Decoração Minimalista – Como Adotar o Minimalismo com 60 Ideias!

A decoração minimalista se tornou uma tendencia para casas e apartamentos. Na verdade o minimalismo vai muito além da decoração e é também um estilo de vida.

Quando falamos de decoração minimalista estamos falando em colocar em primeiro lugar a organização do espaço e valorizar cada item escolhido para compor o ambiente. Uma decoração com poucos itens está longe de ser uma decoração sem graça, basta apostar nos elementos decorativos certos.

Gosta do estilo minimalista, mas não sabe como usar na decoração? Nesse post vamos mostrar 60 fotos maravilhosas dos principais ambientes da casa para que você se inspire.

Tópicos

O que é Estilo Minimalista?

O minimalismo segue a regra de que menos é mais. As pessoas aplicam essa filosofia em todos os aspectos da vida como: vestuário, alimentação, decoração, meios de transporte, entre outros.

O objetivo é valorizar aquilo que é útil e funcional. por exemplo, você pode ter o guarda-roupa cheio de roupas novas ou semi-novas, mas quantas peças você realmente usa no dia a dia? Com isso podemos dizer que com exceção de poucas peças o restante só está ocupando espaço.

Quando aplicamos o minimalismo na decoração, isso vai completamente na contra mão das casas abarrotadas de enfeites e adornos. Aqui damos prioridade para os elementos decorativos que possam ter um valor afetivo e serem úteis.

Trazendo essa filosofia para decoração não podemos deixar de falar sobre o valor financeiro das coisas. O objetivo é não comprar mais do que pode pagar ou ficar estressado pelo acúmulo de boletos, afinal, do que adianta uma decoração super luxuosa e não poder aproveitar por ter que trabalhar mais para pagar por tudo?

Fotos de Ambientes com Decoração Minimalista

Não importa o estilo de decoração que você usou na sua casa até o momento, é perfeitamente possível adotar o minimalismo e ainda criar um ambiente super moderno e aconchegante.

Independente do ambiente que você quer decorar é necessário se livrar de tudo aquilo que está em excesso, para assim criar um ambiente prático, funcional e clean.

Com as nossas dicas você conseguirá adortar o minimalismo usando elementos que já tem em casa e criará espaços para compor uma casa moderna, bonita e leve.

“O primeiro passo é separar o que você vai usar na decoração, o que pode doar e o que está pronto para ir para o lixo.”

Decoração Minimalista: Modelos para se inspirar

Decoração Minimalista: Modelos para se inspirar

Decoração Minimalista: Modelos para se inspirar

Decoração Minimalista: Modelos para se inspirar

Decoração Minimalista: Modelos para se inspirar

Sala

A sala de estar é um dos ambientes da casa em que passamos mais tempo e por isso é necessário criar um ambiente aconchegante e relaxante.

No minimalismo é preferível investir em móveis de boa qualidade, mas que terão uma ótima durabilidade.

Nesse aspecto podemos ver muitas decorações com móveis de madeira maciça ao invés dos móveis de madeira compensada.

O design clean tem tudo a ver com o minimalismo, assim os elementos podem ser bonitos e com linhas retas para um visual sofisticado.

Decoração Minimalista: Sala branca

Decoração Minimalista: Sala com janela grande

Na decoração minimalista as cores são muito importantes. Geralmente escolhemos uma cor neutra como base, são cores como bege, branco e tons claros de cinza. Com esses tons neutros fica mais fácil harmonizar com elementos de cores mais sóbrias e chamativas.

Essa brincadeira com poucas cores faz com que o ambiente fique melhor organizado e pareça maior do que realmente é.

Para quem não abre mão das cores vibrantes a dica é inserir essas tonalidades em pequenos detalhes, como objetos decorativos e almofadas.

Decoração Minimalista: Sala branca e cinza

Decoração Minimalista: Sala com sofá preto

Decoração Minimalista: Sala cm quadro grande
As plantas são ótimas aliadas para quem deseja investir na decoração minimalista para sala. Além de deixar o ambiente muito mais bonito, elas também são uma ótima forma de deixar o ar puro.
Decoração Minimalista: Sala com tapete marrom
Para dar um toque moderno e delicado na sua decoração minimalista para sala os quadrinhos personalizados com coisas que goste pode ser uma ótima forma para dar o seu toque pessoal no ambiente.

