Tudo sobre【METRO LINEAR】ᐅ O que é | Usos | Como calcular

É fato que dificilmente iríamos parar para pensar sobre o conceito de metro linear, porém usamos o conceito de metro linear todos os dias, mesmo sem saber o que isso significa.

Fazemos uso de medidas de comprimento para realizar a medição de distâncias tamanhos, como a altura de uma mesa ou o comprimento que uma mesa possui, por exemplo. 

Entender o que é metro linear é muito simples,  por isso preparamos esse post com os principais assuntos relacionados a esse tema!

Tópicos

O que é metro linear?

O metro linear nada mais é do que uma medida de comprimento que expressa o tamanho de objetos. É uma unidade de medida presente no sistema internacional de medidas.

Um metro linear é resultado da circunferência da terra dividida por 40 milhões. No cálculo o metro linear é representado pela letra m que é colocada após os algarismos, sendo essa a unidade fundamental utilizada para calcular a dimensão de distâncias e objetos.

Esse é um cálculo que está presente no nosso cotidiano, geralmente nós o utilizamos ao realizar tarefas como desde fazer um bolo até dosar uma medicação ou construir um prédio.

Fazemos uso desse cálculo para obter o tamanho ou distância de uma extensão linear. Um exemplo simples de uso dessa medida é a construção civil, nela esse cálculo é realizado diariamente por pedreiros, marceneiros e funileiros na medição da largura de uma janela, altura de uma porta ou até mesmo para definir o tamanho de um rodapé.

Para que serve o cálculo do metro linear?

Como já dissemos o (m) é fundamental para realizar a medição de tamanhos e distâncias. Geralmente, arquitetos e engenheiros fazem esse cálculo utilizando ferramentas como réguas e trenas.

metro linear1

Nas lojas de aplicativos também é possível encontrar aplicativos desenvolvidos para essa função, neles a câmera é utilizada para realizar o cálculo com mais exatidão.

Quer aprender como é calculado o custo de construção por m²? Confira o post especial que preparamos com dicas incríveis!

Metro linear X Metro quadrado – Qual a diferença?

A diferença entre o metro linear e o metro quadrado é bem simples de entender. O metro linear é uma medição realizada em linha.

metro linear5

Um exemplo de situação em que esse tipo de cálculo é utilizado é no cálculo de profundidade do alicerce para a construção de casas. Se o engenheiro descobrir que o comprimento for de m, seria o mesmo que afirmar que ele possui  metros lineares. Porém, já o metro quadrado é calculado de outra forma. Se fosse necessário realizar o cálculo para descobrir a área da base da construção da casa, sendo ela quadrada, o cálculo seria lado x lado.

Então, para descobrir o metro quadrado , como o próprio nome sugere, é só calcular largura x comprimento. Se uma casa possui 5m de frente e a profundidade possuir 16m, na verdade ela possui 80m².

metro linear2

Geralmente, o cálculo do metro quadrado é utilizado para a compra de pisos que são vendidos nas lojas por metro quadrado. Portanto, podemos entender que tanto o (m) quanto o m² são de muita importância para esse tipo de segmento.

Como calcular o metro linear? – Passo a passo

Para realizar o cálculo do (m) é muito simples. Por exemplo, uma parede possui 10m de largura por 3m de altura. O engenheiro decidiu cobrir toda a parede com papel de parede. 

metro linear4

Como calcular? Pois bem, se o papel escolhido  for vendido pela loja em rolos de 0,5m ( cinquenta centímetros) por 2m, será necessário comprar pelo menos 30 rolos, pois para revestir 1m de parede será necessário utilizar 3 rolos. Fácil, não é mesmo?

Ficou com alguma dúvida sobre metro linear? Deixe seu comentário abaixo.


você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.