77 Modelos Lindos de Lareira – Tipos e inspirações na decoração!

A escolha da lareira para o projeto envolve diversos fatores, como tipo de acendimento, design, estilo de instalação, dimensões, entre outros fatores que podem ser determinantes para a escolha de um modelo ou de outro.

E para ter esse cantinho aconchegante e quentinho para dias frios, é preciso considerar todos os fatores que são necessários elencar durante a escolha da lareira.

Por isso, se você tem dúvidas de qual o modelo ideal de lareira para cada tipo de projeto, no post de hoje trouxemos dicas de modelos e vamos te ajudar a fazer a escolha certa.

modelos e dicas

Tópicos

 

Fotos e modelos de lareira

Lareira elétrica

O modelo elétrico é um tipo mais moderno para deixar a sensação aconchegante e quentinha no ambiente.

Essa versão não tem fogo como nos modelos tradicionais, e o acendimento é feito a partir de energia elétrica, emitindo uma chama virtual, que pode ser em efeito 3D para criar um efeito mais real e próximo da chama de verdade.

O modelo elétrico é uma opção mais próxima de um aquecedor, já que seu acionamento é feito por um controle remoto, que permite controlar a intensidade da temperatura.

A vantagem desse modelo é o fato de ser  uma versão que não necessita de chaminé, já que não há existência de fumaça, o que também reflete na ausência do cheirinho de madeira queimando.

Sendo assim, a lareira elétrica é uma opção de fácil instalação e que necessita apenas de ligação elétrica, além de ser um modelo mais prático para acionamento e manutenção, uma vez que não é preciso fazer a limpeza removendo as cinzas.

lareira elétrica
O modelo emite chama virtual
sala de TV com lareira
O modelo foi instalado na mesma parede da TV
móvel com lareira
O modelo tem vidro na frente
sala moderna
O modelo foi a escolha para o projeto moderno
lareira moderna sala de estar
O modelo pode ser embutido na parede

Lareira ecológica

O modelo ecológico também é conhecido por ser um modelo à álcool / etanol, já que esse é o principal recurso para acendimento da lareira.

Nesse modelo, ao invés do acendimento tradicional usando lenha, o acionamento é feito através do uso de etanol, uma fonte renovável, por isso é denominada de ecológica.

A vantagem do modelo ecológico está ligado ao fato de ser uma versão mais segura para o interior de residências, já que não queima oxigênio, além de ter acendimento mais rápido, não gerar fuligem e dispensar o uso de chaminé, já que também não gera fumaça.

Esse modelo pode ser encontrado em diversos designs, que podem ser usados embutidos ou em versões portáteis. Além disso, também é possível comprar apenas o queimador, que pode ser instalado em um móvel ou superfície que você já tenha.

lareira com pedras
O modelo foi usado com pedras em volta do queimador
lareira ecológica
O modelo foi instalado na pedra de mármore
lareira a etanol
O vidro na frente protege a região
lareira em móvel planejado
As lenhas do lado do queimador são apenas decorativas

 

Lareira à gás

O modelo à gás é uma das versões modernas, e como seu próprio nome já diz, o acendimento do fogo é feito à gás.

Nesse modelo, a instalação precisa ter dutos de  fornecimento de gás que cheguem até a lareira, podendo ser gás encanado ou gás de botijão.

O gás é a fonte de energia para geração e manutenção das chamas, que trazem a vantagem de não ter a geração de fuligem e fumaça, já que não queimam lenha, e por isso também dispensa a necessidade de ter chaminé.

O modelo a gás também necessita de instalação elétrica próxima, já que o acionamento é feito via eletricidade, como um fogão à gás elétrico, em que é preciso acionar um botão que usa energia elétrica para acionamento do fogo.

sala de estar moderna
O modelo foi instalado na sala de estar
lareira à gás
O modelo a gás foi instalado abaixo da TV
decoração moderna sala
O modelo foi instalado no aparador de mármore
lareira moderna à gás
O queimador foi instalado na parede de mármore

Lareira à lenha

Para quem não abre mão do clássico, a lareira à lenha é uma das versões mais tradicionais e que gera calor a partir da queima de madeira.

Para a instalação desse modelo, é preciso incluir no projeto um espaço, que costuma ser em alvenaria podendo ser revestido com outros materiais, e que tenha dutos eficientes que encaminhem a fumaça e a fuligem para a chaminé.

