Decoração de Kitnet e Studio – 25 Ideias e Dicas Maravilhosas!

kitnet simples e sofisticada

Está com dificuldades para decorar sua kitnet ou studio? Nós temos a solução! Confira nossa seleção de ideias e dicas de decoração de kitnet e inspire-se!

kitnet com armários embaixo da cama

Decorar ambientes compactos pode se tornar uma tarefa difícil. É necessário um bom planejamento para aproveitar o espaço da melhor forma e, ao mesmo tempo, criar um ambiente sofisticado, aconchegante e elegante.

kitnet com decoração moderna

Mesmo os imóveis muito pequenos ou mais simples podem ser decorados de forma a facilitar a comodidade dos usuários, com um toque de modernidade, conforto e sem muitos gastos.

decoração de kitnet

Tópicos

Kitnet e Studio: Qual é a diferença?

Os dois tipos de imóveis são caracterizados pelos ambientes integrados e espaços reduzidos. Costumam ser preferência entre solteiros e casais que possuem uma rotina mais agitada, já que são de fácil manutenção.

Mas, afinal, qual é a diferença entre eles?

Originada da palavra inglesa “kitchenett”, que quer dizer “cozinha pequena”, a kitnet ou quitinete é prática e versátil. Este tipo de imóvel, assim como o studio, apresenta os ambientes de sala e quarto integrados, cozinha no estilo americana e banheiro, sem muitas divisórias. Alguns modelos podem não apresentar espaço para a sala de estar.

Quarto e Sala integrados
Quarto e sala integrados

kitnet ampla

Já os studios, apesar de manterem a característica de ambientes compactos, podem apresentar mais demarcações entre os seus cômodos, criando mais privacidade para a área do quarto, por exemplo. Em alguns casos, a cama fica suspensa, para criar mais espaço.

studio amplo

studio com cama suspensa
A cama suspensa cris mais espaço no ambiente

Decoração de Kitnet: Por onde começar?

Decorar e aproveitar espaços reduzidos da melhor forma pode ser um desafio. Mas não se desespere! Antes de por a mão na massa, atente-se para alguns detalhes:

  • Planeje a decoração e disposição dos móveis a partir da cama;
  • Tons claros criam impressão de amplitude;
  • Pisos uniformes;
  • Móveis planejados;
  • Invista em nichos e prateleiras;

Ainda na dúvida? Para facilitar, separamos as kitnets nas seguintes categorias. Confira em qual a sua se encaixa e aproveite as dicas:

Muito Pequena

Em ambientes muito reduzidos, o foco deve ser aproveitar o espaço da melhor maneira, mantendo a organização e sem perder o seu toque de personalidade na decoração.

Nesses casos, procure usar um piso só em todo o imóvel, para criar uma atmosfera de amplitude. Pisos diferentes em quitinetes e studios podem reproduzir espaços “quebrados” e desconexos, o que pode passar a impressão de um espaço ainda menor.

kitnet ampla
Piso uniforme é sinônimo de espaço amplo

O mobiliário também é muito importante. Depois de medir todo o espaço e ter as dimensões exatas de cada área a ser utilizada, o ideal seria investir em um móvel planejado. Móveis planejados otimizam a disposição dos espaços, por exemplo, integrando armário, gavetas, e quem sabe até um espaço para o notebook.

kitnet com móveis planejados

Outra dica, é fazer um suporte suspenso para a TV, vindo do forro. Móveis retráteis complementam o ambiente com praticidade e funcionalidade.

TV suspensa

Se esta opção estiver fora do seu orçamento, ao procurar por móveis prontos e fáceis de combinar entre si, dê preferência aos verticalizados. Pense em aproveitar o máximo de espaço possível disponível até o teto.

No quesito cor, o bom e clássico branco evita que o espaço, mesmo com muitos elementos, tenha um visual poluído e, garante um ar clean. O toque de personalidade do imóvel estará nos objetos pessoais que ficarão expostos, acrescentando ao ambiente um pouco da personalidade e estilo do proprietário ou proprietários.

decoração de kitnet
Detalhe na iluminação dá toque especial à decoração.

Espelhos são ótimas alternativas para ganhar espaço. Superfícies espelhadas são recursos muito utilizados em decoração de kitnet, pois parecem duplicar os espaços e multiplicam a iluminação.

decoração de kitnet com espelho
Espelho ajuda a ampliar o ambiente

 

Outra solução muito recorrente para a economia de espaço são as portas de correr. Tanto para separar ambientes, quantos nos móveis.

kitnet com porta de correr
Porta de correr para separar os espaços.

Simples

Aqui, menos é mais. Como dito anteriormente, todo o aproveitamento do espaço e decoração da kitnet ou studio deve ser planejado a partir da disposição e estilo da cama. Uma boa ideia é deixa-la próxima a uma janela, e mais afastada, quanto for possível, da cozinha.

decoração de kitnet
Cama próxima à janela

Para manter um projeto de decoração simples, utilize acessórios para criar um pouco de privacidade. Cortinas, estantes e tapetes são ótimos artifícios para delimitar os espaços entre sala e quarto. Entre as estantes, as opções vazadas são as mais recomendadas, já que não interferem tanto na iluminação do ambiente.

kitnet clean e sofisticada
Estante vazada complementa decoração clean e sofisticada.

Para separar o ambiente da cozinha, caso não haja uma bancada ao estilo cozinha americana, podem ser utilizados carrinhos, armários e aparadores.

kitnet com televisão na bancada
Bancada com televisão otimiza o espaço.

Além de aproveitar a iluminação natural, que tal investir em um projeto de iluminação? Luzes de LED e cores diferenciadas podem ajudar a criar ambientações diferentes em um mesmo cômodo.

kitnet com destaque na iluminação da sala
Iluminação destaca o cômodo

Se quiser fugir do branco, procure destacar apenas uma parede com a cor de sua preferência. Porém, procure se manter na escala das tonalidades mais claras. Isso ajuda a manter a “amplitude” da área.

decoração de kitnet com azul turquesa
Decoração com toques de azul turquesa.

Complemente a decoração com prateleiras, nichos e plantas!

Outros recursos que podem ser utilizados para otimizar o espaço:

  • Móveis retráteis
  • Sofá-cama;
  • Biombos;

Agora que você já conferiu nossas dicas sobre decoração de kitnet, é hora de colocá-las em prática!


você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.