Móveis retrô e vintage – 70 Inspirações em ambientes apaixonantes!

Os móveis retrô e vintage estão na moda atualmente, podendo ser usados em todos os ambientes, sem restrições.

Tratam-se de peças que remetem a épocas antigas, mais precisamente entre os anos 40 e 70. Portanto, é repleta de personalidade e graciosidade. Por serem diferentes dos móveis convencionais dos quais estamos acostumados atualmente, sempre chamam muito a atenção.

Se você gosta desse tipo de decoração, pode considerar conhecer a grande variedade de mobílias estilosas. O mais bacana é que, além de decorar, elas oferecem bastante funcionalidade.

Decoração com móveis retrô
A decoração com móveis retrô faz muito sucesso atualmente

Esses móveis fazem tanto sucesso que as lojas e marcas têm oferecido ambientes decorados completos para quem deseja investir nessa tendência. Outra moda é a utilização de tais peças em festas temáticas – mesas, aparadores, cristaleiras e bancos são algumas das que são colocadas para a decoração.

Enfim, existem muitas opções de móveis vintage e retrô para compor a sua casa, seu escritório ou estabelecimento comercial.

Que tal conhecer com a gente? Elaboramos um post repleto de dicas e imagens para você se inspirar. Fique por dentro!

Tópicos

Dicas de decoração com móveis retrô e vintage

Muita gente já conhece a tendência dos móveis retrô, mas tem dúvidas de como criar uma decoração bacana com eles. Afinal, são peças difíceis de serem trabalhadas no ambiente, pois são muito específicas.

A principal dificuldade na hora de decorar um ambiente retrô é não deixar que ele fique caricato. Com itens de época, por vezes coloridos e cheios de detalhes afetivos, esses locais podem não transmitir seriedade caso não seja montado com cuidado.

Antes de compor qualquer espaço com móveis retrô / vintage, sugerimos que você pense nas seguintes questões:

  • Estilo de decoração – O ambiente será realmente retrô? Ou você só quer dar um toque diferente com essa mobília? De uma forma ou de outra, é essencial determinar o estilo decorativo para ajudar você a escolher paleta de cores, móveis, peças de decoração, etc.
  • Paleta de cores – Logo após saber que estilo terá sua sala, por exemplo, você deve definir a paleta de cores que irá usar no ambiente. Escolha duas ou três cores predominarem na decoração, facilitando assim a composição coerente.
Peças vintage e retrô amarelas na decoração
Pense na paleta de cores utilizada na decoração
  • Orçamento – Você sabe o estilo, assim como as cores que serão usadas. Agora é preciso descobrir o quanto tem para gastar com tal decoração. É muito bom ter os pés no chão para comprar os itens que realmente cabem em seu bolso.
  • Lista de móveis – Sabendo seu orçamento, já dá para anotar todos os móveis que você precisa ter no determinado cômodo. Comece pelos essenciais, e por fim, coloque aqueles que são, digamos, ‘supérfluos’.
  • Tire as medidas – É imprescindível tirar as medidas do ambiente antes de comprar quaisquer móveis. Meça a altura e a largura das paredes, além de estimar a possível profundidade das mobílias que serão adquiridas.

Hora de decorar

Terminando o passo a passo, você já pode ultrapassar o nível. É a hora de decorar com móveis retrô sem que o local fique com cara de festa infantil ou de cenário de novela de época.

Mas antes disso, você precisa saber que há diferença entre uma decoração retrô e uma decoração vintage. Pois é. Apesar dessas duas palavras sempre andarem juntas, elas se referem a estilos diversos. Veja características abaixo:

  • Decoração vintage:

Quando falamos que um móvel ou objeto é vintage, estamos dizendo que é de fabricação da época original a qual pertence. Via de regra, as peças devem ter sido fabricadas entre 20 e 100 anos atrás (mais antigas que isso são consideradas antiguidade). Ou seja, uma decoração vintage é aquela que tem mais vínculo afetivo com os tempos passados, podendo ser criada com peças da casa da ‘vovó’ ou de demais parentes. Os melhores locais para encontrar tais móveis são antiquários, brechós e bazares. Geralmente são em madeira maciça, entalhada, com uma resistência ímpar.