Outro fator que precisa ser considerado no projeto, é um cantinho especial para manter guardada as lenhas que serão utilizadas na lareira.

Esse tipo mais clássico, tem como vantagem o cheirinho da madeira queimando, a chama queimando e o forte poder de aquecimento do ambiente.

No entanto, o modelo também traz desvantagens, como o acendimento que não é tão prático, a necessidade de limpar a lareira após o uso e uma instalação eficaz para não ter escape de fumaça pelo ambiente.

sala de estar com lareira à lenha
A parede foi pintada de cinza
modelo de alvenaria
O modelo traz espaço embaixo para guardar a lenha
sala de estar decorada
A lenha queimando traz sensação aconchegante para a sala de estar
lareira de mármore
O modelo tem revestimento de mármore

modelos à lenha

Lareira portátil

Entre os diferentes modelos e tipos de lareiras, uma das versões é o modelo portátil, que diferencia-se pelo seu tipo de instalação, já que não é um modelo fixo e pode ser usado em diferentes ambientes.

Para ser um modelo eficaz no aquecimento e funcionamento, o ideal é que seja um modelo que não gere fuligem e fumaça, e assim não há necessidade de duto e chaminé. Desse modo, os modelos mais adequados para a versão portátil é o estilo elétrico e à etanol.

A versão portátil pode ter design menor ou maior, podendo ser usada sobre uma mesa ou até mesmo no chão, em uma base com rodízios, permitindo o fácil deslocamento do item.

móveis externos
O modelo portátil foi usado no exterior da casa
modelo portátil com vidro
O modelo pequeno foi usado sobre a mesa
sala com estante
O queimador ecológico foi instalado em uma base portátil
sacada decorada
O modelo portátil foi usado na sacada

modelos de lareira portátil

Lareira de canto

O modelo de canto costuma ser usado como uma opção para valorizar o projeto decorativo, dando um charme especial para o cantinho do ambiente, e direcionando as atenções para esse espaço.

Esse tipo de lareira costuma ser usada em opções fixas, e podem trazer uma base de alvenaria em volta, dando um design diferenciado para esse cantinho do ambiente.

Para as versões à lenha, é preciso considerar um modelo de canto com duto para a saída de fumaça, e até mesmo o duto pode fazer parte da decoração, sendo embutido em uma parede diagonal, que complementa o design do ambiente.

sala moderna com lareira de canto
O modelo de alvenaria tem parede diagonal
sala de TV
O modelo em alvenaria foi construído em um dos canos da sala
parede diagonal sala
A parede de canto traz a lareira
lareira à lenha de canto
O modelo de canto tem formato arredondado
lareira moderna de canto
O modelo fica entre paredes perpendiculares

modelos de canto

Lareira suspensa

Entre os variados designs para a lareira, uma das possibilidades é a versão suspensa, que tem um grande charme no projeto decorativo.

Esse modelo costuma ser uma versão em metal e, geralmente, com acendimento à lenha, onde o duto é fixado no teto e mantém a lareira suspensa e sem apoio no chão.

Além de ter um impacto visual na decoração do ambiente, essa versão também é bastante funcional para economizar espaço no ambiente, já que mantém o espaço do chão livre, dando ideia de mais espaço.

sacada com lareira
O modelo suspenso foi usado na sacada
lareira branca moderna
O modelo suspenso é na cor branca
casa de campo decorada
O modelo suspenso foi usado no cantinho da sala
sala com pé direito duplo
O modelo moderno foi instalado na sala com pé direito duplo

Lareira de ferro

Uma das variações em relação ao design e tipo de material da lareira é o modelo em ferro.

A versão em ferro é uma versão em que a estrutura é de ferro e traz espaço interno para o acendimento do fogo.

Além de ser um modelo com boa durabilidade, essa versão também traz grande apelo decorativo e é capaz de adicionar um toque rústico e até mesmo industrial para a decoração do ambiente.

lareira moderna de ferro
O modelo à lenha tem estrutura e duto em ferro
sala rústica
O modelo também tem duto de ferro
lareira quadrada de ferro
O modelo tem formato quadrado
lareira de ferro fundido
O modelo é em ferro fundido

Lareira de concreto

O modelo em concreto é uma opção para a versão em alvenaria, trazendo um toque do estilo industrial para a decoração e acabamento da lareira.

