Persiana romana – O que é? 90 Ideias de como usar cortina romana!
Versatilidade é um ponto forte quando se trata da persiana romana. Segundo especialistas, é uma opção adaptável tanto em estilos clássicos quanto contemporâneos. Do mesmo modo, chama atenção pela praticidade, funcionalidade, beleza e diversas perspectivas de decoração.
Para saber tudo sobre a cortina romana e se encantar com suas possibilidades em variados projetos, acompanhe nosso post e inspire-se!
Tópicos

Instalar uma cortina na janela da sala, do quarto, do escritório ou de qualquer ambiente é primordial tanto em quesitos funcionais quanto decorativos. Acima de tudo, esse adereço é essencial para bloquear a luz, evitar a incidência dos raios solares diretamente sobre o cômodo, além de atuar até como aparato protetivo.
Por outro lado, uma cortina é capaz de renovar a decoração do ambiente. Não é por menos que existem vários tipos disponíveis, que mudam de acordo com a forma, material, cor, etc. Dentre esses modelos comuns, destacamos a persiana romana.

Dúvidas frequentes
O que é persiana romana?
A persiana romana é um modelo formado por “camadas” ou “gomos”, que se desdobram conforme a sua abertura. Geralmente são largos e horizontais, compostos por varetas internas responsáveis por criar essas faixas. Sendo assim, você pode abri-la ou fechá-la justamente por essas camadas, de acordo com o padrão desejado – cobrindo toda ou parte da janela, por exemplo.
Segundo especialistas, o acionamento pode ser tanto por essas varetas quanto de modo automático. Logo, há opções clássicas e manuais até modelos modernos que possuem controle remoto. Em todo caso, a cortina romana é perfeita para a decoração de espaços grandes ou pequenos.
O estilo de abertura desse tipo de persiana é de baixo para cima. Além disso, sua disposição em camadas e ondas traz uma elegância e personalidade ao adereço, diferente de outras versões. Portanto, tem sido um dos modelos mais procurados nas lojas para inúmeros projetos.

Quais suas vantagens e desvantagens?
A persiana romana possui uma série de vantagens:
Otimização de espaço: a abertura diferenciada evita aquele volume sob a janela ou móveis. Logo, não precisa de muito espaço para instalar a cortina romana na janela. Do mesmo modo, é perfeita para cômodos mais compactos, como pequenos quartos ou salas.
Estética: a estética diferenciada é um ponto forte da persiana romana, pois valoriza a decoração do cômodo. Com um padrão fora do convencional, deixa o ambiente com uma decor moderna e descolada, sobretudo os modelos com abertura automática.
Estilos variados: atualmente há uma diversidade de tipos de cortina romana nas lojas. Você pode optar por modelos de tecido, com estampas e cores diferentes, bem como opções com vários materiais, como as versões de bambu. Sendo assim, se adapta muito bem a qualquer conceito, do moderno ao rústico, do vintage ao minimalista.
Versatilidade: com essa gama imensa de estilos e padrões, a persiana romana tornou-se um modelo muito versátil. É possível instalar em qualquer ambiente e tipo de janela. Do mesmo modo, se adapta ao teto e até para áreas enormes de galpões ou lofts. São inúmeras possibilidades que tornam esse modelo funcional e prático.
Há desvantagens? De fato, as persianas precisam de limpeza frequente, sobretudo as versões de tecido. O acúmulo de pó pode ser grande caso não sejam higienizadas pelo menos duas vezes por semana.
Além disso, o tamanho pode ser visto como uma desvantagem para algumas pessoas, ainda mais os modelos maiores que vão até o chão. Nesse caso, são mais propensos à sujeira. Por isso, segundo especialistas, o tamanho ideal da persiana romana é entre 10 a 20 centímetros a mais que a janela, seja nas partes inferior ou superior ou nas laterais.