Decoração Minimalista: Sala preta e branca

Decoração Minimalista: Sala com tapete marrom

Decoração Minimalista: Sala com mobilia preta
A combinação do preto com branco é elegante, moderna e perfeita para quem está em busca de uma decoração minimalista que não seja tão clara.

Decoração Minimalista: Sala com tapete cinza

Decoração Minimalista: Sala com cortina branca

Decoração Minimalista: Sala com sofá marrom

Cozinha

decoração minimalista da cozinha envolve principalmente a funcionalidade. A depender do tamanho da cozinha é ideal usar poucos móveis para otimizar o espaço.

No estilo minimalista os armários de madeira são sempre a melhor opção. Eles trazem a rusticidade e remete a vida na natureza. Isso não significa que você precisa trocar os seus armários agora para aderir a esse estilo.

Quando falamos em dar destaque para a funcionalidade estamos falando basicamente em tirar da cozinha tudo aquilo que você não usa.

Podemos observar que nas decoração não há nada em cima da pia, dos armários. do fogão e da geladeira. Nada de panos, toalhas ou tapetes.

Otimizar o espaço dentro dos armários também é importante. Se desfaça daquela louça que você nunca usa esperando uma ocasião especial ou aquela panela enorme.

Para se inspirar a seguir separamos algumas ideias de decoração minimalista para cozinha encantadoras para se inspirar.

Decoração Minimalista: Cozinha com bancada

Decoração Minimalista: Cozinha branca

Decoração Minimalista: Cozinha com ilha

Temos o hábito de guardar as frutas e os legumes na geladeira, mas muitas variedades podem ser acomodadas em temperatura ambiente. Uma cesta de frutas ou uma fruteira de estilo antigo pode conferir mais personalidade a decoração da sua cozinha e tem tudo a ver com o estilo minimalista.

Decoração Minimalista: Cozinha americana branca

Decoração Minimalista: Cozinha branca e marrom

Decoração Minimalista: Cozinha preta e branca

Decoração Minimalista: Cozinha branca
Se você não abre mão da cozinha branca e deseja trazer um item para contrastar com o ambiente, investir em um tapete com duas cores pode ser uma boa opção.
Decoração Minimalista: Cozinha com planta
Para dar um toque leve na decoração minimalista da sua cozinha você pode investir em um ou outro vasinho com plantas ou até mesmo temperinhos naturais que goste.

Decoração Minimalista: Cozinha com ilha marrom e branca

Decoração Minimalista: Cozinha branca

Decoração Minimalista: Cozinha rústica

Decoração Minimalista: Cozinha com banquetas de madeira
Para dar um ar mais conchegante ao ambiente uma boa opção é usar os itens de utilidade na decoração. Nessa imagem que separamos podemos ver como pendurar as colheres de madeiras trouxe um toque delicado no ambiente.

Quarto

O quarto é o comodo da casa que inspira aconchego e relaxamento. Ele precisa ser iluminado o suficiente durante o dia para que você possa realizar tarefas como estudar ou ler um livro e tranquilo para uma boa noite de sono.

Como falamos anteriormente os móveis de madeira são os queridinhos da decoração minimalista. As cores usadas são neutras, podendo ter um ou outro ponto de destaque desde que não deixe o ambiente visualmente carregado.

Para se inspirar veja a seguir opções surpreendentes de decoração minimalista para o seu quarto:

Decoração Minimalista: Quarto branco e cinza

Decoração Minimalista: Quarto decorado com fotos
Para dar o seu toque pessoal no espaço, você pode investir em um ou outro item decorativo relacionado a coisas que goste. Nessa imagem que separamos podemos ver como uma simples montagem de fotos na parede pode trazer um novo visual para a decoração do quarto.
Decoração Minimalista: Quarto verde e branco
Para dar um toque rustico na decoração investir em um tipo de pintura diferente pode ser uma forma criativa de inovar na sua decoração minimalista. Nessa imagem que separamos podemos ver como a pintura verde desnivelada trouxe rusticidade, mas ao mesmo tempo muita modernidade.
Decoração Minimalista: Quarto com plantas
Para trazer leveza para o seu cantinho você pode investir em um lindo vaso de planta.
Decoração Minimalista: Quarto branco
A cama é o principal móvel do quarto, por isso invista em uma opção com a qualidade e conforto necessários para um ambiente simples, porém que lhe permita o necessário para uma perfeita noite de sono.

