+60【MODELOS DE TAPETE】– Como Usar na Decoração?

Ideias para decorar ambientes, os tapetes podem deixar qualquer cômodo muito mais moderno e aconchegante. Começando com peças simples, lisas e de design neutro, terminamos em peças incríveis com elementos e texturas sofisticadas. E pra te trazer muitas dicas legais que preparamos este guia especial com os mais diferentes modelos de tapete, que tenho certeza que você vai se apaixonar!

 Tipos e modelos de tapete

Cada tapete pode se adequar aos mais diferentes tipos de ambientes, afinal oque não falta é opção com formatos, estampas e texturas incríveis. E pensando nisso, separamos dicas de especialistas em design de interiores pra te dar um “help” na hora de escolher o tapete certo pra sua casa.

Tapete preto e branco 38

Tópicos

Tapete peludo / felpudo (shaggy)

O tapete shaggy possui uma superfície aconchegante perfeita para diversos tipos de ambientes. Na sala por exemplo, o modelo se adequa perfeitamente trazendo um visual muito mais convidativo.

Tapete cinza 05

Por ter um tecido quentinho é bastante indicado para decorar os ambientes nas estações mais frias, incluindo os quartos.

Tapete shaggy 04
Modelos de tapete felpudo/shaggy.

No entanto a dica principal é evitar a peça em áreas molhadas, como lavanderias ou banheiros por exemplo. Já que a textura retém a umidade facilmente.

Tapete shaggy 01

Tapete sisal

Com um visual rústico e a cara das decorações inspiradoras “estilo pintrest” o tapete sisal é delicado e possui uma tonalidade palha, que lembra muito as tramas de corda.

Tapete sala 52

Perfeitos em diversos espaços devido a peça ter resistência em áreas de alta circulação. O tapete sisal é neutro e fica incrível em salas de jantar ou estar, assim como em quartos e escritórios também.

tapete sisal 08

Basicamente existem dois tipos de tapete sisal (sintéticos e os naturais ) ambos com boa durabilidade e adesão. A única diferença é que modelos feitos de fibras naturais são altamente biodegradáveis, um super benefício para o meio ambiente.

Tapete sisal 11

 

Tapete belga

O versátil dos modelos, o tapete belga é bastante bonito, atemporal e possui grande inspiração europeia na sua padronagem. Entre algumas diversas inspirações ele trás também referências da Holanda, Alemanha e França.

Os tamanhos também são variáveis, e sua espessura mais fininha e leve também é um ponto que torna o tapete belga, um item prático. O seu toque e textura um tanto aveludada possui um padrão de qualidade muito bom, trazendo requinte aos espaços, oque é outro ponto alto do modelo.

Tapete belga 13

Por ser um tapete bem dinâmico dentro da decoração outra vantagem é a gama de opções em cores e estilos (algumas peças possuem detalhes em franjas delicadas). Além claro da higienização ser simples de fazer, já que a peça é leve e de fácil manuseio.

Tapete colorido 41

 

Tapete indiano

Extremamente decorativo e artístico o tapete indiano possui elementos no design que são bastante ricos em cores, detalhes e até desenhos.

É ainda o tipo de tapete com design criativo étnico, perfeito também para espaços com um visual cool e descontraído.

Tapete indiano 22

Algumas peças ainda possuem desenhos com elementos espirituais típicos da cultura indiana. IOque é ótima sugestão para incrementar a decoração do ambiente.

Tapete indiano 20

A variedade de modelos e estilos é grande, já que inclui peças com desenhos geométricos, coloridos e alguns de tecelagem feitos de forma artesanal.

Combinar o seu tapete com outros artigos de decoração indiana também é um truque para enriquecer a decoração do espaço.

Tapete indiano 21
Modelo de tapete indiano.

 

Tapete mandala

As mandalas são os famosos “filtro de sonhos” bastante referência do budismo e hinduísmo.

Em forma de um tapete elas trazem um charme todo criativo, seja na sala ou até mesmo em um local especial da casa, como cantinho de leitura ou até de meditação. Agregar um tapete com um estilo tão diversificado na sua casa sem dúvidas vai deixar a decoração ainda mais única e original.

Tapete mandala 23

A peça que geralmente é feita de forma artesanal em crochê, pode ser encontrada em diversas cores vibrantes.

Para combinar vale ainda adotar outros elementos artesanais dentro do ambiente e deixar tudo ainda mais charmoso.

Tapete modelos 26

Lembrando que o tapete mandala ainda combina com quartos infantis e até mesmo salas com decoração clássica ou até um pouco mais retrô.

 

Tapete redondo

Seu formato atípico nos faz pensar duas vezes se o tapete redondo funciona em qualquer decoração e a resposta é sim. Afinal a peça pode ser combinada dentro da decoração como um detalhe criativo, podendo ser encaixado abaixo de um móvel, mesa de canto ou mesa de centro, por exemplo.

Tapete redondo 31

O tapete redondo ainda é boa opção para quem busca diversificar a decoração, já que o formato da peça também agrega um visual que foge do óbvio.

Tapete redondo 30

Alguns decorados ainda trazem combinações interessantes para o espaço, como combinar a cor do seu tapete redondo a cor do seu puff, por exemplo. A dica é simples mas funciona muito para dar um charme extra ao ambiente.

