Cama retrátil na decoração – 70 Ideias super práticas e funcionais!
Otimizar espaço é essencial em casas ou apartamentos pequenos. Soluções viáveis são ideais para manter a organização e evitar a bagunça, e um bom exemplo é a cama retrátil.
Esse modelo está cada vez mais comum em diversos projetos, seja uma cama de casal, solteiro, infantil, etc. De fato, é uma opção prática que acaba fazendo diferença até na decoração.
Se você quer saber tudo sobre cama retrátil e como instalar em sua casa, leia nosso post completo e inspire-se com ótimas dicas + 70 fotos.
Tópicos
Afinal, o que é cama retrátil?
Conforme o próprio nome indica, é um modelo que pode ser “escondido” após o uso. Ou seja, você pode “guardar” a cama depois de dormir, funcionando como uma espécie de compartimento que não ficará à mostra, como acontece com os modelos convencionais.
Sendo assim, todo aquele espaço que a cama ocuparia fica totalmente disponível, facilitando a circulação em espaços pequenos, por exemplo. A cama retrátil pode ser embutida na parede ou totalmente planejada considerando as características do seu cômodo.
Logo, há estilos dobráveis, elevados, suspensos, fechados com portas, enfim, uma grande variedade. Do mesmo modo, há vários tipos de camas retráteis de acordo com a necessidade do usuário. Além das camas de solteiro, as versões para casal também se destacam, sobretudo em apartamentos.
Fotos e modelos de cama retrátil
Agora que você já sabe mais sobre a cama retrátil, veja muitas fotos com os principais modelos + dicas interessantes de decoração com esse móvel funcional.
Casal
A cama retrátil de casal é uma opção ideal para kitnets, estúdios e outros ambientes. Quem está se mudando para um apartamento pequeno pode investir nessa tendência em vez do modelo tradicional, evitando que a cama fique exposta e liberando um espaço que pode fazer toda a diferença no local.
Como essa cama é maior, necessita de uma instalação planejada. Além disso, é recomendável optar por modelos mais leves e/ou modernos. Para se ter ideia, alguns tipos de cama retrátil suspensa pode contar até com sistemas de automatização. Por outro lado, há modelos em que a cama se esconde entre armários, como se realmente fosse uma estrutura única.
Solteiro
A cama retrátil de solteiro ajuda a otimizar pequenos espaços e pode ser planejada de acordo com a disponibilidade. Além disso, é um tipo interessante para quartos compartilhados. Na hora de dormir, a cama fica exposta normalmente. Após o uso, é guardada para deixar o ambiente livre.
Do mesmo modo, é uma boa tendência para receber hóspedes em casa, para utilizar apenas em momentos esporádicos. Como esses modelos de cama de solteiro são menores em comparação a um padrão de casal, são perfeitas para espaços reduzidos, com um único cômodo, por exemplo.
Infantil
Outra boa versão é a cama retrátil infantil, para liberar mais espaço no quarto das crianças e/ou até para criar um ambiente específico para elas. Em locais pequenos, essa é uma boa alternativa, por isso é bom pensar em boas estratégias.
Com o ambiente mais amplo, as crianças podem brincar e estudar. Outra ideia bacana é focar em um projeto com outros móveis planejados, como guarda-roupa e escrivaninha, aproveitando cada cantinho com aparatos funcionais.
Outras propostas para otimizar o espaço: nichos decorativos, pequenas estantes e prateleiras para guardar livros, brinquedos, entre outros adereços.
Embutida
Se a proposta é camuflar a cama totalmente, vale a pena investir no modelo embutido. Esse padrão geralmente é parte de outros móveis. Sendo assim, quando é retraída, é como se fosse uma estrutura única – como um armário, por exemplo.
Os modelos de cama retrátil embutida se dispõem de diversas formas, como se fosse uma gaveta, imitando a porta de um armário e até como encosto do sofá. Para quem deseja que a cama fique totalmente despercebida no ambiente, essa é uma boa tendência que ainda ajuda a evitar a bagunça em sua sala/quarto.
Planejada
Por fim, uma ideia perfeita tanto para a cama retrátil quanto para outros aparatos essenciais é focar nos projetos de quartos planejados. Pense em um cômodo vazio e em melhores estratégias para instalar os móveis que precisa – desde a cama até o roupeiro, escrivaninha, estante, entre outros.
Para seguir esse conceito, é primordial contar com o apoio de um especialista, geralmente um arquiteto. Assim, os móveis são confeccionados com as medidas exatas, além de uma localização que privilegie o espaço disponível. Vale destacar que esse estilo serve tanto para quartos de solteiro ou compartilhados, salas e cômodos pequenos.
Onde comprar cama retrátil? Você pode consultar um especialista para instalar um modelo planejado – de acordo com as perspectivas do seu quarto – ou comprar pronta nas lojas. Algumas dicas: Tok & Stok, Mobly, Americanas, Casas Bahia, Leroy Merlin, etc.
O preço é variável, há modelos a partir de 300 reais.
E aí, ficou surpreso com esses modelos incríveis de cama retrátil? É uma boa opção para a sua casa? Conte pra gente, deixe suas dúvidas e compartilhe o conteúdo. Esperamos que tenha gostado, boa sorte e até mais.