79 Modelos de Escadas Inspiradores – Como Escolher o Melhor?

Planejar um espaço inclui pensar em diversos detalhes, e se o espaço tem outro pavimento, entre os detalhes a serem pensados, é preciso considerar também os modelos de escadas e escolher por uma versão que seja adequada para o projeto.

Entre os modelos de escadas, há  uma gama de variações que vão desde o formato da escada, até a sua composição que marca o estilo do item.

E se você está na fase de decidir os detalhes para a obra, mas está com dúvidas para decidir o modelo ideal de escada, separamos dicas e aplicações em diferentes projetos, assim dá para escolher modelos de escadas que sejam adequados, e ainda inspirar-se com projetos.

tipos e dicas

Tópicos

Fotos e Modelos de Escadas

Escada Caracol / Helicoidal / Espiral

O modelo de escada caracol é uma das opções mais compactas entre os modelos de escadas, já que a formação dos degraus segue a orientação espiral a partir de um eixo central, e isso ocupa menos espaço do ambiente.

Apesar de ser um modelo compacto e perfeito para ambientes pequenos e que pedem uma escada menor, esse modelo tem a desvantagem do degrau estilo leque, onde os degraus tendem a ser mais estreitos próximos do eixo. Sendo assim, é um modelo de escada menos indicado para residências com idosos e crianças.

Entre as vantagens da escada espiral, além de ser compacta, esse tipo de escada também pode ser encontrado em diversos estilos e materiais, como um modelo pré-fabricado, em metal, madeira, entre outros.

 

sala com esacada caracol
No projeto, escada caracol de metal
escada pré-fabricada caracol
No ambiente, escada pré-fabricada de concreto
escada helicoidal
A escada helicoidal tem degraus de madeira e guarda corpo de metal

modelos de escada espiral

Escada Cascata / Plissada

Entre os modelos de escadas, a versão conhecida por escada plissada, cascata ou dentada é um dos possíveis estilos para atender a diferentes estilos de projetos.

Esse modelo de escada é caracterizado pelo fato de a estrutura da escada não ter uma base de sustentação embaixo, assim o formato zigue-zague dos degraus fica evidente no visual da escada.

A escada plissada pede acabamento em todas as suas faces, já que além dos degraus, a parte lateral e embaixo da escada/degraus também fica visível.

Esse modelo além de uma gama de modelos, tem como vantagem o vão livre embaixo da escada, e isso permite aproveitar o espaço.

escada plissada
No projeto, a escada tem degraus revestidos com mármore a lateral e parte de baixo brancas
escada zigue-zague
A escada branca tem guarda corpo de vidro
escada cascata
A escada tem estilo clean e moderno
escada dentada moderna
A escada dentada é toda branca

Escada Espinha de Peixe

Esse modelo é conhecido pelo nome espinha de peixe em virtude de sua característica, que traz uma viga central dando sustentação aos degraus vazados, e isso lembra uma espinha de peixe com o espinho central.

A viga central que sustenta os degraus dispensa a estrutura de sustentação embaixo da escada, e isso cria um vão livre.

Entre os modelos de escadas com viga central, é preciso escolher por materiais que não empenem, já que a sustentação fica apenas no centro da escada.

escada com viga central
A escada com viga central tem degraus revestidos de mármore
escada espinha de peixe moderna
O modelo tem viga central de metal e degraus em madeira
escada de madeira com viga central
A escada tem degraus vazados de madeira

escada de granito com viga central

Reta

A escada reta é caracterizada por ser uma escada de um lance só, sendo assim não tem viradas ou curvas.

Entre os modelos de escadas, a versão reta é ideal para cômodos retangulares e compridos, assim a escada se encaixa perfeitamente ao estilo do ambiente.

Por ser um modelo de apenas um lance, a linha reta e horizontal pode parecer mais cansativa, por isso é interessante criar patamares de descanso entre os degraus em modelos que tenham a inclinação mais elevada, tornando a subida mais tranquila.

escada reta
A escada de madeira tem guarda-corpo de vidro
escada de um lance
O vão embaixo da escada reta foi transformado em um barzinho
escada plissada de madeira
A escada de um lance tem degraus plissados
jardim vertical com escada
A escada reta tem jardim vertical em um dos lados

 

Escada em U

O modelo de escada em U é uma característica das escadas compostas por 2 lances, onde um lance começa em um sentido, e após um patamar, a escada inverte o sentido; o que dá a ideia da letra U, principalmente quando vista em planta baixa.

