Como fazer caixa de papel? – 70 Ideias práticas, criativas e bonitas!

Saber como fazer caixa de papel ajuda muito na hora de decorar e organizar a casa, além de presentear alguém. Esse artesanato também é excelente para usar como lembrancinha de festa, permitindo que você economize dinheiro.

A saber, as caixas podem ser feitas com papeis de diversas gramaturas, estampas e estilos, o que é ótimo para obter resultados inovadores a cada projeto.

Além disso, elas podem ter tamanhos variados, de acordo com a finalidade a qual você precisa. É importante saber para o que essa caixa servirá antes de fazê-la. Saber, por exemplo, qual será especificamente o seu conteúdo.

Como fazer caixa de papel
A saber, a caixa de papel pode ficar linda para você presentear!

Ao se tornar expert na produção de caixas de papel, você pode usar essa técnica para ganhar uma renda extra. Muitas pessoas procuram embalagens originais para dar presentes ou então lembrancinhas para eventos, além de fazer uma decoração em casa. Portanto, surge aí uma oportunidade fácil de negócio.

Que tal então conhecer como fazer caixa de papel? Nós preparamos um artigo completo, com muitas dicas e imagens inspiradoras, além de um passo a passo super simples para você aprender. Fique com a gente até o final para descobrir tudo sobre essa tendência 🙂

Tópicos

Como fazer caixa de papel
Conheça diversos modelos lindos de caixas de papel!

Fotos e ideias de caixa de papel artesanal

Sabia que é possível fazer uma caixa de papel artesanal mesmo sem ter dotes manuais? Se você é daquelas pessoas que se atrapalha toda na hora de fazer qualquer artesanato, não se preocupe. Até tu conseguirá fazer uma caixinha linda!

Isso por que estamos falando de uma produção muito elementar, que não demanda muitos processos. Dá até para você envolver as crianças em um final de semana, nas férias ou então em atividades escolares para brincar de criar caixinhas.

Como fazer caixa de papel
As caixas podem ser usadas para presente, bem como lembrancinhas

A principal razão para apostar nas caixas de papel é a economia de dinheiro. Afinal, atualmente as embalagens para presentes, assim como souvenirs têm estado cada vez mais caras mesmo elas sendo de papel.

Portanto, uma saída muito inteligente é produzir suas próprias embalagens, uma vez que pode-se usar qualquer tipo de papel, dos mais maleáveis até os mais durinhos.

Como fazer caixa de papel
Você pode usar vários tipos de papel para fazer caixas assim!

Vale dizer que quanto mais grosso for o papel, mais resistente e durável será. Então se você precisa de uma caixa que comporte algo mais pesado, use um material que tenha uma gramatura / espessura maior. É o caso das que são usadas para presentear padrinhos.

Já as que guardarão doces ou objetos mais leves, como clipes, bijuterias, etc, podem ser feitas com papeis mais finos, como o kraft, por exemplo.

Há muitos detalhes que precisam ser conhecidos por você para fazer um artesanato bem lindo. Que tal então conferi-los agora? Selecionamos tópicos com os principais tipos de caixas de papel e logo após, um passo a passo exclusivo. Fique por dentro!

Como fazer caixa de papel
A saber, elas podem ser decoradas do jeito que você quiser!

Caixa de papel kraft

O papel kraft é um dos mais usados para fazer caixinhas artesanais. A saber, esse tipo de papel é composto por um conjunto de fibras de celulose. O resultado é um material resistente, homogêneo o com certa maciez.

É possível encontrar papel kraft praticamente de todas as cores, porém, o que é mais utilizado e vendido é o que tem a cor parda / amarronzada. Por isso muita gente chama esse modelo de “papel pardo”.

Essa coloração de papel combina muito com ambientes com a decoração rústica. Então se você está elaborando uma festa com esse estilo vai obter um resultado coerente apostando em lembrancinhas com caixas de papel pardo.

Como fazer caixa de papel kraft
O papel kraft pode se tornar uma caixa lindinha assim

Agora se você busca caixas de outras cores também pode apostar no papel kraft colorido. Considere a cor da decoração em questão para escolher a que mais se adequa.

A partir do papel kraft você consegue montar caixinhas resistentes, mas ao mesmo tempo com uma delicadeza visual por não ser um papel robusto.

É excelente para fazer caixas de presentes, para colocar peças de roupa ou acessórios, por exemplo. Também é uma boa para por doces finos, cupcakes, velas, chaveiros, entre outros itens que podem ser lembrancinhas de festas.

