Tudo Sobre【ESPUMA ACÚSTICA】– Tipos, Dicas e Preços!

Se você já entrou em um estúdio de gravação é bem provável que já tenha visto as paredes revestidas por espuma acústica, mas você sabe ao certo para que serve esse tipo de revestimento?

Além de saber a funcionalidade desse revestimento, será que a espuma acústica só se restringe a ambientes de gravação? E qual melhor tipo de espuma e como escolher?

Se você tem essa ou outras dúvidas sobre o assunto, é de seguir a leitura e descobrir os benefícios que a espuma acústica pode trazer ao projeto, além de conhecer melhor esse tipo de acabamento.

espuma acustica

Tópicos

O que é espuma acústica?

Esse tipo de acabamento é feito de poliuretano e é considerado um material fono-absorvedor flexível, ou seja, que tem como principal característica a absorção sonora.

A espuma acústica é um material utilizado para revestir diversos ambientes, e tem como proposta conforto e redução de ruídos, absorvendo os sons gerados no ambiente e eliminando o eco, garantindo que o som emitido fique mais seco e sem reverberação.

O ambiente revestido com espuma acústica melhora a comunicação e o resultado sonoro.

Assim, esse tipo de acabamento costuma ser adotado em projetos que necessitam de condicionamento acústico, melhorando a qualidade do som e evitando a reverberação.

o que e espuma acustica
O acabamento melhora a qualidade do som

Como funciona?

A espuma acústica tem como função a absorção de sons, e para entender o seu funcionamento é preciso entender como o som se propaga e como o acabamento é capaz de agir.

Assim, ao emitir um som a propagação acontece pelo ar e por meio de ondas sonoras, que ao encontrarem com paredes, teto e piso são refletidas repetidamente até perderem a energia.

Essa reflexão é denominada de reverberação, e atua como um reforço sonoro, aumentando o nível de ruído no ambiente e deixando o som com menos clareza.

Assim, o revestimento do ambiente com espuma acústica garante que a reflexão do som seja diminuída e absorvida pelas espumas, evitando a reverberação e melhorando a qualidade do som.

como funciona espuma acustica

Tipos de espuma acústica

É bastante comum ouvir falar de espuma acústica, mas você sabia que existem vários modelos que podem se diferenciar de acordo com acabamento, cor e textura?

O tipo certo deve ser definido de acordo com o grau de exigência da qualidade sonora no ambiente, definindo o modelo mais adequado para o projeto.

Para ajudar na escolha do tipo de espuma acústica, reunimos os principais modelos:

  • Modelo ondulado: Talvez um dos mais conhecidos, os modelos ondulados podem variar em relação a sua geometria, mas em geral apresentam como característica relevos e bordas com chanfro de 30° ou 45°. Os modelos ondulados podem apresentar diferença na espessura; assim, quanto mais espesso o material, melhor é o resultado para eliminar o eco e reverberação. Em geral, os modelos ondulados têm melhor absorção do som que as versões lisas, quando comparados com placas de espessura menor que 30 mm.
tipos de espuma acustica
O modelo ondulado é um dos mais conhecidos
  • Modelo liso: A espuma lisa tem como característica ser uma versão sem desenhos, ou seja, sem geometria, tendo como característica ser totalmente lisa e apenas com as bordas chanfradas. Esse tipo de acabamento tem boa qualidade na absorção do som, e costuma estar presente em projetos em que a estética é importante.

espuma acustica lisa

  • Com acabamento em tecido: Esse acabamento tem como característica uma espuma de 2o mm ou lã de rocha ou vidro de 50 mm coberto por tecido, sendo bastante parecido com o modelo liso, mas com o diferencial de ter um acabamento em tecido, o que pode ser uma proposta para melhorar o visual estético do projeto.

espuma acustica com tecido

Em questão de segurança, os materiais classificados como classe I e II-A são os mais seguros por serem incombustíveis e resistentes a propagação de fogo, emitindo pouca fumaça em caso de incêndio.

Usos e aplicações

A espuma acústica é um tipo de acabamento adequado para ninguém antes que demandam sons mais limpos e claros, garantindo a absorção de ruídos i podendo ser utilizado em ambientes como:

  • salas de home theater;
  • auditórios;
  • salas e estúdios de música;
  • estúdios de rádio e TV;
  • igrejas;
sala com espuma acustica lisa nas paredes
No projeto, as paredes foram revestidas com o material do tipo liso
  • casas de festas e shows;
  • escritórios;
  • centrais de telemarketing;
  • restaurantes;
  • estúdios para gravaações de podcasts, canais de YouTube, entre outros.

usos de espuma acustica

A espuma pode ser colocada no teto ou em paredes, e em superfícies com acabamento metálico, de vidro, de gesso ou em madeira.

Quanto custa em média? #preço

O preço da espuma acústica pode variar de acordo com o modelo e espessura; além disso o tamanho do ambiente também é um fator que faz o custo variar, considerando que um ambiente maior será necessário utilizar mais do acabamento.

Para os modelos com menor espessura e mais simples, é possível encontrar versões a partir de R$ 20 a placa.

 

Você já conhecia todas as características desse acabamento? Conte-nos se você já apostou no uso desse material para algum tipo de projeto.


você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.