Modelos de Pisos – Os 18 melhores tipos + Dicas para os ambientes!

Há tantos modelos de pisos que é comum ficar na dúvida na hora de construir ou reformar. Se você deseja transformar sua casa, mas não tem ideia de qual melhor revestimento para seu piso, fique por dentro desse post.

Que tipo de piso você quer para sua casa?
Que tipo de piso você quer para sua casa?

Vamos mostrar a você os principais tipos de pisos, que de acordo com especialistas, são recomendados para cada cômodo, bem como à área externa.

Afinal, antes de comprar o material, você deve ter a certeza de que ele é indicado para aquele local, o quanto vai durar, qual sua manutenção, os custos, os cuidados, enfim, todas as suas características.

O piso é algo que realmente faz diferença em qualquer projeto. Porém, não dá para escolher qualquer um só pela beleza. Se ele não agrega valor funcional, não adianta de nada.

Tópicos

Por isso é bacana conferir nosso conteúdo para ficar por dentro do assunto e não sofrer com erros na obra! Que tal então conferir os próximos tópicos repletos de informações e fotos inspiradoras? Acompanhe!

Conheça aqui nesse post vários modelos de pisos!
Conheça aqui nesse post vários modelos de pisos!

Fotos e Modelos de Pisos

Escolher um bom piso para sua sala, seu quarto, os banheiros ou então para a varanda, não é uma tarefa fácil. Se você está com dúvidas, nós te entendemos!

Afinal, há um modelo mais lindo que o outro, com cores bem interessantes e até estampas que conseguem diferenciar bastante a decoração do ambiente.

Modelos de pisos
Faça uma boa pesquisa antes de escolher o piso

Atualmente encontramos uma grande variedade de revestimentos para pisos, que podem agradar diversos bolsos, gostos e estilos. Também dá para achar aqueles que são perfeitos para áreas úmidas e outros que se adequam mais ás temperaturas quentes, por exemplo.

Com uma boa pesquisa você acha o piso ideal! Por que não então começar pelo nosso post?

Pisos que são tendência!

Como falamos anteriormente, atualmente o mercado de revestimentos oferece uma enorme gama de pisos. E entre os que mais estão na moda estão:

  • Pisos de cerâmica – clássicos, eles ainda permanecem como os mais utilizados para os pisos por conta de seu custo x benefício. São baratos e costumam durar bastante se forem bem cuidados. Os ladrilhos hidráulicos entram nesse tipo como um piso cerâmico ‘gourmet’, proporcionando beleza com suas estampas.
Pisos de cerâmica, incluindo os de ladrilho hidráulico
Pisos de cerâmica, incluindo os de ladrilho hidráulico
  • Porcelanatos – esse é um tipo de revestimento cerâmico que está super na moda atualmente. Ganhou fama por sua tecnologia diferenciada, com alta resistência à abrasão química e física e, além disso, por sua enorme variedade de modelos, bem como cores.A saber, existem porcelanatos diversos. Uma classificação básica é: polido, acetinado, esmaltado, struturado e natural.

    Também devemos dizer que há duas formas de instalar / aplicar o porcelanato no piso. Por meio de peças ou do líquido. Mas já adiantamos que ao mesmo tempo que é um ‘queridinho’ é considerado um dos mais caros do mercado.

    Líquido – A lata que rende 2 m² custa em média R$260
    Peça – Depende da marca, cor, acabamento… 3 peças desse modelo retificado polido custa R$89,99

Porcelanatos com diferentes cores e acabamentos
Porcelanatos com diferentes cores e acabamentos
  • Pisos que imitam madeira – Essa é outra tendência queridinha dos decoradores e designers de interiores. Atualmente temos diversos pisos industrializados que têm um visual semelhante à madeira, quanto a sua coloração e aspecto também.Isso agrada muito, pois o piso de madeira tradicional não pode estar em todos os cômodos, sobretudo os úmidos. Além disso necessita de tratamento impermeabilizante e antipragas, acabamento em verniz para durar mais, manutenção, etc.

