30 Modelos de Porta Externa – Dicas Valiosas de Como Escolher!
A porta de externa de uma casa ou apartamento pode dizer muito sobre o ambiente. Um verdadeiro cartão de visitas do imóvel, a porta externa demarca a entrada principal da casa e, representa o estilo e a essência dos moradores. Devido ao seu grande destaque, é uma das principais responsáveis pela harmonia e beleza da residência.
Sejam elas de madeira, ferro ou vidro, as portas externas possuem grande destaque e acrescentam charme em qualquer ambiente. Independentemente do tamanho da sua casa, com a porta externa certa, é possível criar uma entrada imponente e elegante. Se você está pensando em dar uma repaginada no imóvel, nem sempre é preciso fazer uma grande reforma para transformar a sua casa ou apartamento. Investir em uma porta externa arrojada pode fazer toda a diferença no ambiente, tanto na área externa como na interna.
Laqueadas, envernizadas ou com pintura, essas portas dão um charme a mais em qualquer ambiente e fazem da entrada um lugar muito especial. Mesmo nos locais mais compactos, é possível montar uma fachada sofisticada e de muito bom gosto.
Tópicos
Quanto custa?
Portas externas podem ser básicas ou mais elaboradas, por isso, seus valores também podem variar de acordo com o material utilizado. Confira:



Fotos e modelos de Porta Externa
Ainda não conseguiu escolher sua porta de entrada ideal? Veja nossas sugestões de portas externas para se inspirar!
Porta Externa de Madeira
Um dos modelos mais utilizados, as portas de madeira podem ser encontradas em diversos tipos. Desde a mais básica lisa, até um modelo mais trabalhado e detalhado. Por ser um material de valor refinado, pode ser utilizado em diferentes estilos de fachadas.
Se optar por esse material, lembre-se de escolher madeiras maciças, dessa forma, a porta pode ter maior resistência às condições externas, como sol, calor e maresia e, maior durabilidade.
Nesses casos, com o passar do tempo, o modelo de madeira pode demandar manutenções. Além do cuidado para evitar cupins e deterioração, é necessário verificar periodicamente o estado do verniz e da pintura.
Porta Externa de Ferro
Portas de ferro também são muito utilizadas. No entanto, este material requer ainda mais cuidado, já que são pouco resistentes ao contato com a água e possuem maior propensão à ferrugem.

Porta Externa de Alumínio
Ao contrário das portas de ferro, as portas de alumínio não enferrujam e não deterioram com facilidade. Os modelos fabricados com este material também apresentam outra vantagem muito importante, não desgastam e não sobrecarregam a estrutura do imóvel.
A nível estético, o alumínio pode ser brilhante ou fosco, de cores variadas, o que confere um toque de modernidade à fachada.

Porta Externa de Correr
A versões de correr são as preferidas quando a questão é otimizar o espaço. A praticidade desse modelo não demanda o espaço de abertura da porta, o que a torna a solução perfeita para ambientes reduzidos.

Em contrapartida, também é muito utilizada em fachadas mais amplas, em sua maioria de estilo minimalista, com duas ou mais folhas. Nesses casos, o objetivo é dar ainda mais amplitude ao ambiente.

Outro uso para as portas de correr são para as portas dos fundos, que geralmente dão acesso à varandas e áreas de lazer do imóvel. Não é difícil encontra-las em sítios e em apartamentos com varandas amplas.
Porta Externa Branca
Independentemente de seu material (madeira, ferro ou alumínio), portas externas brancas são muito utilizadas. Apesar de simples, engana-se quem pensa que esta versão é muito básica. Com o acabamento e detalhes certos, pode se tornar referência de sofisticação em qualquer fachada.
Com o tempo, dependendo do material da porta, é recomendável fazer uma manutenção na pintura, para que não destoe do restante do projeto.
Porta Externa de Vidro
O uso do vidro em portas externas pode ser um pouco delicado. Por ser um material mais frágil e que restringe a privacidade dos moradores, costuma não ser a primeira opção quando falamos de portas de entrada.
Porém, assim como as portas de correr, é possível encontra-lo em portas externas que dão acesso a área dos fundos, como quintais e piscinas. Alguns modelos podem combinar o vidro com madeira ou alumínio na moldura. Um recurso muito utilizado, é aplicação de películas foscas ou mais escuras, para não deixar o interior da casa aparente.

Porta Externa de Duas Folhas
Excelente solução para o dia de mudança e entrada de grandes móveis e eletrodomésticos, as portas de duas folhas oferecem mais espaço de passagem para a entrada da casa.
O modelo é altamente recomendado para as residências que necessitam de adaptações para cadeirantes.
Porta Externa Pivotante
Objeto de desejo de muitos amantes de decoração e arquitetura, a porta pivotante é o toque especial para uma fachada imponente. O modelo que gira em torno de um eixo vertical é ideal para residências amplas.
Geralmente, este modelo é feito sob medida, já que o material utilizado precisa ser resistente o suficiente para suportar medidas maiores que o padrão. Isso certamente pode elevar o custo da peça.
Mesmo com toda a elegância, a porta pivotante pode deixar a desejar no quesito vedação. Como precisa de espaço entre o chão e a parede para girar, o bloqueio contra o som e a poeira acaba não sendo o mesmo de uma porta comum.
Aproveite as dicas desse post para encontrar a opção de porta externa que mais se encaixa ao seu estilo e ao estilo da sua casa!