Cores de Granito para COZINHA – 6 Tipos e Modelos Perfeitos!

Quais são as melhores cores de granito para cozinha? Como renovar esse ambiente com essa pedra utilizada em pias, balcões e até paredes?

Pois é, o granito é um dos tipos de revestimentos mais populares nesse cômodo, uma versão atemporal que se destaca pela beleza, durabilidade e variedade de cores.

Sendo assim, vale conhecer os principais tons de granito para cozinha, os tipos mais comuns, entre outras informações relevantes. Leia nosso guia completo e surpreenda-se.

Tópicos

granitos para cozinha
Um guia completo com 6 cores de granito para cozinha

O que é granito?

O granito é uma rocha natural formada por alguns minerais, como mica, quartzo e feldspato. Com grande disponibilidade em vários cantos do mundo – sobretudo no Brasil -, conquistou um grande status em projetos de construção de ornamentação de ambientes.

Há tempos utiliza-se granito para revestir pisos e paredes. Além disso, serve de base para bancadas, pias, lareiras, escadas, entre outras estruturas. O preço atrativo é uma de suas principais vantagens, além da resistência, beleza, versatilidade e brilho.

granito cinza 1

A principal diferença do granito para o mármore é o aspecto. O primeiro possui pontos e grãos em sua superfície. Já o outro se destaca pelos grandes veios. Outra distinção está na porosidade. O granito é pouco poroso. Isso significa que não é propenso à absorção de água e aparecimento de manchas.

Vale destacar também que a dureza do granito é maior em relação ao mármore, por isso é mais resistente e dificilmente risca. Por isso, é utilizado tranquilamente em pisos, em bancadas, locais de uso contínuo e de grande circulação de pessoas.

Tantos pontos positivos fazem do granito um dos melhores tipos de revestimento do mercado. Apostar nessa pedra é um ótimo investimento, principalmente para montar sua cozinha – seja com decoração moderna, clássica, vintage, minimalista, rústica, entre outras.

granito branco 1

Tipos e cores de granito para cozinha

Conforme salientamos, o granito chama atenção pela variedade de tipos. Existem diversas cores de granito para pia da cozinha e diversos ambientes da casa. Basta escolher aquele que mais se adapta ao estilo decorativo do cômodo.

Cada cor apresenta diferentes tonalidades. Algumas são claras, outras neutras ou mais escuras. Já outras se destacam pela uniformidade, enquanto há modelos com grãos bem aparentes. Em todo caso, é primordial conhecer melhor cada tipo para escolher o melhor para seu projeto. Acompanhe nossa seleção com várias fotos.

Amarelo

O granito amarelo está cada vez mais popular devido à cor vibrante que dá um toque arrojado à decoração. Por isso, deve ser combinado com bases em tons neutros, como branco, marrom ou cinza, para evitar que o ambiente fique poluído visualmente.

Todavia, algumas versões do granito amarelo se destacam pela coloração clara e discreta, voltada até a outras cores, como um marrom claro, por exemplo. Nesse quesito, há o granito Santa Cecília. É um tipo 100% nacional, comum na região do Espírito Santo.

Do mesmo modo, o granito Aquarela e Arabesco também são boas opções para quem busca um modelo neutro e pouco chamativo. Por outro lado, o Maracujá, Ouro e Florença são os mais vibrantes, alguns quase uniformes, perfeitos para dar cor ao ambiente.

O preço do granito amarelo varia conforme o tipo. A média por metro quadrado é de 200 a 400 reais.

Granito Santa Cecília na pia Granito Santa Cecília na cozinha balcão planejado com Granito Santa Cecília

decoração com Granito Santa Cecília

Branco

O granito branco está entre os mais populares do mercado. A base neutra e clara é perfeita para ornamentar qualquer projeto, seja na cozinha ou em qualquer cômodo da casa.

Grande parte tem pequenos grãos que destacam a superfície, por isso não há uniformidade. O modelo mais claro é o Macaúbas, que lembra até um mármore. Além disso, a versão Cristal e Marfim também são bem requisitadas e ótimas alternativas de cores de granito para pia da cozinha.

Muitos tipos de granitos brancos se assemelham ao cinza, como o Dallas e o Siena. Já o granito branco Itaúnas tem origem nacional e um ótimo preço, uma opção interessante para compor pias, bancadas e paredes da sua cozinha.

A desvantagem dessa cor, entretanto, é a facilidade em sujar. Por isso, ao cair molhos, bebidas e outros produtos na superfície, é essencial limpar rapidamente. Caso contrário, podem surgir manchas que prejudicam o aspecto da pedra.

