Qual a diferença entre locador e locatário? •【TUDO SOBRE】

A leitura de um contato pode gerar muitas dúvidas em relação aos termos utilizados, e não é diferente no contrato de aluguel, que pode trazer termos específicos e gerar dúvidas bastante comuns, como a diferença entre locador e locatário.

E se você está prestes a assinar um contrato de aluguel, é primordial que você entenda a diferença entre locador e  locatário para que o processo de aluguel seja feito de maneira clara e a negociação seja bem-sucedida!

diferença entre locador e locatário

Qual a diferença entre locador e locatário?

Se você está fechando a locação de um imóvel e no contrato encontrou os termos locador e locatário e ficou em dúvida o que e quem esses termos representam, vamos esclarecer que é cada um.

dicas de contrato de aluguel
Os termos costumam aparecer em contrato de aluguel

Locador

O locador é o proprietário do imóvel, ou seja, aquele que disponibiliza o imóvel para aluguel. Assim, o termo é usado para definir a pessoa que é proprietária do imóvel e está disposta a alugado.

O termo pode se referir a uma pessoa física, pessoa jurídica (empresa) e até mesmo a um grupo de pessoas, como um imóvel familiar.

o que é locador
O locador disponibiliza o imóvel para ser alugado
quem é locador de imóveis
A locação do imóvel costuma ser feita por meio de um contrato

 

Locatário

O termo locatário é uma referência a pessoa que está disposta a alugar um imóvel, conhecida também por inquilino.

O locatário é a pessoa que pretende fazer a locação e nesse caso pode ser uma pessoa física, pessoa jurídica ou até mesmo um grupo de pessoas.

Resumidamente, o locatário é a pessoa que aluga o imóvel e faz uso do mesmo, pagando um aluguel pré-estabelecido em contrato por utilizar o imóvel.

locatário de imóvel
O locatário tem como dever pagar o aluguel e outras obrigações estabelecidas em contrato

o que é locatário

Ainda está em dúvida? Então, vamos a uma tabelinha simplificada, para mostrar as diferenças entre locador e locatário e quais leis trazem os deveres de cada uma das partes.

LocadorLocatário
Quem éPessoa que cede imóvel para ser alugado através de um contratoPessoa que aluga o imóvel disponível no mercado
FinanceiroO locador recebe o aluguel como meio de pagamentoO locatário paga o aluguel e outras taxas referentes ao imóvel, como IPTU e, em alguns casos, condomínio, de acordo com o estabelecido no contrato de aluguel
Lei que prevê deveres de cada parteArtigo 22 da Lei do InquilinatoArtigo 23 da Lei do Inquilinato

 

locador de imóveis

Entendeu essa diferença? Esperamos que as suas dúvidas tenham sido esclarecidas e que você possa ler o contrato com calma e clareza, de modo a entender os deveres e obrigações de cada parte, tendo uma locação bem-sucedida!

 


você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.