Móveis de papelão – Qual escolher? + 37 modelos lindíssimos!

Os móveis de papelão são um assunto com opiniões bem divergentes, e a verdade é que esse estilo de móvel tem revolucionado a decoração de interiores, agregando estilo através de peças sustentáveis e com muita personalidade.

Apesar de ser uma revolução na decoração, essa não é uma ideia inovadora, e a proposta surgiu na década de 60 através do arquiteto Frank Gehry, que idealizou projetos de móveis em papelão e criou a poltrona Easy Edges, um móvel feito de papelão ondulado e que se popularizou entre as peças de papelão.

E se você ainda tem dúvidas sobre esse estilo de móvel, no post reunimos as principais vantagens e desvantages de adotar os móveis sustentáveis, além de passo a passo para fazer móveis simples e inspirações para se render a ideia de aderir a essa decoração revolucionária e de muita personalidade.

moveis de papelao

Tópicos

 

Vantagens e Desvantagens

Vantagens

 

  • Leveza: Um fator positivo na escolha de móveis de papelão é o fato dessas peças serem leves, facilitando o transporte ou a movimentação das peças para mudá-las de local.
  • Montagem: A facilidade em montar é outro ponto positivo desse estilo de móvel, uma vez que a maioria dos designs não necessita de parafusos ou cola para a montagem.
  • Customização: Utilizar um móvel em sua maneira natural e com o papelão aparente é uma das possibilidades, mas não é uma regra única, e é possível customizá-lo de acordo com o seu gosto e necessidade. Assim, é possível utilizar tinta, tecido, papel contact, entre outros materiais que podem fazer parte da customização para transformar a peça de papelão.
  • Resistência: Apesar de parecerem frágeis, os móveis de papelão podem ser resistentes e suportarem peso, como é o caso de móveis que podem ser utilizados com o apoio de eletrodomésticos ou até mesmo as poltronas e cadeiras de papelão.
  • Segurança: Esses móveis também podem ser uma alternativa para casas com crianças, uma vez que gaveta e portas de papelão oferecem menos riscos de acidentes com os pequenos.
  • Custo: As peças em papelão podem ter custo bem reduzido se comparado a outros tipos de móveis tradicionais, e ainda trazem a vantagem de serem sustentáveis, podendo até mesmo reutilizar materiais para o design da peça.
  • Reciclagem: Um ponto positivo da escolha de móveis de papelão é o fato das peças serem de materiais que podem ser reaproveitados e com uma proposta de serem sustentáveis, sendo uma ótima alternativa para um projeto de reaproveitamento de materiais ou com pegada sustentável.

Desvantagens

  • Impermeabilidade: Em geral, dos móveis de papelão não são impermeáveis, isso é possível tornados impermeáveis com o tratamento especial com o verniz. Sendo assim, fica restrito uso desse estilo de móvel em áreas úmidas ou sem cobertura , como espaços externos, uma vez que a exposição ao tempo pode danificar o móvel.
  • Estilo: Uma característica que pode tornar esses móveis como ponto negativo é o estilo das peças, uma vez que o design em papelão gera opiniões bastante divergentes.

Fotos e modelos de móveis de papelão

Sala com móveis de papelão

poltrona e mesa de centro para sala de papelao

Para quem gosta do design moderno dos móveis, o papelão não deixa a desejar, e esta proposta de móveis para sala mostra exatamente a ideia de que o material permite inovar no estilo com diferentes designs para as peças.

Na proposta, o papelão foi utilizado para criar poltronas confortáveis e com muita personalidade, além de uma base para mesa de centro que tem design com muito estilo e tampo de vidro para deixar o estilo da peça a mostra, além de garantir um toque moderno para a mesinha.