    Podemos citar diversos materiais que estão presentes no mercado imitando madeira. Por exemplo: porcelanato, vinílicos, laminados e cerâmicas.

Pisos que imitam madeira
Pisos que imitam madeira
  • Pisos frios, principalmente para áreas úmidas e externas – Essa não é necessariamente uma tendência, afinal, sempre foi assim. Porém, atualmente há muito mais modelos de pisos frios, entre cerâmicos, de pedras, entre outros, do que havia antigamente.Sendo assim, para as áreas externas, por exemplo, dá para você inovar na decoração do piso, algo que antes não dava pra acontecer. Tudo ficava muito parecido. Mas hoje já dá para por a criatividade para agregar nesses espaços também.
Pisos frios para áreas internas e externas
Pisos frios para áreas internas e externas
  • Tacos de madeira com paginação criativa – Não podemos nos esquecer dos lindos pisos de tacos de madeira! Eles são muito usados ainda em ambientes internos como quartos e salas. O que tem estado na moda atualmente, no entanto, é a paginação deles, ou seja, qual é a disposição deles na superfície.Abaixo você pode ter uma noção dos tipos de madeira mais usados para os tacos, bem como os modelos de paginação interessantes para investir. Créditos da imagem: Decor Salteado.

Agora que você está por dentro dos pisos mais buscados atualmente, que tal então conhecer inspirações incríveis? Confira!

Para Sala

Sua sala precisa de um piso lindo, não acha? Deve ser um que, além de bonito, seja resistente. Afinal, a sala geralmente é a porta de entrada de sua casa, onde você recebe familiares e amigos, bem como passa boa parte do tempo em horas de descanso e lazer.

Antes de escolher o piso para sala, assim como para qualquer outro ambiente, é bacana definir o estilo decorativo e a paleta de cores a ser utilizada. Assim fica mais simples de escolher o tipo de piso.

Valorize sua sala com um piso especial
Valorize sua sala com um piso especial

Como a sala é um ambiente que remete a aconchego, é recomendado que se use pisos amadeirados ou que favoreçam o equilíbrio térmico. Ou seja, que no inverno não faça você morrer de frio, e no verão não faça você morrer de calor.

Conheça abaixo os principais modelos de pisos utilizados em salas e imagens que mostram a utilização de cada um:

Piso de cerâmica para sala de estar

Modelos de piso para sala de cerâmica

Sala elegante com piso de cimento queimado

Modelos de piso para sala de cimento queimado

Sala de jantar com piso de granito

Modelos de piso para sala de granito

Ladrilho hidráulico em piso de sala de estar moderna

Modelos de piso para sala de ladrilho hidráulico

Ideia de sala com piso laminado

Modelos de piso para sala laminado

Sala super aconchegante com piso de madeira maciça

Modelos de piso para sala de madeira

Dica diferente! Sala com piso de pastilhas

Modelos de piso para sala de pastilhas

Sala sofisticada com piso de pedra

Modelos de piso para sala de pedra

Piso vinílico sofisticado em sala grande

Modelos de piso para sala vinílico

O queridinho: porcelanato em sala de estar

Sala com piso de porcelanato

Para Cozinha

E o piso para cozinha, já sabe qual escolher? É preciso considerar que esse é um cômodo que tem bastante umidade. Além disso, é um ambiente que pode sujar diariamente e é bom que seus revestimentos possam ser facilmente limpos ou até lavados.

As cerâmicas antigamente eram as mais usadas para os pisos das cozinhas. Até hoje existem modelos super interessantes, sobretudo quando se trata de ladrilhos hidráulicos.

modelos de pisos para cozinhas
Dê um up na cozinha com um piso incrível!

