Plantas de casas em L – 19 Inspirações com dicas imperdíveis!

Pensando em construir uma casa e deseja algumas inspirações de plantas de casas em L? Você está no lugar certo. Aqui vamos te dar algumas dicas do que priorizar para construir uma linda casa em formato L para que você tenha o melhor aproveitamento de espaço e luz em uma menor quantidade de terreno, claro que isso vai depender do que você mais gosta, mas você é quem decide!

As casas em L podem variar desde pequenas, caso você tenha um terreno menor, até as mais amplas com um grande aproveitamento de espaço para sacadas, varandas ou garagens. Você deve decidir de acordo com a sua necessidade o que melhor se encaixa.

Abaixo seguem algumas dicas do que pode ser criado, este é o melhor momento, o momento de deixar a sua criatividade fluir para depois colocar o seu projeto em prática.

Tópicos

 

Modelos de plantas de casas em L

Começando por algumas plantas para que você possa ter uma melhor visualização do espaço interno das casas e como os cômodos podem ser distribuídos:

Nessas plantas de casas em L nós podemos ver casas simples e com bom aproveitamento de espaço, são comumente usadas como plantas de grandes apartamentos. Podemos observar 3 quartos sendo um deles suíte, um banheiro, cozinha, área e sala de estar. A varanda fica logo a frente considerando que a garagem fique bem ao lado do espaço da sala de estar fazendo com que não falte e nem sobre espaço.

Já nessas podemos ver luxuosos espaços com piscina enfatizando a grande vantagem de se projetar um apartamento ou casa em L, que é aproveitar o máximo de espaço para lazer com grandes áreas como varandas e jardins.

Grandes construções e plantas de casas em L, como os exemplos acima, devem se atentar a dois grandes pontos:

1. A iluminação natural do ambiente;
2. A ventilação.

As casas térreas permitem uma grande incidência de ar e luz, diferentemente de casas com sobrados. Os sobrados bloqueiam grande parte da luz solar, assim como a ventilação do local, porém é possível se aproveitar do máximo de recursos para que o ambiente fique o mais arejado possível, como por exemplo o uso de janelas espaçosas e em grande quantidade.

 

Vantagens e desvantagens

Vantagens

Algumas das vantagens de acordo com quem já possui casas nesse formato e estilo as maiores vantagens são a de você ter liberdade na construção após ter terminado o seu projeto, por exemplo, você poderá criar mais extensões da casa caso queira aumentar um cômodo ou caso a casa não esteja do modo como imagino. Outra vantagem também é o design bonito, moderno e arrojado.

Elas podem ser muito bem trabalhadas, principalmente quando não se dispõe de um terreno muito grande e deseja-se construir algo bem espaçoso.

Desvantagens

As desvantagens são justamente a iluminação e ventilação que são difíceis de se alcançar. Normalmente o cômodo que sofre mais com esse problema é o que fica na curva do L, isso acontece porque diferente de casas com plantas convencionais as plantas de casas em L fazem com que a ventilação entre por um lado e não saia pelos fundos.

Nesse caso uma dica é você colocar o cômodo que menos utilizar para que fique nesta parte, assim você não vai ter que gastar muito em iluminação artificial que além de te dar um grande prejuízo financeiro também pode prejudicar a saúde.

Mostrarei agora alguns exemplos reais de como podem ser construídas as casas em L sem que alguns desses fatores interfiram, além de claro, servir de inspiração para o design:

Estes são exemplos de casas em L com grandes janelas e portas voltadas para a piscina. Podemos observar que de qualquer maneira a incidência do sol na casa acontecerá, e a forma como ela foi projetada fará com que esteja sempre arejada, além de ela parecer muito mais extensa do que de fato é devido ao efeito que o vidro das janelas causam.

Essas plantas de casa em L são belíssimas casas na montanha com vidros também voltados para a piscina. Aqui temos a inspiração de uma construção moderna utilizando uma mescla de tijolos e madeira.

Podemos ver que ela foi construída isolada, ou seja, longe de muros, isso também ajuda muito na ventilação e iluminação.

Neste exemplo podemos ver uma boa utilização de um pequeno terreno. Os cômodos foram muito bem distribuídos e a projeção do sobrado feita com modernidade. Teto baixo porém com grande espaço e grandes janelas discretamente sobreposto ao andar térreo não tampando a luz do sol.

Não precisa necessariamente que a casa seja voltada para a área de lazer, ela pode ser projetada de forma a ficar para a frente ou para a lateral do terreno. O que podemos indicar para que ela fique completa é um projeto de paisagismo bem estruturado, você cria uma área bonita e chamativa para onde a casa será voltada. Mas isso pode divergir dependendo do seu gosto e a variedade é ótima!

Essa casa em L tem sua área voltada para a região da piscina aproveitando também aproveitamento de um terreno menor. O acabamento das paredes foram todas feitas em madeira e há um exemplo de uma porta de correr. O que permite a abertura completa do ambiente interno para o externo deixando a casa totalmente integrada.

Nessa casa em L temos um exemplo de casa de campo revestida em madeira rústica utilizando todo o terreno disponível que mesmo pequeno conseguiu projetar certa amplitude por ter sido muito bem projetada, com áreas mais largas, como a sacada, que permite dar uma sensação de espaço para o local. Além de claro utilizar as paredes, janelas e portas de vidro para ter uma visão da paisagem a fora.

Este é um exemplo mais moderno de bom aproveitamento de terreno. A planta da casa em L foi feita bem baixa e discreta com diferentes combinações de elementos como o P&B, tijolos brancos e concreto preto e a madeira para dar a “quebra” nos tons.

Não podíamos deixar de dar o exemplo de um sobrado bem estruturado. Podemos perceber que o andar de baixo é bem maior e mais alto do que o de cima, essa estrutura permite que a ventilação da casa seja muito bem distribuída. Há uma grande área de lazer que comporta grande parte do terreno sem interferir na parte interna da extensão da casa.

Gostou das nossas dicas e ideias? Confira algumas outras sensacionais aqui!

 


você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.