40 móveis planejados para apartamento pequeno (FOTOS E DICAS)

A busca por móveis planejados para apartamento pequeno é cada vez maior. De fato, escolher opções convencionais para compor o espaço não é a melhor alternativa. Um rack comum, por exemplo, pode ocupar praticamente toda a sala, prejudicando a circulação e toda a convivência.

O mesmo vale para os demais ambientes. Por isso, devem ser projetados de modo que ofereçam organização, conforto e harmonia aos moradores, evitando o excesso de objetos e facilitando sua instalação.

A mobília de um apartamento pequeno demanda muita análise. Os móveis planejados se destacam pois são confeccionados de acordo com a necessidade – no tamanho e design ideal, além de detalhes que valorizam a funcionalidade.

Felizmente, há muitas opções interessantes que se adaptam a diferentes espaços. Selecionamos algumas ideias neste conteúdo, além de dicas e fotos. Leia o guia completo e busque inspirações para organizar seu cantinho.

Tópicos

sala pequena planejada 1
40 ideias de móveis planejados para apartamento pequeno + dicas incríveis

Dicas de decoração

O equilíbrio é essencial na hora de mobiliar um apartamento pequeno. Segundo especialistas, a definição de prioridades é o primeiro passo. Faça uma análise e elenque tudo que a sua casa deve ter, cômodo por cômodo.

Se o apartamento é para um casal, apenas um guarda-roupas pode ser suficiente. Já a mesa pode ser substituída por uma bancada. Na sala, o sofá pode ser menor ou trocado por puffs, cadeiras ou apenas um tapete confortável com almofadas.

Algumas estratégias fazem toda diferença e ajudam a otimizar o espaço, como:

  • Instalar móveis funcionais – os aparatos devem atender totalmente as necessidades dos moradores, sem ocupar muito espaço e com uso frequente.
  • Opções retráteis e recicláveis – móveis assim são práticos e versáteis. Muitos podem ser “recolhidos” quando não estão sendo utilizados.
  • Móveis multifunção – alguns móveis que servem para várias tarefas. Uma bancada, por exemplo, serve como mesa, para preparar alimentos, para comer, para estudar, enfim. Já um sofá cama é ideal para descansar e dormir, enquanto um rack pode ter vários nichos para guardar objetos e destacar adornos decorativos.

móveis planejados para apartamento pequeno

  • Aproveitar as paredes – se o objetivo é liberar espaço, evite o acúmulo de coisas no chão. Use as paredes para instalar nichos, prateleiras e outras estruturas.
  • Portas e puxadores – as portas de correr são boas alternativas para facilitar as aberturas e economizar espaço. Já os puxadores embutidos não atrapalhar a circulação pelo cômodo.
  • Integração é a melhor sacada – os móveis para apartamento pequeno podem integrar diversos ambientes, como a sala e a cozinha. A bancada, por exemplo, serve para ambos os espaços, assim como mesas, divisórias funcionais, entre outros aparatos.

móveis planejados

Fotos de móveis planejados para apartamento pequeno

Os móveis planejados para apartamento pequeno devem ser adaptáveis ao espaço, por isso é primordial a consultoria de especialistas para a confecção e instalação.

O profissional deve se atentar às medidas e a todas as regras impostas pelos moradores. Sendo assim, vale conversar para tirar todas as dúvidas e definir as prioridades.

Atualmente, muitas empresas realizam esse trabalho e possuem arquitetos e designers de interiores à disposição dos clientes. Então, vale fazer muitas cotações e orçamentos antes de fechar negócio e fazer o investimento.

móveis planejados para apartamento

Para inspirar você, selecionamos diversas fotos de móveis para apartamento pequeno para todos os cômodos.

Móveis planejados para sala pequena

Começamos com os móveis planejados para sala pequena, afinal, esse ambiente é essencial para a interação dos moradores, para comer, jogar, descansar, entre outras atividades.

A montagem da sala não é tão complexa como parece. Inicie com o rack, aproveitando toda a parede e escolhendo um modelo com muitas divisórias, aberturas com puxadores e um belo painel para deixar a TV.

Se achar necessário, vale instalar um pequeno sofá. Caso contrário, as poltronas, puffs e cadeiras ocupam menos espaço e também podem ser confortáveis.

Cortinas, tapetes e almofadas também são boas propostas para as salas pequenas. Já mesas compactas dão um charme ao espaço: funcionais, servem para o uso diário e também para destacar itens decorativos.

Segundo especialistas, apostar no minimalismo é uma ótima alternativa. Menos é mais, pois ajuda na organização do ambiente, confere beleza e conforto à sala.

móveis para apartamento pequeno

moveis para sala pequena moveis para sala rack para sala sala pequena planejada sala planejada

 Móveis planejados para cozinha pequena

A cozinha é um dos principais cômodos da casa, por isso deve ser projetado visando o conforto dos moradores. Primeiramente, é necessário definir as prioridades: armários e pia. Depois, a escolha de geladeiras e fogões que se adaptem ao ambiente.

Uma dica interessante para apartamentos pequenos é integrar a pia a uma bancada, além de instalar um cooktop na superfície para otimizar espaço.