Mas agora também tem porcelanatos incríveis, que oferecem alta resistência e muitas formas de acabamento. Outra alternativa é o cimento queimado, que está na moda, é econômico e fácil de aplicar, e ao mesmo tempo, dá um resultado bem diferente e moderno.

Os pisos de madeira nas cozinhas, a saber, devem receber tratamento especial. Eles podem ser utilizados, mas sem produtos impermeabilizantes têm sua duração bem reduzida e podem apodrecer.

Veja a seguir várias ideias de pisos perfeitos para revestir as cozinhas!

Cozinha com azulejos de cerâmica pretos e brancos

Modelos de pisos de cozinha cerâmica

Piso de cimento queimado em cozinha moderna

Modelos de pisos para cozinha cimento queimado

Dica de cozinha com piso de granito

Modelos de pisos para cozinha granito

Cozinha linda com piso de ladrilho hidráulico colorido

Modelos de pisos para cozinha ladrilho hidráulico

Cozinha elegante com piso laminado

Modelos de pisos para cozinha laminado

O piso de madeira dá um resultado incrível!

Modelos de pisos para cozinha madeira

Piso de pastilhas em cozinha moderna

Modelos de pisos para cozinha pastilhas

Modelo de cozinha com o piso em porcelanato líquido

Modelos de pisos para cozinha porcelanato

O piso vinílico também pode ser usado em cozinhas!

Modelos de pisos para cozinha vinílico

Para Banheiro

Falando em ambientes úmidos, não poderíamos nos esquecer dos banheiros – e lavabos! Se você está em processo de construção ou pensa em fazer uma reforma nesses espaços fique atento nesse tópico!

No caso de um banheiro, a umidade é ainda maior que a cozinha. Afinal, tem a área do box, que pode ter banheira ou chuveiro, naturalmente molhada dia a dia. E também o vapor que é formado a cada banho.

Por isso tanto para o revestimento da parede quanto do piso é importante escolher um que seja impermeável e bem resistente. Para o piso, especialmente, deve ser antiderrapante e seguro para o caminhar.

Pisos para banheiro

Com exceção da madeira e do piso laminado, você pode escolher qualquer tipo de piso para os banheiros e lavabos. Para dentro da área do box, no entanto, podemos citar a cerâmica, as pastilhas, o cimento queimado, o granito e o porcelanato como os mais indicados. Para a área de fora fique à vontade!

Abaixo você pode conhecer muitas ideias legais de pisos para banheiros:

Cimento queimado para modernizar o lavabo

Piso de cimento queimado para banheiro

Piso de granito para banheiro com banheira

Piso de granito para banheiro

Aposte no ladrilho hidráulico para o banheiro

Piso de ladrilho hidráulico para banheiro

Você pode revestir o banheiro todo com porcelanato

Piso de mármore para banheiro

Quer algo tradicional? Então aposte nas pastilhas!

Piso de pastilhas para banheiro

Banheiro grande com piso de pedras

Piso de pedras para banheiro

Veja piso de porcelanato que imita madeira:

Piso de porcelanato para banheiro

Banheiros coloridos com piso de porcelanato líquido com acabamento de resina epóxi

Piso de porcelanato líquido com resina para banheiro

Piso de porcelanato que imita madeira para banheiro

Piso de porcelanato que imita madeira para banheiro

Banheiro tradicional com azulejos de cerâmica

Piso de cerâmica para banheiro

Piso vinílico dá um toque bem diferente no banheiro

Piso vinílico para banheiro

Para Quarto

Continuando com outros cômodos da casa, temos os quartos. Independente de quantos quartos tiver em sua casa, do tamanho deles e estilo decorativo, eles precisam ter um piso aconchegante.

Antigamente era muito comum instalar carpetes nesses ambientes. Mas com o aumento de doenças respiratórias e surgimento de pisos com ótimos confortos térmicos eles ficaram em desuso.

