Cortineiro de Gesso – 28 Ideias inspiradoras na décor de ambientes!

É fato que as cortinas são itens indispensáveis na decoração. Além de trazerem aconchego para o ambiente, elas ajudam na privacidade dos moradores e, dependendo do material, contribuem para a iluminação ou escurecimento do cômodo.

cortineiro de gesso

Para agregar mais charme, é muito comum usar o cortineiro de gesso, que permite esconder o varão ou trilho da cortina. Dessa forma, apenas o tecido fica aparente, passando a impressão de que a cortina está “saindo do teto”.

cortineiro de gesso 2

Além disso, geralmente o cortineiro de gesso é feito juntamente com o rebaixamento do teto de gesso, porém, existem outras formas de fazê-lo também, como o cortineiro de gesso sobreposto, embutido, etc.

modelo 2

Por isso, se você quer saber mais sobre o cortineiro de gesso e agregar muito mais elegância na sua decoração, você está no lugar certo. Neste artigo, vamos mostrar a você 28 ideias inspiradoras com ele na décor de ambientes. Vamos lá?

Tópicos

Fotos e modelos de cortineiro de gesso

modelo 3

O uso de cortineiro de gesso é uma técnica que permite, além de esconder as imperfeições, criar um espaço com cortina muito mais bonito e aconchegante.

cortineiro de gesso 3

Além disso, o cortineiro de gesso geralmente possui três modelos, o sobreposto ao teto, embutido e iluminado. Mas não se preocupe, abaixo explicaremos direitinho as características de cada um e também apresentamos lindos modelos para você se inspirar. Confira!

Sobreposto ao teto

cortineiro de gesso sobreposto

O cortineiro de gesso sobreposto é uma opção ideal para quem não pretende abaixar o teto. Dessa forma, ele fica abaixo do forro e portanto, visível.

sobreposto

Além disso, pelo fato dele estar abaixo do forro, você tem a opção de comprar um cortineiro de gesso tanto liso ou tanto com mais detalhes, o que pode criar composições lindas e sofisticadas, a depender do seu gosto.

cortineiro de gesso sobreposto 1

Ainda, o tamanho do cortineiro de gesso varia de acordo com a sua cortina. Se ela tiver mais de um varão que a compõe e ele for grosso, o cortineiro deverá ser maior e mais largo, a fim de que cubra tudo. Entretanto, se ela for composta de um trilho fininho, o cortineiro deverá ser mais fino também.

Embutido

modelo embutido 1

O cortineiro de gesso embutido é mais moderno e o mais utilizado em projetos de interiores. Além disso, o cortineiro embutido é feito entre o forro de gesso e a parede que o varão fica escondido.

cortineiro de gesso embutido quarto

Dessa forma, ele passa aquela impressão que já falamos anteriormente, de que a “cortina está saindo de dentro do teto”.

Iluminado

modelo iluminado

O cortineiro de gesso iluminado é uma opção que pode ser adicionada tanto no cortineiro sobreposto quanto no embutido. Dessa forma, você irá agregar uma iluminação especial que além de promover mais charme e elegância ao ambiente, dá um destaque à cortina.

cortineiro de gesso iluminado 1

Além disso, com a luz de forma indireta, o espaço ganha mais conforto e aconchego, o que é ideal para iluminar ainda mais o ambiente à noite.

Qual é o melhor modelo de cortina para cortineiro de gesso?

inspiração

Depois de já ter escolhido o modelo certo de cortineiro de gesso, é hora de definir qual o melhor modelo de cortina. Não se preocupe, pois também temos essa informação para você!

inspiração 1

É recomendável que você escolhe o tecido da cortina de acordo com o cômodo que ela será usada. Em quartos, por exemplo, você pode usar a cortina blackout. Isso porque o quarto é um ambiente que necessita ficar escuro e confortável à noite.

cortineiro de gesso 1

No entanto, na sala, por sua vez, o ideal é escolher tecidos finos e claros, como o voil, já que esse ambiente precisa ser mais iluminado.

cortineiro de gesso cinza

Além disso, a escolha da cortina deve ser bonita e adequada para o seu ambiente. Dessa maneira, as cores neutras como cinza, bege e branco são sempre opções ideias que se adaptam a qualquer decoração e ambiente. Entretanto, se você quiser ousar, escolha uma cortina colorida sem medo!

modelo quarto infantil

Por fim, se você está com dúvida a respeito do cortineiro de gesso trilho ou varão, saiba que depende. De fato, cortinas mais leves podem ser usadas tranquilamente em trilhos, enquanto cortinas mais pesadas, geralmente se adaptam melhor ao varão. Por isso, ao comprar sua cortina, verifique com o fabricante qual a melhor opção para você.

Inspirações de cortineiro de gesso

cortineiro de gesso 4

Se você gostou de tudo que leu até aqui e quer dar um visual ainda mais charmoso e moderno seja para o dormitório, a sala de estar ou jantar, confira as lindas inspirações que trouxemos para você.

1 – Modelo sobreposto quarto de casal

cortineiro de gesso sobreposto quarto de casal

Nesta imagem, vemos um lindo modelo de cortineiro sobreposto em um quarto de casal. Vemos também que o modelo branco da cortina combinou com as outras cores desse cômodo.

2 – Modelo sobreposto quarto moderno

modelo sobreposto quarto moderno

Na imagem acima, vemos um modelo sobreposto em um quarto moderno. Além disso, vemos que a cor mais sóbria está em harmonia com as outras cores desse quarto.

3 – Modelo iluminado

cortineiro de gesso iluminado

Na imagem acima, vemos um lindo modelo iluminado com uma cortina branca. Além disso, podemos dizer que essa técnica iluminada agregou muito mais aconchego ao quarto.

4 – Modelo embutido

modelo embutido

Nesta imagem vemos um modelo embutido em um quarto clássico de menina. Além disso, vemos que a cortina cinza combinou muito com a proposta deste quarto.

5 – Modelo sobreposto com trilho

cortineiro de gesso sobreposto com trilhoNa imagem acima, vemos um modelo sobreposto com trilhos, que foi possível pela cortina ser de um modelo mais leve.

6 – Modelo embutido em quarto de casal

modelo embutido em quarto de casal

Na imagem acima, vemos um modelo embutido em quarto de casal que agregou muito mais elegância e charme à decoração.

7 – Modelo iluminado em sala de estar

modelo iluminado em sala de estar

Nesta imagem, vemos um modelo iluminado perfeito nesta sala de estar, o que permite que este ambiente que necessita de luz, sempre esteja iluminado.

8 – Modelo embutido em quarto moderno

modelo embutido em quarto moderno

Neste exemplo acima, vemos um lindo modelo embutido em um quarto moderno. Além disso, a cortina cinza combinou com os outros tons neutros do quarto.

9 – Modelo embutido em sala clean

cortineiro de gesso embutido sala clean

Na imagem acima, vemos um lindo modelo embutido que agregou muito mais charme a esta linda sala clean.

10 – Modelo sobreposto em quarto

modelo sibreposto em quarto

Por fim, vemos que este modelo sobreposto combinou e muito com essa proposta desse quarto.

Gostou das nossas dicas? Abaixo, deixamos alguns exemplos de posts relacionados que serão do seu interesse. Confira!


você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.