Decoração Vintage e Retrô – 30 Ideias em Ambientes Fabulosos!

O estilo vintage de decoração está em alta nos últimos anos, sua popularidade se deu em sua maioria pela pelo crescimento da rede social do Instagram. As pessoas percebiam que móveis e objetos retrô e vintage deixavam a foto extremamente chamativa e interessante e começaram a adquirir a moda. Tanto que hoje em dia ainda é uma tendência tirar fotos com filtros de máquinas antigas ou filtros vintage, não é mesmo? E essa parece que chegou para ficar.

sala charmosa com tons suaves de menta e plantas na decoração

Tópicos

Características da Decoração Vintage e Retrô

Houve muita procura por elementos vintage e descobriu-se que o vintage e o retrô estão interligados, mas não são exatamente a mesma coisa. Ambos se referem a coisas que já foram usadas no passado porém a abordagem para cada tipo de produto e serviço é diferente. Você sabe o que cada um é? Pois vou te falar:

Algo vintage é necessariamente retrô porém algo retrô não é necessariamente vintage, entende?

O estilo vintage é feito a partir de objetos que já foram usados há pelo menos duas décadas e que ainda está em um ótimo estado de conservação. O retrô é um objeto que remete ao passado. Por isso é até possível através de artesanato e customização transformar itens normais e atuais em itens retrô para compor a sua decoração.

Há muita inspiração retrô e vintage na arquitetura por exemplo, onde algumas casas são baseadas em plantas de casas muito antigas. Na moda, com a criação de peças que remetam a peças dos anos 50 ou 60 e na decoração como vamos ver agora. Mas você sabia que o termo “retrô” e “vintage” são designados apenas para a área da fotografia?

As principais características da decoração vintage e retrô são a versatilidade, charme, elegância, nostalgia e diferenciação.

Você não precisa seguir um padrão, você pode basear toda a sua decoração em um móvel bem antigo e conservado que tenha por exemplo. O mais legal de tudo é que cada decoração vintage é diferente da outra pois as pessoas nunca terão os mesmos objetos.

É um estilo que engloba decoração de várias décadas atrás porém agrada pessoas de todas as idades.

Fotos de Ambientes com Decoração Vintage e Retrô

Apesar de a decoração vintage e retrô parecerem ter o mesmo nível de dificuldade para serem feitas isso está bem longe de ser real. Como a retrô é algo que pode ser criado, você tem a possibilidade de comprar objetos que remetem a tempos antigos. Já na decoração vintage é possível não gastar uma só nota de real se você tiver todos os objetos na casa de seus familiares mais antigos.

O ideal é que mesmo que você tenha todos os objetos, faça uma decoração nas paredes e compre objetos que casem com o móvel vintage escolhido. Sem contar que é de extrema necessidade que você cuide diariamente da conservação dos mesmos.

Uma decoração vintage sem os mínimos cuidados pode fazer com que o local pareça simplesmente velho, sem charme algum.

Agora que você já sabe diferenciar o vintage do retrô, sabe o que deve ser feito para conservar uma decoração tão elegante e charmosa, vamos a alguns exemplos desse tipo de decoração:

Sala vintage e retrô

Um dos lugares mais divertidos de se decorar é a sala. Como a sala normalmente é o cômodo de entrada para a sua casa ela vai tirar das pessoas primeiras impressões. Assim que uma pessoa entrar em sua sala com uma decoração inteiramente vintage ou retrô é possível que ela fique boquiaberta com tanta elegância e bom gosto!

sala com móveis antigos, sofá cinza e composição de quadros na parede
Os móveis antigos e as molduras dos quadros são peças-chave para a decoração

sala com sofá de couro e parede decorada com diversos quadros e esculturas

móvel retrô com pés-palito, vitrola azul e discos de vinil
Um objeto que fica lindo na decoração é a vitrola, juntamente com discos de vinil. São os itens mais escolhidos por quem é apaixonado pelo estilo retrô!

sofá preto de couro com pés-palito e composição de quadros na parede
Geralmente encontramos sofás coloridos quando se trata da decoração retrô, mas neste caso os pés-palito já trazem referências ao estilo

Se utilize de móveis antigos grandes para que eles sejam o centro da sua decoração, depois use alguns utensílios retrô que combinem com o estilo de seu móvel principal.