A escada em U pode ter o patamar que inverte as posições dos lances em diferentes alturas, podendo ser no início, ou meio ou mais para o final da escada, o que permite que um dos lados do U seja maior ou menor.

Entre os modelos de escadas, a versão em U é uma opção que ocupa bastante espaço para instalação, e por isso vale a pena planejar por modelos com vãos em baixo, e que podem ser aproveitados de diversas maneiras.

escada cinza
A escada cinza combina com o projeto moderno
escada com parede de vidro
O modelo em U tem a divisão no meio dos lances
escada com vão livre
O modelo tem viga central e vão livre embaixo
escada U moderna
A escada em madeira tem viga central
escada U de madeira
A escada em madeira tem patamar entre os lances

Escada em L

Assim como a escada em U, o modelo em L também recebe esse nome por conta de seu formato, que lembra a letra L.

A escada em L é caracterizada por ter 2 lances, onde começa pelo primeiro lance reto e depois tem uma virada, lembrando a letra L.

A virada que caracteriza a letra L pode ser feita a partir de um patamar reto entre os lances, ou por meio de degraus triangulares, mantendo a composição da escada.

Esse modelo é uma versão que ocupa menos espaço para instalação, e é uma ótima opção para ser usada como escada de canto.

escada de canto
O modelo tem virada gradual por meio de degraus
escada clara de madeira
O modelo em L tem degraus de madeira clara

escada preta

Escada Flutuante / Suspensa

Entre os modelos de escadas, a versão flutuante é conhecida por sua característica que parece flutuar, já que não tem base estrutural embaixo ou viga central dando sustentação ao degraus.

Esse tipo de escada é caracterizado por ter os degraus fixados na parede, e por isso são vazado, e compostos apenas pela base, onde se pisa.

A fixação dos degraus suspensos na parede, pede uma obra estrutural, tendo uma parede previamente preparada para sustentar a escada suspensa. E como a parede é a sustentação para os degraus, esse tipo de escada só pode ser instalada rente a parede.

Nesse tipo de escada, é interessante usar guarda-corpo de vidro ou até mesmo abrir mão dessa proteção para valorizar a escada flutuante, no entanto, é preciso cautela em casas com idosos, animais de estimação e crianças, já que a escada sem proteção pode causar acidentes.

escada com corrimão
O modelo sem guarda-corpo tem corrimão embutido na parede
escada suspensa
O modelo suspenso é em madeira
escada flutuante
A escada sem guarda-corpo tem iluminação lateral para destacar os degraus
jardim embaixo escada
O espaço abaixo da escada foi transformado em jardim

Escada de Madeira

Entre as variações e modelos de escadas, uma das possibilidades é a escolha do material para a composição do item, e uma das opções é a escada de madeira.

A escada de madeira é bastante versátil e pode ser usada em diferentes estilos de escadas, como versões estilo espinha de peixe, reta, em L, em U, suspensa, entre outros.

Além disso, a versatilidade da escada de madeira também se estende para o estilo da proposta decorativa do ambiente, já que é possível escolher por modelos de escadas em madeira que vão desde o estilo clássico, até opções modernas.

escada moderna de madeira
A escada de madeira tem um estante de livros embaixo
escada de madeira em U
A escada tem guarda-corpo de vidro com corrimão de madeira
escada de madeira em L
A escada de madeira tem vigas laterais que sustentam os degraus vazados

escadas de madeira

Escada de Alumínio

Entre as opções de modelos de escadas, uma das versões é a escada de alumínio, que é um material resistente e duradouro.

O uso do alumínio como material base da escada é bastante versátil, e permite fazer modelos sob medida e em diferentes formatos e estilos, atendendo desde projetos com estilo industrial, até opções mais simples.

A escada em alumínio além de versátil, também é uma opção para cidades litorâneas, assim o material não se desgasta por conta da maresia.

escada industrial
O modelo em alumínio tem estilo industrial
escada de alumínio
Na área externa, a escada de alumínio é uma opção resistente
escada de alumínio preto
No projeto, escada caracol de alumínio

modelos em alumínio

Escada de Ferro

Entre as opções de modelos de escadas em metal, uma das versões é a escada de ferro, um material com alta resistência e durabilidade.

O modelo em ferro é bastante versátil para diversos estilos de projetos e permite criar escadas modernas e com toque industrial, até versões mais clássicas em ferro fundido.

