Forro de Gesso – 100 Opções em ambientes + Quando e como usar!
O forro de gesso se tornou super popular nos projetos e construções, sendo uma das opções mais utilizadas nesse tipo de acabamento. Além de dar uma elegância única ao ambiente, as diversas opções de estruturas e formas ajudam na hora de esconder fios e disfarçar imperfeições.
Além disso, o forro de gesso tem uma característica linda, que chama a atenção e influencia muito na hora da escolha: a iluminação. Os modelos rebaixados, sancas ou com desenhos diferentes, permitem a instalação de lâmpadas de uma forma sofisticada e charmosa.
Dessa forma, os ambientes ganham uma luminosidade bem distribuída, que pode ter intensidade e cor de acordo com o gosto dos moradores. Dentro dessa categoria, existem vários modelos e tipos diferentes, por isso, saber como fazer a melhor escolha é muito importante.
Afinal, apesar de ser bem comum, o valor de investimento nesse tipo de forro é maior do que outras opções como laje e forro PVC. Para te ajudar a acertar em cheio na escolha e ter espaços encantadores, separamos algumas dicas valiosas e fotos maravilhosas para se inspirar.
Quer saber mais sobre o assunto? Então continue a leitura e confira! 😉
Tópicos
Dúvidas frequentes
A seguir, separamos algumas das principais dúvidas sobre o forro de gesso para responder de forma clara e objetiva. Confira!
O que é forro de gesso?
O forro de gesso é um tipo de acabamento que é instalado no teto, ocultando a visão direta do telhado e ajudando a enriquecer os ambientes visualmente. Em geral, podemos citar dois principais tipos de forro de gesso: o acartonado, também conhecido como drywall, e o forro comum em placas.
Quais suas vantagens?
Quando comparado aos outros materiais, o gesso tende a ter um preço final mais caro incluindo mão de obra, produto e pintura. No entanto, as vantagens em escolher essa alternativa fazem com que o custo-benefício valha muito a pena.
Dentre os pontos positivos que mais chamam a atenção, podemos citar:
- Instalação fácil e rápida – É sempre importante contar com um serviço profissional especializado, mas tudo é feito de forma rápida e prática. Além disso, na opção do acartonado a bagunça é menor ainda.
- Enriquece o ambiente visualmente – A estética do forro de gesso é sofisticada, uniforme e lisinha. Dessa forma, você conseguirá valorizar seus ambientes e sua decoração, dando um ar super elegante aos seus espaços.
- Design diferenciado – O uso de sancas e desenhos especiais ajudam a colocar a iluminação em pontos estratégicos. Dessa forma, você chama ainda mais uma atenção positiva para essa parte, dando um aspecto moderno e requintado ao forro.
- Luzes embutidas e efeitos visuais – Como já citamos, uma das características fortes desse tipo de acabamento é a possibilidade de criar efeitos incríveis de luz. Afinal, você poderá deixar o espaço de acordo com seu gosto tanto na intensidade e distribuição das luzes, quanto no tom quente ou frio desejado.
- Praticidade para reformas – Por sua fácil instalação, esse tipo de forro pode ser usado tranquilamente sob telhas ou laje. Ou seja, fica muito mais fácil reformar os ambientes e transformá-los completamente!
- Fácil manutenção – Caso seja necessário fazer reparos ou ajustes, é possível remover só uma parte do forro e depois recoloca-la. Dessa forma, a manutenção é fácil, prática e rápida, sem precisar refazer toda a obra.
Existem desvantagens?
Sim. Uma das principais desvantagens de usar o gesso é o fato de que ele não resiste bem a água.
Por isso, a estrutura por cima, seja telhado ou laje, precisa estar totalmente livre de goteiras, infiltração ou umidade. Além disso, esse tipo de forro não é recomendado para locais de alta umidade ou que recebam chuva.
