Decoração Escandinava – O que é + 25 inspirações encantadoras!

Decoração escandinava? O que seria isso? Fique tranquilo que aqui nós vamos te dar todas as informações sobre essa decoração que faz tanto sucesso e apaixona tanta gente a primeira vista.

A Escandinávia é uma região ao norte Europeu onde está localizado países nórdicos como Suécia, Dinamarca, Noruega e Finlândia. São países muito elevados que comportam baixíssimas temperaturas, sendo assim criou-se uma cultura de “reunião residencial”, onde as pessoas preferem se reunir com amigos em seus lares do que sair para bares por exemplo.

Esse é um comportamento que perdura há décadas e se tornou praticamente unificado com a essência das pessoas que lá vivem. Sendo assim muitas empresas se especializaram nesse estilo de decoração, tomando como referência esse estilo de vida, o que fez com que a decoração escandinava se tornasse uma referência mundial.

Atualmente esse estilo de decoração é muito bem utilizado na prática do DIY, pois ele te mostra que não necessário um grande investimento para que se tenha um resultado ótimo nas decorações, é apenas preciso ter um estilo próprio e um bom toque de personalidade.

Tópicos

 

O que é decoração escandinava?

A decoração escandinava nada mais é do que uma dualidade, a busca pelo conforto e aconchego na modernidade dos elementos, fazendo o simples ser sofisticado e o tradicional ser contemporâneo ao mesmo tempo que trabalha cores e elementos que combinam entre si. É um desafio para os designers de hoje assim como uma tendência e uma fonte de inspiração.

São decorações minimalistas que basta um olhar para notar o aconchego do local. Há muito a utilização de acessórios de decoração como quadros, vasos de plantas, pesos para papéis e luminárias, o que dá o toque especial para o charme e estilo “clean” do ambiente apesar de muitos elementos.

As cores são sempre leves e frias variando entre tons de P&B e tons pastéis. A utilização de tons mais claros acontece devido a como são esses países no norte europeu. O dia tem poucas horas de luz do sol, então normalmente está bastante escuro, sendo assim as pessoas procuram deixar o ambiente o mais claro, vivo e arejado possível para sua família e também para as visitas.

Há muitos pontos contemporâneos e outros pontos bem rústicos na decoração escandinava, por isso a chamamos de design de dualidade, você pode mesclar formas muito modernas de objetos com um ambiente todo rústico em madeira por exemplo.

 

Fotos de ambientes com decoração escandinava

Decoração escandinava para quarto

Como os quartos são normalmente menores que os ambientes principais da casa como salas de estar e cozinha a decoração escandinava nesses ambientes tende a ser um pouco mais simples e menos rica nos elementos e uso de objetos, no entanto são de grande personalidade e você pode dar um toque um tanto quanto “sóbrio” para esses locais, já que são lugares mais íntimos no qual será feito inteiramente do seu gosto. Digo isso porque normalmente quando pensamos em um ambiente familiar, que irá comportar muitas pessoas, pensamos também em uma decoração para agradar, no caso citado acima você é o único que precisará ser agradado!

Nesses exemplos podemos ver uma grande mescla na utilização de cores e acessórios de decoração. As cores podem variar tanto quanto das mais leves e neutras, quando as mais escuras. A madeira e sua textura é um elemento muito presente e que deixa o ambiente com um toque rústico.

 

Decoração escandinava para sala

Como disse anteriormente, as salas são em sua grande maioria de cores mais claras. Isso para aproveitar o máximo a incidência de luz no ambiente.

É sempre bom usar uma base neutra para as suas criações, assim você pode focar dar mais personalidade a outros objetos como mesas, sofás, poltronas, livros, luminárias, espelhos e o que mais você decidir que combina com o seu estilo.

Mas além das cores mais neutras e básicas tempos exemplos também de variações de cinza. O preto é uma cor forte que também que define personalidade e combina com praticamente tudo, porém se você decidir usar cores mais sóbrias e fortes como ela você precisa ter em mente que necessariamente terá que dar a “quebra” com algum outro elemento. Uma boa ideia é misturar o cinza e o off-white ou o preto com cores mais pastéis ou até mesmo utilizar o P&B nas composições.

Não se esqueça da mistura de quadros no mesmo estilo, com paisagens ou imagens diferentes. Escolha sempre imagens que vão compor a temática sua sua decoração.

Há também os chamados “pontos de luz”, que é onde você faz um “cenário” praticamente de uma única cor, e adiciona um elemento chamativo de uma cor diferente. Vemos isso no exemplo da sala totalmente em branco com o sofá vermelho. Pura personalidade, não é mesmo?

 

Decoração escandinava para cozinha

Nas ideias abaixo, vemos decorações bem ousadas. A decoração escandinava feita na cozinha pode exagerar nos elementos rústicos e toques de madeira pois combinam com tudo!

A iluminação fica sempre pendula para não atrapalhar a passagem que costuma ser menor do que na sala de estar por exemplo. E como há muitos utensílios na cozinha, o melhor a se fazer é diminuir na decoração com objetos.

O que normalmente os designers fazem para que o ambiente se pareça mais escandinavo e tenha um certo equilíbrio é mesclar cores diferentes de louças e utilizar louças decorativas. Cai muito bem como parte da decoração.

 

Decoração escandinava para banheiro

Na parte da decoração escandinava nos banheiros você pode utilizar tanto os pontos de cores como fazer o cômodo inteiramente neutro, ou inteiramente escuro. Isso vai depender muito do espaço do seu banheiro que pode ser tanto grande e espaçoso quanto pequeno e simples.

Procure decorar com itens discretos para não ter muita carga de informação e usar luzes pendentes, assim como na sala elas compõem muito bem o ambiente!

Apaixonante não é mesmo? E não segue um único padrão, você pode deixar a sua imaginação ir muito mais além da simplicidade e sofisticação. Não tem como não amar a decoração escandinava.

 


Espero que tenham gostado das dicas e inspirações! Qualquer dúvida ou sugestão, comentem aí embaixo!

Vamos começar decorar nossos belos cantinhos? Vamos!


você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.