Decoração com fita de LED – 80 Ideias maravilhosas e como instalar!
Já pensou que a decoração com fita de LED pode renovar totalmente um ambiente de sua casa? Além de dar um toque descolado a qualquer projeto, ainda é importante para a iluminação – seja de pequenos pontos ou de todo o cômodo.
Sendo assim, vale saber mais sobre a fita de LED e perceber o quanto esse material é versátil e acessível. Preparamos um tutorial completo com preço, dicas, tutoriais e 80 fotos incríveis.
Tópicos

Primeiramente, você sabe o que é fita de LED?
Trata-se de uma fita flexível emissora de luz, fácil de instalar e capaz de iluminar diversos pontos, desde sancas de gesso até escadas, móveis, acessórios, prateleiras, nichos e até corredores.
Além de funcional, é um coringa na decoração de ambientes, pois é fonte de luz suave, indireta e complementar a um sistema luminotécnico. Segundo especialistas, lembra até os tradicionais pisca-pisca, comum nas festas de fim de ano.
Com tanta versatilidade, a fita de LED alcançou muita popularidade em diversos projetos. Você pode usá-las em qualquer espaço, seja a versão com luz branca ou colorida. Quanto à potência, há modelos de 110v e 220v. A fita mais comum é a 3528, conhecida também por 4,8 w. Já a fita de LED 5050 – 7,2 w – é mais potente, com uma boa intensidade, ideal para grandes estruturas/cômodos.

Quanto custa em média? #preço
O preço da fita de LED é variável e depende do tamanho, cor, potência, entre outros fatores. De modo geral, o metro linear custa 40 reais em média.
Algumas fitas possuem cerca de 30 LEDs em sua estrutura. Por outro lado, há modelos com 60 LEDs. Tal característica impacta diretamente no valor do produto. Além disso, as fitas podem contar com controle remoto para facilitar a manipulação.
Em todo caso, você deve pesquisar bastante para escolher o modelo ideal para seu projeto. Em uma pesquisa básica na internet, é fácil encontrar vários tipos de fita de LED em sites como o Mercado Livre, por exemplo. Do mesmo modo, é possível comprar em lojas de produtos para iluminação.

Dicas de decoração com fita de LED
Como decorar com fita de LED? Para inspirar você, selecionamos fotos de diversos projetos.
Fita de LED branca
A fita de LED branca é a mais popular e possui uma série de vantagens. Você pode instalar facilmente em vários locais, já que a maioria dos modelos é dupla face. Além disso, a durabilidade é um ponto forte, chegando a cerca de 10 anos caso seja de boa qualidade.
O modelo branco é versátil e se adapta a qualquer ambiente. Não emite raios UV ou infravermelho, não esquenta e ainda gera uma boa economia na conta de energia elétrica, pois é uma fonte de luz indireta que substitui uma lâmpada convencional em alguns espaços.
Sendo assim, você pode começar comprando a versão branca e ir adaptando aos poucos à decoração da sua casa, seja no teto, em rodapés, em móveis, etc.




Atente-se à diferença: a fita de LED branca quente tem luz que lembra as lâmpadas incandescentes; já a LED branca fria é semelhante às lâmpadas fluorescentes.


Fita de LED colorida
Outra versão interessante é a fita de LED colorida, conhecida como RGB, que une três cores: R (red – vermelho), G (green – verde) e B (blue – azul). Esse modelo geralmente possui controle remoto e as luzes podem ser exibidas de modo ritmado, com intensidade controlada, favorecendo a decoração do ambiente.
Azul
O modelo azul cria um efeito futurista e sofisticado. Combina bastante com decoração em cor branca, móveis de madeira e projetos modernos. Além disso, é uma boa opção para decoração de estabelecimentos, agências, etc.







Amarela
Quem gosta de luzes amareladas pode apostar nesse modelo para instalar em sua casa. É a melhor versão para dar destaque a algum móvel ou estrutura, criando um belo efeito. Do mesmo modo, o LED amarelo fica perfeito em móveis brancos ou no gesso do teto.






