Como cortar garrafa de vidro? ➞ +37 ideias de artesanato!

Aposto que você já viu por aí artesanatos criados a partir de garrafas de vidro, não é mesmo? São encantadores e surpreendem pelos acabamentos, afinal, são feitos de um material frágil e cortar. A pergunta que fica é como cortar garrafa de vidro de forma tão precisa?

Essa é uma questão frequente entre os admiradores desse tipo de arte, bem como aqueles que procuram uma nova maneira de criar peças úteis e decorativas para si, para presentear ou então para vender.

Como cortar garrafas de vidro

O interessante é pensar na quantidade de itens que podem ser criados a partir de um material que normalmente é descartado, mas que pode ser reaproveitado de inúmeras formas.

Todos os dias garrafas de vidro são jogadas fora e não precisa ser assim! Elas podem ser recicladas em casa mesmo, bem como agregadas à decoração do lar. Conseguimos obter objetos únicos, personalizados e ainda que podem ser funcionais para o ambiente.

como cortar garrafa de vidro
Saber como cortar garrafa de vidro ajuda na invenção de peças lindas assim!

Além de você ter uma nova peça de decoração, podendo ganhar uma renda extra ou presentear, ajuda a proteger o meio ambiente.

O bacana das garrafas de vidro é que elas são versáteis na decoração e podem ser transformadas em diversos itens. Por exemplo:

  • Copos personalizados
  • Luminárias
  • Porta velas
  • Vaso de flores
  • Bandejas
  • Centros de mesa
  • Vasos, entre outros

Tópicos

como cortar garrafa de vidro
Entenda como cortar garrafa de vidro para fazer peças decorativas!

O que acha de reaproveitar garrafas de vidro na decoração? Vamos mostrar nesse post como é possível trabalhar com esse material, que precisa ser cortado de maneira segura e técnica. Confira o passo a passo e ideias surpreendentes!

Como cortar garrafa de vidro? – Passo a passo

Há duas maneiras principais de cortar a garrafas de vidro sem precisar de maquinários. São técnicas utilizadas pelos artesãos que criam peças utilizando garrafas e outros materiais em vidro. Você pode escolher uma delas ou experimentar ambas para ver qual acha melhor.

Qualquer que seja a técnica escolhida, lembre-se de tomar todos os cuidados, até por que o vidro é um material cortante. Não deixe crianças manusearem ou auxiliarem na tarefa!

Dito isso, vamos ao passo a passo de como cortar garrafa de vidro com barbante e em seguida com resistência. Acompanhe!

como cortar garrafa de vidro
Conheça como cortar garrafa de vidro de duas formas diferentes

Como cortar garrafa de vidro com barbante

Aqui vamos mostrar um passo a passo de como cortar garrafa de vidro utilizando barbante. Curioso, não é mesmo? Como que o vidro, tão robusto, pode ser cortado assim? Bom, você verá a seguir que se trata de uma técnica precisa e até simples de ser realizada, mas que necessita de atenção e cuidados.

Materiais:

  • Garrafa que será cortada
  • Álcool
  • Barbante
  • Isqueiro ou fósforo
  • Água
  • Lixa
  • Luvas de proteção
  • Óculos de proteção

Itens para a sua segurança:

  • Use luvas de proteção
  • Óculos de proteção
  • Use um calçado

Modo de fazer:

1 – Encha a garrafa com água até a altura que deseja cortá-la.

2 – Amarre um barbante em volta da garrafa na altura desejada.

Amarre o barbante na altura desejada para realizar o corte da garrafa

3 – Encha um balde com água fria

4 – Molhe o barbante com álcool ou acetona

5 – Com um isqueiro ou fósforo coloque fogo no barbante

6 – Quando o fogo apagar naturalmente, coloque a garrafa dentro do balde com água fria

7 – É possível que a garrafa se parta sozinha, mas caso não tenha acontecido isso, dê algumas “batidinhas” nas laterais para ela se soltar.