A geladeira pode ser instalada em meio aos armários de parede, que devem contar com várias divisórias para colocar microondas, forno elétrico, entre outros aparelhos.

A bancada é um ótimo exemplo de móvel planejado para cozinha pequena. Além de multifunção, ainda integra ambientes, é fácil de instalar e ainda confere elegância ao espaço.

cozinha pequena planejada cozinha planejada moderna moveis para cozinha pequena moveis para cozinha planejada moveis para cozinha

Móveis planejados para quarto pequeno

O quarto é o ambiente relaxante da casa e deve contar com os móveis essenciais para o uso e conforto dos moradores. A projeção deve ser baseada no tipo de quarto: solteiro, casal, infantil, de bebê ou compartilhado – entre dois irmãos, por exemplo.

Entre as principais tendências, está a instalação de guarda-roupas planejados. Além disso, as estruturas podem ser totalmente acopladas conforme o espaço disponível. Ou seja: o roupeiro pode ser integrado a uma escrivaninha e até a cama.

Para harmonizar o ambiente, é ideal que os móveis planejados tenham o mesmo estilo, como material e cor. As versões de madeira são as mais populares.

Desde que a(s) cama(s) e o roupeiro sejam instalados, outros aparatos podem ser instalados conforme a disponibilidade de espaço, como mesas ou cômodas. Já as paredes servem para colocar prateleiras, nichos, painéis de TV e demais estruturas.

moveis planejados para quarto moveis planejados para quartos quarto de casal pequeno

Em cômodos pequenos, é ideal usar cores claras para dar sensação de amplitude, como branco e bege, por exemplo. Além disso, o estilo minimalista é uma boa ideia para manter o ambiente harmônico.

quarto pequeno planejado quarto planejado com moveis

Móveis planejados para banheiro pequeno

É comum que os banheiros de apartamento sejam pequenos e sem muitas possibilidades. Entretanto, o planejamento é justamente para pensar em alternativas de organização e decoração desse espaço.

Os profissionais envolvidos no projeto podem elaborar estratégias para harmonizar o ambiente conforme as necessidades dos moradores. Sendo assim, pequenos armários ou gabinetes podem ser o ponto central para manter o banheiro organizado. Opções com nichos, puxadores e divisórias são as mais indicadas.

Um espelho grande pode ser instalado diretamente na parede para aumentar a sensação de amplitude no espaço. Nesse contexto, as cores claras funcionam bem, como branco, cinza, bege e alguns tons de azul.

A iluminação também faz toda a diferença para deixar o banheiro confortável. Além disso, portas de correr devem separar o box do lavabo. Versões em vidro e PVC são recomendadas. Para incrementar a decoração, vale usar pastilhas, revestimentos de pedras, adesivos e pequenos vasos com plantas.

banheiro pequeno com moveis planejados banheiro planejado

moveis para banheiro pequeno

moveis planejados para banheiro

banheiro pequeno planejado

Móveis planejados para escritório pequeno

Montar um escritório em casa virou tendência, seja para trabalhar ou estudar. Esse espaço pode ser instalado em um cômodo independente ou integrado ao quarto ou sala.

A projeção do escritório é bem simples. Você não precisa deixar o ambiente carregado com muitos móveis: basta instalar armários, prateleiras ou gaveteiros, que devem ser acoplados à mesa – com tamanho variável conforme sua necessidade.

Para valorizar o espaço, destaque a mesa com um tampo de vidro ou escolha opções com um design chamativo. Além disso, o armário com divisórias ou as prateleiras servem para evidenciar adornos decorativos, como quadros, relógios, vasos de plantas, miniaturas, etc.

escritorio pequeno planejado escritorio planejado com moveis escritorio planejado pequeno moveis para escritorio pequeno moveis para escritorio

 Móveis planejados para lavanderia pequena

A lavanderia é um espaço que costuma ser deixado de lado em alguns projetos. Além disso, muitas pessoas não se atentam à organização, como se fosse um “cantinho da bagunça”.

Mas, quando se trata de apartamentos pequenos, quanto mais ordenado esse espaço estiver, melhor. Assim, você evita o acúmulo de coisas e mantém todo o cômodo renovado, seja para lavar as roupas, guardar os produtos de limpeza, instalar um varal, entre outras usabilidades.

Os móveis planejados para lavanderia são especificamente para isso, guardar todos os insumos. Então, é importante instalar armários grandes com muitas divisórias, com portas de correr e puxadores.

Já a máquina de lavar deve estar ao lado do tanque, para facilitar a lavagem das roupas. Já caixas organizadoras, potes e outras estruturas servem para deixar objetos menores, como pregadores e ferramentas. De modo geral, tons claros são perfeitos para a decoração da lavanderia, como branco, bege, amadeirados e cinza claro – conforme destacam as imagens.

lavanderia com moveis planejados lavanderia pequena planejada lavanderia planejada moveis para apartamento pequeno moveis planejados para lavanderia pequena


Todos os móveis planejados para apartamento pequeno podem ser cotados em empresas ou com profissionais especializados. Pesquise e faça um bom planejamento para deixar seu cantinho super confortável e aconchegante.

Esperamos que tenha gostado das dicas. Deixe um comentário e compartilhe o conteúdo. Boa sorte e até mais.


você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.