Enfeite de Natal Artesanal – 60 Ideias para Fazer na Sua Casa!

Uma das coisas mais divertidas do Natal além de celebrar com quem amamos, é o momento de pensar na decoração. A montagem da árvore de Natal e a arrumação da casa para receber os familiares e amigos acaba se tornando um momento super especial. Se você gosta de colocar a mão na massa, temos certeza que vai adorar se inspirar com ideias absurdamente lindas de enfeite de Natal artesanal.

O Natal está chegando com tudo e se você gosta de projetos para fazer em casa, temos certeza que vai adorar passar bons momentos criando peças lindas para deixar sua casa ainda mais bonita e aconchegante para essa data tão especial. Os modelos de enfeites natalinos artesanais seguem o estilo DIY que tem como uma das principais características o uso de técnicas para deixar as peças com um toque mais aconchegante e caseiro.

Está em busca de ideias para enfeite de Natal artesanal? Confira nesse post inspirações incríveis, além de dicas para caprichar nos enfeites que separou para sua decoração natalina!

Tópicos

Fotos e Modelos de Enfeite de Natal Artesanal

O Natal é uma data comemorativa super especial que não pode passar em branco. A ansiedade por esse momento é tanta que meses antes, geralmente no mês de outubro, já é necessário começar a pensar na decoração natalina, presentes e lembrancinhas para os amigos e família.

O enfeite de Natal artesanal é uma opção que vem sendo muito utilizada atualmente para caprichar na decoração e economizar no orçamento desta data. Com muita criatividade é possível criar peças decorativas com os mais variados tipos de materiais como: EVA, biscuit, feltro, crochê, papel,garrafa PET, entre outros.

Quer fazer enfeite de Natal artesanal e está em busca de inspirações? A seguir separamos por categorias ideias incríveis de enfeites para fazer em casa. Temos certeza que entre as ideias que separamos você vai encontrar opções incríveis para a sua decoração natalina.

Ideias para enfeite de Natal artesanal70 Ideias para enfeite de Natal artesanal71 Ideias para enfeite de Natal artesanal72 Ideias para enfeite de Natal artesanal73 Ideias para enfeite de Natal artesanal74

Enfeite de Natal em EVA

O EVA é um material para artesanato super versátil e econômico, podendo ser adquirido em papelarias e armarinhos. 

Não tem como negar que se tratando de enfeite de Natal artesanal, o Eva está entre as opções mais buscadas devido a facilidade para se trabalhar.

É possível fazer uma infinidade de enfeites artesanais com EVA, desde estrelas até flores, Papai Noel, entre outros.

Para se inspirar na hora de escolher os modelos de enfeites artesanais perfeitos para sua decoração, separamos a seguir ideias lindas e super fáceis de fazer  feitas com EVA.

Enfeite de Natal artesanal para ávore5

Enfeite de Natal artesanal para porta2

Enfeite de Natal artesanal1
Mini árvore de Natal em EVA para decorar ou utilizar como lembrancinha.

Enfeite de Natal artesanal3

Enfeite de Natal artesanal6
Apliques em EVA para decorar árvore de Natal.
Guirlanda de Natal artesanal4
Guirlanda em EVA com Papai Noel para decorar porta.

Enfeite de Natal em feltro

Os enfeites de Natal em feltro são fundamentais na decoração de quem gosta de deixar a casa ainda mais bonita e aconchegante para data mais aguardada do ano. 

Os apliques em feltro são uma ótima opção para decorar a árvore, guirlandas e até mesmo na decoração da mesa.

Para fazer a decoração da árvore com enfeites artesanais em EVA, não é regra ficar preso aos personagens clássicos natalinos, ou seja, qualquer peça em feltro pequena e delicada, pode ser utilizada na montagem de um lindo pingente para a decoração.

Para que você possa aproveitar o incrível universo do feltro, separamos a seguir ideias absurdamente lindas de enfeites de Natal em feltro. Não temos dúvidas que por meio dessas dicas e inspirações o seu Natal vai ficar ainda mais bonito e super alegre.

Enfeite de Natal artesanal em feltro9
Estrela de natal em feltro para decorar árvore.
Enfeite de Natal artesanal em feltro para árvore9
Renas em feltro para decorar árvore de Natal.

Se você está vendo as lindas renas e está pensando no quanto é difícil fazer uma peça como essas, temos que informar que você está enganado. Na verdade fazer um lindo pingente como esse para decorar sua casa é bem mais simples do que pensa. O segredo dessas peças está na costura e nos moldes utilizados para cortar o feltro.

