Amigurumi – O que é? + Receitas fáceis e 90 modelos super fofos!

Você já ouviu falar de amigurumi? Essa técnica japonesa tem dado o que falar do que se refere a artesanatos com crochê e tricô. Do oriente para o Brasil, ela já conquistou crianças e adultos, se tornando também uma ótima forma de ganhar uma renda extra.

Que tal conhecer o que é, de fato, amigurumi e se inspirar com dezenas de modelos divertidos para decorar, presentear ou vender?

Elaboramos um post completo, com informações, bem como muitas dicas para você se tornar um expert nessa arte. Confira agora mesmo com a gente!

Tópicos

Modelos de amigurumi
Que tal conhecer tudo sobre amigurumi? Acompanhe nosso post agora mesmo!

O que é amigurumi?

Pelo nome não dá nem para ‘chutar’ o que seria, não é mesmo? Afinal, trata-se de uma nomenclatura em japonês e nós brasileiros temos pouca familiaridade, para não dizer nenhuma com esse idioma.

Amigurumi em japonês quer dizer “bicho de pelúcia feito de crochê / tricô”. Bom, com essa tradução você já tem certeza do que é. Essas peças feitas artesanalmente fazem o maior sucesso no Brasil atualmente, sendo possível encontrar modelos em inúmeras lojas e até encomendar sob medida.

Modelos de amigurumi
Os amigurumis são pequenos bichos, bonecos e objetos de crochê ou tricô

Entretanto, a saber, essa técnica não se refere somente a animais. Ela também é muito usada para criar bonecos, personagens, flores, frutas e demais comidas, por exemplo, além de objetos diversos.

Existe um padrão para a criação dessas peças, que podem ser decorativas ou então brinquedo para as crianças.

Esse método propõe que os bichos e bonecos, por exemplo, tenham a cabeça maior do que o tronco e membros. A cabeça é redondinha e os membros, por sua vez, cilíndricos.

Modelos de amigurumi
Os bonecos feitos com essa técnica tem as formas arredondadas

Além disso, vale frisar, os amigurumis se caracterizam por serem pequeninos. Os bichos criados com tal técnica não passam dos 30 centímetros. Portanto, se você vir por aí um que seja grandão, saiba que não se trata de um amigurumi, de fato.

Alguns tipos de amigurumi são totalmente maleáveis, sem nenhuma estrutura. Mas outros contém as articulações de arame, perfeitas para deixar o boneco em determinadas posições.

Agora que você já sabe o que é amigurumi, não deixe de continuar acompanhando nosso post, pois vamos elencar os principais modelos para você se inspirar. Vamos lá? 🙂

Fotos e modelos de bichinhos de crochê

O amigurumi tem as características determinadas que citamos no tópico acima, como o tamanho, que não passa de 30 centímetros.

Porém, o design fica totalmente por conta do criador. Ou seja, ao fazer um amigurumi, você que escolherá que cor terá, o estilo, os acabamentos e detalhes.

Há quem prefira fazer no estilo ‘baby’, com traços bem fofos e delicados, olhos grandes e uma dimensão bem pequena. As cores invertidas também são muito usadas, por exemplo: não fazer uma girafa alaranjada, mas sim azul e verde. Não precisa seguir padrões, basta usar e abusar da criatividade.

Modelos de amigurumi
Você pode criar qualquer tipo de bicho com crochê ou tricô

Esses amigurumis estão na lista dos presentes mais procurados para as crianças. Você pode presenteá-las no dia do aniversário, dia das crianças, Natal e em qualquer outra ocasião especial.

Também se trata de um elemento que pode ser usado para a decoração do quartinho de bebê, principalmente se há uma temática. Se é um quarto decorado com o tema Safari, dá para usar bichinhos como girafa, elefante, tigre, tucano, leão, etc, todos em amigurumi para compor o ambiente.

Também vale dizer que muita gente gosta de colecionar amigurumis. Por isso os kits com vários bichos / bonecos são sempre muito requisitados. Se você está pensando em criar essas peças para vender pode fazer tanto elas avulsas quanto em kits, pois vai fazer sucesso.

Bom, que tal conhecer agora os modelos de amigurumis mais procurados? Inspire-se com as imagens que selecionamos e depois fique por dentro de receitas com passo a passo!

Amigurumi de urso

Os ursinhos de pelúcia são brinquedos tradicionais das crianças. E hoje em dia é muito comum vermos decorações de quartos e festas inspiradas nesses animais, como o urso ‘príncipe’, urso ‘músico’ e o urso ‘marinheiro’, por exemplo.