 

sofa de papelao moderno para a decoracao
O sofá tem estilo minimalista
sala com sofa de papelao
O sofá é funcional e estiloso!
mesinha de centro moderna de papelao
A mesinha de centro tem design super moderno
mesinha lateral de papelao
A mesinha lateral em papelão decora a sala

moveis de papelao para sala

Quarto com móveis de papelão

quarto com cama e nichos de papelao

A versatilidade do papelão é um ponto positivo para utilizar o material em diferentes propostas de móveis, e uma das possibilidades é incluir o uso do material sustentável na confecção de móveis para quartos, como mostra este projeto que traz estante feita de nichos e base para cama.

No projeto, o modelo de cama de papelão tem base reforçada e gavetões na estrutura, o que ajuda na organização do quarto e torna o móvel ainda mais funcional.

Além da cama, a estante para livros feita de nichos de papelão é outro ponto que traz o uso do material sustentável para o quarto, trazendo pequenos nichos com livros que decoram o quarto e ajudam a manter o ambiente organizado.

 

mesinha de cabeceira de papelao
A mesinha de cabeceira foi customizada
quarto com cama e moveis de papelao
O quarto traz todas as peças em papelão, como cama, mesa de cabeceira, cômoda e estante
quarto com puff de papelao
O puff ao lado da cama é estiloso
quarto decorado com moveis de papelao
A cama em papelão mostra como o material suporta peso

moveis de papelao para quarto

Escritório / home office com móveis de papelão

escrivaninha de papelao para home office

Há muitas possibilidades para montar um home office com estilo e com custo mais baixo, e uma das alternativas é incluir as peças de papelão no projeto, como mostra este modelo de escrivaninha.

A escrivaninha de papelão é um móvel simples e funcional, sendo uma peça com bastante firmeza e com tampo plano para acomodar os itens do home office, facilitando o trabalho no dia a dia e criando um cantinho com muita personalidade para trabalhar.

 

estacao de trabalho em papelao
Para o escritório, a proposta foi de criar estações de trabalho a partir do material sustentável
escrivaninh de papelao simples
O móvel simples para escritório é a escrivaninha
escrivaninha de papelao para home office
A escrivaninha simples tem até gavetas
estante de papelao para escritorio
A estante de papelão tem nichos e gavetas

moveis de papelao para home office

Cozinha / sala de jantar com móveis de papelão

cozinha com movel de papelao decorado

Se a proposta é utilizar um móvel de papelão na decoração da cozinha, este projeto traz como ideia o uso de um móvel simples e funcional para o pequeno espaço ao lado da geladeira.

A proposta aqui foi de criar um móvel estilo mini estante para cozinha, feito em papelão e customizado para adicionar um toque de cor e estilo a peça de mobiliário, escondendo a estrutura de papelão.

Além de adicionar um toque de cor ao ambiente, o móvel também é bastante funcional e ajuda na organização de eletrodomésticos da cozinha.

 

mesa de jantar de papelao com tampo de vidro
A mesa de jantar tem base em papelão e tampo de vidro
sala de jantar com cadeiras de papelao
As cadeiras com design moderno são de papelão
mesa de jantar e cadeiras de papelao na decoracao
A mesa de jantar e as cadeiras trazem o material sem customização

cozinha com moveis de papelao

Como fazer móveis de papelão? – Passo a passo

Se você adora fazer projetos DIY (faça você mesmo), reunimos um passo a passo simples para fazer um móvel de papelão estilo estante com nichos, que é fácil de fazer e simples para uso no dia a dia.

 

Materiais:

  • 2 caixas de papelão de mesmo tamanho
  • Fita adesiva larga
  • Papel contact (cores desejadas)

 

Passo a passo:

passo a passo simples para fazer movel de papelao

  • Apoie uma caixa sobre a outra e faça a união usando a fita adesiva larga de modo que as caixas fiquem bem coladas uma sobre a outra;
  • Use papel contact para revestir a parte externa das caixas, deixando-as bem coladas e para dar acabamento no exterior da estante;
  • Na parte interna use também papel contact para forrar o papelão e customizar a estante simples da maneira desejada.

 

Você adotaria essa proposta sustentável para decoração da casa? Conte-nos se você gosta do estilo e quais as peças que você mais gostou.


você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.