Quanto custa em média? #preço
O preço da persiana romana é variável. Fatores como tamanho, modelo, material e até estampa podem alterar o valor final, por isso é necessário definir o modelo ideal para a sua casa, bem como realizar uma boa pesquisa em diversas lojas.
Além disso, em alguns casos é preciso o auxílio de um profissional especializado para fazer a instalação da cortina romana – sobretudo em tetos ou áreas maiores. Em geral, versões mais básicas custam entre 150 e 300 reais por m². Por outro lado, as persianas sofisticadas, automáticas ou com outras funcionalidades têm valor a partir de 500 reais.
Algumas opções de lojas para pesquisar: TokStok, Leroy Merlin, MadeiraMadeira, C&C, Vogaflex, Mobly, etc.
Fotos e modelos de persiana romana
Selecionamos os modelos mais populares de persiana romana + dicas de decoração para você se encantar por essa versão que está sempre em alta.
Persiana romana de bambu
A persiana romana de bambu se destaca pelo tom exótico. É um padrão mais leve que a madeira, ideal para ambientes sofisticados com um toque naturalista. Tendência perfeita para escritórios, salas pequenas e home office. Além disso, é ideal para quem gosta de um conceito oriental, por isso pode ser combinada com elementos desse estilo.










Persiana romana de tecido
Os modelos de persiana romana de tecido são clássicos e convencionais. Se destacam por uma infinidade de cores, desde os tons neutros até modelos estampados. Dentre vários tipos de tecidos e texturas, opções de poliéster são as mais usuais e fáceis de serem encontradas.
Entretanto, esse modelo não é indicado para ambientes como a cozinha, já que tendem a sujar com facilidade. Do mesmo modo, evite as versões grandes que se dispõem até o chão. Quanto ao padrão de cor, deve combinar com o estilo decorativo do ambiente para deixá-lo harmônico e equilibrado.






Experimente combinar tons ou criar contrastes entre as cores, desde que de modo coerente e que valorize a decoração de sua sala/quarto.




Persiana blecaute
Muita gente tem dúvidas sobre o que é persiana blecaute. Trata-se de um modelo que bloqueia a passagem da luz, deixando o cômodo totalmente escuro a qualquer hora do dia, sem a incidência de raios solares.
Ideal para salas e quartos, sobretudo para quem se incomoda com muita iluminação, para locais com painel de TV – para fechar a cortina ao assistir um filme, por exemplo, entre outras propostas.









Persiana branca
Quem prefere um estilo clean e minimalista em sua sala pode investir na persiana romana branca. É um modelo ideal para manter o ambiente iluminado – embora alguns tipos possuam blecaute. Além disso, branco é uma cor neutra que fica bem em diversos conceitos, servindo de base para as mais variadas cores e texturas.











Persiana romana para sala
Na sala, as perspectivas de decoração são diversas, por isso é interessante optar por uma persiana romana com um toque rústico, moderno e ousado. Para cômodos pequenos, é ideal optar por cortinas em cores mais claras. Por outro lado, os modelos grandes são ideais para salas maiores. Do mesmo modo, opções automáticas estão em alta, assim como aquelas com texturas e estampas diferenciadas.









Persiana romana para quarto
Todo quarto precisa de uma cortina e uma boa alternativa é escolher a persiana romana. Modelos sofisticados com tons mais clean são perfeitos para deixar o ambiente mais leve e agradável. Sendo assim, você terá um espaço perfeito para o descanso, para relaxar e realizar suas atividades.
Para esse cômodo, as versões blecaute são boas apostas. Por outro lado, cortinas estampadas dão um toque mais vibrante e ousado ao ambiente.












Outro modelo convencional de persiana romana é o de teto. Tendência ideal para salas grandes, lofts, estúdios, etc. Na abertura, deixará o ambiente iluminado e agradável.

Agora que você já sabe tudo sobre a persiana romana, vale decidir se esse modelo é ideal para o seu projeto. Esperamos que tenha gostado das dicas e das fotos. Comente e compartilhe. Boa sorte e até mais.