Olha só que gracinhas os ursinhos em amigurumi:

urso de tricô ou crochê
Urso de tricô rosa e branco
Urso e naninha em forma de urso
Urso e naninha em forma de urso
urso de tricô
Você pode fazer o urso de tricô com óculos
urso de tricô
O ursinho pode ter qualquer cor
Que tal então colecionar ursinhos de tricô?

Amigurumi de cachorrinho

O cachorro é o melhor amigo do homem, certo? Só pelo fato de ser um bicho de estimação muito adorado já chama a atenção de crianças e adultos. Sendo assim, o cachorrinho em amigurumi é um dos que mais fazem sucesso.

Veja opções lindinhas de cachorrinhos de todos os estilos para você criar:

cachorro de tricô
Cachorro marrom de tricô
cachorro de tricô
O cãozinho em preto e branco é clássico
cachorro de tricô
Veja o detalhe do lencinho
cachorro de tricô
O modelo “bola” faz sucesso
cachorro de tricô
Que tal então um cachorro de tricô colorido?
cachorro de tricô
Três ideias de cachorrinhos amigurumi

Amigurumi de gatinho

Assim como os cachorros, os gatinhos são bichos adorados pelos humanos. Quem é “cat lover” adora ter tudo que é relacionado aos felinos, desde roupas até decoração da casa. Também é um bichinho bastante procurado para decorar quartos de bebês e crianças.

Dê uma olhadinha nas fofuras dos gatinhos em crochê / tricô:

gatinho de tricô
Olha só que gatinho mais lindo!
gatinho de tricô
Gatinho de tricô estilo “bola”
gatinho de tricô
Os amigurumis são pequeninos!
gatinho de tricô
Modelo de gatinho super fofo de crochê

Amigurumi de coelho

Que tal então fazer amigurumis de coelho? Esse é um artesanato excelente para a época da Páscoa. Pode ser feito para presentear crianças e demais pessoas queridas, dar de lembrancinhas de festas ou então nas escolas, por exemplo.

Inspire-se com amigurumis diversos de coelhinhos:

coelho de tricô
Naninha de coelho de tricô
coelho de tricô
Você pode fazer roupinha para o coelhinho
coelho de tricô
Mini coelho de tricô
amigurumi de coelho
Coelhos coloridos
amigurumi de coelho
Veja só que coelhinhos fofos para você fazer

Amigurumi de unicórnio

O unicórnio está super na moda atualmente. É muito comum encontrarmos tudo relacionado a essa criatura mágica, de tema de festas até de decoração de quartos.

Crianças e adultos se encantam com os unicórnios, que têm as cores do arco íris. Portanto, para fazer esse bicho você deverá ter as linhas multicoloridas.

Conheça ideias de amigurumis em forma de unicórnio:

unicórnio de tricô
Modelo de unicórnio de tricô
unicórnio de tricô
Unicórnio super fofo feito de tricô
unicórnio de tricô
Há muitos modelos do unicórnios para você criar
unicórnio de tricô
Use lãs coloridas para fazer a crina, assim como o rabo

Amigurumi de leãozinho

O leãozinho também pode ser feito com a técnica amigurumi. Com duas cores de linha para crochê ou tricô já dá pra criar um leão. A juba geralmente é feita com algum outro material, como lã ou tecido, por exemplo. Você pode criar uma família de leões, lembrando que as leoas não tem a juba.

Confira modelos lindos de amigurumis de leãozinho:

leãozinho de tricô
Leãozinho de tricô com a juba laranja
leãozinho de tricô
Ele pode ser feito no estilo “bola”
leãozinho de tricô
Veja que amigurumi fofo de leãozinho!
leãozinho de tricô
A juba pode ser feita com o material que quiser
leãozinho de tricô
Dica para fazer o corpinho todo do leão

Amigurumi de raposa

Famosa na história do Pequeno Príncipe, a raposa pode ser criada para decorar festas, quartos, lembrancinhas ou para presentear alguém especial. Ela geralmente tem a cor laranja e usa-se o bege para contrapor.

Veja ideias de raposinhas amigurumis para se inspirar e fazer igual:

raposa de tricô
A raposa pode ser usada na decoração de Pequeno Príncipe
raposa de tricô
Que tal então uma raposa fêmea?
raposa de tricô
Faça também uma roupinha para a raposa
raposa de tricô
Os olhinhos podem estar fechados

Amigurumi de coruja

E o que você acha de criar corujinhas de diversas cores com essa técnica? Existem muitos modelos para você se inspirar, com detalhes diferentes. Atualmente está na moda decorar o quarto de bebês, sobretudo de meninas, com o tema coruja.