Tapete redondo 29

 

Tapete geométrico

Quer saber mais como os tapetes geométricos podem transformar e muito a decoração dos espaços. Então confere só:

Tapete listrado

O tapete listrado é um grande aliado, principalmente na hora de trazer uma amplitude. Usar um tapete listrado (desde que as listras sejam finas e em sentido vertical desde a porta de entrada) é um truque que visualmente amplia o ambiente.

Tapete listrado 33

Essa dica pode ser bastante utilizada ainda em corredores e até em salas com pouco espaço de circulação.

Tapete listrado 34

Tapetes com listras também são estampas atemporais, ou seja, uma peça que jamais sai de moda.

Tapete listrado 32

Tapete chevron

A estampa chevron com efeito zigue-zague é uma das apostas atemporais quando o assunto é tapetes para casa. Por ser uma peça linda e versátil, pode demarcar ambientes devido a sua estampa temática.

Tapete Chavron 39
Dica de modelos de tapete chevron.

A estampa chevron também é bastante utilizada em outros pontos da decoração como em papéis de parede, colchas para cama, artigos de decoração e até capas de almofadas. Uma boa dica é combinar o seu tapete com 1 ou 2 elementos da decoração na mesma estampa ou cores.

Tapete chavron 37

Outro grande custo benefício do tapete com estampa chevron é que ele pode ser usado em todos ambientes da casa literalmente, desde o quarto de um adolescente, casal, criança ou até mesmo sala ou cozinha.

Tapete preto e branco

Um clássico, o tapete preto e branco é indispensável quando você deseja uma decoração simples, minimalista e bonita ao mesmo tempo. E ainda é tão versátil que também combina com pisos em tons amadeirados.

Modelos de tapete 44
Inspiração modelos de tapete chevron

O duo das tonalidades também fica lindo em qualquer local da sua casa e é fácil mesclar com outras tonalidades na decoração, incluindo ambientes mais coloridos. Afinal o preto e branco combina com quase tudo.

Modelos de tapete 42
tapete preto e branco.

 

Modelos de tapete 43

Tapete colorido

Para trazer mais vivacidade o tapete colorido é um ótima alternativa para locais muito neutros e com cores claras, incluindo áreas com uma boa disposição de espaço. A estética colorida do modelo embora seja linda e muito vivaz não é o tipo de opção indicada para as salas pequenas por exemplo, já que pode sobrecarregar visualmente o espaço.

Modelos de tapete 47
Inspiração de modelos de tapete coloridos para ambientes.

A infinidade de modelos e cores também é grande, afinal existem tanto peças em duas cores (mais discreta das opções) quanto peças arrematadas com desenhos, listras e efeitos felpudos. Peças com texturas em artesanatos como crochê, por exemplo fazem o maior sucesso também.

Modelos de tapete 19

 

Fotos de tapetes na decoração de ambientes

Dentro dos diferentes locais da casa os tapetes podem deixar a decoração com um detalhe ainda mais aconchegante e convidativo:

Tapete para sala

Para dar um charme todo especial ao seu living o tapete pode ser item decorativo triunfal. Em alguns ambientes ele pode ir no centro da sala abaixo de algum móvel valorizando ainda mais cada item da sua sala.

Tapete chavron 40

Salas menores podem ser decoradas com modelos de tapetes menores, mais delicados (estreitos) trazendo equilíbrio visual para a decoração.

Tapete belga 15

Caso tenha dúvida em termos de cores e qual estilo de tapete escolher para sua sala, opte por modelos com tons semelhantes a alguma cor predominante do seu living, ou até mesmo crie contrastes como por exemplo: – Usar um tapete mais claro em salas com cores mais escuras e vice versa.

Tapete belga 16

Tapete para cozinha

Tapetes para cozinha podem dar um toque cool, com um pouco de cor e detalhes. No entanto a dica valiosa na hora de escolher a peça ideal é optar por modelos com proteção antiderrapante (para sua segurança) evitando aqueles de superfície felpuda, por exemplo.

Tapete cozinha 56

Peças estilo passadeira, ou artesanais como em crochê ou até mesmo com texturas emborrachadas são as indicadas para ambientes como a cozinha. Portanto fique de olho para escolher a peça correta!

Tapete cozinha 55

Tapete para quarto

Nos ambientes de descanso o tapete tem a função de trazer “comodidade” e claro, um charme visual. As peças com tons neutros, sóbrios e mais convidativos são bem-vindos, assim como os modelos peludinhos/ felpudos, devido a sua superfície relax.

Tapete quarto 61

Uma dica valiosa na hora de escolher a cor do seu tapete pode ser combinar o tom do item com algum outro elemento do quarto, como a colcha ou até mesmo com uma tonalidade menos predominante.

Tapete quarto 62

 

Tapete para banheiro

O banheiro da casa também pode ganhar um ar ainda mais decorado com item, e por ser um espaço bastante úmido, os tapetes emborrachados e próprios para banheiro são os ideais.

Tapete banheiro 63
Modelos de tapete para banheiro.

Peças feitas em crochê (com proteção antiderrapante) também é uma opção legal e com uma textura personalizada e diferente, sem contar que fica lindíssimo na decoração.

Tapete banheiro 65

Curtiu as dicas então não se esqueça de deixar o seu comentário na caixinha abaixo.

Beijos e até a próxima!

 


você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.