Corian – O que é? + 65 inspirações para usar o material!

Há uma série de opções de revestimento disponíveis no mercado, sobretudo para pias, bancadas e outras superfícies. O Corian é um bom exemplo que vem ganhando cada vez mais relevância em muitos projetos.

Provavelmente você já ouviu falar neste produto. No exterior, já faz bastante sucesso e chama atenção pelas vantagens. Sendo assim, vale a pena conhecer melhor, entender a função e tudo mais.

Para esclarecer tudo sobre o Corian, preparamos este guia completo com várias fotos de projetos + ótimas dicas de decoração.

decoração com corian branco 1
O que é Corian? Saiba tudo em um guia completo!

Escolher o melhor acabamento para determinada superfície pode parecer uma tarefa complexa, visto a grande disponibilidade de materiais no mercado.

Em meio a tantas alternativas, a principal dica é optar por algo que se adapte perfeitamente ao estilo de decoração do ambiente. Se você gosta de tendências modernas, o Corian pode ser a melhor pedida para seu projeto.

decoração com corian em várias estruturas
O produto pode ser utilizado em pias, bancadas e até escadas

Dúvidas frequentes – FAQ

 

O que é Corian?

Corian é um produto criado pela empresa estadunidense Dupont. Trata-se de um composto sólido fabricado a partir de 1/3 de resina acrílica e 2/3 elementos naturais, ou seja, uma pedra sintética utilizada para revestimento de paredes, bancadas e demais estruturas.

Segundo especialistas, o Corian foi criado com a intenção de substituir pedras naturais, como o mármore e o granito. Entretanto, possui um acabamento diferenciado, dando um toque sofisticado e translúcido a várias superfícies.

Além disso, é um material sólido que possui várias cores. Você pode optar tanto pela versão branca quanto por tons mais quentes, próximos ao laranja, e também por opções escuras.

decoração com corian em cozinhas modernas
Cozinhas decoradas com Corian branco e verde

 Quais suas vantagens?

De acordo com a fabricante, o Corian apresenta muitas vantagens para seu projeto:

  • O acabamento não tem emendas, é totalmente liso e homogêneo, sem fissuras ou fragmentos;
  • A cor é totalmente uniforme, sem veios – ao contrário do mármore, por exemplo;
  • Além disso, não há porosidade, o que evita ao acúmulo de resíduos na superfície;
  • É muito resistente e exige baixa manutenção desde que bem cuidado;
  • Garante beleza e exuberância a qualquer projeto;
  • É extremamente versátil e aplicável a várias estruturas;
  • Ampla variedade de cores;
  • Pouco propensa a manchas, sinais amarelados e problemas similares;
  • Boa capacidade de restauração caso necessário.
decoração com corian na cozinha
A versão branca é convencional em muitos projetos

 Existem desvantagens?

Sim, há algumas desvantagens acerca deste produto que devemos salientar:

  • Pouco indicado para pisos, principalmente em locais com circulação de muitas pessoas, pois fica propenso ao desgaste mais rápido;
  • Não resiste a panelas quentes, por isso você deve evitar colocá-las na estrutura;
  • Além disso, objetos cortantes podem ficar aparentes e danificar a peça;
  • O preço. Para se ter ideia, o Corian é um dos revestimentos mais caros do mercado, ultrapassando até os tipos mais nobres de mármore.

Quanto custa em média? #preço

Conforme salientamos, o preço do Corian é bem elevado. Segundo nossas pesquisas, o metro quadrado custa, em média, 2 mil reais. Tal valor é maior quando comparado com o granito, mármore e até com o Silestone, um revestimento semelhante.

As placas de Corian são vendidas em dois padrões: 12 mm ou 6 mm de espessura. A colagem é feita por uma espécie de adesivo/catalisador, que mantém a superfície lisa e uniforme, principais características do produto.

decoração com corian
O Corian faz parte da decoração de banheiros e lavabos

Além disso, o acabamento pode ser brilhante, fosco ou semibrilhante. Para isso, utiliza-se lixas de diferentes gramaturas. Por fim, ainda são utilizados insumos, como estopas ou cola quente, além do custo da mão de obra para instalação das peças.

De modo geral, você deve considerar, além do material, todo o serviço especializado. Sendo assim, é indicado definir qual estrutura será revestida, qual a metragem necessária das placas e o trabalho dos profissionais envolvidos. Nisso, o valor final pode chegar a 3/4 mil reais.

