Azulejo de Metrô – 42 Ideias de como usar o moderno Metro White!

Uma tendência no mundo da construção civil e projetos decorativos é o uso do azulejo de metrô, um tipo de revestimento inspirado nos acabamentos usados em famosos estações de trens de grandes metrópoles, como Londres, Paris e Nova Iorque.

Esse tipo de revestimento presente nas estações de tem o nome de “Subway Tiles”, e tem como tradução o termo azulejo de metrô.

Depois de dominar as grandes estações de trens ao redor do mundo, esse tipo de acabamento foi levado como opção para revestimentos domésticos, e atualmente é um dos queridinhos quando o assunto é fugir dos modelos mais tradicionais e criar uma proposta interessante e cheia de charme nos acabamentos.

azulejo de metro na decoracao

Tópicos

Decoração com azulejo de metrô / metro white

Branco

Rejunte branco

Uma das opções mais usadas nos projetos é o azulejo de metrô na cor branca, uma versão curinga para diferentes ambientes.

E para quem pretende manter a ideia clean no revestimento, uma boa pedida é o uso do rejunte branco com o revestimento de mesma cor, mantendo uma opção mais neutra para a parede revestida.

E se você quer apostar no rejunte branco entre as peças de azulejo, mas não quer sofrer com manchas fáceis entre os azulejos, uma boa pedida é optar por rejuntes mais resistentes, como é o caso do rejunte epóxi.

banheiro pequeno com azulejo metro de rejunte branco
No projeto, o revestimento branco com rejunte de mesma cor reveste a área do box
banheiro pequeno com azulejo metro branco com rejunte branco
O revestimento se estende pela altura de meia parede

azulejo de metro branco com rejunte branco

Rejunte preto

Outra maneira para usar o azulejo de metrô branco no projeto é misturar as peças de revestimento branco com rejunte preto, um detalhe do acabamento que destaca a paginação, ou seja, o modo que as peças foram instaladas e o estilo do desenho formado através da orientação.

Além de ser uma opção para destacar o revestimento branco, o rejunte preto ainda traz um ar mais clássico das estações de metrô, e tem como vantagem não mostrar manchas, sendo uma opção mais fácil de manter a longo prazo, principalmente para o uso em ambientes úmidos, como banheiro, uma vez que o rejunte preto entre as peças destaca menos problemas como mofo.

banheiro com meia parede de azulejo metro estilo espinha de peixe
O rejunte preto destaca a paginação estilo espinha de peixe
banheiro com meia parede de azulejo metro com rejunte preto
O rejunte preto entre as peças brancas marca a paginação lado a lado das peças

azulejo de metro branco com rejunte preto

Preto

Entre os variados estilos para o azulejo de metrô, uma das possibilidades é usar o revestimento de parede na cor preta, uma ótima opção para uma parede escura e de destaque no projeto.

Desse modo o revestimento pode ser com acabamento polido e com brilho, ou também pode ser uma versão fosca, com acabamento sem brilho.

Além do acabamento nas peças, outra opção para usar o azulejo preto é escolher a cor do rejunte, sendo que o mix de azulejo escuro com rejunte claro destaca cada peça e a paginação escolhida, enquanto a opção por usar revestimento escuro como rejunte também escuro cria uma sensação de continuidade sem marcar as peças.

Para quem optar por usar o revestimento escuro, uma boa dica é que o ambiente seja muito bem iluminado, evitando que as paredes escuras possam dar a sensação de um ambiente menor e mais carregado.

banheiro moderno com parede de azulejo de metro preto
No projeto do banheiro, a parede preta é equilibrada com outros revestimentos brancos, evitando que o banheiro fique muito escuro
area gourmet com azulejo de metro fosco e com brilho
No projeto da área gourmet, a paginação mistura revestimentos com brilho e fosco
cozinha moderna com azulejo metro preto estilo espinha de peixe
O revestimento preto com rejunte de mesma cor foi usado na rodabanca da cozinha
banheiro com azulejo metro preto de paginacao espinha de peixe
A parede na área do box tem revestimento preto com rejunte branco destacando a paginação espinha de peixe

azulejo de metro preto na decoracao

Cinza

Para quem prefere as cores neutras e modernas para o projeto, uma boa dica é apostar na tendência de usar azulejo de metrô na cor cinza.

O revestimento cinza é uma boa pedida para manter os tons neutros, e sair das opções mais tradicionais, como branco ou preto.

