Decoração Industrial – 30 Ambientes Modernos + Características!

O estilo de decoração industrial vem fazendo a cabeça de decoradores do mundo todo. Em Nova York, onde teve início esta onda, é uma tendência já há alguns anos e não parece que irá arrefecer tão cedo!

Contagiando todas as partes do mundo ocidental, vamos ver hoje o que é este estilo e como melhor aplicá-lo na sua própria casa.

[TOC]

Tópicos

O que é Estilo Industrial?

O estilo de decoração industrial surgiu entre os anos 1950 e 1970 e sua origem é determinada na cidade – sempre vanguardista! –  de Nova York.

Estipula-se que o estilo surgiu acidentalmente ao transformarem-se galpões, fábricas e depósitos em lares efetivos. Isso ocorreu por pura necessidade de ocuparem-se locais mais centrais da cidade para moradia – que é uma ilha e, portanto, não tem para onde crescer.

Estante de ferro de hastes finas com mesa e banco de tronco de madeira tratados com verniz. Vasos pequenos sobre as prateleiras da estante
Lindo exemplo de estante de estilo industrial

O estilo de decoração industrial, portanto, caracteriza-se pela utilização de materiais considerados mais pesados ou brutos, como tijolos grandes aparentes, metais pesados, tubulações aparentes, madeira de demolição e outros.

sala com tapete em listras pretas e brancas, piso de taco de madeira, vaso médio com planta, sofá cinza
Tacos de madeira no piso combinam super bem com o estilo
estante de ferro acobreado com livros e objetos decorativos
Essa estante é um arraso: além de linda, veja como ela permite a passagem da luz e dá amplitude ao ambiente

A utilização de metais na decoração industrial é uma constante. Não necessariamente os tons de cinza são obrigatórios, mas prevalecem bastante. Como na estante abaixo, os tons de cinza garantem a neutralidade do ambiente. Mas nao retiram nem um pouco o charme do mesmo.

 

estante suspensa de ferro com prateleiras de madeira e diversos objetos decorativos sobre as mesmas
Quem disse que o estilo industrial não combina com delicadeza? Lindíssima estante suspensa

Tons neutros e pasteis, materiais rústicos, tubulações aparentes, muita madeira de demolição e metal: tudo isso ajuda a definir a decoração industrial.

A seguir, vamos dar muitos exemplos de ambientes para que você se inspire nessa tendência atual e transforme pelo menos um cômodo da sua casa. Pronta para subverter o tradicional? Vamos às fotos!

Fotos de Ambientes com Decoração Industrial

Agora vamos ao que mais interessa: ótimas inspirações para que você transforme seus próprios ambientes fazendo uso total ou parcial da decoração industrial.

sala com sofá cinza, mesa com cadeiras brancas, janela ao fundo e parede de tijolinhos
Linda parede de tijolos aparentes: neutralidade é palavra chave

Estilo Industrial na Sala: Ponto Alto da Casa!

sala com estante de ferro, parede de cimento queimado e tapete azul com cinza
Amamos cimento queimado! Veja que linda esta sala e a combinação com o azul delicado do tapete

Aqui, a decisão foi combinar esta belíssima estante de ferro com madeira diretamente na parede de cimento queimado.

O cimento queimado é um material muito usado na decoração industrial. A sua neutralidade dá grandes vantagens na hora de cobinar diferentes estilos por exemplo.

Projeto de iluminação com as tubulações aparentes também é uma marca desse estilo tão despojado. No caso acima, perceba como o ambiente, além da luz natural, receberá muita luz artificial. Mais ainda: com muita versatilidade, pois os spots de luz são flexíveis.

parede em dois tons de cinza, sofá e cortina cinzas
Belíssimo projeto de iluminação e pintura da parede: fácil de fazer e efeito moderníssimo

Ah, os tons de cinza! Pequeno ambiente charmosíssimo, composto por diversos tons de cinza. Aliás, essa cor – básica e sensacional – é um tom chave na decoração industrial.

O trabalho recortado na pintura deu o charme adicional ao ambiente e quebrou a monocromia. Está aí um bom exemplo de facilidade e praticidade para transformar sua sala!

Os tijolos aparentes também são uma constante na decoração industrial. No caso acima, toda a paleta de cores do resto dos itens foi escolhida de acordo, principalmente o sofá.

Quando falamos em decoração industrial, muita gente tem a sensação de desconforto, falta de acolhimento. Mas podemos ver pelos exemplos aqui apresentados que isso não é verdade!