8 – Retire a parte que irá utilizar do balde e lixe as pontas que podem ser cortantes.

9 – Pronto, sua garrafa está devidamente cortada e lixada e pode ser agregada a decoração do ambiente.

Como cortar garrafas de vidro e transforma lo em copos

Como cortar garrafa de vidro com resistência

Outro modelo de fazer o corte em garrafas de vidro é por meio de uma resistência. Pode parecer bem complicado em um primeiro momento, mas é a forma utilizada por muitos artesãos. Segundo esses profissionais é uma das maneiras mais eficientes e só basta ter os itens certos e cuidados!

Materiais necessários:

  • 4 Tijolos baianos
  • Fio com tomada
  • Arame de aço inox 0.6 (4 metros) (NÃO USAR ARAME GALVANIZADO, pois ele não aguenta grandes cargas de energia e pode provocar curtos e acidentes)
  • Lápis

Atenção:

Se a tomada for 110v usar 4 metros de arame

Se a tomada for 220v usar 6 metros de arame

Tome as medidas de segurança necessárias para evitar possíveis acidentes:

  • Utilizar luva de proteção
  • Utilizar óculos de proteção

Modo de fazer:

1 – Primeiramente vamos montar a resistência. Para isso, pegue o arame de aço inox e enrole-o em volta do lápis, deixando uma sobra nas duas pontas de uns 10 centímetros. Feito isso, retire o lápis e deixe o arame parecendo uma mola.

2 – Agora é a hora de posicionar os tijolos baianos. Deixe dois tijolos deitados com uma certa distância de um para o outro, em seguida pegue outro tijolo e o deixe inclinado em um dos tijolos deitados. O último tijolo será colocado inclinado com o outro tijolo que já está deitado. A armação dos tijolos deve estar em sinal de “V”.

Como cortar garrafas de vidro com resistência

3 – O arame que ficou parecendo uma mola deve ser posicionado entre os tijolos, bem centralizado.

4 – Una o fio com a tomada para fazer a ligação em cada ponta do arame.

5 – Depois de realizar a ligação, você deverá ligar o fio na tomada e observar a resistência ficar vermelha. Depois disso desligue. Você deve repetir isso pelo menos cinco vezes.

6 – Logo após da resistência testada e aprovada, hora de cortar a garrafa. Posicione a garrafa na resistência na altura que deseja realizar o corte.

7 – Ligue novamente a resistência suavemente e vá girando a garrafa para o corte ser realizado.

8 – Pronto, a garrafa irá se partir. Assim que isso ocorrer desligue imediatamente a resistência para ela não se romper ou estourar. Caso vá fazer mais recortes dê alguns intervalos para a resistência resfriar e você repetir o processo.

9 – Com a garrafa cortada, utilize a lixa para moldar a garrafa e prevenir possíveis cortes.

10 – Pronto, a garrafa está pronta para ser usada na decoração.

Ainda tem dúvidas de como cortar a garrafa com resistência? Selecionamos um vídeo bem dinâmico que irá te ajudar a entender ainda mais o processo:


Esses são dois dos modelos usados por artesãos para cortar a garrafa de vidro. Lembrando que você pode encontrar no mercado máquinas específicas para fazer esse tipo de serviço. Mas como a tendência é o DIY (Faça Você Mesmo), ensinamos essas duas formas artesanais.


Ideias de artesanato com garrafa de vidro cortada

As garrafas de vidro estão sendo muito usadas para a decoração de ambientes, assim como de festas. São ótimas para fazer centros de mesa e para substituir os tradicionais abajures, por incrível que pareça.

Entre tantas ideias possíveis, podemos citar:

  • Copos: Muitas pessoas tem usado garrafas e transformando-as em copos ou canecas, que podem receber decorações personalizadas.
  • Porta Vela: Pode ser uma ótima dica para por em centro da mesa em dias de festas ou então jantares, por exemplo.
  • Luminárias: As luminárias feitas a partir de garrafas de vidro ficam um charme só. Podem ser feitas com garrafas coloridas e até com aquelas que possuem marcas e rótulos permanentes. É uma dica para decorar a casa ou bares e lanchonetes.