Gosta desse tipo de papel? Então confira a seguir inspirações de caixas lindas feitas com o papel kraft:

Como fazer caixa de papel kraft
Veja como fazer caixa de papel kraft simples
Como fazer caixa de papel kraft
Faça caixas de presente, por exemplo
Como fazer caixa de papel kraft
Coloque uma tampa de plástico transparente
Como fazer caixa de papel kraft
Dica criativa de caixa com coração na tampa
Como fazer caixa de papel kraft
A caixinha simples pode guardar objetos, como os clipes, por exemplo
Como fazer caixa de papel kraft
Modelo de caixa para presente de papel kraft
Como fazer caixa de papel kraft
Finalize esse artesanato com um laço bonito, assim como na foto
Como fazer caixa de papel kraft
Diversos formatos de caixas de papel kraft
Como fazer caixa de papel kraf
Caixas simples para presentear no Natal

Caixa de papel cartão

O papel cartão é um modelo mais firme que o papel kraft, ou seja, possui uma gramatura maior. Ele apresenta muitas cores, essas por sua vez bem intensas. Porém, o colorido só aparece em um dos lados da folha. No verso a coloração é parda – cor de papelão mesmo.

Você pode fazer caixas bem lindas e resistentes com o papel cartão. É possível fazer tanto a base da caixa quanto a tampa, que pode ser inclusive decorada.

Caixa de papel cartão
Elas são excelentes para dar lembrancinhas

Vale dizer que existe papel cartão colorido liso, bem como estampado. Dessa forma aumenta ainda mais as possibilidades de criar caixas originais e diferentes. Você pode usar estampas que combinem com a decoração de sua casa ou da temática da festa.

Uma dica bacana relacionada à caixa de papel cartão é apostar em dois tipos em uma mesma peça. Isto é, usar uma cor para a base e outra para a tampa. Pode ser uma cor lisa embaixo e uma estampa divertida em cima.

Fique por dentro de modelos bem legais de caixas feitas com papel cartão para diversas finalidades:

Caixa de papel cartão
Caixa de papel cartão com tampas estampadas
Caixa de papel cartão
É super fácil fazer essas caixinhas
Caixa de papel cartão
Lembrancinha em forma de bala
Caixa de papel cartão
Molde de caixa de papel cartão
Caixa de papel cartão
Molde para fazer uma caixa tipo arquivo, assim como na foto
Caixa de papel cartão
Outra ideia de caixa para presente
Caixa de papel cartão
Economize fazendo caixinhas de papel cartão
Como fazer caixa de papel cartão
Veja como fazer caixa de papel cartão decorada
Como fazer caixa de papel cartão
Faça as tampas e as bases com papel cartão
Como fazer caixa de papel cartão
Coloque plástico na tampa para deixar o conteúdo visível
Como fazer caixa de papel cartão
Ideias de caixas decoradas com flores

Caixa de papel para doces

Como falamos por aqui anteriormente, as caixas de papel são ótimas para guardar doces para presentear alguém especial ou então dar como lembrancinhas em festas diversas.

Tornou-se uma tradição fazer lembrancinhas comestíveis em eventos, e uma das sugestões é colocar essas guloseimas em caixas decoradas de papel, pois fica um resultado bonito e é algo barato.

É possível fazer a caixa para qualquer tipo de doce, desde que ele não seja muito cremoso nem molhado. Você pode apostar nela para colocar, por exemplo: bem-casados, brigadeiros gourmet, beijinhos, palha italiana, Ferrero Rocher, Rafaello, entre outras delícias.

Uma dica para acertar na produção é fazer as contas de quantos doces serão colocados nessa caixinha. Assim você conseguirá criar a caixa no tamanho ideal, acomodando os itens de forma natural, sem ter que ficar apertando-os.

De acordo com quem entende do assunto, ainda que seja uma caixinha de papel, você consegue deixá-la com um toque bem sofisticado. Para isso, use renda para decorar a tampa, por exemplo, pérolas, laços, e também não deixe de usar forminhas bonitas para os doces. Colocá-los sem nada desfavorece o visual.

Você pode presentear seu namorado ou marido, uma amiga querida, um amigo secreto… ou então usar como lembrancinhas de aniversários, chás de bebê, casamentos, batizados, enfim, muitas ocasiões especiais.

Confira nossas sugestões de caixas de papel que são perfeitas para por doces. Veja só:

caixa para doces de papel
Caixinha divertida para por chocolates
caixa para doces de papel
A caixa com visor é muito usada para doces
caixa para doces de papel
Modelos de caixas divertidas para por doces
caixa para doces de papel
Caixinha rosa com forminhas para os doces
caixa para doces de papel
Faça caixa para doces com papel estampado
caixa para doces de papel
Veja quantos doces você irá guardar antes de fazer a caixa
caixa para doces de papel
Ideias de caixas para doces de papel
caixa para doces de papel
A quantidade de doces varia conforme o tamanho da caixa
caixa para doces de papel
Uma caixa assim pode ser dada de lembrancinha de festas
caixa para doces de papel
Modelos de caixas decoradas para doces de festas

Caixa de papel para lembrancinhas

Já falamos acima sobre a possibilidade de você dar como lembrancinhas em festas caixinhas com doces dentro, as típicas lembrancinhas comestíveis.