Confira alguns tipos de amigurumis de corujas:

coruja de tricô
Ideias de corujinhas de tricô ou então de crochê
coruja de tricô
Coruja rosa com bordados de crochê
coruja de tricô
Coruja de tricô para quem quer presentear um médico
coruja de tricô
Casal de corujas de tricô

Amigurumi de girafa

O amigurumi de girafa pode ser criado com o intuito de decorar uma festa ou um quarto com o tema Safari. Também combina com decoração com tema Zoológico. A cor mais usada para essa peça é a laranja, mas você pode inovar fazendo girafinhas de outras cores.

girafa de tricô
Para a girafa de tricô, o amarelo e marrom são os tons mais usados
girafa de tricô
Faça pintinhas no corpo da girafa
girafa de tricô
Dica de girafa fofa
girafa de tricô
Girafinhas de tricô em tuas tonalidades
girafa de tricô
Uma girafa de tricô assim é ótima para decorar quartos de bebês

Amigurumi de polvo

Pode parecer inusitado, mas muita gente procura polvos de pelúcia, tricô ou crochê para presentear os pequenos em datas comemorativas. Com seus oito tentáculos feitos do mesmo material, eles podem divertir as crianças e decorar!

Confira modelos de amigurumis em forma de polvos:

Polvo de tricô
Polvo de tricô verde claro
Polvo de tricô
Polvo de tricô colorido
Polvo de tricô
Amigurumis fofinhos de polvos de diversas cores

Amigurumi de boneca

Bonecas de pano nunca saem de moda. Mesmo com diversas bonecas tecnológicas, que falam, choram, enfim, interagem de diversas formas, as mais tradicionais e artesanais estão sempre entre as preferidas das crianças.

bonequinhas de crochê e tricô
Use a criatividade para fazer bonequinhas!

Além disso, elas são excelentes para decorar o quartinho do bebê ou das meninas maiores também. Geralmente usa-se a mesma linha para fazer tudo da boneca, desde o seu corpinho, rostinho até os detalhes, como os cabelinhos, que podem ser do estilo que você quiser.

Olha só alguns modelos de bonecas feitos com essa técnica:

Boneca de tricô
Boneca de tricô com técnica amigurumi
Boneca de tricô
A boneca pode ter diversos cabelos
Boneca de tricô
Você pode fazer a boneca LOL de tricô
Boneca de tricô
Os olhos podem ser comprados em lojas de artesanato
Boneca de tricô
Olha que fofa a boneca bebê com chupeta

Amigurumi de coração

Além de bichos e bonecas dá também para fazer pequenos corações de crochê e tricô. Eles podem ser criados para fazer chaveiros e demais decorações. Esse artesanato fica ainda mais lindo quando é colocado um tipo de enchimento. Pode-se usar algodão, tecido ou então espuma para enchimento de almofadas.

Dê uma olhadinha nos corações fofos de amigurumis:

Amigurumi de corações coloridos de tricô
Corações coloridos de tricô
Amigurumi de corações coloridos de tricô
Você pode criar chaveiros de corações
Amigurumi de corações coloridos de tricô
Os corações podem decorar festas

Amigurumi de personagens

Acima você pode conhecer os amigurumis inspirados em bichos, mas agora mostraremos diversos personagens feitos com a técnica, que estão super na moda hoje em dia.

A saber, você pode criar personagem de qualquer animação, filme ou game. Sendo assim, é uma boa para quem gosta de colecionar bonecos. Os kits também são bacanas para você que deseja presentear alguém, seja criança ou adulto.

Enfim, abaixo vamos elencar os amigurumis dos personagens mais famosos e procurados atualmente. Inspire-se!

Pikachu / Pokémon

Com mais de 20 anos de existência, o desenho Pokémon ainda faz o maior sucesso até mesmo entre as novas gerações. Meninos e meninas procuram tudo quanto é brinquedo e objeto de decoração que fazem referência aos monstrinhos, sendo que o principal deles é o Pikachu.