Tome muito cuidado pois por exemplo, sofás antigos eram muito duros de se sentar. Priorize o seu conforto e o das pessoas a sua volta. Não é proibido você fazer alguns ajustes para que se adeque a sua necessidade.

(Para conhecer mais sobre mobílias neste estilo, confira nosso post: “Móveis retrô e vintage”)

 

Cozinha vintage e retrô

É na cozinha que encontramos mais utensílios e elementos vintage pois é onde as pessoas mais tem cuidado. Normalmente algum jogo de porcelana, panelas e armários que são deixados pelos pais ou avós.

Montar uma decoração vintage na cozinha não tem nenhum segredo, aplique detalhes de cores mais leves para mesclar com seus móveis e utensílios vintage deixando o local completamente apaixonante!

As cores em tons pastéis junto com a predominância do branco, trazem charme e delicadeza à cozinha
cozinha com móveis em tom de menta e louças coloridas
As cores tem um papel importante na decoração retrô. Costumamos ver móveis e objetos em cores harmoniosas, como o azul, amarelo e vermelho.

 

Quarto vintage e retrô

O quarto é um dos lugares mais legais de se decorar de forma vintage pois há muitos elementos simples que transformam toda a decoração do local. Seja ter uma estante antiga, ou um armário, até ter “luzinhas” estilo pisca-pisca em volta da cama, dando o aspecto retrô ao local.

quarto com móveis vintage
As molduras, o lustre e os móveis são indispensáveis na decoração do espaço

cômoda azul decorada com arranjos de flores

closet com parede azul e poltrona rosa

 

Banheiro vintage e retrô

Como o banheiro normalmente é pequeno, caso você tenha apenas um espelho bem antigo, ou uma banheira, ou uma pia antiga você já praticamente já transformou toda a decoração do cômodo.

Se utilize de alguns detalhes como vasinhos de planta, elementos retrô como porta toalha, porta-escova de dente e etc.

Os pequenos detalhes são os que mais surpreendem na hora da decoração retrô:

banheiro com decoração retrô, seguindo a linha 'urban jungle'
A diversidade de plantas (“urban jungle”) cria um ambiente harmônico com os elementos retrô

banheiro com azulejos e porta rosas, e espelho redondo
Azulejos coloridos são uma ótima escolha para um banheiro retrô!

banheiro retrô com banheira

 

Apartamento pequeno com decoração vintage e retrô

Abaixo temos alguns exemplos de decoração vintage e decoração retrô. Podemos perceber que a vintage sempre tem detalhes retrô porém a retrô não necessariamente tem algo vintage, ela apenas remete a decorações antigas.

Vemos também que não são apenas grandes casas e grandes cômodos que suportam a decoração vintage. Você pode muito bem ter a decoração que tanto sonho tendo um apartamento pequeno, você apenas terá que fazer com que a maioria dos elementos ornem entre si.

A dica é você se basear totalmente nos únicos móveis vintage que você tem. Normalmente temos poucos pois raramente encontramos objetos e móveis bem conservados para se usar na decoração. Aproveite que são poucos e baseie sua decoração inteiramente neles.

apartamento colorido e harmonioso
Note como a decoração é colorida sem exageros: use as cores a seu favor!

sala com parede de tijolos à vista e luminária retrô verde

O tom de rosa suave combina com os móveis cinza e os adereços em rose gold, criando um ambiente moderno

varanda de apartamento com enfeites retrô e almofadas e cadeiras coloridas

Use objetos que combinem com o local escolhido e use também quantos detalhes forem necessários para te agradar. Além de escolher cores mais pastéis ou mais claras para compor o cenário vintage.

E então, gostou das ideias? Deixe seu comentário!


você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.