Esse modelo costuma ser construído em tijolo e traz a camada externa com acabamento de cimento queimado, ou pode ser uma versão construída e planejada em concreto, trazendo um visual ainda mais rústico.

O modelo traz apenas a base em alvenaria, e o interior pode trazer diferentes tipos de lareiras, de acordo com o seu tipo de acendimento – à gás, ecológica, à lenha, etc.

lareira de concreto
O modelo em concreto é destaque na sala
modelo de alvenaria
O modelo tem grade de ferro em frente ao fogo
sala decoração industrial
A parede tem estilo industrial por conta do cimento queimado
lareira em cimento queimado
O modelo tem acabamento em cimento queimado

Lareira de vidro

Para quem busca versões modernas para o design da lareira, pode escolher por um modelo que tenha laterais em vidro, o que cria uma barreira de proteção em volta do fogo, mas que também tem apelo decorativo.

O vidro pode ser usado como paredes formando uma estrutura em torno da lareira, e até mesmo como base para a instalação de um queimador ecológico ou elétrico.

lareira moderna com vidro
O vidro forma uma cúpula em cima da lareira
sala clean e moderna
O vidro forma um duto em volta do fogo
lareira moderna em vidro
O modelo em vidro fica no centro da sala
decoração moderna com vidro
O modelo traz paredes de vidro em volta

Lareira externa

Além de ser uma opção para aquecer ambientes internos, a lareira também pode ser uma opção externa para deixar o jardim ou quintal com um cantinho mais aconchegante.

Para o uso de modelos externos, o ideal é escolher uma versão mais difícil de apagar o fogo, como um modelo ecológico, que não precisa de dutos e instalações elétricas para acendimento do fogo.

O modelo a lenha pode ser uma opção para o espaço externo, mas os modelos sem chaminé podem gerar bastante fumaça.

piscina com hidromassagem
O modelo foi instalado próximo da piscina
lareira externa
O modelo tem base de concreto
deck de madeira
O deck traz a instalação de uma lareira
jardim com lareira
O jardim ganhou um cantinho aconchegante

Lareira moderna

O estilo da lareira também pode ser um dos elementos para a escolha do item. E se a ideia é trazer um estilo contemporâneo ao projeto, vale escolher por um modelo moderno.

Para o estilo moderno, um grande ponto é o design da base e estrutura da lareira, podendo trazer a modernidade no mix de materiais, como inox, vidro, pedras, entre outros acabamentos.

lareira moderna
O projeto traz o modelo moderno entre ambientes integrados
sala com sofá de veludo cinza
O modelo tem acabamento moderno
lareira moderna entre salas integradas
O modelo tem chaminé suspensa

modelos modernos

Lareira rústica

O estilo rústico também pode ser definido como uma proposta para o acabamento da lareira, e neste caso uma opção que combina bastante com esse estilo é o acendimento à lenha.

Para o acabamento em estilo rústico, vale abusar de materiais como pedras decorativas, tijolo à vista e madeira; já que são elementos que valorizam a ideia rústica no projeto.

lareira de pedras
O modelo grande tem revestimento de pedras

Lareira para apartamento

Para o projeto de uma lareira em apartamento, o primeiro ponto a considerar é se o projeto estrutural inclui dutos para para escoar a fumaça. Caso o projeto do prédio não conte com tal estrutura, o modelo à lenha não é uma opção viável para apartamento.

Nesse caso em que não há dutos para saída da fuligem e fumaça gerada pela lenha, o ideal é escolher por modelos que não necessitem desse tipo de estrutura, como é o caso dos modelos ecológico, a gás ou elétrica.

lareira sala pequena
Na sala pequena, o modelo de embutir é uma versão elétrica

modelo para apartamento

sala planejada
O modelo tem pedras em volta
sala moderna apartamento
O modelo compacto foi instalado abaixo da TV
sala apartamento
O modelo compacto foi instalado na base do rack que se estende pela sala
lareira moderna apartamento
O queimador foi instalado na base de mármore e tem vidro em volta

 

Gostou das dicas? Então, aproveite as dicas e inspirações em projetos e escolha o modelo ideal para montar esse cantinho aconchegante para o inverno e que valoriza qualquer ambiente.


você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.