Decoração com parede azul – 80 Ambientes incríveis + Dicas de tons!
Há tempos projetos com parede azul estão cada vez mais populares. Essa cor é extremamente versátil e possui uma variedade de tons. Além disso, transmite serenidade, é energizante e relaxante.
O azul na decoração é uma proposta atemporal e agradável, por isso tornou-se uma bela alternativa para quartos, salas, cozinhas, banheiros e qualquer espaço de uma casa.
Entretanto, é interessante conhecer os tons de azul e quais são as melhores combinações. Neste post, preparamos um tutorial completo + lindas fotos de parede azul e dicas essenciais. Leia e inspire-se.
Tópicos

Dos tons mais claros aos escuros, o azul possui uma variedade ideal para diversos estilos. Sendo assim, você pode contar com essa cor em projetos decorativos modernos, clássicos, vintage, rústicos, industriais, entre muitos outros.

Parede azul combina com que cor?
Primeiramente, antes de conhecer todo o poder da cor azul na decoração, é interessante conferir a tabela com os tons mais convencionais:

Quanto as melhores cores que combinam com azul, destacamos:
Branco: de fato, azul e branco se complementam perfeitamente. Segundo especialistas, o branco se adapta a todos os tons de azul, que acabam quebrando a neutralidade e deixando o ambiente com mais vivacidade. Tendência atemporal e adaptável a conceitos modernos, minimalistas, provençais, etc.
Marrom: a combinação de azul + marrom segue uma linha de estilo mais clássica. É possível unir um tom sóbrio com outros mais vibrantes e ousados, por isso é ideal juntar o marrom com azul marinho ou royal, por exemplo. Do mesmo modo, é uma proposta interessante para salas com estilo rústico, quartos masculinos, etc.

Verde: assim como o azul, o verde possui uma variedade incrível de tonalidades. Sendo assim, é possível realizar um jogo de tons perfeito, como verde água com azul royal, por exemplo. Uma bela junção para criar um espaço com inspiração na natureza, revigorante e com total frescor.
Amarelo: a parede azul pode servir de base para elementos em cores mais quentes, como amarelo, sobretudo em tons sóbrios como o petróleo. Ideal para projetos contemporâneos, ousados e originais.
Cinza: um tom neutro que serve de base para tons de azul mais claros e escuros. Combina bastante com o royal, por exemplo, criando um contraste interessante entre uma cor sóbria e vibrante.

Dicas de decoração com parede azul
Veja lindos projetos de decoração com parede azul + dicas que farão toda a diferença em seu projeto.
Parede azul marinho
Não faltam qualidades quando se trata do azul marinho. De fato, esse é um tom poderoso, versátil, vibrante e elegante, capaz de trazer vivacidade ao ambiente e deixá-lo totalmente impactante. Acima de tudo, é um dos principais tons de azul e que assim como os demais, se adapta perfeitamente a qualquer proposta decorativa.
O azul marinho é essencialmente mais forte e profundo. Além de deixar o ambiente moderno, ainda é capaz de transmitir serenidade. Marcante, vai se destacar mesmo se combinado com cores mais sóbrias ou mais quentes. Em todo caso, tudo depende da forma que você deseja compor o espaço. Todavia, a adaptação será total em praticamente qualquer estilo: moderno, industrial, rústico, retrô, escandinavo, etc.





O tom “navy” é o mais convencional. Entretanto, de acordo com cada tendência, pode oscilar para mais claro ou escuro, já que a paleta de cores apresenta essas variações.






O azul marinho é tão flexível que, de acordo com especialistas, pode ser comparado a cores neutras como preto e branco, servindo de base para praticamente qualquer tom. Uma versatilidade impressionante!





Parede azul petróleo
Azul petróleo é um tom fechado que, do mesmo modo que as outras versões, varia do mais claro ao mais escuro. Alguns, inclusive, ficam próximos do verde. Em todo caso, é considerado um coringa na decoração, pois se adapta bem a múltiplos estilos.
Possui um conceito elegante e por vezes sóbrio, mesmo nos tons mais claros. Por isso, é capaz de harmonizar com tons mais escuros, como marrom ou cinza. Por outro lado, também é uma boa base para tons mais alegres, inclusive laranja ou amarelo, por exemplo. E para quem não abre mão do minimalismo, combina perfeitamente com branco, bege e off-white.
Você pode perceber que o azul petróleo dá um toque sofisticado ao ambiente, mesmo em propostas mais simples e discretas. Sendo assim, é considerada uma cor interessante para renovar, por isso está cada vez mais popular em projetos de reforma, por exemplo, como o acabamento perfeito em uma parede única ou como cor de fundo.










Uma parede azul petróleo é capaz de deixar seu cômodo plenamente renovado, por isso é o tom predileto dos especialistas em projetos de reforma e reestruturação de ambientes.






Parede azul royal
Azul royal é um dos tons mais populares quando se trata de decoração. Segundo especialistas, é uma cor profunda, que realmente mostra o quanto o azul é versátil. Para se ter ideia, é um misto de vivacidade com elegância. Sendo assim, pode tanto deixar o ambiente mais sóbrio quanto mais alegre – obviamente, tudo depende das combinações com outros tons.
Há quem classifique o azul royal em outras derivações, já que pode pender tanto para um tom mais claro quanto mais escuro. De fato, a versão bic é considerada mais “elétrica”. Por outro lado, o cobalto é um tom fechado, enquanto o azul royal propriamente dito é escuro e intenso.
Em todo caso, é essencial saber que há uma infinidade de tons de azul, porém não será difícil reconhecer o tom royal na decoração. Graças a essa versatilidade, você pode combiná-lo tanto com tons claros e neutros (como branco), mais quentes (como rosa ou vermelho) ou essencialmente sóbrios (como marrom).



Azul royal combina com tudo, desde cores mais vibrantes até as discretas. Sendo assim, atua como base perfeita tanto em uma parede única quanto em todo o ambiente.









Parede azul turquesa / tiffany
Turquesa/tiffany é uma das tonalidades mais intensas de azul. Sendo assim, é ideal para deixar o ambiente vibrante e com um toque ousado, perfeito para conceitos retrô, por exemplo. Por toda essa “força”, o azul turquesa se adapta perfeitamente no complemento com cores mais neutras, como marrom ou branco.
A combinação com branco é impecável e super harmônica, uma junção que sempre dá certo. Do mesmo modo, é possível unir o marrom a essa dupla, sobretudo com detalhes de madeira no espaço: no piso ou no teto, de acordo com especialistas.
Além desse toque rústico, o azul turquesa como protagonista na decoração ainda favorece um conceito moderno. Por outro lado, você pode deixar o espaço mais sofisticado ao combinar com peças/móveis com estampas, dar um toque industrial combinando com preto ou cinza e até juntar com tons mais vibrantes, sobretudo em alguns aparatos, de modo estratégico.


Dicas para usar o azul tiffany: pintar uma parede única para dar um toque vibrante ao espaço; combinar com peças e detalhes em madeira e/ou pintar todas as paredes com essa cor e investir em móveis brancos, para criar um contraste perfeito entre um tom claro e outro mais ousado.












Com essas inspirações de projetos com parede azul, ficará mais fácil pensar no melhor estilo de decoração para a sua casa. Escolha o tom mais interessante, atente-se com as combinações e crie tendências incríveis. Esperamos que tenha gostado do nosso tutorial. Boa sorte e até a próxima.