Móveis vintage
Exemplos de móveis vintage
  • Decoração retrô:

Já os móveis retrô se referem àqueles que são inspirados nas mobílias antigas, tais quais os vintage, mas que são de fabricação recente. Isto é, você os compra novos nas lojas. Eles são uma versão com design repaginado, buscando se adequar à esfera atual. É comum encontrarmos peças assim, seguindo uma linha rococó ou pop art, pois são exemplos das que fizeram bastante sucesso em suas épocas. É muito comum serem feitos atualmente em madeira compensada ou MDF para baratearem seu custo e pintados em cores vibrantes.

exemplos de móveis estilo retrô
Exemplos de móveis estilo retrô

Leia mais sobre o assunto: Decoração Vintage e Retrô – 28 Ideias em Ambientes Fabulosos!

Portanto, na hora de compor o ambiente, pense em qual desses dois estilos de decoração você curte mais e que está dentro de seu alcance.

Para um decor vintage, por exemplo, seu budget deve ser maior, pois os móveis antigos não são tão baratos. A não ser que você tenha acesso a peças de família as quais possa herdar!

Uma dica para não ser tão difícil e caro é mesclar algumas peças modernas com as peças vintage, dando um up no visual e deixando o móvel antigo com muito destaque.

exemplos de móveis estilo retrô
Os móveis vintage e retrô conseguem dar um up na decoração

O modelo retrô, por outro lado, já é algo mais acessível. Afinal, qualquer loja de móvel e de decoração hoje em dia vende modelos inspirados com preços mais camaradas.

Por conta disso, dá para você montar um cômodo completamente retrô. Além dos móveis, você pode investir em quadros, espelhos, objetos antigos que foram relançados recentemente, etc.

Mas tudo vai depender de seu orçamento. Caso ele não tenha limites para você, se jogue! Use e abuse da criatividade para criar uma decoração com muita personalidade.

Para você continuar conhecendo sobre o tema e se inspirar, selecionamos tópicos sobre os principais tipos de móveis retrô e vintage. Você poderá ver ambientes decorados incríveis para ter ideias para a sua própria decoração. Veja!

Móveis retrô coloridos

Os móveis retrô colorido estão na moda atualmente. Em sua maioria, são itens de hoje em dia, já vindos coloridos de fábrica. No entanto, algumas pessoas optam por repaginar seus móveis vintage até mesmo de madeira maciça utilizando tinta ou laca, garantindo um efeito moderno.

De uma forma ou de outra, esse tipo de decoração está fazendo sucesso.

Móveis vintage e retrô coloridos
Os móveis vintage e retrô coloridos divertem qualquer ambiente

Você pode escolher uma paleta de cores e usar os móveis dentro dessa seleção para não fugir do padrão. Ou então pode colocar uma peça colorida entre outras amadeiradas, por exemplo, para simplesmente dar um toque divertido no ambiente.

Os móveis coloridos, a saber, têm sido usados em quaisquer tipos de cômodos, não só nos quartos infantis. Então você não precisa ter receio de decorar sua cozinha ou sua sala com eles.

Selecionamos uma série de ambientes com móveis coloridos retrô, assim como vintage para você ter uma ideia. Confira abaixo.

Móveis vintage e retrô coloridos
Três ideias de decoração com móveis coloridos
Móveis vintage e retrô coloridos
Há muitas opções de móveis antigos coloridos para decorar
Móveis vintage e retrô coloridos
Sala colorida com móveis antigos
Móveis vintage e retrô coloridos
Aparador em diversas tonalidades
Móveis vintage e retrô coloridos
Criado mudo colorido com estilo vintage
Aparador colorido retrô
Decore sua sala com um aparador colorido retrô
Cozinha organizada com móvel retrô e cozinha
Organize sua cozinha com armário retrô e vintage
quarto de bebê retrô
Os móveis de bebê podem ser usados em quartos de bebê
Os móveis vintage também podem ser coloridos
Os móveis vintage também podem ser coloridos
Banheiro com bancada de pia vintage colorida
Banheiro com bancada de pia vintage colorida
Sala super elegante com móveis coloridos vintage
Sala super elegante com móveis coloridos vintage
Cômoda vintage com gavetas coloridas
Cômoda vintage com gavetas coloridas

Amarelos

Os móveis amarelos, entre os coloridos, são os que mais têm sido procurados para criar decorações retrô. Por fazerem tanto sucesso, é fácil de encontrá-los em lojas tradicionais de móveis e de decoração.