No entanto, é possível encontrar modelos no estilo acartonado que sejam resistentes a água para usar em locais como banheiro ou lavanderia. Porém, é preciso estar disposto a investir muito mais, já que eles podem custar mais que o dobro dos modelos comuns.
Outro ponto negativo é que esse material não aguenta muito peso. Por isso, é importante verificar junto ao fabricante qual a carga máxima por m² permitida antes da compra e instalação.
A questão do peso é importante para escolher outros itens, como lustres ou ventiladores de teto. Além disso, a versão comum do forro em placas tem uma maior tendência a manchas e mofo.
Gesso comum ou acartonado: Qual escolher?
Se você está em busca de uma opção linda e barata, o gesso comum em placas pode ser sua alternativa ideal. Em geral, o valor desse modelo é metade do valor praticado nas versões acartonadas.
Em contrapartida, a instalação e o trabalho durante esse processo são mais pesados e demorados. Isso, porque, ele é disposto em várias placas que são coladas uma nas outras e precisam ser pintadas no final.
Esteticamente, o visual desse modelo é perfeito, uniforme e lisinho, fazendo muito sucesso nas residências. No entanto, essa característica facilita rachaduras em determinadas condições.
Se o local onde o forro será instalado passa por muitas variações de temperatura ou sofre muitos abalos, esse modelo não é o mais indicado. O gesso acartonado é mais resistente a água e a essas mudanças, e sua estrutura é composta por placas revestidas por um papel acartonado.
Apesar do custo ser bem mais elevado, as vantagens em relação ao modelo comum podem compensar muito. Com uma instalação bem rápida, o acartonado, ou drywall,faz menos sujeira e bagunça do que o gesso comum.
Além disso, ele não sofre com as alterações de temperatura e abalos, podendo ser usado em qualquer local. O isolamento acústico também é uma das vantagens, sem contar no maior conforto térmico do ambiente.
Por isso, se você está disposto a investir mais em seu forro, vale a pena conferir o modelo acartonado para seus espaços.
Quanto custa em média? #preço
Os valores podem variar muito de acordo com vários fatores, como região, mão de obra, tipo de forro e extensão da área. Mas, em geral, os valores atuais giram em torno de R$75,00 e R$120,00 por metro quadrado.
Na hora de fechar negócio, é importante conferir o que está incluso no pacote. Afinal, é possível comprar somente as placas e incluir mão de obra e pintura, ou adquirir cada item separado.
Qual a diferença entre forro e sanca de gesso?
A principal diferença entre o forro e a sanca está em sua estrutura e possibilidades de iluminação. Essa escolha determinará a estética final do seu acabamento e os efeitos de luminosidade.
No forro, os spots e lampadas são instalados diretamente na estrutura. Ou seja, você terá uma luz direta no ambiente, podendo controlar o tom e a intensidade na escolha das lampadas.
Já ao escolher a sanca, a iluminação é instalada por cima, entre o teto original e o gesso. Dessa forma, o teto é usado como um refletor, resultando em uma iluminação indireta e mais dissipada.
Além disso, dentro dos modelos de sanca é possível escolher entre sanca aberta, sanca invertida e sanca fechada.
Fotos e modelos de forro de gesso
Agora que você já entendeu melhor sobre as vantagens e tipos de forro, separamos algumas fotos lindas para se inspirar. Confira!
Forro de gesso decorado
Forro de gesso para sala
Forro de gesso para cozinha
![forro de gesso para cozinha]()
Forro de gesso para quarto
Forro de gesso para banheiro
Esperamos que essa matéria tenha sanado suas dúvidas e te inspirado para usar esse acabamento elegante em seus espaços. Escolha o seu tipo de forro de gesso ideal e desfrute de ambientes requintados e lindos!
Se você gostou do artigo, não deixe de conferir as outras matérias do nosso blog para mais inspirações e dicas de decoração e estilo de vida.
E para qualquer dúvida ou sugestão, deixe seu comentário abaixo, ficaremos felizes em respondê-lo! 🙂