Guia da【PLANTA BAIXA】► O que é | Medidas | Como fazer

Se você está passando por uma fase de construção ou é um entusiasta da área de construção civil ou arquitetura, é bem provável que já tenha ouvido falar em planta baixa, mas você sabe ao certo o que é e como é feita esse tipo de planta?

Se você já ouviu falar do termo, mas ainda tem muitas dúvidas sobre o assunto, no post de hoje trouxemos todas as informações necessárias para você entender como funciona esse tipo de planta e também como é desenvolvido todo o processo para elaboração da planta baixa.

0 como desenhar planta baixa

Tópicos

O que é uma planta baixa?

O termo planta baixa é um nome que se atribui a um desenho técnico e esquemático de uma futura construção, tendo um corte imaginário e horizontal com uma altura de 1,5 m do piso.

Esse corte imaginário consegue captar vãos e aberturas do projeto, como portas e janelas, que podem ser vistos a partir do esquema desenhado.

o que é uma planta baixa
O esquema mostra a ideia do corte imaginário, que permite ter o olhar de cima para o projeto

 

A planta baixa traz um desenho como um diagrama mostrando os detalhes da futura construção, contendo as de visões de cômodos e permitindo visualizar o espaço a partir de um olhar de cima, como se a construção não tivesse com a cobertura.

Este tipo de planta pode representar apenas cômodos específicos ou uma edificação inteira, trazendo todos os detalhes essenciais para projetar e construir uma casa.

para que serve planta baixa
As imagens mostram diferentes desenhos desse modelo de planta

Dicas sobre escala e medidas

Para o início do projeto, é comum iniciar com a escala de 1:100, para a representação de estudos e anteprojetos.

escala para planta baixa
O esquema mostra um projeto com escala de 1:100

Em seguida, adota-se a escala de 1:50, deixando o desenho com mais detalhes e maior, o que torna a leitura da planta mais fácil.

Para entender o que é essa escala de 1:50, imagine que cada 1 cm da planta baixa é 50 vezes menor que a realidade, ou seja, é um desenho reduzido para a futura construção .

planta baixa com escala
O projeto detalhado tem escala de 1:50

O uso e a indicação da escala na planta é indispensável, uma vez que essa escala representa medidas proporcionais e que orientam toda a fase de construção.

Tipos de planta baixa

Apesar de planta baixa ser um termo bastante comum para definir uma representação de um projeto visto de cima, há 3 tipos diferentes de planta baixa, e todas mostram esse olhar de cima, mas com uma representação diferente.

 

  • Técnica: Essa representação é um desenho mais esquemático indicando a estrutura do imóvel como paredes, janelas, portas e todos os outros detalhes da edificação. Esse modelo de planta tem uso bastante frequente durante o processo de construção, já que traz uma proposta de desenho técnico.
modelos de planta baixa técnica
A versão técnica é uma versão mais utilizada entre os profissionais da área de construção civil
  • Humanizada: a versão de planta humanizada é um projeto mais elaborado e com mais detalhes que o desenho técnico, trazendo a representação de móveis e até mesmo acabamentos, como piso. Essa versão de planta costuma ser bastante utilizada para a representação do projeto aos clientes, trazendo uma imagem mais fácil de ser interpretada.
modelos de planta baixa humanizada
A versão humanizada mostra mais detalhes, inclusive móveis
  • 3D: Entre as opções que apresentam mais realismo em relação ao projeto final, a planta baixa 3D é uma dessas versões, uma vez que traz uma espécie de miniatura do projeto com representação tridimensional, deixando claro a disposição dos cômodos e a ocupação deles com móveis e outros elementos. Esse tipo de planta costuma ser bastante utilizada para mostrar o projeto final a clientes, deixando uma proposta de interação maior.
modelos de planta baixa 3D
A versão 3D é uma espécie de miniatura da construção e lembra uma maquete digital

Como fazer uma planta baixa simples? – Passo a passo

Entender como é desenvolvida uma planta baixa é algo interessante para conhecer os detalhes que estão por trás desse desenho esquemático e que orienta a construção. No entanto, esse passo a passo e dicas de como fazer uma planta não dispensam a necessidade de contratar um profissional qualificado para a execução de um projeto correto.

