Como instalar boia elétrica?【2024】► Passo a passo simples

Como instalar boia elétrica? Para saber tudo sobre esse aparato, leia nosso guia completo. 

Boia elétrica

O que é boia elétrica?

Boia elétrica é um dispositivo que funciona como uma chave automática, um sensor de nível de água acoplado a um sistema elétrico (contator).

Sua função principal é acionar esse contator caso o nível de água esteja baixo, para que a bomba hidráulica seja acionada automaticamente.

O mesmo acontece de modo contrário: se o tanque está cheio, a boia elétrica desliga instantaneamente, para evitar qualquer problema de vazão da água.

Conhecida também como eletro boia, esse dispositivo é comum em reservatórios, caixas de água, poços, tanques, bombas de porão, entre outros locais.

Basicamente: a boia desliga a bomba quando o tanque está cheio e aciona a bomba quando o tanque está vazio.

o que é boia eletrica
O preço da boia elétrica varia de 30 a 50 reais

Como instalar boia elétrica? – Passo a passo

O controle de nível de água do reservatório é essencial para tornar o sistema eficiente, sobretudo em grandes indústrias, em poços que levam água a residências, em métodos de irrigação, entre outros casos.

A boia elétrica funciona de modo inteligente, mas precisa ser instalada de modo correto. Os cabos do dispositivo devem ser totalmente isolados antes do contato com a água – com fita de auto fusão e fita isolante.

Toda boia possui três cabos:

  • NF – normalmente fechado
  • NA – normalmente aberto
  • Cabo comum entre o NF e o NA

A ligação deve ser feita da seguinte forma:

  • Um cabo deve ser ligado ao contator;
  • Outro cabo é conectado à bomba hidráulica;
  • O terceiro cabo é apenas isolado.

A saber: contator é a peça que efetua o controle de cargas em um circuito, como se fosse um interruptor para a ligação da bomba hidráulica, por exemplo.

Por fim, faça as ligações dos cabos da bomba no contator, bem como a conexão com o reservatório. A imagem abaixo ilustra exatamente esse esquema:

boia eletrica

Para funcionar de modo efetivo, todo o sistema deve ser instalado conjuntamente. Para isso, conte sempre com mão de obra especializada. Acima de tudo, não é algo para fazer de modo particular.

Contrate um bom profissional em Engenharia Elétrica para realizar o serviço. O vídeo abaixo mostra a ligação da boia elétrica no contator de forma prática:


Enfim, este é apenas um guia básico para você entender como instalar boia elétrica. Aproveite o melhor desse aparato e deixe seu projeto totalmente eficiente. Tem dúvidas? Deixe um comentário. Até mais.


você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.