No entanto, há muitas outras opções de mimos que você pode entregar a seus convidados. Há peças compradas, encomendadas ou então produzidas artesanalmente.

A caixa para lembrancinha, a saber, ficará ainda mais interessante se você conseguir combiná-la com a paleta de cores escolhida, bem como com a temática da comemoração.

Caixa para lembrancinha de papel
Caixinhas decoradas feitas com papel para lembrancinhas. Simples assim!

O bacana é que, como você já pode ver por aqui, existem papeis de todos os estilos, assim como cores, estampas e texturas. Sendo assim fica fácil de ornar com a decoração de sua festa.

Dentro dela, você pode por além dos doces citados anteriormente, lembrancinhas como por exemplo: chaveiros, imãs de geladeira, mini garrafinhas com bebidas, mini perfumes, bonecos de biscuit, bijuterias, terços, enfim, tudo vai depender do tipo de festa e do que é proposto pelo tema.

Para acomodar as lembrancinhas de uma forma elegante e segura, segundo os especialistas nesse artesanato, você pode investir em palha, tecido ou espuma (aquelas de enchimento de almofada). É uma maneira de não deixar a peça solta dentro da caixa.

Selecionamos várias ideias de caixinhas de papel perfeitas para lembrancinhas. Confira!

Caixa para lembrancinha de papel
Caixa para lembrancinha da Branca de Neve de papel
Caixa para lembrancinha de papel
Modelos perfeitos para casamentos
Caixa para lembrancinha de papel
Caixinhas decoradas com borboleta no fecho
Caixa para lembrancinha de papel
Caixa para lembrancinha de papel com coração na tampa
Caixa para lembrancinha de papel
Que tal então lembrancinhas de Natal em uma caixa assim?
Caixa para lembrancinha de papel
Caixa bem diferente para lembrancinha de Páscoa
Caixa para lembrancinha de papel
As caixas de papel também podem ser temáticas
Caixa para lembrancinha de papel
Modelos de caixas diferentes para lembrancinhas
Caixa para lembrancinha de papel
Doces diversos podem ser colocados em caixinhas para lembrancinhas
Caixa para lembrancinha de papel
Caixinha com flores coloridas para lembrancinha

Caixa de papel para presentes

Os presentes, sejam em datas comemorativas ou não, pedem uma embalagem bonita para agregar valor a esse ato de carinho.

Dessa forma, você pode recorrer às caixas artesanais. Quer coisa mais bacana do que você produzir a caixa para presentear alguém? Certamente a pessoa ficará ainda mais lisonjeada. Ou seja, será muito mais especial.

Considere o tipo de presente que você irá dar antes de fazer a caixa. Isso por que cada tipo de papel tem uma gramatura e, assim, uma resistência. Não é qualquer um que pode ser usado para qualquer presente.

Então veja o que será colocado nessa caixa, qual seu peso, bem como seu tamanho para produzir a caixa perfeita. Busque um papel que seja firme o suficiente para o presente não pesar muito e estourar a caixa.

A saber, você pode fazer caixas no formato convencional ou então diferenciados.

Para você conhecer e se inspirar, trouxemos muitos modelos interessantes de caixas de papel para presentes:

Caixa para presente feita de papel
Caixa para presente feita de papel azul
Caixa para presente feita de papel
Dois modelos de caixas para presente
Caixa para presente feita de papel
Misture estampas na caixa de papel para presente
Caixa para presente feita de papel
Caixinha feita com papel rosa, bem como laço de cetim
Caixa para presente feita de papel
Caixinhas para presentes pequenos
Caixa para presente feita de papel
Veja que modelos de caixas elegantes para presente!
Caixa para presente feita de papel
Caixa hexagonal para presente
Caixa para presente feita de papel
A caixinha pode ser decorada como você quiser
Caixa para presente feita de papel
Dica de caixinha para presentear crianças ou então aquele amigo nerd
Caixa para presente feita de papel
Caixa para presentear no dia dos namorados
Caixa para presente feita de papel
É possível fazer caixas de diversos tamanhos

Caixa de papel para padrinhos

Presentear padrinhos, seja de casamento ou de batismo, é uma tradição. Ao escolher os padrinhos para uma dessas ocasiões, você pode dar uma lembrança a eles para convidá-los ou então para agradecer a presença deles no evento em questão.

