Móveis de ferro na decoração – 35 Modelos e ambientes inspiradores!

Saiba como decorar seu ambiente com móveis de ferro.

Resistente, durável e versátil, não é difícil ver o ferro sendo utilizado para compor a mobília e os ambientes, principalmente em áreas externas. Se você está pensando em incorporar móveis de ferro na sua casa, mas ainda não sabe como fazer isso, esse post pode te ajudar com sugestões e inspirações.

Trio móveis de ferro

Muito utilizados nas décadas de 60 e 70, os móveis com estrutura de ferro integram tanto decorações de espaços abertos, como varandas e jardins, quanto as decorações de espaços interiores. A tendência é um ótimo recurso para dar aquele ar moderno e sofisticado nos ambientes.

Tópicos

Fotos e Modelos de Móveis de Ferro

Decoração de parede geométrica em ferro
Origamis de ferro decorando o corredor.

 

Para construir um ambiente autêntico e moderno é possível mesclar os móveis de ferro com outras peças de outros estilos como provençal, campestre ou vintage. O resultado pode ser surpreendente. É importante ressaltar que os móveis de ferro podem ser clássicos, mais torneados, e contemporâneos, mais sóbrios e com linhas retas. A escolha entre esses estilos pode variar de acordo com o seu gosto e a atmosfera do ambiente.

Opções não serão um problema. É possível incorporar  o ferro na decoração desde pequenos detalhes como a mão francesa até a fachada da casa.

Aproveite a diversidade dos móveis com ferro para explorar cores e acabamentos diferentes e, estampas e texturas nos estofados.

Antes de nos aprofundarmos na combinações de materiais que podem ser utilizadas com os móveis de ferro, é necessário lembrar que se a mobília utilizada na área externa deve ter um preparo específico. É preciso preparar o móvel para que ele resista à água da chuva e aos demais fatores externos. Sendo assim, o ideal é utilizar ferro galvanizado ou revestido em tinta esmalte.

Móveis de Ferro com Madeira

Móveis de ferro e madeira

Uma das principais combinações, nesses casos, são os móveis de ferro com madeira. Essa dupla costuma dar muito certo, pois a madeira confere rusticidade à decoração, propiciando um ambiente receptivo e acolhedor. Enquanto o ferro acrescenta elementos urbanos e modernos, característicos do estilo industrial. 

Cabideiro e cabeceira de ferro com madeira

Além de muito contemporâneo, esta combinação é perfeita para quem deseja investir em uma decoração atemporal, já que a mistura de texturas resulta no equilíbrio de tendências e energia para o cômodo.

Prateleira e estante de ferro e madeira

Armários de ferro e madeira

Móveis de Ferro com Vidro

Aparador com borboleta de ferro

A combinação entre ferro e vidro pode ser perfeita para ambientes internos. Essa mescla pode conferir um acabamento muito sofisticado à decoração. Neste caso, o segredo está nos pequenos detalhes,como contornos e adornos, para determinar o estilo moderno ou retrô.

Aparador de luxo em ferro dourado

Se o objetivo é criar um ambiente moderno e mais atual, dê preferência para acabamentos retos e detalhes geométricos. No entanto, se a finalidade for elaborar uma decoração vintage e retrô, com um toque de romantismo  explore os móveis com detalhes, adornos e arabescos.

Mesa de jantar de ferro e vidroMesinha de canto de ferro dourada Mesinha de centro em ferro preto e vidro

Móveis de Ferro para Jardim

Móveis de ferro são muito utilizados em jardins. Os designs com detalhes e contornos são bastante recorrentes nas áreas externas e. ajudam a criar um ambiente bucólico e romântico.

Cadeiras de ferro com mesa de mámore

Justamente por ser um área que deve transmitir tranquilidade e conexão com a natureza, é natural que os móveis remetam ao tema com detalhes florais e delicados. A rusticidade do ferro e a delicadeza dos arabescos criam o contraste perfeito, deixando a decoração equilibrada.

Mesa e cadeiras de ferro brancas para jardim

 Entretanto, também é possível encontrar móveis com traços mais modernos em jardins. Tudo dependerá do seu estilo e da sua preferência.

Mesa e cadeira de ferro para jardim Namoradeira em ferro branco para jardim

 

Móveis de ferro colorido

Há uma infinidade de cores que você pode explorar. Quando o móvel apresenta alguma outra textura, como os casos citados anteriormente como madeira e vidro, é recomendável que a cor do ferro seja neutra. Se esse não for o seu caso, você pode ousar e acrescentar um toque de cor à decoração.

Preto

Luminária de tubos de ferro pretos

A cor preta em móveis de ferro orna muito bem tanto em áreas externas, como jardins, quanto em áreas internas. A cor intensa pode criar um contraste com a leveza da natureza ou complementar com um toque urbano em uma sala de estar no estilo industrial, por exemplo. 

Cama de ferro preta Decoração retrô com móveis de ferro

Ouro envelhecido

Esta cor é muito utilizada para dar um toque de romantismo e elegância à decoração. Note que é preciso ficar atento para que a composição não fique carregada e ultrapassada. Para evitar que isso aconteça, aposte almofadas, estofados e detalhes brancos ou neutros.

Mesa de ferro e vidro em ouro envelhecido 1

cama de ferro dourada

Branco

Os móveis com ferro na cor branca são muito recorrentes em jardins e áreas externas. A cor ajuda a criar uma atmosfera vintage e bucólica. Ainda assim, nada impede que a cor seja explorada nas decorações dos ambientes internos.

Cama de ferro branca com ornamentos delicados Cama de Ferro branca

 

Outras cores

Mesa de centro de ferro azul

Além de explorar misturas de texturas, materiais e estilos diferentes, também é possível ousar com as cores dos móveis de ferro. Deixe o ambiente mais vivo com um toque de cor. Utilize o móvel para sair do comum, sem perder a sofisticação.

Cadeirascoloridas de ferro

Desde o hall de entrada até os quartos, vimos o quanto os móveis com ferro são versáteis e podem integrar, tranquilamente, qualquer composição sem perder o estilo e a sofisticação.

Móveis de ferro

Agora que você tem mais informações sobre as suas opções será mais fácil criar espaços com toque vintage e rústico ou mais moderno e urbano. Reúna todas as sugestões e dicas, acrescente sua criatividade e estilo próprio e coloque seu projeto em prática. Para mais dicas e sugestões de decoração, basta continuar acompanhando nossas postagens.


você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.