Para entender os processos do desenvolvimento de uma planta baixa, vamos aos passos e os detalhes que compõem esse desenho esquemático.

Esboço

A primeira etapa para dar início ao desenvolvimento de uma planta baixa é com um esboço da futura construção.

Assim, uma forma de desenvolver um desenho prévio é se imaginando dentro do local e começando a distribuir os cômodos e fluxos de passagens de acordo com as necessidades e informações passadas pelo cliente.

esboço de planta baixa
O esboço é um desenho prévio da planta

Nessa etapa de esboço, também é ideal incluir elementos externos, como piscinas e jardins, trazendo todos os itens que devem compor o projeto de uma forma mais simples e apenas para dar início ao desenvolvimento real da planta.

como fazer planta baixa simples

Desenho do lote

Uma outra etapa da parte inicial do desenvolvimento da planta é o desenho do lote, assim com a base do lote é possível delimitar o espaço total da planta e definir qual será o melhor formato e disposição da edificação no terreno.

etapas para fazer planta baixa
O desenho do lote ajuda a definir a melhor disposição e formato da casa

Criação de paredes, aberturas e cômodos

Durante essa etapa de desenho da planta baixa, a representação inclui paredes e aberturas, como portas e janelas, deixando o esquema indicativo para a orientação durante o processo de construção.

passo a passo para fazer planta baixa
O esquema mostra detalhes das aberturas

como criar planta baixa

Inclusão de elementos

Nessa etapa do desenho técnico há a inclusão de diferentes elementos, como itens do sistema hidráulico, como louças e bancadas.

Além disso, também é comum incluir móveis, que ajudam a ter uma melhor compreensão e distribuição do espaço.

como desenhar planta baixa passo a passo
A inclusão de elementos deixa a interpretação dos espaços mais fácil de compreender

Identificação dos cômodas e cotas

Para representação de paredes ou objetos na planta baixa, é necessário saber as dimensões reais do que será representado; dessa forma, o tamanho dos elementos representados devem ser indicados na planta sob a forma de medidas, e é o conjunto dessas informações que é chamado de cotagem.

processos para fazer planta baixa

Já as cotas são os números que indicam as medidas do elemento, e que costumam ser expressas por metro.

Na representação do desenho técnico, os nomes de cada cômodo são escritos com letras maiúsculas dentro de cada espaço, e assim a variação de níveis entre os cômodos também deve ser sinalizada.

desenho técnico de planta baixa
Cada cômodo traz a identificação com o nome escrito em letras maiúsculas

Cobertura

Uma das etapas finais para a representação esquemática da edificação é a finalização da planta com a projeção da cobertura, ou seja, mostra coberturas, como telhados e lages, que são representadas por uma linha tracejada.

planta baixa com cobertura
O esquema mostra a cobertura tracejada, que representa o telhado

como identificar cobertura em planta baixa

Cortes

A etapa de cortes serve para mostrar os compartimentos internos do desenho esquemático, apresentando a altura de peitoril, tamanho de portas e janelas, e outras informações que não ficam aparentes na planta.

planta baixa com cortes
A representação mostra cortes

Assim, esses cortes detalham com mais especificações o desenho técnico e para isso precisam seguir normas da ABNT, que são utilizadas para plantas baixas edificações. Entre as normas mais utilizadas para esses processos estão:

  • NBR 8196 (Emprego de escalas);
  • NBR 8403 (Aplicação, Tipos de linhas e Larguras das linhas);
  • NBR 10067  (Representação em Desenho Técnico);
  • NBR 10068 (Folha de Desenho – Leiaute e Dimensões);
  • NBR 10126 (Cotagem em Desenho Técnico);
  • NBR 10582  (Apresentação da Folha para Desenho);
  • NBR 13142 (Dobramento de Cópia);
  • NBR 12298 (Como Usar Hachura);
  • NBR 6492/94 (Representação dos Projetos de Arquitetura).

modelo de planta baixa com cortes

Agora que você já tem todas as dicas e informações sobre o assunto, vai ficar mais fácil de entender esse desenho elaborado com detalhes do projeto e ficar antenado no assunto durante a obra.


você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.