Enfeite de Natal artesanal em feltro vermelho10
Pingentes vermelhos em feltro para decoração de Natal.

Criar enfeites natalinos em feltro é muito mais simples do que muita gente pensa. Uma das técnicas mais utilizadas nesse tipo de trabalho manual é a costura, porém em alguns casos é possível utilizar cola quente. Os pingentes vermelhos que separamos nessa inspiração são uma ótima opção tanto para quem deseja fazer a costura manual quanto para quem prefere fazer uso de cola quente.

Enfeite de Natal artesanal em feltro para árvore8 Enfeite de Natal artesanal em feltro7

Enfeite de Natal de Crochê

Uma ideia incrível inspirada em um dos artesanatos mais antigos que conhecemos é o enfeite de Natal de crochê. Entre as ideias para enfeites de Natal de crochê podemos encontrar diferentes opções de peças desde sininhos, bichinhos, mini árvore de Natal, boneco de Neve, Papai Noel, entre outros.

Para se inspirar veja as ideias para enfeite de Natal artesanal de crochê que separamos a seguir.

Árvore de Natal em crochê para decoração18

Na inspiração que separamos podemos ver lindos modelos de pingentes com formato de árvore de Natal que podem ser utilizados para decorar diferentes espaços da casa.

Boneco de neve em crochê para árvore47

As miniaturas dos personagens clássicos de Natal são uma ótima opção para deixar a decoração da árvore de Natal ainda mais bonita e aconchegante.

Enfeite de Natal artesanal em crochê para árvore16 Enfeite de Natal artesanal em crochê13

Enfeite de Natal artesanal em crochê15 Enfeite de Natal artesanal em crochê16 Papai Noel em crochê14

Enfeite de Natal de papel

Para quem deseja utilizar papel para a criação de um lindo modelo de enfeite de Natal artesanal, há diferentes opções super criativas que podem ser utilizadas como inspiração.

É surpreendente como uma folha de papel pode ser transformada em uma estrela, flor, mini balão, entre outras opções.

Para se inspirar separamos a seguir ideias incríveis para enfeite de Natal artesanal em papel.

Bola feita com papel para decorar árvore23 Enfeite de Natal artesanal feito com papel para árvore22 Enfeite de Natal artesanal feito com papel19 Enfeite de Natal artesanal feito com papel20

Enfeite de Natal artesanal feito com papel21
Estrela de papel para decorar árvore de Natal.

Flor de Natal feita com papel25

Enfeite de Natal de garrafa PET

O enfeite de Natal artesanal com garrafa PET é uma opção criativa para decorar a casa gastando muito pouco. Com esse tipo de material você pode criar desde lindos modelos de árvores de Natal, até anjinhos, guirlandas, sinos, castiçais entre outros.

Anjinhos para decoração de Natal feitos com garrafa PET28

Árvore de Natal para decorar porta feita com garrafa PET30
Árvore de natal em garrafa PET para decorar porta.
Enfeite de Natal artesanal feito com garrafa PET26
Pingentes em garrafa PET decorados com purpurina.

Enfeite para árvore de NAtal feito com garrafa PET26 Guirlanda feita com garrafa PET

Sino decorativo feito com garrafa PET27
Sino decorativo em garrafa pet pintado com tinta spray dourada.

Enfeite de Natal em Vidro

O enfeite de Natal em vidro é uma ótima opção para quem deseja uma decoração delicada e elegante gastando pouco. Para fazer esse tipo de peça decorativa você pode utilizar qualquer modelo de pote de vidro que tenha disponível em casa.

Para se inspirar separamos a seguir ideias incríveis com diferentes opções de enfeite de Natal artesanal em vidro.

Enfeite de Natal artesanal feito com pote de vidro e vela33

Nessa proposta que separamos podemos ver como é possível criar um lindo modelo de enfeite de Natal artesanal com materiais simples. Com uma vela, tecido e um laço de sisal você pode fazer uma peça surpreendente para incrementar ainda mais a decoração da mesa.

Enfeite de Natal artesanal feito com pote de vidro juta34 Enfeite de Natal artesanal feito com pote de vidro personalizado com pintura36 Enfeite de Natal artesanal feito com pote de vidro31 Enfeite de Natal artesanal feito com pote de vidro32 Enfeite de Natal artesanal feito com pote de vidro35 Enfeite de Natal artesanal feito com pote de vidro e vela33 1 Enfeite de Natal artesanal feito com pote de vidro juta34 1 Enfeite de Natal artesanal feito com pote de vidro personalizado com pintura36 1

Para as mamães que estão em busca de um projeto divertido para os pequenos, essa opção de pote de vidro pintado com rostinhos pode ser a pedida certa.