Há muitas empresas que realizam a instalação do Corian, por isso é indicado fazer diversos orçamentos para definir a melhor para seu projeto.

Tipos e cores de Corian

O Corian possui muitos tipos e cores. Para se ter ideia, são mais de 100 tonalidades, das mais claras às escuras. A disponibilidade é alta nos Estados Unidos. Já aqui no Brasil, a cartela conta com 27 cores atualmente.

A primeira parte é formada por tons mais claros, do branco ao bege, além de versões de cinza. São boas opções para projetos minimalistas e para quem gosta de um ambiente bem iluminado.

tabela de cores de corian

Por outro lado, a cartela conta com cores quentes e vivas, desde os tons amarelados e alaranjados até opções de azul e cinza escuro.

paleta de cores de corian

Já a terceira parte possui cores mais clássicas e escuras, perfeitas para espaços com estilo de decoração mais sóbrio. Você encontra tons de preto, marrom, roxo e vermelho, conforme mostra a imagem.

cores de corian

Dicas de decoração com Corian

Agora que você já sabe tudo sobre esse material, encante-se com fotos e dicas de decoração com Corian.

Branco

As versões de Corian branco são perfeitas para ambientes como o banheiro, além de espaços pequenos. A cor chama atenção por deixar qualquer cômodo iluminado, dando sensação de amplitude.

Do mesmo modo, pode combinar com uma parede ou piso da mesma cor, além de aparatos como o vaso sanitário, nichos, armários, etc. De fato, o branco sempre se destaca em conceitos modernos, provençais, clássicos, minimalistas, enfim, é pura versatilidade.

corian branco decoração corian branco em bancada de cozinha corian branco na cozinha rústica corian branco na decoração

A dica, nesse caso, é se atentar a limpeza frequente, evitando manchas e sujeiras que sempre ficam aparentes em superfícies brancas.

pia com corian branco mesa com corian branco decoração com corian branco cozinha minimalista com corian branco cozinha com corian branco corian branco na pia

Cinza

O Corian cinza é outra opção flexível que compõe diversos ambientes. É uma opção pertinente para quem não busca um cenário essencialmente claro. Sendo assim, dá para escolher vários tons, até os mais escuros.

O cinza garante sofisticação a vários projetos e também combina com diversos estilos, sobretudo os industriais e modernos – em cozinhas, banheiros, varandas, áreas gourmet, etc.

bancada completa revestida com corian cinza bancada grande com corian cinza bancada moderna com corian cinza corian cinza na bancada da cozinha corian cinza na bancada corian cinza na cozinha corian cinza

O Corian cinza chama atenção pela variedade de tons, dos claros aos mais escuros.

decoração com corian cinza pia com corian cinza claro pia grande com corian cinza

Na cozinha

A cozinha é um dos principais ambientes para revestir superfícies com Corian. A bancada de cozinhas americanas é a principal estrutura, pois tem destaque no local e valoriza a decoração.

Do mesmo modo, é indicado para pias, mesas e ilhas planejadas com vários aparatos funcionais. Em todo caso, o cuidado deve ser maior, para evitar manchas, cortes e problemas que podem prejudicar a estrutura.

bancada com corian na cozinha corian em cozinha corian laranja na cozinha corian na bancada da cozinha corian na cozinha corian vermelho na cozinha

Você pode inovar na decoração da cozinha com Corian de cores quentes, como laranja, por exemplo.

cozinha moderna com corian laranja cozinha moderna com corian cozinha rústica com corian pia da cozinha com corian

No banheiro

O Corian tem muito destaque no banheiro, sobretudo no revestimento de pias, paredes, nichos e até banheiras. Nesse caso, você pode apostar nas cores claras ou quentes.

No primeiro caso, os tons de branco ajudam a dar sensação de amplitude a espaços reduzidos. Já as cores fortes garantem charme ao projeto, criando um ponto de destaque interessante na decoração.

bancada de banheiro com corian banheiro lindo com corian banheiro moderno com corian

Além do branco, é interessante apostar em outras cores, como azul ou verde.

corian azul no banheiro corian na pia do banheiro corian no banheiro moderno decoração com corian no banheiro

O uso do produto em pias e paredes é muito comum em banheiros e pequenos lavabos.

pia com corian branco no banheiro pia com corian no banheiro pia com corian verde no banheiro


De fato, a decoração com Corian deixa qualquer ambiente mais bonito e exuberante. O que achou desse material? Conte pra gente e compartilhe o conteúdo. Boa sorte e até mais.


você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.