Como cortar garrafas de vidro 1

  • Porta petiscos: Que tal fazer um porta petiscos com a garrafa de vidro? Dá também para criar outros tipos de recipientes para usos diversos.
  • Lustres: Assim como as luminárias, podem ser usadas em casa ou bares. Nesse caso são usadas diversas garrafas, podendo ter tamanhos e formatos diferentes.
  • Suporte para plantas: As garrafas já são antigas conhecidas da decoração de mesas de festas como vasos para plantinhas. Em sua casa você também pode criar inúmeros modelos fazendo cortes interessantes.
  • Paliteiro: Geralmente são criados a partir das bocas das garrafas, que são menores e mais delicadas.

Paliteiro feito com a pontinha da garrafa de vidro

Enfim, há uma infinidade de peças para você fazer com as garrafas cortadas. Você pode misturá-las com outros materiais, como ferro, madeira, tecido, entre tantos outros.

Selecionamos muitas outras sugestões para você se inspirar. Confira a seguir:

Como cortar garrafa de vidro
Belo pendentes feitos de garrafas de vidros
Como cortar garrafa de vidro e fazer um paliteiro
Dica de paliteiro feito com garrafa de cerveja cortada

Como cortar garrafa de vidro ao meio deixando como porta petiscos Como cortar garrafa de vidro artesanalmente e incrementar a decoração da casa com belo pendente Como cortar garrafa de vidro e agregar a decoração com lindos porta plantinhas Como cortar garrafa de vidro e fazer um lindo pendente iluminado com garrafas coloridas Como cortar garrafas de vidro e transfoma la em um vasinho para plantas Como cortar garrafas de vidro e transforma la em uma linda caneca Como cortar garrafa de vidro e transforma las em lindos copos decorativos Como cortar garrafa de vidro e transforma las em lindos copos personalizados Como cortar garrafa de vidro e transforma las em lustres ou pendentes

Como cortar garrafas de vidro em um simples porta velas

Como cortar garrafa de vidro
Decoração com porta velas e porta flores com garrafa de vidro
Como cortar garrafa de vidro
Garrafas de vodka cortadas transformadas em copos

Como cortar garrafa de vidro e usa la como peça de luminária Como cortar garrafa de vidro para usa las na decoração Garrafa de vidro como pendente para porta velas Como cortar garrafa de vidro Item decorativo feito de garrafa de vidro cortada Como cortar garrafa de vidro Como cortar garrafa de vidro Luminarias feitas com garra de vidro escuras dando um toque especial na iluminação Modelo de como cortar garrafas de vidro e virar um porta velas estiloso Objeto de decoração feito a partir de uma garrafa de vidro Paliteiro saleiro e recipiente para o azeite feitos de garrafa de vidro Pendente para plantas feitos de garrafa de vidro Porta velas decorativos e bem charmosos Porta velas feito a partir de garrafas cortadas Porta velas feitos a partir de garrafas de vidro cortadas Suporte suspenso para planta feito com garrafa de vidro Transforme a garrafa de vidro em potinhos para temperos farinhas entre outros Transforme a garrafa de vidro em uma linda e simples luminária Vaso de planta feito de garrafa de vidro Como cortar garrafa de vidro


E então, gostou de conhecer como cortar garrafa de vidro? Esperamos que tenha aprendido a partir de nossas dicas!

Aproveite para ler também outros posts de artesanatos:

Terrário – 60 Ideias Perfeitas na Decoração + DIY: Como Fazer Fácil!

Peso de Porta – 80 Modelos lindíssimos + Moldes e passo a passo!

Artesanato em madeira – 40 Ideias charmosíssimas + Tutorial DIY!

Volte mais vezes para conferir novidades!


você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.