Além das peças novas, você também pode por a mão na massa para pintá-los de amarelo. É possível somente pintar e envernizar ou então laquear para dar um efeito mais brilhoso.

A combinação do ambiente com os móveis amarelos pode não ser uma tarefa simples, mas é super possível.

Veja as cores que mais combinam com o amarelo para você compor o ambiente, por exemplo:

  • Cores neutras, como o preto e branco, por exemplo
  • Tons de cinza
  • Tons terrosos
  • Cores complementares como o roxo e o lilás
  • Cores análogas quentes, como o laranja, vermelho e vinho
  • Cores análogas frias, como o verde e azul

Enfim, você pode ver que o amarelo não tem tempo ruim, né? Combina com muitos outros tons, facilitando a sua vida!

Quer uma decoração assim? Então veja a seguir algumas ideias lindas de decoração retrô e vintage com móveis amarelos:

móveis amarelos vintage e retrô
Os móveis podem ser amarelos combinados a outras cores
móveis amarelos vintage e retrô
Ideias de móveis amarelos para sala retrô
móveis amarelos vintage e retrô
Que tal então uma sala retrô com sofá amarelo?
móveis amarelos vintage e retrô
Móvel perfeito para decorar quarto
móveis amarelos vintage e retrô
A penteadeira foi adaptada para o banheiro
móveis amarelos vintage e retrô
Modelo de penteadeira amarela vintage
móveis amarelos vintage e retrô
Dê mais graça à cozinha com banquetas amarelas
móveis amarelos vintage e retrô
Pequeno armário vintage amarelo
móveis amarelos vintage e retrô
Rack amarelo perfeito para sala retrô
móveis amarelos vintage e retrô
Rack ou então aparador com design retrô
móveis amarelos vintage e retrô
Cadeiras com estofado amarelo vintage

Para sala

Quer inovar na decoração de sua sala? Então por que não investir em móveis retrô, bem como vintage para dar um up?

Um simples aparador com os pés palito podem transformar o visual de sua sala. Assim como aquele espelho de época, que estava parado na casa de sua avó. Que tal?

Depois de determinar o estilo de decoração, a paleta de cores, seu orçamento, fazer a lista de móveis, tal qual falamos anteriormente, você pode decorar sua sala apostando nessa mobília.

A saber, não é preciso colocar esses móveis somente em locais especificamente vintage. É possível implementá-los até mesmo em uma decoração moderna ou contemporânea. Aliás, isso está super na moda atualmente.

Um canto da sala com um bar vintage, por exemplo, faz toda a diferença no resultado final. Você pode usar uma cristaleira ou então uma cômoda antiga para por as bebidas e as taças.

Lembrando que os móveis podem ser de madeira crua, envernizada, envelhecida ou também os mais moderninhos, coloridos em tons vibrantes.

Inspire-se com modelos de mobílias para compor salas retrô e vintage que trouxemos especialmente para você!

Sala vintage e retrô
Que tal usar cores pasteis em sua sala?
Sala vintage e retrô
A sala de TV pode ser vintage!
Sala vintage e retrô
Peças retrô para sua sala de estar
Sala vintage e retrô
Sala de estar com móveis com pés palitos
Sala vintage e retrô
Decoração em cores brandas podem ter móveis retrô
Sala vintage e retrô
Veja como mesclar os móveis coloridos
Sala vintage e retrô
Sala de jantar composto com mobílias retrô
Sala vintage e retrô
Poltrona em couro e aparador colorido retrô
Sala vintage e retrô
Panorama de ambientes decorados com mobílias retrô, assim como vintage
Sala vintage e retrô
Poltrona rosa bebê com pés palitos e puff personalizado
Sala vintage e retrô
Sala vintage com móveis antigos
Sala vintage e retrô
Sala com estilo antigo decorada com móveis vintage
Sala vintage e retrô
Renove sua sala com móveis com estilo retrô

Para quarto

Seu quarto também pode apresentar a decoração retrô. Atualmente encontramos camas, cômodas, guarda-roupas, penteadeiras, criados-mudos, entre outros móveis próprios de quartos com o estilo antigo.

As penteadeiras com espelhos, por exemplo, combinam bastante com quartos femininos, das crianças às adultas.

