Casa Japonesa – 46 Casas Inspiradoras com Lindas Decorações!

A decoração com inspiração oriental tem se tornado uma opção para quem quer seguir o estilo de casa japonesa e trazer um pouquinho dessa rica cultura para a decoração do lar.

A decoração de casa japonesa pode seguir inspirações mais fieis com ambientes recriando espaços dessa cultura oriental, ou pode trazer detalhes que remetem aos lares japoneses, com cores ou objetos decorativos.

E independente da opção que você escolha para a decoração de casa japonesa, há muitas possibilidades para esse estilo de decoração. No post reunimos dicas de como recriar a decoração oriental e inspirações incríveis para decorar diferentes ambientes.

ideias de decoração

Tópicos

Dicas de Decoração Para Casa Japonesa

  • Cores: para a decoração de casa japonesa a cartela de cores é um ponto importante desse estilo. No geral, as cores predominante na decoração oriental são tons mais claros e terrosos, e os detalhes apresentam destaque em tons de dourado e vermelho.
cores
Tons de vermelho e dourado aparecem entre os detalhes da decoração
  • Móveis: a escolha dos móveis é outro ponto importante para construir um ambiente ao estilo japonês, já que a cultura oriental é marcada por móveis baixos e de materiais naturais, como madeira, bambu, palha e linho.

móveis

  • Detalhes e Objetos Decorativos: os detalhes decorativos são essenciais para a decoração japonesa, e entre os elementos que podem compor o estilo oriental estão os vasos de porcelana com pinturas orientais, estátuas de Buda, luminárias redondas (luminária japonesa), e tatames cobrindo o chão, substituindo os tradicionais tapetes.
dicas de decoração
Futons e objetos que remetem à cultura japonesa aparecem nas decorações
  • Estampas: para trazer a decoração de casa japonesa entre os detalhes, vale se inspirar nas estampas que aparecem nesse estilo decorativo. Entre as estampas mais comuns da cultura japonesa, estão os pássaros, cerejeiras e leques. Essas estampas podem aparecer em detalhes, como capas de almofadas, adesivos de parede, entre outros.

como decorar

  • Natureza: a representação da natureza é algo forte da cultura oriental e que faz parte da decoração de interiores. Para trazer elementos da natureza para a decoração interna, vale incluir no projeto decorativo fonte de água, bonsais, e plantas decorativas, como bambu.
ideias e dicas de decoração
A natureza deve integrar-se à decoração
  • Elementos Arquitetônicos: a composição de uma típica casa japonesa traz a cultura oriental na estrutura e nos elementos arquitetônicos, como é o caso das portas denominadas de shoji ou fusuma, que são portas deslizantes confeccionadas de madeira e papel, e que aparecem como uma espécie de painel na decoração.

porta japonesa

Decoração e Detalhes de uma Casa Japonesa

Sala de Estar

sala de estar

Como inspiração para decorar a sala de estar de uma casa japonesa, a ideia aqui traz uma proposta de decoração mais clássica onde o sofá é formado por futons no chão, um clássico da cultura japonesa.

Na sala, as cores claras são predominantes e o vermelho aparece em uma das paredes destacando os quadros com fotografias que remetem ao Japão.

Na proposta decorativa, ainda aparecem móveis baixos, como a mesa de centro, e o tatame no chão para deixar o ambiente mais aconchegante.

 

decoração sala
A sala traz elementos que remetem à cultura, como móveis de fibra natural
decoração inspirada cultura japonesa
Os sofás baixos são formados por futons
Na sala, a luminária japonesa aparece como parte da decoração

Sala de Jantar

sala de jantar japonesa

A sala de jantar é um clássico da cultura e decoração de casa japonesa, pois é um ambiente com decoração que representa bem os costumes do povo japonês, como mostra a clássica mesa baixa.

Como inspiração para uma sala de jantar clássica de casa japonesa, a ideia aqui traz um ambiente com cores claras nas paredes e com tatames cobrindo todo o chão.

No centro do ambiente, a mesa de jantar baixa é o principal elemento da cultura japonesa e ao invés das clássicas cadeiras, as almofadas no chão compõem os assentos, deixando a proposta decorativa com total referência ao costume oriental.

 

decoração sala de jantar
Na proposta, futons formam os assentos e o bambu decorativo enfeita o ambiente
sala de jantar com mesa redonda
A proposta traz cadeiras rentes ao chão
sala de jantar japonesa
A sala de jantar traz elementos clássicos, como vaso de cerâmica, móveis baixos, entre outros
sala de jantar moderna
Ainspiração moderna da decoração japonesa, é esta sala que traz cadeiras baixas com futons

Quarto

quarto moderno

Para o quarto de casa japonesa, esse ambiente decorado traz a representação de uma decoração ao estilo clássico.

Na proposta, o quarto traz cores claras e calmas e ao fundo traz painéis em madeira e papel, como as clássicas portas japonesas.

Além da parte arquitetônica, o ambiente ainda é composto por elementos da cultura japonesa, como a luminária redonda no teto e a cama baixa, que traz a referência ao móvel baixo, um clássico da decoração de casa japonesa.

Para inserir um toque de natureza na decoração do quarto, a aposta foi pela orquídea no criado-mudo ao lado da cama, que traz delicadeza ao ambiente e o detalhe da natureza, comum nas decorações orientais.

O quarto moderno traz referências da cultura japonesa, como a cama baixa

decoração quarto simples
Luminárias japonesa decoram o quarto
decoração para quarto
A cama é formada por um futon grande

Banheiro

banheiro moderno

O banheiro de uma casa japonesa pode seguir um estilo clássico com elementos naturais e o clássico ofurô, comum na cultura japonesa; ou pode seguir uma versão mais moderna com elementos que remetem ao estilo japonês.

Como inspiração para um banheiro moderno com referência à decoração japonesa, a proposta aqui traz um banheiro clean com cores claras nas paredes e piso, e com elementos que remetem à cultura oriental, como detalhes em bambu.

No ambiente, a cuba em bambu é uma aposta ótima para inserir o toque de natureza ao ambiente.

Esse toque da natureza ainda aparece em outro ponto, como é o caso do painel em acrílico com bambu, que deixa a área do vaso sanitário com mais privacidade.

 

banheiro com banheira
A iluminação indireta deixa o ambiente mais aconchegante
banheiro pequeno
O ambiente traz jardim interno com bambus
banheiro moderno japonês
O banheiro moderno tem elementos da cultura japonesa

Varanda / Sacada

ofurô de madeira

A decoração de casa japonesa também pode ser uma inspiração para transformar ambientes externos, como sacadas.

E como proposta para a decoração da sacada com um toque da cultura oriental, a proposta aqui traz uma sacada com ofurô.

No projeto da sacada, a ideia foi de construir um pequeno deck de madeira com ofurô para relaxar, trazendo um forte elemento da cultura japonesa para a decoração.

 

sacaca com plantas
Na sacada, futon grande e bambus decorativos
sacada com jardim
A sacada traz elementos como a lanterna japonesa no jardim
jardim japonês
O jardim japonês traz fonte, lanterna japonesa, entre outros elementos
decoração jardim
O espaço externo foi decorado como um jardim japonês

 

E aí, gostou das inspirações para trazer um pouquinho dessa cultura oriental para o lar? Agora é só se inspirar nas ideias e criar seu espaço com um toque especial.

 


você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.