Nesse caso, a escolha do revestimento pode trazer nuances mais suaves de cinza, uma ótima opção para manter o estilo neutro e com uma cor mais clara para iluminar o projeto; ou pode trazer uma nuance mais escura, sendo uma opção de revestimento escuro, mas sem ousar demais, como uma opção de azulejo preto.

banheiro estilo industrial com azulejo de metro cinza
No projeto do banheiro em estilo industrial, o revestimento apresenta variações entre tons claros de cinza
cozinha pequena com azulejo de metro cinza
No projeto da cozinha, a rodabanca em cinza claro ilumina o ambiente
cozinha planejada com rodabanca de azulejo metro cinza
A rodabanca da cozinha traz revestimento cinza com rejunte branco

Colorido

O azulejo de metrô é um tipo de acabamento bastante versátil, e com uma ampla variação de cores, sendo uma boa pedida para encontrar a cor ideal de revestimento para o seu projeto.

Sendo assim é possível encontrar esse tipo de revestimento, utilizado em estações de metrô ao redor do mundo, em diversas variações de cores, como verde, rosa, azul, vermelho, amarelo, entre outros.

Desse modo, é possível incluir um toque de cor no projeto através dos revestimentos de parede, agregando ainda mais valor e personalidade ao ambiente.

banheiro com meia parede de azulejo metro rosa
O banheiro ganhou cor com a meia parede de revestimento rosa
banheiro com azulejo metro azul em meia parede
O revestimento azul adiciona cor ao projeto

como usar azulejo de metro colorido na decoracao

Para cozinha

Para quem está em dúvida nos acabamentos para a cozinha, o revestimento de metrô é uma das opções para um projeto com variações de estilos, podendo ser uma proposta de revestimento para cozinha clássica, industrial ou até mesmo moderna.

Assim, o azulejo de metrô é uma opção bastante versátil para o projeto da cozinha e o que vai definir o estilo do ambiente é a escolha pela cor do revestimento e rejunte, assim como a paginação e até mesmo os complementos que fazem parte do projeto, determinando um estilo para o ambiente.

cozinha com azulejo de metro white e armarios azul
Para a cozinha com armários coloridos, o revestimento é na cor branca
cozinha americana com rodabanca de azulejo metro azul
A cozinha americana tem rodabanda com revestimento azul, combinando com os detalhes dos nichos do armário
cozinha pequena com azulejo de metro nude
Para um projeto atemporal, o revestimento das paredes é na cor bege
cozinha rosa com azulejo de metro
Para adicionar um toque de cor na cozinha, o ambiente traz as paredes revestidas com azulejo rosa claro

Para lavanderia

A versatilidade do revestimento de metrô é uma das principais vantagens desse acabamento, e isso permite utilizar o revestimento em diferentes ambientes da casa, como é o caso da lavanderia.

O uso do revestimento na lavanderia é uma ótima opção para área do tanque, evitando que respingos na parede possam criar mofo e danificar a pintura.

Assim, além da funcionalidade, esse tipo de acabamento inspirado nas estações de metrô também pode trazer um toque decorativo ao ambiente, e isso vai depender da cor e da paginação escolhida para o acabamento.

lavanderia na sacada com azulejo de metro cinza
No projeto da lavanderia, o revestimento cinza em estilo espinha de peixe combina com o armário de mesma cor
lavanderia simples com azulejo de metro white
A lavanderia traz detalhe industrial através do revestimento branco com rejunte preto
lavanderia de apartamento com subway tiles nude
O projeto traz as paredes da lavanderia revestidas na cor nude
lavanderia pequena com azulejo metro azul claro
A rodabanca em azul claro adiciona um toque de cor para transformar a lavanderia

Para banheiro

Um ambiente bastante comum para usar esse tipo de revestimento é o banheiro, uma vez que o fato de ser um ambiente úmido pede que as paredes sejam protegidas para evitar problemas com a pintura.

Assim, é possível adotar o revestimento de metrô como uma opção para revestir as paredes da área do box ou estender o acabamento em todo o banheiro, garantindo que todas as paredes fiquem protegidas da umidade.

A variação de cores e possibilidades de paginações cria uma ampla gama de possibilidades para variar o estilo do acabamento, permitindo usar o azulejo em diferentes propostas decorativas e estilos de banheiro.

banheiro rosa com meia parede de azulejo metro white
O projeto de banheiro pequeno traz o revestimento branco em todas as paredes da área do box, e o restante do ambiente com revestimento em meia parede
banheiro rosa com azulejo de metro
O banheiro com azulejo rosa nas paredes traz detalhes de canos de cobre
banheiro com azulejo de metro cinza
Para o lavabo, o revestimento foi usado na meia parede cinza
banheiro integrado ao quarto com azulejo de metro rosa
O banheiro integrado ao quarto traz o revestimento rosa na área do box

 

Você gosta dessa tendência que tem sido usada nos projetos? Conte-nos qual seu estilo favorito de paginação para esse revestimento e se você tem uma cor preferida.


você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.