Já para os quartos masculinos, apostar em móveis retrô pintados em cores mais escuras e sóbrias é sempre bastante assertivo.

quarto com estilo vintage e retrô
Você encontra facilmente peças vintage para quartos

A escolha da composição completa vai depender de diversos fatores, mas é sempre bom investir no bom senso para não sobrecarregar o visual do quarto, tornando-o cansativo.

Confira a seguir uma série de imagens que mostram quartos decorados com mobílias vintage e retrô:

quartos com estilo vintage e retrô
Quartos com estilo vintage e retrô
quarto com estilo vintage e retrô
Criado mudo colorido combinado a cama de ferro
quarto com estilo vintage e retrô
Dica de quarto de bebê retrô com móveis amadeirados
quarto com estilo vintage e retrô
Cama vintage em ferro
quarto com estilo vintage e retrô
Quarto de bebê feminino com móveis com pés palito
quarto com estilo vintage e retrô
Cômoda para bebê com pés palito
quarto com estilo vintage e retrô
Panorama de quarto infantil com móveis vintage brancos
quarto com estilo vintage e retrô
Mais um modelo de quarto com estilo retrô
quarto com estilo vintage e retrô
Cômoda preta com estilo retrô
quarto com estilo vintage e retrô
O quarto vintage ganha estilo princesa com uma cama assim
quarto com estilo vintage e retrô
A saber, os móveis em madeira maciça são ícones da decoração vintage
quarto com estilo vintage e retrô
Quarto de solteiro com mobílias vintage
quarto com estilo vintage e retrô
Quarto masculino de solteiro com móveis escuros

Para cozinha

E sua cozinha, está com uma decoração sem vida? Não segue nenhum estilo e você quer mudar isso de vez? Então saiba que os móveis com deisgn antigo também podem ser incorporados nesse ambiente.

Se você pensava que não dava para inovar no decor da cozinha, pois afinal trata-se de um local prático, com muito vai e vem e quase despercebido, estava bem enganado.

A cozinha atualmente chama muito a atenção e já se tornou um ambiente no qual acontecem os encontros de amigos, familiares, bem como as refeições diárias, por conta da diminuição de sua área. As cozinhas têm ‘nascido’ menores nos projetos de casas e apartamentos hoje em dia.

Mas sejam em cozinhas miúdas ou grandes, dá para apostar nos móveis com estilo retrô. Entre eles podemos citar as cristaleiras, os buffets, assim como os próprios armários, que podem ser de madeira trabalhada, pintada ou crua.

Conheça como pode ser feita essa decoração da cozinha utilizando móveis com estilo retrô, assim como vintages:

Cozinha retrô e vintage
Inspiração de cozinha com decoração retrô
Cozinha retrô e vintage
Há móveis, assim como eletrodomésticos retrô
Cozinha retrô e vintage
Cozinha vintage completa. O que acha de adotar um estilo assim para a sua?
Cozinha retrô e vintage
Sua cozinha pode ter móveis das épocas de 50, bem como 60
Cozinha retrô e vintage
Que tal então uma cozinha retrô e vintage com mobílias coloridas?
Cozinha retrô e vintage
Panorama de cozinha americana com peças vintage
Cozinha retrô e vintage
Os móveis, assim como o piso são relativos a épocas antigas
Cozinha retrô e vintage
Armários, bem como bancadas vintage
Cozinha retrô e vintage
Cadeiras coloridas para decoração retrô
Cozinha retrô e vintage
Cantinho retrô em sua cozinha
Cozinha retrô e vintage
Armários para cozinha com design vintage
Cozinha retrô e vintage
Que tal ter uma decoração assim?
Cozinha retrô e vintage
Os armários e as prateleiras reforçam a decoração vintage

E então, o que achou de nosso artigo sobre móveis retrô e vintage? Já está preparada (o) para criar uma decoração assim em sua casa? Esperamos que tenhamos tirado suas dúvidas, bem como lhe inspirado com os ambientes decorados.

Aproveite para ler também:

70 Móveis rústicos cheios de charme – Com dicas decorar a casa!

Aparador para Sala de Jantar – 62 Ideias perfeitas para o ambiente!

Volte mais vezes para conferir outros conteúdos. Até uma próxima!


você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.