Por fim, o valor depende de cada tipo. O branco Polar é o mais caro, cerca de 500 reais o metro quadrado. Já outras versões têm preço a partir de 250 reais m².

cozinha com granito branco granito branco na cozinha moderna granito branco na pia granito branco

O granito branco se destaca em ambientes com conceito moderno e minimalista, combinado com várias cores diferentes.

pia de granito branco

Cinza

Assim como o branco, o granito cinza se destaca pela neutralidade. Você pode utilizá-lo em praticamente qualquer projeto de cozinha, seja em conceitos clássicos ou modernos.

Além de toda essa versatilidade, o cinza é o mais abundante na natureza, por isso tem um preço acessível e muitas variações. As mais comuns são: Andorinha, Corumbá e Itabira.

Por sujar facilmente, é primordial se atentar à limpeza frequente das pias e bancadas, por mais que a variação de cinza escolhida seja escura.

Conforme destacamos, o valor é mais baixo em comparação com outras cores de granito para cozinha. Em geral, fica entre 120 e 300 reais o metro quadrado.

balcão com granito cinza cozinha com granito cinza granito cinza ideias granito cinza na cozinha granito cinza

Verde

O granito verde também é evidente em muitos projetos de cozinhas tradicionais, planejadas, de varandas e áreas gourmet. É uma cor diferente, que combina com estilos rústicos e modernos.

A versão Ella Green é uma das principais. Se destaca pelos pontos esbranquiçados, perfeita para quem prefere uma cor pouco uniforme. Do contrário, o verde Labrador tem cor verde bem aparente em toda a superfície.

Já o granito verde Ubatuba é muito famoso. Tem origem nacional e grãos bem aparentes, com boa disponibilidade em muitas marmorarias e lojas de materiais para construção. O preço médio é 150 reais m².

balcão com granito verde cozinha com granito verde granito verde pia com granito verde pia de granito verde

Marrom

Quem gosta de tons terrosos vai se encantar com o granito marrom. Trata-se de uma cor sóbria que confere elegância a qualquer projeto, por isso é usado até como revestimento de paredes.

O granito marrom Absoluto é praticamente todo uniforme, quase sem pontos e grãos. O preço, entretanto, é elevado: cerca de 900 reais o metro quadrado.

Se você busca opções mais populares, o Tabaco, Castor e Imperial são bem cotados, com valor oscilando entre 400 e 600 reais.

A vantagem do marrom é a neutralidade e a sofisticação, ideal para quem não gosta de um escuro total como o preto, mas também não deseja instalar uma pedra tão clara quanto o cinza. Além disso, o marrom harmoniza com qualquer tom – até com azul, amarelo e vermelho.

cozinha moderna com granito marrom granito marrom ideias granito marrom na cozinha

As versões de granito marrom combinam bastante com estilos industriais e rústicos.

granito marrom pia com granito marrom

Preto

O granito preto é um dos mais vendidos, justamente porque a cor combina com tudo. Confere sofisticação à decoração e não mancha, além de ser resistente e durável.

O modelo preto Absoluto é um dos mais tradicionais, com cor praticamente uniforme, por isso é utilizado em qualquer projeto de cozinha. O preço é bem alto – em torno de 900 reais m² -, mas o resultado é impressionante.

Já o granito São Gabriel possui apenas pequenos pontos na superfície, parecido até com o Absoluto dependendo do lote. Entretanto, o preço é bem menor: cerca de 400 reais m².

Outros tipos de granito preto famosos no mercado são: Estelar, Via Láctea, Aracruz e Indiano.

granito preto absoluto granito preto ideias granito preto na bancada

Bancadas e pias com granito preto deixam a cozinha totalmente requintada. Sendo assim, é uma excelente opção para montagens e reformas desse espaço.

granito preto na cozinha pequena granito preto

granito para cozinha


Onde comprar granito para cozinha?

Em geral, você encontra todas essas versões em marmorarias e lojas de materiais para construção. Avalie a quantidade necessária para instalar na estrutura, faça pesquisas e cotações de preço em vários locais.

Você pode comprar pias e bancadas prontas, além de tampos, rodapés, soleiras, lavatórios, balcões, etc. Uma pia pronta de granito preto São Gabriel, por exemplo, custa cerca de 1600 reais.

O investimento é grande, mas o resultado é impressionante. Então, vale muito a pena. Algumas lojas para pesquisar: Telhanorte, Obramax, Leroy Merlin, Shoptime, C&C, etc.

pia de granito para cozinha


Enfim, essas são as nossas dicas de cores de granito para cozinha. Escolha a melhor versão e capriche na decoração do seu projeto. Tem dúvidas? Deixe um comentário. Boa sorte e até mais.


você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.