Cama Japonesa – O que é? + 70 Ideias e modelos para a decoração!
Você já ouviu falar em cama japonesa? Esse móvel está tomando espaço na decoração ocidental e pode fazer parte de sua casa também.
Se você busca uma peça diferenciada e repleta de significados, pode considerar pelo menos conhecer a cama japonesa.
Já podemos adiantar que se trata de uma cama perfeita para quem curte o conceito minimalista, assim como o decor oriental, prezando sempre pelo conforto e bem-estar.
Vamos falar por aqui o que é, de fato, esse tipo de cama, como ele se diferencia dos modelos tradicionais, sua função para os japoneses, bem como mostrar muitos ambientes decorados. Inspire-se com a gente!
O que é cama japonesa
Primeiramente, é preciso explorar o que é, de fato, uma cama japonesa? Bom, o próprio nome já indica o seu significado básico: trata-se de uma cama. Porém, diferente dos modelos que costumamos usar aqui no Brasil, ela tem uma baixa altura, quase se aproximando do chão.
É um móvel milenar e que foi inventado por conta de um pensamento tradicional dos japoneses. Para eles, dormir perto do chão faz com que a terra absorve as nossas energias trabalhadas durante o dia todo e as renova durante a noite de sono.
Segundo eles ainda, o ato de ter nossa aura renovada ajuda consequentemente na qualidade do sono. Você consegue dormir melhor, com mais tranquilidade, assim como acordar muito mais disposto. Revigorado!
A cama tradicional do Japão não apresenta pés, ficando assim muito pertinho do chão mesmo. Na verdade, a maioria delas consiste em uma estrutura de madeira, vime, esteira, tatame ou então outro material natural, com um colchão estilo futon em cima.
Mas ao desembarcarem no Brasil e demais países ocidentais, a cama ganhou variadas reformulações. E atualmente você encontra modelos até com pés, com cabeceiras modernas, de pallets, assim como tantos outros detalhes.
- Mas quais são as vantagens de ter uma cama japonesa no lugar de uma tradicional?
Espaço visivelmente maior: por conta de sua baixa altura, essa cama causa a sensação de que o quarto é maior do que ele realmente é. Então, se o seu quarto é pequeno, pode usar esse móvel como artifício.
É mais barata: notavelmente a cama com estilo japonês é mais econômica do que os demais tipos de cama. Por ter uma estrutura mais simples, ela não requer o gasto de muito material. É basicamente uma base de madeira ou pallet, por exemplo, e um bom colchão a sua escolha. Claro que isso se você escolher um modelo sem muitos detalhes.
Versatilidade é seu apelido: pode não parecer, mas a cama japonesa não fica bem somente em quartos com estilos minimalistas, não. Você pode incorporá-la em ambientes com muitos tipos de decoração, como os modernos, contemporâneos, românticos, industriais, vintages, entre tantos outros.
Muitos tipos de colchões: você pode usar qualquer tipo de colchão em cima da base dessa cama. Pode ser da espessura que desejar, de casal, de solteiro, mais duro ou macio, tipo futon, enfim, fica a seu critério!
Traz benefícios à saúde: segundo os japoneses, optar por uma cama baixinha pode trazer vantagens para a sua saúde, sabia? Uma delas, a saber, é a melhoria da circulação sanguínea. Você também se beneficia do relaxamento muscular e, dependendo do colchão utilizado, se for mais durinho estilo japonês mesmo, da manutenção da boa postura.
Pode ter várias funções: se a base da cama for relativamente maior do que o colchão, você pode aproveitar outras utilidades além de dormir nela! Você pode usar o espaço que sobra, por exemplo, como criado-mudo, prateleiras se houver vácuo na parte de baixo, acoplar gavetas, sapateira, etc.
- E quais são as desvantagens de apostar nas camas japonesas?
Baixa altura pode atrapalhar: como não estamos acostumados, esse detalhe principal das camas japonesas pode não ser muito agradável nas primeiras vezes que usar, sobretudo se você levanta bastante durante a noite. Idosos e quem tem algum tipo de dificuldade de mobilidade pode também não se adaptar.
Difícil escolha dos demais móveis: por ser uma cama bem baixinha, você vai ter uma missão complicada de encontrar criados-mudos que se adequem, por exemplo. Além disso, todos os demais parecerão gigantescos próximos a ela, então pode ser um impasse.
Limpeza deve ser diária: esqueça a limpeza do quarto uma vez na semana, pois ao adotar uma cama rente ao chão, você estará sujeito a dormir em cima da poeira. Então é indicado se dedicar a passar um pano 1 vez ao dia.
