Parede de Gesso – 73 Projetos belíssimos + Tipos, fotos e vantagens!

A parede de gesso é um tipo de acabamento bastante frequente nas obras atuais, mas você sabe quais as vantagens e desvantagens de optar por esse tipo de acabamento?

Se você tem tido dúvidas sobre esse tipo de acabamento para as paredes, no post elencamos os pontos positivos e negativos desse acabamento, preço, e ainda trouxemos inspirações para usar os diferentes estilos de parede de gesso.

tipos

Tópicos

 

Dúvidas frequentes

O que é parede de gesso?

A placa de gesso, parede seca ou drywall são os nomes dados a parede de gesso, um tipo de acabamento muito usado na construção civil de países, como Estados Unidos e Canadá, e que aos pouquinhos tem ganhado adeptos no Brasil.

Esse tipo de parede é constituído por uma mistura de gesso, aditivos e água, formando uma mistura que reveste placas de papel acartonado e dão origem a placas de gesso, que podem ser usadas como parede ou teto de gesso.

 

Quais as vantagens da parede de gesso?

Para quem tem suas dúvidas sobre o acabamento em gesso nas paredes, reunimos os diversos pontos positivos desse tipo de acabamento.

  • Divisão de Ambientes: um dos pontos positivos desse tipo de parede é o fato de poder ser adicionada ao projeto com a obra já pronta, assim a parede pode criar novas divisões sem a necessidade de alterar a fundação.
  • Rapidez: as placas de gesso pré-fabricadas são uma das vantagens de usar esse tipo de parede, já que o processo de fazer uma parede é bem mais rápido que o processo de uma parede de alvenaria.
  • Isolamento Acústico e Térmico: apesar de serem paredes mais finas que as versões de alvenaria, o modelo de gesso tem bom isolamento acústico e térmico, mas essa capacidade pode ser aumentada e se tornar superior a parede de alvenaria se incluir no recheio a lã mineral, de rocha ou vidro, entre as placas de gesso.
  • Facilidade de Moldagem: a parede de gesso é bastante moldável e pode ser facilmente adornada com nichos ou acabamentos vazados, criando um elemento decorativo na parede.
  • Acabamento: o gesso que reveste as placas de papel acartonado funciona como acabamento da parede, sendo uma superfície uniforme para a pintura, dispensando processos como o uso de massa corrida sobre a parede.
  • Facilidade na Instalação de Dutos: o espaço entre as placas acartonadas cria um espaço perfeito para passar dutos, como fios e canos entre as paredes, e esse processo é bem mais simples que em uma parede de alvenaria.
  • Ganho de Área Útil: em geral, as placas de gesso são mais finas que a parede de alvenaria, e o uso da parede de gesso gera ganho de área útil de 4% a 5%. Desse modo, as paredes de gesso são ótimas escolhas para otimização do espaço.

 

Existem desvantagens?

  • Não Indicada para Área Externa: as placas acartonadas revestidas de gesso são menos resistentes que as paredes de alvenaria em relação ao uso externo, por isso o  acabamento em gesso não é uma opção para paredes externas, já que a exposição ao tempo pode trazer danos a parede.
  • Risco de Proliferação de Fungos, Bactérias e Insetos: o espaço entre as placas de gesso que formam a parede podem ser base para a proliferação de fungos, bactérias e insetos (cupim). O fato desses micro-organismos se desenvolverem por dentro da parede tornam o problema difícil de identificar, e isso gera grandes problemas. Para evitar tal problema, é indispensável a contratação de um profissional qualificado para fazer vistorias e o acompanhamento da parede de gesso.
  • Possibilidade de Problemas no Uso em Áreas Úmidas: o gesso não é um material indicado para estar em contato com água, por isso as paredes nesse material devem ser usadas com cautela em espaços úmidos, como banheiro. A exposição constante a umidade pode gerar danos ao gesso, além da proliferação de mofo. Para usar a parede de gesso em áreas úmidas, o ideal é fazer um revestimento que proteja a parede, como o uso de azulejos sobre o gesso.