Enfeite de Natal artesanal feito com pote de vidro31 1 Enfeite de Natal artesanal feito com pote de vidro32 1 Enfeite de Natal artesanal feito com pote de vidro35 1

Enfeite de Natal de biscuit

Se você já conhece o universo do biscuit e suas infinitas possibilidades, pode aproveitar as diferentes opções de peças que podem ser feitas com essa massinha para fazer uma decoração linda e super criativa de Natal ou até mesmo ganhar aquela grana extra.

Como o biscuit é possível fazer diferentes opções de enfeites desde o clássico Papai Noel até porta velas, porta guardanapo, bonecos de neve, entre outros.

Boneco de neve em biscuit para decoração de Natal41
Boneco de neve em biscuit para decorar árvore de Natal.

Enfeite para árvore de Natal em biscuit42 Enfeites para árvore de Natal em biscuit40 Papai Noel em biscuit para decoração de Natal45

Sagrada Família em biscuit para decoração de Natal44
Sagrada família em biscuit para decorar porta.
Ursinhos em biscuit para decoração de Natal43
Ideias criativas de ursinhos com touca de Papai Noel para decorar árvore de Natal.

Enfeite de Natal de Madeira

Os enfeites de Natal artesanal em madeira estão super em alta. Se você deseja uma decoração de Natal com um toque mais rústico essa pode ser a pedida certa.

Com relação ao enfeite de Natal artesanal em madeira, principalmente as opções em MDF estão sendo muito utilizadas. Em lojas especializadas ou lojas de artesanato é possível encontrar diferentes opções de enfeites crus para pintar em casa.

Pensando em te auxiliar a deixar sua decoração de Natal ainda mais bonita, separamos a seguir ideias incríveis de enfeite de Natal artesanal em madeira.

Enfeite de Natal artesanal feito com madeira para decorar árvore51 Enfeite de Natal artesanal feito com madeira50 Enfeite de Natal artesanal feito com madeira59 Enfeite de Natal artesanal feito com madeira60 Floco de neve em MDF para pintar em casa58 Árvore de Natal em MDF55

Como fazer enfeite de Natal? – Passo a passo

O isopor é um material muito utilizado para artesanato. Algumas das principais vantagens de optar pelo isopor é que ele pode ser esculpido e cortado com muita facilidade, e é por isso que ele é tão bom para trabalhos manuais.

Se você está em busca de uma opção simples de enfeite de Natal artesanal para fazer em casa, vai adorar o bonequinho de neve em isopor que separamos. Quer aprender como fazer um enfeite de Natal fofo e super fácil? Confira o passo a passo que preparamos a seguir.

Materiais:

  • Cola Quente
  • Bolinhas de Isopor
  • Feltro vermelho
  • Tesoura
  • Tinta preta
  • Pincel pequeno
  • Estilete
  • Base pequena em acrílico para fixar o boneco

Como Fazer: Passo a Passo

  1. Para fazer o seu boneco de neve o primeiro passo é pegar as duas bolinhas de isopor, fazer um corte reto para criar dois lados retos em ambas bolinhas com o estilete e unir com cola. 
  2. Depois que a cola secar, pinte o rostinho do boneco de neve com a tinta preta.
  3. Enquanto a pintura do rosto seca, recorte uma fitinha no feltro e repique as pontas para criar franjinhas e dar um charme a mais ao seu boneco de neve com um fofo cachecol.
  4. Após a pintura do rosto secar é hora de finalizar com cachecol fofo feito em feltro.
  5. Cole o boneco na base de acrílico.
  6. Seu enfeite de Natal artesanal está pronto para deixar sua decoração ainda mais bonita!

Moldes para imprimir grátis

Os moldes são uma ótima opção para quem deseja fazer o enfeite de Natal artesanal com EVA ou feltro. Pensando nisso, separamos a seguir boas opções de moldes que podem ser utilizados para fazer diferentes peças para a sua decoração.

Molde para enfeite de Natal artesanal4 Molde para enfeite de Natal artesanal3 Molde para enfeite de Natal artesanal2 Molde para enfeite de Natal artesanal1

Gostou das nossas dicas para enfeite de Natal artesanal? Quais opções mais chamaram sua atenção? Deixe seu comentário.


você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.