Selecionamos diversos modelos de amigurumis do Pokémon, bem como do Pikachu para você conhecer:

Amigurumi Pokémon de tricô
Modelo de Pikachu de tricô
Amigurumi Pokémon de tricô
Esse modelo representa o Pikachu original
Pokémon de tricô
Os personagens podem ser feitos em tamanho mini
Amigurumi Pokémon de tricô
Personagens do Pokémon de tricô
Amigurumi Pokémon de tricô
Snorlax fofinho de crochê
Amigurumi Pokémon de tricô
O Pikachu pode ser feito no formato bola
Amigurumi Pokémon de tricô
Crie diversos personagens de Pokémon
Amigurumi Pokémon de tricô
É fã de Pokémon? Então que tal aprender a técnica de amigurumi?
Amigurumi Pokémon de tricô
Pokémon super realista de tricô

Harry Potter

Outra febre entre crianças, adolescentes e adultos é o Harry Potter. Você pode criar amigurumis do bruxinho e sua turma toda para decorar festas, quartos ou presentear quem é fã da série de livros e filmes.

Conheça a seguir diversas ideias lindas para você se inspirar:

amigurumi harry potter de tricô
Faça o Harry Potter de tricô com óculos e cachecol
amigurumi harry potter de tricô
A miniatura de Harry Potter é bem fofa!
amigurumi harry potter de tricô
Os principais personagens do harry potter de tricô
amigurumi harry potter de tricô
Hermione, Harry e Rony de tricô
amigurumi harry potter de tricô
Faça coleção dos amigurumis do Harry Potter

Star Wars

E por falar em febre, não há como deixar de Star Wars. A franquia conta com diversos filmes, todos muito emblemáticos para quem realmente é fã. Seus personagens icônicos podem ser criados com a técnica japonesa com linha de tricô ou crochê, resultado em peças bem originais e diferentes. Já pensou em um Darth Vader artesanal?

Abaixo você pode ver personagens do Star Wars amigurumis:

amigurumi star wars de tricô
Mestre Yoda do Star Wars de tricô
star wars de tricô
Faça diversos personagens do star wars de tricô
star wars de tricô
Chewbakka super fofo!
star wars de tricô
Outro modelo de mestre Yoda amigurumi

star wars de tricô star wars de tricô

star wars de tricô
Darth Vader fofinho, já pensou?

Groot (Guardiões da Galáxia)

Guardiões da Galáxia também é ícone da cultura nerd. Inicialmente produzida em histórias em quadrinhos pela Marvel, a trama também se tornou filme. A saber, não só as crianças curtem, mas os adultos também. Groot é um dos personagens mais queridos. Sua aparência é semelhante a uma árvore, mas com olhos, boca, pernas e bracinhos. Ou seja, humanizada.

Veja como o amigurumi do Groot pode ser criado com crochê ou tricô:

groot em amigurumi groot em amigurumi groot em amigurumi groot em amigurumi groot em amigurumi

Batman

Um dos heróis mais famosos e adorados não poderia ficar de fora dessa lista não é mesmo? Com três cores de linhas – branco, amarelo e preto – você cria um boneco do Batman super criativo, com até 30 centímetros. Ele pode ser no estilo “bola”, “baby” ou então com o corpinho inteiro, com os membros cilíndricos.

Confira ideias de amigurumis de Batman para você se inspirar:

amigurumi do batman
Amigurumi do fofinho do batman

amigurumi do batman amigurumi do batman

Como fazer amigurumi? – Receitas e passo a passo

Que os amigurumis são fofos não há como negar, não é mesmo? Mas como será que eles são criados? Para você ter uma ideia, selecionamos um passo a passo especialmente para iniciantes nessa técnica oriental. Trata-se de um bicho bola, ou seja, bem redondinho e pequenino, um dos modelos que mais fazem sucesso atualmente.

Aproveite o vídeo explicativo!

Receita de Unicórnio amigurumi

Também selecionamos uma receita super fácil para você seguir! Fique por dentro.
fonte: Bazar e papelaria Horizonte

receita amigurumi de unicórnio receita amigurumi de unicórnio receita amigurumi de unicórnio receita amigurumi de unicórnio receita amigurumi de unicórnio receita amigurumi de unicórnio receita amigurumi de unicórnio receita amigurumi de unicórnio receita amigurumi de unicórnio


E então, gostou de conhecer mais sobre esse artesanato? Esperamos que sim e que consiga fazer um amigurumi lindo!

Aproveite para ler também:

Artesanato com conchas – 60 Ideias lindíssimas + Passo a passo!

Como fazer almofadas? – 45 Modelos para se inspirar + Tutorial DIY!

Artesanato com rolo de papel higiênico – Tutorial super fácil: DIY!

Volte mais vezes para conferir outros conteúdos sobre artesanatos e decorações.


você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.