Decoração Preto e Branco – 21 ambientes lindos + dicas modernas!

A utilização da decoração preto e o branco nunca sai de moda, ela pode variar suas formas, composições e elementos, mas é sempre uma boa saída quando a intenção é aplicar bom gosto e personalidade no local desejado.

O preto e o branco são cores neutras, portanto elas combinam com tudo, inclusive fazem um belo par. Se você ainda está em dúvida de que paleta de cores utilizar, escolha o preto e branco e siga essas dicas abaixo!

No dia a dia é muito fácil manter uma combinação charmosa de preto e branco para os looks, mas será que é fácil fazer isso para a decoração preto e branco de um cômodo que além de grande dura por muito tempo? Eu vou te dizer que é sim, você só precisa se atentar a alguns detalhes.

O preto é uma cor que pode tanto dar um tom de charme e personalidade, quanto pesar muito no ambiente, por isso temos que utilizar o máximo de branco possível quando a ideia é esbanjar o preto. O branco é uma cor neutra, sóbria e serve de “quebra” para o preto.

Tópicos

 

Como utilizar o P&B na decoração?

O equilíbrio entre essas duas cores depende muito de como deseja-se utilizá-lo, algumas dicas para não errar são:

1. Espaço

Primeiramente o mais importante, escolha bem o espaço em que vai decorar. Caso o ambiente seja pequeno escolha o branco como base, pois ele tem efeito de iluminação e espaço, vai dar um ar mais arejado ao local. Caso seja um local grande pode esbanjar o preto que não haverá problemas, apenas tome cuidado para que não fique muito pesado.

2. Quadros

Caso a sua parede seja branca, use molduras finas e elegantes na cor preta, caso seja preta você pode tanto usar molduras brancas quando deixar o quadro até sem moldura dando um efeito de um “alto-relevo”. Molduras brancas grossas em paredes pretas também são muito bem vindas!

3. Outras cores, estampas e texturas

A estampa se encaixa perfeitamente em sofás, tapetes, almofadas e até em cortinas. Tente aproveitar estampas no estilo geométrico, chevron ou poá.

Você pode se utilizar se pontos de luz, ou pontos de forma usando outras cores em suas decoração preto e branco, colocando um ou outro elemento chamativo de outra cor no local como luminária, objetos de mesa e alguns quadros.

Já outras texturas que combinam bem com a decoração preto e branco é a madeira, o metálico e os espelhos. Use de uma forma que combine com o ambiente.

 

Fotos de ambientes com decoração preto e branco

Vai aqui alguns exemplos de tipos de decoração preto e branco para você se inspirar:

Decoração preto e branco na sala

Aqui há alguns exemplos de decoração em preto e branco tanto de apartamentos mais pequenos e com pouco espaço quanto em espaços maiores, que normalmente casas fornecem.

Podemos observar o branco presente predominantemente em lugares menores, porém é possível usar nos maiores, sem contar que o efeito “clean” do branco permite dar ao lugar um ar “fancy”, chique e sofisticado!

Há exemplos de vários tipos de estampas no mesmo local, aquilo de que estampa demais deixa algo brega não se encaixa na decoração preto e branco, tudo fica bom, a sua personalidade é quem lhe mostrará o melhor caminho para que os elementos se encaixem.

 

Decoração preto e branco na cozinha

Aqui podemos ver que o uso de madeira é bastante pertinente. Podemos utilizar ela tanto nos lustres e iluminação em geral quando em algumas portas, cadeiras e até nos móveis, com um todo. A madeira também mostra aconchego sem que se tire a modernidade do local.

Uma boa ideia também é usar uma mesa de vidro para simular maior espaço caso a cozinha de sua casa ou apartamento for pequena.

 

Decoração preto e branco no banheiro

Nas decorações preto e branco no banheiro você pode até exagerar nas estampas, assim como exagerar no estilo “clean”, isso depende exclusivamente do seu gosto. Como são ambientes pequenos o uso de estampas não vai pesar o ambiente. Uma boa dica é mesclar a estampa com o branco, que vai dar um equilíbrio na decoração.

Em um dos exemplos houve uma mescla de um tom pastel com o branco e o preto do local. É também uma boa pedida essa suavização com um toque de cores mais claras sem que seja necessariamente o branco.

Há o uso de pendentes na iluminação, box de vidro e espelhos. Tudo para que o local normalmente pequeno e apertado pareça maior e arejado.

 

Outros cômodos

Há também muitas outras inspirações para decoração em preto e branco, principalmente quando se fala de escritórios, salas de estar ou algum cômodo que você queira aparentar charmoso.

Na hora de compor o visual para esses espaços tenha sempre uma ideia inicial ou um ponto de partida, como por exemplo começar pelo piso e depois vá adicionando a decoração conforme o combinar.

Um cuidado muito importante a se tomar na decoração preto e branco é o de não sobrepor a mesma cor, por exemplo preto no preto e branco no branco, pois assim alguns dos componentes podem ficar despercebido e não vai dar o mesmo toque de elegância que uma mescla daria.

Você pode optar também por utilizar texturas diferentes, como por exemplo o preto metálico, texturas em madeira, preto fosco ou até mesmo objetos com formas geométricas bem chamativas, isso com certeza fará com que o ambiente não fique austero demais.

Se você achar que a sua decoração está muito pesada ou sem graça demais, use o famoso “ponto de luz”, escolhendo algum objeto para se sobrepor na decoração com uma cor não necessariamente preta e nem branca.

 


E então, o que achou das dicas?

Aposte na ideia e lembre-se, tudo combina com preto e branco, é só ter criatividade para inventar! Até a próxima!


você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.