77 Modelos Lindos de Lareira – Tipos e inspirações na decoração!
A escolha da lareira para o projeto envolve diversos fatores, como tipo de acendimento, design, estilo de instalação, dimensões, entre outros fatores que podem ser determinantes para a escolha de um modelo ou de outro.
E para ter esse cantinho aconchegante e quentinho para dias frios, é preciso considerar todos os fatores que são necessários elencar durante a escolha da lareira.
Por isso, se você tem dúvidas de qual o modelo ideal de lareira para cada tipo de projeto, no post de hoje trouxemos dicas de modelos e vamos te ajudar a fazer a escolha certa.
Tópicos
Fotos e modelos de lareira
Lareira elétrica
O modelo elétrico é um tipo mais moderno para deixar a sensação aconchegante e quentinha no ambiente.
Essa versão não tem fogo como nos modelos tradicionais, e o acendimento é feito a partir de energia elétrica, emitindo uma chama virtual, que pode ser em efeito 3D para criar um efeito mais real e próximo da chama de verdade.
O modelo elétrico é uma opção mais próxima de um aquecedor, já que seu acionamento é feito por um controle remoto, que permite controlar a intensidade da temperatura.
A vantagem desse modelo é o fato de ser uma versão que não necessita de chaminé, já que não há existência de fumaça, o que também reflete na ausência do cheirinho de madeira queimando.
Sendo assim, a lareira elétrica é uma opção de fácil instalação e que necessita apenas de ligação elétrica, além de ser um modelo mais prático para acionamento e manutenção, uma vez que não é preciso fazer a limpeza removendo as cinzas.





Lareira ecológica
O modelo ecológico também é conhecido por ser um modelo à álcool / etanol, já que esse é o principal recurso para acendimento da lareira.
Nesse modelo, ao invés do acendimento tradicional usando lenha, o acionamento é feito através do uso de etanol, uma fonte renovável, por isso é denominada de ecológica.
A vantagem do modelo ecológico está ligado ao fato de ser uma versão mais segura para o interior de residências, já que não queima oxigênio, além de ter acendimento mais rápido, não gerar fuligem e dispensar o uso de chaminé, já que também não gera fumaça.
Esse modelo pode ser encontrado em diversos designs, que podem ser usados embutidos ou em versões portáteis. Além disso, também é possível comprar apenas o queimador, que pode ser instalado em um móvel ou superfície que você já tenha.




Lareira à gás
O modelo à gás é uma das versões modernas, e como seu próprio nome já diz, o acendimento do fogo é feito à gás.
Nesse modelo, a instalação precisa ter dutos de fornecimento de gás que cheguem até a lareira, podendo ser gás encanado ou gás de botijão.
O gás é a fonte de energia para geração e manutenção das chamas, que trazem a vantagem de não ter a geração de fuligem e fumaça, já que não queimam lenha, e por isso também dispensa a necessidade de ter chaminé.
O modelo a gás também necessita de instalação elétrica próxima, já que o acionamento é feito via eletricidade, como um fogão à gás elétrico, em que é preciso acionar um botão que usa energia elétrica para acionamento do fogo.




Lareira à lenha
Para quem não abre mão do clássico, a lareira à lenha é uma das versões mais tradicionais e que gera calor a partir da queima de madeira.
Para a instalação desse modelo, é preciso incluir no projeto um espaço, que costuma ser em alvenaria podendo ser revestido com outros materiais, e que tenha dutos eficientes que encaminhem a fumaça e a fuligem para a chaminé.
Outro fator que precisa ser considerado no projeto, é um cantinho especial para manter guardada as lenhas que serão utilizadas na lareira.
Esse tipo mais clássico, tem como vantagem o cheirinho da madeira queimando, a chama queimando e o forte poder de aquecimento do ambiente.
No entanto, o modelo também traz desvantagens, como o acendimento que não é tão prático, a necessidade de limpar a lareira após o uso e uma instalação eficaz para não ter escape de fumaça pelo ambiente.




Lareira portátil
Entre os diferentes modelos e tipos de lareiras, uma das versões é o modelo portátil, que diferencia-se pelo seu tipo de instalação, já que não é um modelo fixo e pode ser usado em diferentes ambientes.
Para ser um modelo eficaz no aquecimento e funcionamento, o ideal é que seja um modelo que não gere fuligem e fumaça, e assim não há necessidade de duto e chaminé. Desse modo, os modelos mais adequados para a versão portátil é o estilo elétrico e à etanol.
A versão portátil pode ter design menor ou maior, podendo ser usada sobre uma mesa ou até mesmo no chão, em uma base com rodízios, permitindo o fácil deslocamento do item.




