Como pintar porta de madeira? – Passo a passo rápido e fácil!

As portas de madeira além de serem lindas e seguras, também são bastante versáteis em relação ao seu acabamento e cor, e isso graças a possibilidade desse material aceitar diferentes tipos de tinturas. Mas antes de sair pintando as portas, você sabe como pintar porta de madeira.

Para garantir que a porta de madeira fique linda e com o acabamento ideal para a madeira, é preciso escolher o tipo de tinta / verniz ideal, e se você tem dúvidas sobre como fazer isso, vamos ao post para aprender como pintar porta de madeira.

dicas de como pintar porta

Tópicos

Principais tipos de pintura

Tinta látex PVA

A tinta látex PVA é um das opções mais frequentes quando o assunto é renovar a pintura das portas.

Esse tipo de tinta é uma opção perfeita para ambientes internos, como portas de sala e quartos, e não é indicada para portas externas, uma vez que tem baixa resistência, podendo ter sua coloração alterada com a incidência de sol e chuva.

Para a limpeza desse tipo de pintura, o ideal é usar apenas pano seco, já que outros materiais podem remover a tinta.

 

tipos de pintura para porta de madeira
A tinta látex PVA é ideal para portas internas

Tinta esmalte à base de água

A tinta esmalte à base de água é uma boa solução para o projeto de como pintar porta de madeira, e funciona perfeitamente para ambientes internos e externos.

Esse tipo de tinta tem como vantagem o fato de não ter cheiro forte e secagem rápida, o que torna o processo mais rápido entre um demão e outra.

A tinta esmalte à base de água é mais resistente que o látex PVA, e além de poder ser usada em portas internas e externas, ainda pode ser limpa com pano úmido em água e sabão neutro.

tipos de tintas para pintar porta de madeira
Esse tipo de tinta tem secagem mais rápida
porta pintada branca
A porta branca foi pintada com tinta esmalte à base de água

Tinta acrílica

Entre as opções de tintas para o processo de como pintar porta de madeira, a tinta acrílica é uma opção que apresenta diversas vantagens, como o fato de ter secagem rápida, ser solúvel em água, ter boa resistência e apresentar quase nada de cheiro forte.

Esse tipo de tinta pode ser usado em diferentes projetos de pinturas de portas, e é eficiente para portas internas e externas, sendo mais resistente a exposição ao sol e a chuva.

tinta acrílica para pintar porta
A tinta acrílica é uma opção bastante versátil

Verniz

Uma das opções mais tradicionais para pintura de portas de madeira é o uso de verniz para realçar a madeira.

Nesse caso, o verniz pode ser usado em diferentes cores, podendo apenas realçar a cor da madeira natural ou aplicando um tom para a madeira.

O verniz também pode ser usado sobre tintas, e nesse caso o verniz incolor é ideal para criar uma camada protetora sobre a pintura.

Para portas expostas a incidência de sol, chuva ou muita umidade, uma possibilidade é o uso do verniz marítimo, que é mais resistente, podendo até mesmo estar em contato direto com água.

porta de madeira com verniz

Laca

Entre as opções para pintar porta de madeira, uma versão mais moderna é a pintura em estilo laca, que fica incrível em portas principais coloridas.

Esse tipo de pintura também pode ser feita com tinta automotiva, e o acabamento pode ter aspecto brilhante ou fosco.

porta de madeira com laca branca

Como pintar porta de madeira? – Passo a passo

Se você está pensando em colocar a mão na massa, é hora de aprender como pintar porta de madeira. Para isso, vamos ao passo a passo completo para fazer a pintura correta e com acabamento impecável.

como pintar porta de madeira passo a passo

  • Para pintar a porta, a primeira parte é apoiá-la em uma superfície forrada com plástico e jornal e em seguida desmontar maçanetas e dobradiças, o que ajuda a deixar o acabamento impecável;
  • Coloque máscara e luvas, e comece a lixar a porta com lixa para madeira. No caso de portas novas, é preciso lixar para deixar a porta lisa e uniforme. Já as portas já pintadas, devem ser lixadas para remover a camada de tinta já aplicada;
  • Depois de lixar bem, use pano úmido com água e para limpar toda a porta e remover a poeira;
  • Deixe a porta secar após a limpeza;
  • Para corrigir possíveis defeitos da porta, use massa para madeira e com ajuda de uma espátula aplique a massa nesses defeitinhos para deixar a porta lisa e uniforme;
  • Espere a massa secar, lixe apenas essa área para manter a porta uniforme e limpe-a novamente;
  • Antes de pintar a porta, aplique uma camada de primer para madeira, que irá ajudar a deixar a superfície mais uniforme, além de reduzir a quantidade de tinta usada;
  • Deixe o primer secar e passe uma lixa fina para remover o excesso de primer;
  • Em seguida use um pano para remover toda a poeira da porta;
  • Prepare a tinta ou verniz escolhido de acordo com as instruções do fabricante;
  • Despeje a tinta na bandeja, e com auxílio de um rolo para pintura pinte a porta. Para as laterais e cantinho, vale usar um pincel macio;
  • Espere a primeira camada de tinta secar, e se necessário aplique uma nova demão;
  • Depois que a porta estiver completamente seca, monte os acessórios, como fechadura e dobradiças e instale-a novamente.

Dica: não esqueça de fazer o mesmo procedimento no batente da porta, mantendo toda a composição harmoniosa. Para pintar o batente, forre as laterais com fita crepe, de modo a proteger a parede.

 

 

Agora é só seguir as dicas do post e escolher qual vai ser o acabamento e a cor da sua porta, garantindo assim um visual incrível para o projeto!

 


você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.