O ponto negativo desse tipo de escada é que o ferro tende a ser mais pesado, e a escada pode ser mais pesada no momento da instalação e transporte até o local da obra.

escada moderna de ferro
A escada moderna tem degraus flutuantes em ferro
escada de ferro fundido
A escada de ferro fundido foi pintada de vermelho
escada plissada moderna
A escada plissada é em ferro

modelos em ferro

De Vidro

Há muitas variações em relação a modelos de escadas, e uma das opções para escadas modernas, é o modelo em vidro.

A escada de vidro é um estilo clean e moderno, e que pode trazer a estrutura apenas em vidro, ou num mix de materiais, como vidro e inox.

Para fazer a escada de vidro, é preciso considerar um vidro resistente e com bom acabamento, evitando qualquer possível acidente na escada moderna.

escada de vidro e inox
O modelo tem viga central de inox e degraus de vidro
escada de vidro em U
No projeto, a escada tem vigas laterais de inox
escada flutuante de vidro
A escada flutuante é com degraus em vidro
escada moderna
A escada tem degraus vazados e guarda-corpo em vidro

De Mármore

Para quem não abre da elegância das pedras, pode optar por um modelo de escada em mármore. O mármore é uma opção para escada com revestimento frio, fácil de manter e que garante muita elegância ao projeto.

A vantagem de usar mármore na escada é a variedade de cores e tipos de mármores, o que permite criar a escada combinando com o restante do projeto e em total harmonia com o ambiente.

escada de mármore
A escada tem revestimento de mármore bege
modelo em mármore
A escada de mármore combina com a parede de pedra
escada de luxo
No projeto, escada plissada de mármore
escada espinha de peixe de mármore
A escada moderna de mármore tem viga central

De Granito

Entre as opções de pedras para escadas, o granito é outra opção para quem busca pela beleza das pedras naturais e por um acabamento resistente e duradouro.

Além da variedade de tipos e cores de granito, o material ainda tem a vantagem de ser mais barato que o mármore, e assim é uma opção mais econômica para quem não quer abrir mão de uma escada revestida com pedra natural.

escada de granito preto
Os degraus ganharam base de granito preto
modelo em granito
O granito claro deixa a escada clean
guarda-corpo de inox
O granito reveste a base e o espelho da escada
escada de granito
A escada tem guarda-corpo de inox

De Cimento Queimado / Concreto

Entre os modelos de escadas, uma das opções é a escada em alvenaria, e em especial as escadas de concreto ou com acabamento em cimento queimado, deixando notável o visual que remete ao estilo industrial.

Esse tipo de escada é uma boa opção para ser feita durante a parte estrutural da obra, e o visual de concreto ou cimento queimado deixam o modelo característico e perfeito para projetos modernos.

Nesse modelo, a resistência do concreto é sem dúvida uma grande vantagem, mas é preciso planejar bem a escada, para evitar trincas no concreto.

escada de concreto
A escada de concreto marca o projeto

escada de cimento queimado

escada plissada de concreto
A escada dentada é de concreto
escada moderna de cimento queimado
A escada de cimento queimado dá estilo moderno à proposta

Com Corrimão de Vidro

Entre as variações para os modelos de escadas, a escolha não se restringe apenas a escolha do material e ao estilo da escada, mas também pode se estender para itens que fazem parte da segurança da escada, como é o caso do corrimão.

E como ideia, o corrimão de vidro é uma ótima pedida para deixar o destaque para a escada, além de dar um visual moderno e clean ao projeto.

escada de madeira com corrimão
O guarda-corpo de vidro também funciona como corrimão
escada com jardim embaixo
O guarda-corpo de vidro funciona cmo corrimão para a escada
parede de pedra
No projeto, a escada moderna tem corrimão de vidro

corrimão de vidro

Escada Externa

Para projetos com escada externa, a escolha do material é de extrema importância, já que a escada deve ser resistente para ficar exposta ao tempo e sem o perigo de ficar escorregadia quando molhada pela chuva.

Nesses casos, é comum o uso de escadas de concreto pré-fabricadas, de alumínio e até mesmo de madeira, que nesse caso deve ser tratada para não danificar com a exposição ao tempo.

jardim com escada
No jardim, a escada de madeira combina com o deck
escada caracol externa
A escada externa é um modelo pré-fabricado de concreto
escada externa
No jardim, escada de alumínio pintada de vermelho

escada externa de madeira

 

Já escolheu seu modelo? Conta aqui nos comentários qual o seu estilo preferido e por quê.


você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.