 

Quanto custa em média? #preço

O preço da parede de gesso é um ponto positivo em relação a alvenaria, já que o custo do material gira em torno de R$ 20 m². Já o custo total, considerando material e mão de obra, fica em torno de R$ 40 m², o que é um preço atrativo em relação a outros tipos de paredes.

 

Dicas de decoração com parede de gesso

Parede de gesso 3D

sala com revestimento 3D

A parede de gesso 3D tem sido uma escolha bastante frequente em projetos atuais, e é uma ótima maneira de criar um acabamento 3D sobre uma parede.

Esse tipo de acabamento não é propriamente a parede, mas um revestimento de gesso com características 3D, que pode ser usado sobre uma parede de alvenaria ou drywall.

Como ideia para usar o revestimento de gesso, este projeto da sala de TV traz placas de gesso com ondulações 3D, formando uma parede diferenciada atrás da televisão.

 

sala de TV e jantar
A sala de TV tem parede 3D branca
O quartinho de bebê traz placas de revestimento 3D
sala de TV
O revestimento 3D foi usado atrás da televisão
sala de jantar moderna
O revestimento 3D forma uma parede moderna na sala de jantar
sala de jantar com parede 3D
A sala de jantar traz a parede branca com acabamento 3D

ideias para parede 3D

Parede de gesso acartonado / drywall

divisória de drywall

Entre os estilos de parede de gesso, uma das possibilidades é usar o drywall como divisória de ambientes, como mostra este projeto.

Para o projeto da sala, a ideia foi de criar uma parede acartonada de gesso dividindo as salas e criando ambientes mais intimistas, de modo que a abertura da porta fique mais aconchegante para uma pequena salinha que funciona como hall.

O projeto traz parede com placas de gesso como uma meia parede entre ambientes, e assim a parede nem vai até o teto.

 

sala moderna
A sala traz parede de drywall mais fininha
divisório de parede acartonada
A divisória entre ambientes foi feita de drywall
divisória de parede
A divisória entre ambientes deixa o espaço mais delimitado
cozinha com drywall
A divisória de drywall delimita o espaço da cozinha
cozinha americana
A parede de drywall divide a cozinha da porta de entrada

parede de drywall

Parede de gesso vazada

parede vazada

Há diversas maneiras de incluir a parede de gesso como parte do projeto, e uma das ideias é usar a parede como um elemento decorativo do projeto, como é o caso da parede vazada, que cria uma divisória entre ambientes delimitando os espaços, mas sem dividir totalmente os espaços, já que a parede vazada cria uma ligação entre os cômodos.

Como ideia para usar a parede vazada com placas de gesso, esse projeto traz uma espécie de divisória entre os ambientes.

A parede vazada é composta por vários nichos que podem ser usados com objetos decorativos, unindo os espaços através da decoração,  e com uma delimitação que não os separa totalmente.

 

divisória vazada
A parede vazada é repleta de objetos decorativos
projeto com parede vazada
A parede vazada traz iluminação embutida
decoração ambientes integrados
A parede delimita os espaços integrados
sala com parede vazada
A parede vazada foi pintada em tom de rosa antigo

ideias de parede vazada

Parede de gesso com espelho

quarto com parede de gesso

Para quem acredita que a parede de gesso possa ser menos resiste para usar espelhos, engana-se.

É possível sim usar espelho na parede de drywall, e uma das ideias é este projeto que traz a parede de gesso acartonado com espelho no quarto de casal.

No projeto, a parede de placa de gesso foi usada na cabeceira da cama como destaque, e traz nichos embutidos com espelho ao fundo, criando um ponto de destaque e decoração para essa parede de gesso.

 

sala de jantar pequena
O espelho se estende pela parede de drywall
parede com espelho
A divisória de gesso ganhou um amplo espelho
sala de jantar com espelho
A parede de drywall com espelho foi usada na sala de jantar

ideias de parede com espelho

Parede de gesso com nichos

parede com nicho embutido

Entre os estilos de parede de drywall, uma das possibilidades é a parede com nicho embutido, como mostra este projeto do quarto de casal.

O projeto traz a parede de drywall separando o quarto do closet, e essa parede traz o detalhe do nicho embutido na parede e logo acima da cabeceira da cama.