Lareira de canto
O modelo de canto costuma ser usado como uma opção para valorizar o projeto decorativo, dando um charme especial para o cantinho do ambiente, e direcionando as atenções para esse espaço.
Esse tipo de lareira costuma ser usada em opções fixas, e podem trazer uma base de alvenaria em volta, dando um design diferenciado para esse cantinho do ambiente.
Para as versões à lenha, é preciso considerar um modelo de canto com duto para a saída de fumaça, e até mesmo o duto pode fazer parte da decoração, sendo embutido em uma parede diagonal, que complementa o design do ambiente.





Lareira suspensa
Entre os variados designs para a lareira, uma das possibilidades é a versão suspensa, que tem um grande charme no projeto decorativo.
Esse modelo costuma ser uma versão em metal e, geralmente, com acendimento à lenha, onde o duto é fixado no teto e mantém a lareira suspensa e sem apoio no chão.
Além de ter um impacto visual na decoração do ambiente, essa versão também é bastante funcional para economizar espaço no ambiente, já que mantém o espaço do chão livre, dando ideia de mais espaço.




Lareira de ferro
Uma das variações em relação ao design e tipo de material da lareira é o modelo em ferro.
A versão em ferro é uma versão em que a estrutura é de ferro e traz espaço interno para o acendimento do fogo.
Além de ser um modelo com boa durabilidade, essa versão também traz grande apelo decorativo e é capaz de adicionar um toque rústico e até mesmo industrial para a decoração do ambiente.




Lareira de concreto
O modelo em concreto é uma opção para a versão em alvenaria, trazendo um toque do estilo industrial para a decoração e acabamento da lareira.
Esse modelo costuma ser construído em tijolo e traz a camada externa com acabamento de cimento queimado, ou pode ser uma versão construída e planejada em concreto, trazendo um visual ainda mais rústico.
O modelo traz apenas a base em alvenaria, e o interior pode trazer diferentes tipos de lareiras, de acordo com o seu tipo de acendimento – à gás, ecológica, à lenha, etc.




Lareira de vidro
Para quem busca versões modernas para o design da lareira, pode escolher por um modelo que tenha laterais em vidro, o que cria uma barreira de proteção em volta do fogo, mas que também tem apelo decorativo.
O vidro pode ser usado como paredes formando uma estrutura em torno da lareira, e até mesmo como base para a instalação de um queimador ecológico ou elétrico.




Lareira externa
Além de ser uma opção para aquecer ambientes internos, a lareira também pode ser uma opção externa para deixar o jardim ou quintal com um cantinho mais aconchegante.
Para o uso de modelos externos, o ideal é escolher uma versão mais difícil de apagar o fogo, como um modelo ecológico, que não precisa de dutos e instalações elétricas para acendimento do fogo.
O modelo a lenha pode ser uma opção para o espaço externo, mas os modelos sem chaminé podem gerar bastante fumaça.




Lareira moderna
O estilo da lareira também pode ser um dos elementos para a escolha do item. E se a ideia é trazer um estilo contemporâneo ao projeto, vale escolher por um modelo moderno.
Para o estilo moderno, um grande ponto é o design da base e estrutura da lareira, podendo trazer a modernidade no mix de materiais, como inox, vidro, pedras, entre outros acabamentos.



Lareira rústica
O estilo rústico também pode ser definido como uma proposta para o acabamento da lareira, e neste caso uma opção que combina bastante com esse estilo é o acendimento à lenha.
Para o acabamento em estilo rústico, vale abusar de materiais como pedras decorativas, tijolo à vista e madeira; já que são elementos que valorizam a ideia rústica no projeto.

Lareira para apartamento
Para o projeto de uma lareira em apartamento, o primeiro ponto a considerar é se o projeto estrutural inclui dutos para para escoar a fumaça. Caso o projeto do prédio não conte com tal estrutura, o modelo à lenha não é uma opção viável para apartamento.
Nesse caso em que não há dutos para saída da fuligem e fumaça gerada pela lenha, o ideal é escolher por modelos que não necessitem desse tipo de estrutura, como é o caso dos modelos ecológico, a gás ou elétrica.





Gostou das dicas? Então, aproveite as dicas e inspirações em projetos e escolha o modelo ideal para montar esse cantinho aconchegante para o inverno e que valoriza qualquer ambiente.