Então agora você tem uma gama de pisos confortáveis, que mantém a temperatura ambiente. Assim você pode andar descalço à vontade e não ter a sensação de que o quarto está muito frio ou então muito quente.

modelos de pisos para quartos
Geralmente escolhe-se pisos iguais para os quartos da casa

Os pisos geralmente são iguais para todos os quartos da casa. Então se você quiser fazer isso, na hora de cotar o preço do material deve-se considerar todos os cômodos para a aplicação.

Há muita variedade de pisos indicados para quartos. Antes de ‘bater o martelo’ reveja qual estilo de decoração do quarto e paleta de cores para que o resultado fique coerente.

Para quartos pequenos, por exemplo, os pisos clarinhos são os mais indicados. Podem ser cerâmicos, laminados ou em porcelanato. As cores claras são conhecidas por ampliar os ambientes visualmente.

Enfim, inspire-se com quartos revestidos com pisos impressionantes: 

Piso de cerâmica cinza para quarto

Piso de cerâmica para quarto

Piso de cimento queimado para quarto de casal

Piso de cimento queimado para quarto

Quarto feminino com ladrilho hidráulico

Piso de ladrilho hidráulico para quarto

Quarto de solteiro com pastilhas azuis

Piso de pastilhas para quarto

O piso laminado deixa o quarto bem aconchegante

Piso laminado para quarto

Piso de madeira cai bem em qualquer estilo de quarto

Piso de madeira para quarto

Piso vinílico para quarto oferece conforto térmico

Piso vinílico para quarto

Efeito lindo do porcelanato no piso do quarto

Piso de porcelanato para quarto

Para Área Externa

Por fim falaremos das áreas externas! Pensou que esqueceríamos dos pisos perfeitos para varandas, quintais, garagens, áreas da piscina…? Essa parte do projeto é extremamente importante e não poderia ficar de fora de nosso post.

Os pisos para ambientes externos devem ser escolhidos com muito cuidado. Afinal, a exposição às intempéries do tempo é muito grande e se for circundar piscinas, por exemplo, deve oferecer segurança para os usuários.

Para essa finalidade há alguns pisos bem diferentes que são utilizados. O pisograma, é um deles que agrega valor decorativo, além de ser seguro para o caminhar.

Também há os decks, que podem ser de madeira tradicional, de demolição, ou então de madeira plástica. Além dos tradicionais pisos cerâmicos, acimentados, drenantes e o elegante fulget.

Bom, tire suas dúvidas sobre os acabamentos dos pisos para áreas externas com as imagens que selecionamos! 

Piso de cerâmica para área externa

Piso de cerâmica para área externa

Piso de cimento queimado para sua varanda, que tal?

Piso de cimento queimado para área externa

Outra ideia é apostar no deck de madeira para área externa

Deck de madeira para área externa

Outra alternativa é o deck de madeira plástica

Deck de madeira plástica para área externa

O piso drenante é muito usado em varandas e áreas da piscina

piso drenante para área externa

O fulget é uma excelente opção para a área da frente de sua casa, bem como da calçada

Fulget para área externa

Piso intertravado para área externa

Piso intertravado para área externa

O ladrilho hidráulico também pode ser usado no quintal!

Piso ladrilho hidraulico para área externa

Modelos de piso para área externa de Pedra

Modelos de piso para área externa de Pedra

Também há porcelanatos recomendados para ambientes externos, como a área da piscina

Porcelanato cinza para a área da piscina

O pisograma é um piso bem estiloso para as áreas externas

Pisograma para áreas externas


O que achou de nosso post sobre modelos de pisos? Conte para a gente suas impressões, bem como se há dúvidas, reclamações, sugestões, etc.

Esperamos por você mais vezes aqui para conferir outros conteúdos. Aproveite para ler também:

Revestimento para Churrasqueira – 80 Ideias e dicas espetaculares!

Pisos para Sala – 75 Tipos mais usados + Dicas de como escolher!

Até uma próxima!


você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.