Troca mais frequente do colchão: a proximidade do chão faz com que o colchão obtenha maior umidade. Sendo assim, surge a necessidade de trocar a peça mais rapidamente do que com uma cama tradicional. Usar estrados vazados garantem maior ventilação, assim como aumentam a vida útil do colchão.
Fotos e modelos de cama japonesa
Agora que você conheceu o que é cama japonesa, quais suas vantagens, bem como suas desvantagens, poderá ficar ainda mais inspirado (a) com modelos de quartos decorados com um móvel assim.
Vale lembrar que esse modelo de cama pode se adequar a qualquer tipo de quarto!
Nos de bebê ou de crianças, por exemplo, você pode aproveitar para uni-la ao conceito Montessoriano, que visa dar mais autonomia aos pequenos desde muito cedo. Assim, eles poderão levantar e sair da cama facilmente sem precisar dos responsáveis.
Também pode ser empregada em quartos de adolescentes e jovens solteiros, sejam homens ou mulheres. Com uma estrutura de madeira, pallet, MDF ou outro material você consegue compor com o colchão de solteiro do tamanho que desejar.
Já para os de casal, essa cama é perfeita. Sobretudo para aqueles casais que desejam criar um quarto zen, com mais harmonia e estilo.
Faça você mesmo ou compre planejada
As camas japonesas têm feito tanto sucesso atualmente que até mesmo as empresas de móveis planejados oferecem esse serviço. Com as suas especificações, elas elaboram uma cama que suprem todas as necessidades do quarto, aproveitam os cantos e combinam com a decoração solicitada.
Vale dizer que as camas planejadas são mais caras e você precisa dispor de um bom orçamento para optar por esse modelo. No entanto, é um custo que acaba compensando no final, pois o quarto fica muito mais otimizado e geralmente os materiais usados são de primeira qualidade.
Agora se você quer economia, pode recorrer a um modelo de cama DIY, ou seja, feita por você mesmo (a). Podemos citar as camas de ripas de madeira, troncos ou então pallets, que estão em alta.
As ripas e os troncos, contudo, devem ser trabalhados antes de se tornar móveis quaisquer. A saber, é imprescindível que essa matéria-prima receba tratamento anti pragas e fungos, impermeabilizante, bem como um acabamento de verniz se possível.
Já os pallets, você pode encontrar em depósitos, assim como feiras em sua cidade. Também é bacana lixar antes de torná-los móveis e, se quiser, pintar e envernizar, apesar de não ser preciso.
Com ou sem cabeceira?
Muita gente relaciona uma cama no chão com algo desleixado e incompleto. Entretanto, não é bem assim. Esse modelo pode ser incrementado da forma que você desejar.
O uso de cabeceira, por exemplo, é super possível e garante um visual mais organizado e bonito. Pode ser estofada, em madeira, de pallet, com tecido, adesivo, enfim, use a criatividade.
Mas de longe é uma regra. A maioria das pessoas que optam por camas japonesas em seus quartos, escolhem uma ambientação minimalista, sem muitos detalhes e, por isso, deixam de lado o uso da cabeceira.
Cama oriental com decoração moderna. Pode?
Já falamos algumas vezes por aqui que essa cama fica bem em qualquer tipo de decoração. Porém, mesmo assim, muitas pessoas têm dúvidas de como usar essa peça com design japonês em um ambiente moderno, contemporâneo e ocidental.
Mas não é tão difícil quanto parece. Mesmo apostando nesse tipo de mesa, você pode criar uma decoração ao seu modo, utilizando outros móveis e peças de demais estilos decorativos.
O design da cama, por exemplo, pode ser diferenciado, seguindo uma linha moderna. Daí já ajuda a fugir da decoração oriental. E a partir dela você escolhe demais itens que combinem.
Veja exemplos de lojas que têm modelos de camas japonesas:
Bom, que tal agora conhecer muitos outros quartos decorados com camas japonesas? Fizemos uma seleção bem especial para você!
Uau, quantos quartos inspiradores, não é mesmo? E então o que achou? Esperamos que tenha gostado de conhecer mais sobre a tendência da cama japonesa e que consiga fazer uma decoração incrível em sua casa.
Aproveite também para ler:
Cama retrátil na decoração – 70 Ideias super práticas e funcionais!
Jardim Japonês – 70 Inspirações charmosas + Como fazer o seu!
Casa Japonesa – 46 Casas Inspiradoras com Lindas Decorações!
Volte mais vezes para conferir outros conteúdos sobre decoração e construção! Até uma próxima 🙂