Duplicador de Vagas【2025】– O que é | Vantagens | Preços
A falta de vagas em estacionamento é um problema cada vez mais comum, e se você vem enfrentando esse problema, uma alternativa é adotar duplicador de vagas.
Mas você sabe como funciona um duplicador de vagas? Se você tem dúvida sobre o funcionamento desse sistema e se vale a pena investir nesse mecanismo, no post respondemos a essas e a outras dúvidas.
O que é um duplicador de vagas?
Como o próprio nome já indica, o duplicador de vagas serve para dobrar o espaço dentro de uma garagem, permitindo que mais veículos estacionem no espaço limitado.
Esse sistema é uma espécie de elevador para veículos que funciona por meio de energia elétrica com uma operação rápida e simples, elevando um automóvel em uma plataforma e garantindo espaço embaixo dessa plataforma para estacionar um outro carro, o que permite estacionar 2 carros em uma mesma vaga, sendo que um carro fica sobreposto através da plataforma elevada.
O acionamento do duplicador é bastante seguro e a maioria dos modelos traz uma chave de segurança que deve ser utilizada para o acionamento, evitando que pessoas que não possuem a chave possam acionar o mecanismo.
Em geral, esse sistema de estacionar um carro sobre outro através de uma plataforma de elevação pode ser utilizado em diferentes situações, como condomínios, supermercados, shoppings, garagens residenciais, entre outros.
Vale a pena? – Principais vantagens
Antes de investir nesse mecanismo é bastante comum a dúvida se realmente vale a pena, e diante das inúmeras vantagens que o sistema pode trazer, a adoção de duplicador de vagas pode sim ser uma solução que vale a pena.
E para que você possa decidir, reunimos as principais vantagens que o mecanismo agrega.
- Aumenta o número de vagas: Sem dúvida uma das principais vantagens é a possibilidade de aumentar o número de vagas sem a necessidade de ampliar o espaço, uma vez que o mecanismo usa o espaço vertical de forma eficiente para fazer um estacionamento com os carros sobrepostos.
- Diminui custos com obras: Outro ponto que pode ser um fator positivo na adoção de duplicadores de vagas é o fato de não necessitar de obras ou construções, o que diminui os custos para ampliar o estacionamento.
- Otimização do espaço: O fato do mecanismo permitir que os carros sejam elevados faz com que o estacionamento tenha um espaço mais bem aproveitado, otimizando a garagem.
- Custo-benefício: Um fator que pesa na decisão se vale a pena ou não é sem dúvida o custo-benefício, e nesse caso o custo-benefício é uma vantagem, uma vez que o mecanismo é capaz de duplicar o número de vagas no estacionamento sem a necessidade de investir em um novo terreno e gastar com obras.
- Baixo custo de manutenção: Um dos pontos positivos do duplicador é o fato de que o mecanismo tem baixa manutenção, reduzindo os custos nesse âmbito. A recomendação é seguir a frequência de lubrificação dentro do prazo recomendado, o que diminuir os custos com manutenção e garante a eficiência do mecanismo.
Quanto custa em média? #preço
Há uma variedade de modelos e tipos de duplicadores de vagas, e isso faz com que os preços variem de acordo com cada modelo.
No entanto, se você quer programar o orçamento para investir nesse sistema, o valor médio para os duplicadores são a partir de R$ 15 mil.
Você já conhecia esse tipo de mecanismo? Conte-nos o que acha dessa solução e se você já considerou adotar o item como uma possibilidade para ganhar mais vaga de garagem.