Mão francesa: +80 modelos lindos, preços e principais tipos!
O nome é bem peculiar, mas a funcionalidade é impressionante. Já ouviu falar em mão francesa? Embora muitos chamem apenas de suporte, esse modelo tem um nome específico que denota sua origem.
Pois é, essa espécie de escora extremamente versátil provém da França, na qual era chamada de mão por muitas pessoas, justamente por “segurar” prateleiras e uma série de aparatos. Por isso, quando se popularizou no Brasil, ganhou esse nome bem sugestivo.
E não só o nome chama atenção. A mão francesa é um daqueles itens úteis que toda casa deve ter, tanto para organização quanto para a decoração. Então, que tal conhecer mais? Preparamos este guia completo com os principais modelos + 80 fotos e ótimas dicas. Leia e surpreenda-se.
Tópicos

De acordo com especialistas, a mão francesa é definida como uma estrutura destinada a dar apoio à extremidade de um corpo em balanço, como marquises ou beirais. Do mesmo modo, é utilizada na sustentação de prateleiras, graças ao seu formato em L.
Ou seja, trata-se de uma escora ou cantoneira em formato triangular que lembra uma mão espalmada, pronta para apoiar uma série de aparatos. Quando foi desenvolvida, era utilizada para dar suporte a vasos. Com o tempo, tornou-se totalmente versátil e possui uma ampla gama de usos em casa.

Acessível, a mão francesa possui uma série de modelos e tamanhos diferentes, além de cores e materiais. Os modelos tradicionais são de ferro, comuns no período colonial brasileiro. Agora, porém, você encontra versões de madeira, plástico, alumínio, etc.
Vale destacar que as medidas também mudam. Modelos grandes são perfeitos para servir de escora a grandes beiras e para o telhado. Já a mão francesa pequena é usual na instalação de pias, prateleiras, entre outras estruturas. Ou seja, um item que todo mundo precisa ter à disposição.

Fotos e tipos de mão francesa na decoração
Conheça os principais tipos de mão francesa e sua usabilidade na decoração da casa.
Mão francesa de madeira
A mão francesa de madeira é um dos modelos mais populares, pois é leve, fácil de instalar e adaptável a qualquer estilo. Se destaca em paredes brancas e pode ter diferentes cores e acabamentos, inclusive dando um charme rústico para prateleiras e demais aparatos.
A madeira ainda pode ser pintada e customizada de acordo com o gosto do usuário. Além de comprar a pronta em lojas especializadas, uma ideia é confeccionar suas próprias peças usando pedaços de madeira provenientes de móveis, por exemplo.
Do mesmo modo, muitos marceneiros confeccionam modelos de mão francesa diversos, inclusive para se tornar um ornamento decorativo na casa – como base para pontos de iluminação, por exemplo. Vale destacar que essa versão também é comum em telhados e varandas.
Mão francesa de ferro / colonial
A mão francesa de ferro segue um padrão colonial, pois era muito comum nas edificações antigas, sobretudo na parte externa. Possuem um acabamento mais apurado e com formas arredondadas, geralmente em cor preta ou branca.
A grande vantagem desse modelo é a durabilidade. Serve de suporte para adereços pesados e resiste a chuvas e ao calor. Sendo assim, vale o investimento, sobretudo para ornamentar a decoração de varandas ou para incrementar um estilo vintage, por exemplo.
O modelo de ferro é fácil de instalar e serve de base para os mais variados aparatos, além de combinar com estilos rústicos.
Mão francesa invisível
Um modelo convencional em muitos projetos é a mão francesa invisível. Como o próprio nome indica, é uma versão que fica escondida assim que é instalada, perfeita para servir de suporte a prateleiras. Ou seja, uma parte é chumbada na parede e a outra é embutida diretamente na madeira.
A mão francesa é camuflada assim que a prateleira é inserida, como se estivesse flutuando. Essa é uma tendência moderna e perfeita para organizar salas e outros cômodos da casa. Ideal para estilos de decoração minimalistas e retrô também.
Mão francesa dobrável
A mão francesa dobrável chama atenção pela funcionalidade. A peça pode ser “recolhida” assim que dobra, ficando pouco aparente quando não é usada como suporte.
Sendo assim, você pode instalar na parede e utilizar apenas quando achar necessário. Desses, os modelos mais comuns são de alumínio e ferro, que possuem a dobradiça no meio em um sistema bem simples e prático.
Mão francesa invertida
A mão francesa também pode ser usada de modo invertido, como um triângulo. Nesse caso, a fixação é diferente, como se a prateleira estivesse colada ou pendurada na peça.
Em muitos projetos, o adereço é utilizado para criar conceitos decorativos diferentes, como a prateleira de livros invertida, uma ideia diferente e com efeito surpreendente. Dos tipos mais comuns, a versão de ferro em cor preta é a mais tradicional.
Nesse caso, a peça serve como um suporte diferente para prateleiras pequenas e médias, seja para decorar o quarto ou a sala.
Mão francesa industrial
Os modelos industriais são geralmente feitos de cano de ferro. Podem ter um formato diferenciado ou seguir o padrão convencional, combinando perfeitamente com peças de madeira.
Como o próprio nome indica, essa versão é ideal para estilos de decoração industrial. Quem gosta de seguir um conceito alternativo pode investir nesse tipo, seja para apartamentos, salas ou lofts.
A mão francesa industrial fica perfeita nas prateleiras da cozinha e da varanda também, conforme mostram as imagens.
Mão francesa para pia
Você sabia que a mão francesa é um suporte perfeito para pia? Pois é. Segundo especialistas, é comum usar essa peça para instalar pias de cozinha, varanda e demais locais.
Entretanto, a mão francesa deve ter uma boa fixação à parede e ser bem resistente. A quantidade depende do tamanho da pia, assim como o tamanho da peça. Em uma pia média, por exemplo, é indicada a instalação de cinco a seis suportes.
Mão francesa para telhado
A mão francesa também fica evidente na estrutura de telhados. Nesse caso, as peças são grandes e geralmente de madeira, servindo de base para telhados de varandas, locais com churrasqueiras e áreas pequenas.
Muitos projetos destacam a mão francesa no acabamento e na decoração de áreas externas, como parte de toda a estrutura do telhado. Uma boa opção para varandas e locais planejados para lazer, por exemplo.
De fato, a mão francesa para telhado precisa ser grande e resistente.
Essa peça é ideal para projetos rústicos, com pedras, tijolos e outros materiais.
Onde comprar? – Dicas de lojas e preços
Onde comprar mão francesa? Todos os modelos destacados podem ser adquiridos em lojas de decoração ou de materiais para construção. Além disso, alguns tipos são customizados de acordo com o gosto do usuário, como a mão francesa de madeira.
Algumas dicas de lojas: Leroy Merlin, C&C, Shoptime, Americanas.
Preço – muda conforme o material, tamanho e demais características. Sendo assim, é essencial fazer várias pesquisas e orçamentos para escolher o tipo ideal para o seu projeto.
Todo mundo gosta de acessórios que facilitam a organização e decoração da casa, não é? A mão francesa é um ótimo exemplo, um suporte ideal para diversas estruturas em sua residência.
Esperamos que este conteúdo tenha agradado você. Conte pra gente o que achou e compartilhe. Aproveite para ler outros posts do site também. Até mais.