imperfeições que devem receber correção e acabamento.

 

Você já teve experiência com esse tipo de acabamento? Se sim, conte-nos o que achou do acabamento e se você prefere esse tipo de material ou massa corrida.

 


você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.