Decoração Minimalista: Quarto com quadros

Decoração Minimalista: Quarto branco e cinza

Decoração Minimalista: Quarto claro
Para uma decoração minimalista para quarto leve e aconchegante você pode investir na combinação de cores claras como as dessa referência que separamos.

Decoração Minimalista: Quarto clean

Decoração Minimalista: Quarto branco

Decoração Minimalista: Quarto preto e branco
Para dar um toque delicado na decoração do quarto você pode investir em uma delicada pintura ou adesivo de parede.
Decoração Minimalista: Quarto grande com tapete
Ter boa aberturas para entrada de luz natural, além de deixar o ambiente bonito e iluminado, também é uma forma de contribuir para a preservação do meio ambiente por meio da economia de energia elétrica.

Banheiro

decoração minimalista do banheiro segue os mesmos  padrões do restante da casa com tonalidades claras e bases neutras. Além disso não é comum deixar elementos em cima da pia, por exemplo.

Nesse aspecto é importante investir em um armário de bom tamanho que possa acomodar os itens de higiene pessoal e de beleza.

Decoração Minimalista: Banheiro com armário aberto

Decoração Minimalista: Banheiro preto, marrom e branco

Decoração Minimalista: Banheiro com parede azul
Para trazer cor para sua decoração minimalista de banheiro investir em um tom de pastilhas alegre como o azul claro pode ser uma ótima forma de trazer contraste para o ambiente.

Decoração Minimalista: Banheiro branco e marrom

Decoração Minimalista: Banheiro com espelho triângulo
Espelhos diferentes são uma ótima forma de aprimorar a decoração minimalista.
Decoração Minimalista: Banheiro com planta
Assim como para os outros ambientes da casa as plantas também podem ser muito bem utilizadas para a decoração minimalista do banheiro.

Decoração Minimalista: Banheiro cinza e branco

Decoração Minimalista: Banheiro preto e marrom

Decoração Minimalista: Banheiro cinza

Decoração Minimalista: Banheiro com lustre pequeno

Decoração Minimalista: Banheiro com bancada de madeira

Decoração Minimalista: Banheiro clean

Apartamento Pequeno

Em apartamento pequeno a disponibilidade de espaço é reduzida e priorizar a funcionalidade vai de encontro com a filosofia minimalista. Usar elementos demais faz com que o apartamento pareça de tamanho ainda mais reduzido.

Todas as dicas dos outros tópicos podem ser usadas para decoração minimalista de apartamento.

Decoração Minimalista: Apartamento branco e cinza

Decoração Minimalista: Apartamento cinza

Decoração Minimalista: Apartamento com tapete chevron

Aproveitar os espaços da melhor forma é criar uma decoração minimalista bonita e prática para o dia a dia.  Uma boa dica para tornar seu apartamento funcional é apostar em itens suspensos como nessa imagem que separamos. Com isso além de garantir um espaço bem organizado também se livrará de ter móveis além do necessário ocupando espaço no chão.

Decoração Minimalista: Apartamento cinza e marrom
A combinação dos móveis de madeira com as plantas deram forma a uma decoração minimalista rústica, porém muito delicada devido a boa colocação dos itens.

Decoração Minimalista: Apartamento com mesa de madeira e vidro

Decoração Minimalista: Apartamento com sofá branco
A decoração com espelho está super em alta e pode ser uma ótima forma de trazer um toque elegante para a decoração da sala.
Decoração Minimalista: Apartamento com planta
A planta Costela de Adão é bonita delicada e super harmoniza com o conceito minimalista. Seu formato grande com as aberturas na folhas nos remetem a natureza.

Como você pode observar a decoração minimalista é maravilhosa, mas preza pelos itens que realmente tem importância para os moradores da casa. É uma maneira de fugir do consumismo e usar apenas o que é necessário.

Gostou das nossas dicas de decoração minimalista? Quais modelos mais chamaram sua atenção? Deixe seu comentário.


você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.