Mesa que vira quadro – Como funciona? + 20 modelos incríveis!

Hoje em dia os apartamentos e as casas estão cada vez menores e, consequentemente, difíceis de decorar. Uma dica moderna para compor esse estilo de residência é apostar na mesa que vira quadro, você já ouviu falar?

É uma ótima ideia para poupar espaço e ter praticidade, podendo ser colocada na sala de jantar, cozinha ou outros ambientes que necessitem de uma mesa de apoio.

A funcionalidade que a mesa que vira quadro traz é incrível quando se trata de locais pequenos. Além de servir como base para fazer as refeições ou estudar, por exemplo, ela dará um toque especial ao local quando ela vira um artigo de decoração. Mesa que vira quadro 2Esse tipo de peça tem virado uma tendência e agradado muito quem é adepto do estilo moderno, alternativo e até minimalista.

Trata-se de uma mesa que facilita a circulação das pessoas no ambiente e tem a vantagem de poder combinar com qualquer tipo de decoração, dependendo do tipo de quadro que ela se tornará, claro.

Mesas dobráveis e que podem decorar o ambiente
Essa peça pode ser colocada na cozinha, na sala de jantar, salas compartilhadas, cozinha americana, etc.

Outra ideia é colocá-la em quartos ou escritórios. Nesse caso, poderá ser usada como uma escrivaninha de estudos e uma peça fundamental para quem tem um home office, que é uma tendência e virou realidade em muitas casas nos dias de hoje.

Ter um móvel que sirva para organizar as coisas, fazer suas refeições tranquilamente e que ainda não ocupe tanto espaço é algo que muita gente procura. Esse é o seu caso?

Mesa que vira quadro 4

Há uma infinidade de possibilidades a serem exploradas com esse tipo de mesa e nesse post vamos lhe mostrar diversos modelos e estilos. Acompanhe!

Como funciona?

Primeiramente, vamos entender como funciona a mesa que vira quadro. Pode parecer esquisita e bem diferente em um primeiro momento, mas sua estrutura é bem básica. 

Nada mais é do que uma mesa dobrável, como tantas outras que já conhecemos e estamos acostumadas a ver em projetos, principalmente de casas compactas. Não se trata de uma mesa tradicional com 4 pés, uma vez que tem um de seus lados parafusado na parede. Mesa que vira quadro 1Tendo essa base parafusada, você terá que desdobrar a parte funcional por alguma alavanca ou puxador, obtendo a mesa. Quando dobrar de volta ela se transformará em um quadro decorativo, um espelho, uma lousa, etc. Os principais modelos são quadrados e retangulares e o tamanho pode variar.

Você pode encontrar esse tipo de mesa em lojas tradicionais de móveis, principalmente online, ou então fazê-la você mesmo (a).

A mesa quando vira um quadro pode ajudar na decoração da casa, assim como no caso de um espelho, que é perfeito para a composição de ambiente pequenos. Afinal, espelhos garantem a ampliação visual dos espaços.Mesa que vira quadroPor ser uma peça versátil, ela oferecerá muita utilidade para o dia a dia. Pense bem na hora de escolher o local para instalação para conseguir manter a circulação sem alterações. Lembre-se de que ela precisará de uma área para que a parte da mesa possa abrir e se instalar.

Selecionamos um vídeo para você entender como essa mesa pode ser construída manualmente utilizando madeira e outro material que desejar. Nesse caso a artesã utilizou o conceito do espelho. 

Fotos e modelos de mesa que vira quadro

Depois de entender, de fato, o que é uma mesa que vira quadro, o que acha de se inspirar com diversos modelos? Lembrando que praticidade e funcionalidade são os lemas dessa peça incrível.

As maiorias das mesas que possuem mais de uma função, assim como essa, combina com determinados estilos de decoração, como: moderno, contemporâneo, minimalista e clean.

Um post nosso pode lhe ajudar na escolha do quadro para compor junto à mesa! Leia → Quadros artesanais – 18 Ideias incríveis + Tutorial gastando pouco!

A mesa que vira quadro pode ser a mobília que você tanto procura para otimizar seu espaço, garantir uma casa confortável mesmo que seja pequenina, se é que você me entende 🙂 Se você mora em um lugar “apertadinho”, como uma kitnet, por exemplo, essa peça pode cair como uma luva e ajudar no seu dia a dia.

Dito isso, vamos ver as fotos que podem ajudar na sua escolha?

1 – Abaixo você tem a ideia de como a mesa se desprende da parede. Veja que o quadro pode ser abstrato!

Mesa que vira quadro
Esse tipo de mesa pode estar em seu projeto de decoração

2 – Veja como é feita a montagem da mesa e como o quadro, além de decorativo, ajuda na composição final da mesa.

Mesa que vira quadro
Veja que o quadro se tornou o tampo da mesa

3 –Antes, um quadro lindo e delicado. Depois, uma mesa super útil e prateleiras para armazenar coisas.

Estrutura clássica e provençal para mesa dobrável
Estrutura clássica e provençal para mesa dobrável

4 – Esse modelo de espelho que vira mesa combina muito com o estilo clean

Decoração clean com mesa de madeira e espelho
A saber, a mesa de madeira combina com tudo!

5 – Mesa que vira quadro perfeita para compor ambientes com estilo moderno ou contemporâneo

Decoração contemporânea com mesa compacta
Capriche na escolha do quadro

6 – A mesa que vira quadro pode ser colorida caso combine com a sua decoração.

mesa dobrável com banquetas modernas
Você pode combinar banquetas com essa mesa

7 – Ideia de mesa vermelha que pode decorar o ambiente residencial ou corporativo e deixar a área livre.

Mesa dobrável vermelha
A cor vermelha deixou o ambiente mais vibrante

8 – Esse modelo de mesa que vira quadro foi colocado na cozinha e tem imagem cristã.

Quadro da santa ceia
Você pode escolher a imagem que desejar para essa mesa criativa

9 – Outra ideia de mesa que depois de desdobrada se torna um espelho super útil.

Espelho e mesa
Espelhos sempre são boas pedidas para ambientes pequenos

10 – Veja abaixo um quadro lindo aquarelado que além de acrescentar estilo à decoração clássica vai oferecer a função de mesa quando precisar.

Quadro clássico que depois se torna uma mesa
Quadro clássico que depois se torna uma mesa

Vai dizer que não curtiu a mesa que vira quadro? Ela é bem diferente, mas pode ser uma boa opção para renovar a decoração.

Aproveite para ler também outros artigos interessantes:

Mesa triangular – 50 modelos lindos em qualquer ambiente!

Mesa Cavalete – Como usar na decoração + 75 modelos inspiradores!

Decoração com mesa de madeira – 60 Ideias e modelos inspiradores!

Esperamos você mais vezes por aqui, até uma próxima!


você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.