RODATETO【2024】– O que é | Vantagens | Tipos e Preços

Na composição de um projeto, cada detalhe é um elemento importante para valorização da proposta, e não é diferente com o rodateto, que é um detalhe decorativo que funciona como acabamento.

E se você está na fase de construção ou reforma, é o momento de entender mais sobre rodateto, e as vantagens de aderir a esse elemento.

modelos de rodateto

Tópicos

O que é rodateto?

O rodateto é uma espécie de moldura para teto, criando acabamento e proteção na junção entre a parede e o teto.

Além da função de acabamento, o elemento ainda pode ter características estéticas, agregando um toque decorativo através de um detalhe.

Esse tipo de acabamento pode ser encontrado em diferentes tipos de materiais, formatos, tamanhos e em estilos variados, o que garante um modelo que combine com o estilo do seu projeto.

o que e rodateto
O item é uma espécie de moldura entre parede e teto

Principais vantagens

Se você fica em dúvida se vale a pena aderir a moldura que fica entre parede e teto, reunimos uma série de vantagens desse elemento.

  • Acabamento: O item é perfeito para esconder pequenas imperfeições de alinhamento entre a parede e o teto, arrematando detalhes como acabamento do papel de parede.
  • Variedade de estilos: Um dos pontos positivos dessa moldura é a variedade de estilos, que pode trazer variações em relação ao tamanho, material e até mesmo ao design, que pode ser uma versão com mais detalhes ou um modelo mais liso e clean. Sendo assim, é fácil de encontrar um estilo que combine com o projeto.

acabamento no teto com moldura

  • Facilidade de instalação: Esse tipo de acabamento não costuma ter um processo de instalação difícil, sendo uma opção de acabamento que faz pouca sujeira e com versões de facílima instalação, como os modelos autocolantes. estilos de rodateto

Tipos e modelos de rodateto

Existem uma série de tipos de molduras para acabamento entre a parede e teto, e se você fica em dúvida na hora de escolher o modelo, reunimos as variações e trouxemos dicas e indicações de uso para esses tipos de acabamentos, ajudando na sua escolha final.

  • Rodateto de gesso: A versão em gesso é uma das mais tradicionais e utilizadas, e dentro desse modelo há uma série de estilos, que podem trazer desde versões mais entalhadas ou com menos detalhes. O acabamento em gesso combina bastante com o forro de gesso, e tem como vantagem a boa durabilidade, sendo ótimo para ambientes úmidos, como cozinha e banheiro. A dica é tomar cuidado durante a instalação, já que o elemento pode quebrar com facilidade.
moldura de teto em gesso
A opção em gesso é o modelo mais tradicional
  • Rodateto de isopor (poliestireno): A moldura de isopor é uma opção mais econômica e flexível, sendo de fácil instalação e com a vantagem de ser mais leve. Nesse modelo, a dica é de fazer a pintura antes da instalação, que pode ser feita com o uso de adesivo para a construção. O modelo com boa resistência pode ser utilizado em ambientes como cozinha.
modelo de rodateto de isopor
A versão em isopor é uma opção mais leve
  • Rodateto de poliuretano: Esse tipo de moldura é uma versão mais estável, que não racha, não descasca e que pode trazer diferentes tipos de acabamentos. O modelo de boa resistência pode ser usado em diversos ambientes, inclusive na cozinha.

modelo de rodateto de poliuretano

  • Rodateto de MDF: Uma variação de estilo é a moldura em MDF, que pode ser uma substituição para as versões em madeira e que é indicada quando não necessidade de um modelo mais rígido.
moldura de teto em MDF
A opção em MDF pode ser em diferentes cores
  • Rodateto de PVC: A moldura em PVC é uma opção com excelente resistência a umidade, o que torna o modelo perfeito para ambientes como cozinha e banheiro. Esse modelo pode ser utilizado junto de forro de PVC, criando acabamento entre o forro e a parede.
forro e rodateto de PVC
O detalhe em PVC pode ser utilizado com forro do mesmo material
  • Rodateto de madeira: Uma opção clássica é o modelo de moldura em madeira, com uso indicado para ambientes com forro de maneira, mantendo o estilo entre o forro e o acabamento. As versões em madeira podem ser encontradas em diferentes estilos, e um ponto negativo é que esse material é menos resistente a ambientes úmidos, podendo sofrer com apodrecimento.
forro com rodateto de madeira
O acabamento em madeira combina com forro de mesmo estilo
  • Rodateto de EVA: Entre as versões mais atuais de moldura para teto, O modelo em EVA é uma dessas soluções e tem como vantagem ser uma versão flexível e de fácil instalação, inclusive em versões autoadesivas. O único ponto negativo dessa opção é o fato de não ser indicado para áreas molhadas.
rodadeto de EVA
O modelo de EVA é flexível e fácil de instalar

Como é feita a instalação?

A instalação pode variar de acordo com o tipo de rodateto escolhido. Assim, reunimos um tutorial para instalação das versões tradicionais, como os modelos de moldura de gesso para teto.

  • Comece o processo de instalação lixando a parede onde a moldura será colada, criando um acabamento poroso para melhor a adesão da cola;
  • Passe a cola na moldura e posicione-a sobre a paredes já lixada;
  • Segure por alguns minutinhos até que o rodateto esteja firme;
  • Retire o excesso de cola que possa ter vazado para garantir um bom acabamento.
como instalar rodateto
Ao final, retire o excesso de cola para garantir bom acabamento

Dica: Antes de iniciar o processo de instalação, a dica é medir as molduras e já deixá-las recortadas para os encaixes entre paredes perpendiculares.

Quanto custa em média? #preço

O preço do rodateto pode variar de acordo com o modelo e tipo de material do item, e é possível encontrar versões a partir de R$ 17,90, em lojas de materiais de construção como a Telhanorte.

 

Você já conhecia esse elemento que tem como função a decoração e acabamento para ambientes? Conte-nos se você tem um estilo favorito para esse tipo de acabamento.


você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.