Se os padrinhos forem um casal (namorados / casados) você pode dar apenas uma lembrança. Agora se forem pessoas sem um relacionamento pode dar uma para cada.

No entanto, o mais interessante é destinar uma lembrança para um e para outro. É algo mais personalizado. Nesse caso, dá para separar os presentes entre feminino e masculino, se quiser.

Para padrinhos de batizados, o mais comum é dar de lembrança aos padrinhos porta-retratos, toalhas bordadas, garrafinhas com água benta ou então terços.

Já para padrinhos de casamentos as opções são mais diversas. Você pode dar garrafinhas de bebidas em miniaturas, taças, sabonetes artesanais, aromatizadores de ambiente, gravatas, suspensórios, doces finos, chocolates gourmet, broches, entre outros presentes.

Dê uma olhadinha nas caixas artesanais de papel ideais para padrinhos:

Caixa para padrinhos feita de papel
Caixa para padrinho de casamento feita de papel kraft
Caixa para padrinhos feita de papel
Dica para você finalizar a decoração da caixinha
Caixa para padrinhos feita de papel
Caixa para padrinhos de batizado feita de papel
Caixa para padrinhos feita de papel
A caixa de papel pode pode ter as iniciais dos noivos
Caixa para padrinhos feita de papel
A caixinha pode abrir com a mensagem para convidar o padrinho
Caixa para padrinhos feita de papel
Você pode fazer uma dobradura divertida
Caixa para padrinhos feita de papel
Modelo criativo de caixa de papel para padrinhos
Caixa para padrinhos feita de papel
Sugestão de caixa para padrinho, bem como madrinha de casamento
Caixa para padrinhos feita de papel
A caixinha pode guardar lembrancinha para o padrinho
Caixa para padrinhos feita de papel
Faça uma caixa com tamanho adequado para o convite
Caixa para padrinhos feita de papel
Decore com a cor da decoração da festa

Como fazer caixa de papel? – Passo a passo

Logo após conhecer muitos modelos lindos de caixas de papel, o que acha de aprender como fazer um modelo bem fácil e rápido?

Selecionamos um passo a passo exclusivo para você fazer junto com a gente.

Você vai precisar de:

  • Régua
  • Tesoura
  • Fita de cetim
  • Cola de silicone líquida
  • Cola comum
  • Papel paraná ou papelão
  • Cola quente
  • Cartolinas coloridas / estampadas

Modo de fazer:

  1. Corte 4 pedaços do papelão / papel paraná medindo 11 cm x 5 cm
  2. Corte uma cartolina medindo 50 cm de largura x 10 cm de altura. A saber, geralmente as cartolinas já têm 50 cm.
  3. Alinhe os 4 pedaços de papel que você cortou inicialmente, um ao lado do outro em cima da cartolina também já cortada na medida. Deixe 3 milímetros de distância entre um e outro.
  4. Logo após ajustá-los, cole-os na cartolina com a cola branca.
  5. O excesso de cartolina que ficou em cima e embaixo do papelão colado, você deverá dobrar e colar. Cole também um excesso das laterais. Atenção: somente um.
  6. Corte uma tira de cartolina com a mesma largura e altura e cole do outro lado, tampando todo o papelão.
  7. Faça as dobras de acordo com o espaçamento das tiras de papelão que você colou na cartolina inicialmente.
  8. Feche o quadrado passando cola nas duas pontas e fazendo os acabamentos necessários.
  9. Corte dois pedaços de papel paraná medindo 12 cm x 12 cm
  10. Corte também um pedaço desse papel medindo 5,2 cm x 12 cm
  11. Corte a cartolina medindo 36 cm x 16 cm
  12. Alinhe os pedaços de papelão em cima da cartolina. O ideal é deixar um espaçamento de 0,5 cm entre eles para que a caixa fique bem fechadinha ao final.
  13. Cole os excessos e depois corte a cartolina decorada no tamanho ideal para colar e finalizar essa parte.
  14. Decore a tampa com a fita de cetim, fazendo um laço ou como desejar.
  15. Finalize o artesanato encaixando a base e a tampa no quadrado já feito. Cole com a cola quente.

Quer entender direito como fazer caixa de papel desse passo a passo? Então confira o vídeo abaixo!

Abaixo você também pode ver uma dica de dobradura de caixa de papel. Super simples de fazer!

dobradura de caixa
Dobradura de caixa

E então, o que achou de nosso post? Esperamos que tenha aprendido como fazer caixa de papel e se inspirado bastante com nossas sugestões.

Aproveite para ler outro artigo semelhante:

Caixas de MDF decoradas – 75 Ideias lindíssimas + Tutorial DIY fácil!

Boa leitura! Depois volte aqui para conhecer outros conteúdos relacionados à decoração. Até mais!


você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.