No caso acima, veja como o ambiente dá uma sensação de aconchego e conforto… Além dos tons serem convidativos ao descanso e relax.

Decoração Industrial na Cozinha

Sim! Chegou a hora dela! A cozinha é um lugar importantíssimo na nossa casa. Ainda mais nestes tempos em que cozinhar é uma palavra de ordem…

Não é difícil imaginar a implementação da decoração industrial numa cozinha. Até porque, pela simplicidade e pelos materiais, a combinação é ideal!

mesa com quatro cadeiras pretas de ferro, paredes e piso de cimento queimado e duas luminárias pretas pendentes sobre a mesa
As luminárias e as paredes e piso de cimento deram o tom industrial nesta cozinha

Aqui, novamente o uso do cimento queimado na parede e no piso reforçam que o uso deste material é uma constante na decoração industrial.

Busque por móveis de pés finos e simples, que permitam ampliar visualmente o ambiente. A combinação do metal com a madeira é muito bem vinda, principalmente se tratarmos de madeira de demolição.

Além do cinza – de novo! – nas portas dos armários, as portas dos armários de metal suspensos aplicam bastante o tom industrial desta cozinha.

Repare que a grade das portas permite a ventilação e a fácil localização de tudo o que se guarda. Mas cuidado: por estar tudo à mostra, deve estar tudo arrumadinho também!

Aqui, uma visão mais geral desta linda cozinha com decoração industrial. Outro ponto a ser notado são os tijolinhos nas paredes, que apesar de não terem o estilo rústico, podem muito bem compor o estilo. Ademais, o branco e sua neutralidade apaziguam os outros elementos pretos, clareando o ambiente e deixando-o mais ameno.

O metal! Esse elemento é mais que bem-vindo na decoração industrial. Além do mais, é facílimo de higienizar e em ambientes como a cozinha isto é imprescindível.

Veja como a combinação da bancada e gavetas ornou perfeitamente com o armário suspenso em madeira. E o fogão embutido e um charme à parte!

Decoração Industrial no Quarto

Como já dissemos, a decoração industrial não é sinônimo de frieza ou ausência de aconchego. Vamos ver alguns exemplos de quartos de dormir que traduzem muito bem este pensamento.

quarto com cama de casal de ferro, parede de tijolinhos parentes e quadros na parede
A parede de tijolos super rústicos contrasta com outros elementos delicados da decoração. Que tal arriscar este contraste?
quarto com cama de casal e parede de tijolinhos aparentes e cabeceira alta de ferro
Linda composição de cores para quarto de dormir: aconchego
Simples, bonito, moderno e funcional
quarto com cama de casal e armario com porta de vidro transparente
Armário com portas simples de vidro: contemporâneo, fácil de instalar e, vamos combinar? Lindo!

Até o Banheiro Pode Acompanhar a Tendência Industrial!

Até mesmo os banheiros acompanham esta tendência! E não é para menos. Veja essas possibilidades simples e lindas para transformar também esse importante canto do seu lar.

banheiro com vaso sanitário preto, espelho retangular e parede cinza
Lindíssima louça sanitária preta fosca. Simples e bem iluminado!
banheiro com vaso sanitário branco, espelho redondo, pia branca suspensa por pés de metal preto
Amamos essa louça sanitária suspensa super moderna. Perceba os trações finos das hastes de metal por todo o ambiente

Decoração Industrial em Apartamento Pequeno

Já dissemos e não cansamos de repetir: espaços pequenos podem e devem ser lindos e seguir os gostos dos seus donos. Claro, com uma boa dose de bom senso para não sobrecarregar o ambiente, tudo pode ser muito bem acomodado.

Vejamos estes lindos ambientes pequenos com inspiração industrial que estão super compatíveis com suas dimensões.

sala com paredes de tijolinhos à mostra, sofá marrom com almofadas branca, preta e azul
Tijolinhos aparentes e tubulação de iluminação à mostra: características da decoração industrial
equena sala com piso de madeira, sofá cinza escuro com chaise, janela ao fundo e televisão sobre móvel de madeira
Piso em madeira de demolição e tons de cinza em quase tudo: a grande janela aplaca a escuridão do ambiente. E o projeto de iluminação deve ser muito bem pensado!

sala com paredes cinza, sofá cinza, tevê sobre um móvel branco e janela ao fundo

O que achou das nossas dicas? Deixe seu comentário e diga o que você gostaria de ver no nosso site!


você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.