Vermelha
A luz vermelha traz total exuberância e charme ao ambiente. Pode parecer impactante para algumas pessoas, mas é uma boa opção para uma decoração arrojada e intimista. Sendo assim, vale instalar em quartos, na piscina, na sala, etc., com muita evidência durante a noite, como única fonte de luz no cenário – conforme as imagens.





Fita de LED no espelho
É tendência entre muitas pessoas instalar fita de LED no espelho. Além de evidenciar a estrutura, traz um detalhe decorativo interessante e conceitual, sobretudo o modelo com luz branca. Boa ideia para o espelho de penteadeiras e também para o espelho do banheiro.







Fita de LED para gesso
Uma alternativa interessante é colocar fita de LED no gesso, seja nas sancas no teto, em detalhes na parede e até em móveis confeccionados com esse material. Como se trata de uma superfície branca, luzes coloridas ficarão com total evidência, por isso você pode optar por essas versões.







Fita de LED para sala
Na sala, você pode instalar a fita de LED no teto, como uma fonte de luz auxiliar a lâmpadas ou pendentes. Do mesmo modo, é interessante iluminar o painel de TV, posicionando a fita abaixo de prateleiras, em nichos ou no próprio rack.





As fitas de LED se adaptam perfeitamente a estantes, cristaleiras e aparadores, deixando a sala com uma decoração requintada e elegante.


Fita de LED para cozinha
A fita de LED está cada vez mais comum em projetos de cozinha. Nesse cômodo, é recomendado instalar na parte inferior dos armários e gabinetes, para destacar e iluminar a pia. Outra ideia é destacar um balcão e rodapés, sobretudo em cozinhas que seguem um conceito moderno ou industrial.









Fita de LED para quarto
É possível renovar a iluminação e a decoração do quarto com fitas de LED. Os melhores pontos são a escrivaninha, o painel de TV, nichos e prateleiras, além da cabeceira da cama. Sendo assim, elas funcionam como fontes de luz indireta que podem ser acesas para iluminar cada parte em específico, seja para ler, para usar o computador, entre outras atividades.

Dica de ouro: é bacana iluminar totalmente seu closet usando fitas de LED.






Fita de LED para piscina
Também é possível instalar fitas de LED na piscina. Quem pretende deixar a estrutura totalmente iluminada pode realçar a iluminação das bordas ou da cascata. Os modelos de luz branca e azul são boas indicações.
Uma piscina refletida com luzes LED deixará o espaço interno impressionante, sobretudo para a decoração de festas e eventos. Vale salientar que as inspirações são indicadas para todos os tipos de piscina, seja de alvenaria, fibra, grande, pequena, etc.







Como instalar fita de LED: Passo a passo
Aprenda a instalar fita de LED em um tutorial passo a passo. Veja como o processo é simples, fácil e rápido.
Primeiro passo: local de instalação
Defina a superfície em que a fita de LED será fixada. Pode ser na parede, em sancas, móveis, escadas e demais locais. Geralmente a fita já possui marcas de corte, facilitando a manipulação.
Segundo passo: aplicação da fita
Praticamente todos os modelos de fita de LED são dupla face. Em todo caso, você também pode usar cola instantânea para prendê-la na superfície. Fixe bem e deixe sempre os conectores próximos à tomada de ligação.

Terceiro passo: ligação na tomada
A fita de LED possui um plug de ligação à tomada – que também pode ser comprado separadamente. Você deve colocar os fios no conector (cada qual com sua polaridade exata) e depois juntá-lo ao plug para acender a fita. Caso tenha controle remoto, o processo de liga-desliga é facilitado.
Sendo assim, você não precisa contratar um especialista para instalar fita de LED em sua casa. Siga esse tutorial prático e inspire-se com as ideias que destacamos neste guia.

Gostou do conteúdo? Conte pra gente, deixe suas dúvidas e compartilhe. Boa sorte e até mais.