O nicho embutido tem espelho ao fundo e além de ser decorativo, ainda pode substituir o uso de criado-mudo ao lado da cama.

nicho com luz

decoração nichos
Os nichos foram usados com decoração
nicho com luz embutida
A luz azulada destaca os nichos
parede marrom
A parede é repleta de nichos
nichos com luz de led
A iluminação embutida destaca os nichos
parede de nicho com luz
Os nichos possuem iluminação embutida

Parede de gesso para sala

parede moderna

No projeto da sala, a parede de drywall foi usada como uma espécie de divisória entre ambientes, e ainda cria o cantinho para a televisão.

Nesse caso, ao invés de uma parede reta, o projeto traz a parede com um espécie de extensão, que serve com encaixe para o rack da sala, e do outro lado forma uma espécie de aparado para o outro ambiente.

O design da parede é bastante moderno e cria uma solução criativa e funcional para os dois ambientes.

 

sala moderna com nichos
A iluminação deixa os nichos com visual moderno
sala de tv com nichos
Na sala, a parede de drywall tem nichos embutidos
parede de drywall com TV
A parede de drywall divide sala e quarto
sala de luxo
A parede vazada delimita o espaço da escada

sala com parede de drywall

Parede de gesso para quarto

quarto com parede de tijolinho

Como inspiração para o quarto, este projeto traz a parede de drywall sobrepondo a parede de tijolinho à vista, e criando um visual moderno para o quarto de casal.

Para o ambiente, a ideia foi de manter o tijolo aparente apenas em detalhes, e assim a parede de drywall recobre parte dos tijolinhos e os deixa visíveis através dos nichos, que ganham fundo de tijolinhos.

Para aumentar o destaque do projeto, a ideia foi de usar luzes embutidas nos nichos, destacando o fundo de tijolinhos aparentes.

 

quarto pequeno
Os nichos decoram a parede na cabeceira da cama
parede de drywall com nichos
A parede de drywall traz um cantinho com nichos
quarto de bebê decorado
No quarto de bebê, a parede com nichos é moderna
quarto feminino com duas camas
O quarto tem detalhes de luzes amarelas
quarto clean
No quarto, a parede tem nicho embutido

quarto clean e moderno

Parede de gesso para cozinha

cozinha apartamento

A parede de gesso pode ser usada em diversos projetos e uma das possibilidades é esse tipo de parede na cozinha, como mostra o projeto.

Nesse caso, a parede de drywall foi usada como divisória para criar um pequeno hall na porta principal da casa, assim a parede esconde a cozinha e deixa a entrada mais aconchegante.

A vantagem de usar a parede nesse projeto é o fato do drywall ser mais fino que uma parede de alvenaria, e assim deixar mais espaço para o hall e para a cozinha.

 

parede com nichos hall
A parede com nichos delimita o espaço da cozinha
cozinha americana moderna
O drywall forma uma espécie de moldura na cozinha americana
cozinha amaricana com balcão
A parede de drywall divide cozinha e sala
cozinha com lavandeira
A meia parede de drywall divide cozinha e lavanderia

Parede de gesso para banheiro

banheiro moderno

A parede de gesso no banheiro deve ser usada com cautela para não ter danos pela exposição a umidade e a água.

E uma das ideias para o uso do gesso no banheiro, é este projeto que traz as placas de gesso 3D como parte da composição do banheiro.

No ambiente, a ideia foi de usar placas 3D como revestimento da área externa do box, o que cria um visual moderno para o banheiro.

 

parede lavabo
A parede do lavabo tem revestimento 3D
banheiro pequeno
O revestimento 3D foi usado em parede das paredes
banheiro clean e moderno
Na parede do banheiro, nichos embutidos
banheiro com banheira
Os nichos embutidos decoram o banheiro
parede 3D banheiro
A parede 3D foi usada no projeto
lavabo moderno
No lavabo, a parede de drywall tem nichos embutidos

nicho embutido banheiro

Agora é só decidir sobre o uso desse tipo de acabamento, e aproveitar todas as vantagens que o acabamento traz para o projeto.


você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.