Terrário – 60 Ideias Perfeitas na Decoração + DIY: Como Fazer Fácil!

A cada dia mais procurado, o terrário é uma das opções mais práticas para quem deseja montar um mini Jardim em casa.

Algumas pessoas por mais que desejem abrem mão de ter plantas em casa devido à falta de tempo para cuidar ou até mesmo a falta de espaço. Porém, atualmente existem várias formas de cultivar plantas em casa é uma delas é por meio de um lindo mini jardim.

Os terrários que também são conhecidos como mini jardins são adaptações feitas para trazer mais praticidade para os amantes de jardinagem. Nesse tipo de cultivo de plantas a ideia é utilizar espécies que podem ser cultivadas em recipientes fechados ou abertos, que contam com ajuda de itens naturais que contribuem para o desenvolvimento da planta sem a necessidade de muitos cuidados.

Para saber mais a respeito do terrário, trouxemos nesse post os principais assuntos com relação ao tema, além de dicas incríveis para montar seu próprio mini Jardim em casa!

Tópicos

O que é um terrário?

Um terrário nada mais é do que um pequeno jardim montado de forma super delicada dentro de um recipiente fechado ou aberto, geralmente sendo de cerâmica ou vidro. Para quem mora em apartamento ou casa pequena que não comporta vasos com plantas ou para aqueles que não tem o tempo necessário para se dedicar aos cuidados necessários que uma planta exige, um mini jardim pode ser a opção ideal.

O objetivo do mini jardim é criar um ecossistema independente, ou seja, plantas em casa que não exigem muitos cuidados. Não tem como negar que investir em um terrário é super vantajoso, afinal, além de não ter que investir muito tempo nos cuidados, você adquire um elemento lindíssimo para deixar a decoração de uma ambiente ainda mais bonita.

Fotos e modelos de terrário

Seja em um recipiente de vidro ou cerâmica, investir em um terrário é sempre uma boa opção para quem deseja dar um toque verde a um ambiente.

Investir na decoração com plantas vai muito além de decorar ambientes. De acordo com especialistas, ter plantas em casa é uma boa opção para promover mais saúde para os moradores, principalmente devido a capacidade das espécies de filtrar poluentes presentes no ar. Algumas espécies de plantas tem a capacidade de absorver partículas com muita eficiência, porém de forma geral, todas as plantas possuem a capacidade de melhorar a qualidade do de um ambiente.

Existem dois tipos de mini jardim que são: aberto e fechado. Para se inspirar separamos a seguir por categorias diferentes opções de modelos dos dois tipos, além de dicas incríveis para caprichar na hora de criar o seu. Temos certeza que entre as ideias que separamos está a opção perfeita para sua casa!

ideias para terrário6

Ideias para terrário1 Ideias para terrário3 Ideias para terrário4 Ideias para terrário5

Terrário aberto

O terrário aberto é aquele no qual o recipiente não possui uma tampa. A evaporação da água é normal como em qualquer outro modelo de vaso. 

Se você quer investir em um terrário aberto , um aquário pode ser um ótimo recipiente. No aquário o preenchimento deve ser feito com terra, areia e algumas espécies de suculentas e para aumentar ainda mais a beleza desse modelo de mini jardim, você pode acrescentar alguns enfeites como bichinhos, bonequinhos, entre outros. A ideia pode se estender para outros detalhes que combinem com seu estilo e a decoração do ambiente no qual o terrário ficará exposto.

Para se inspirar veja a seguir mais ideias de mini jardim aberto.

Terrário aberto em decoração de sala
Terrário aberto em recipiente de vidro pequeno.
Terrário aberto em decoração rústica
Mini jardim em taça de vidro.
Terrário aberto em decoração clean
Mini jardim em decoração de sala rústica.

Terrário aberto em decoração de sala

Mini jardim aberto em recipiente redondo.
Mini jardimaberto decorando mesinha de centro de sala despojada.

Terrário fechado

O terrário fechado pode ter um ecossistema próprio no qual  a evaporação da água retorna em forma de umidade e micro gotículas que tem como objetivo a  rega das plantas

É surpreendente o número de modelos de terrários que podem ser feitos em recipientes fechados de diferentes formatos. 

O bacana de investir em um terrário fechado é a possibilidade de reaproveitar recipientes que já tenha em casa como potes de vidros com tampa, jarra de cafeteira, garrafas de vidro, entre outros.

Para se inspirar veja a seguir ideias absurdamente lindas de mini jardim fechado que separamos.

Terrário fechado
Mini jardim em pote de vidro com tampa.
Terrário fechado em aparador branco
Mini jardim dentro de bomboniere.
Terrário fechado em potes
Jardim pequeno dentro de potes de conserva reciclados.

Terrário fechado em decoração clean

Terrário fechado em jarra de vidro
Terrário em jarra de cafeteira.
Terrário fechado grande
Terrário em aquário fechado.

Terrário suspenso

O terrário suspenso é a pedida certa para quem está em busca de um enfeite moderno. Uma das principais vantagens em investir em um terrário suspenso é que essa é uma opção que além de muito moderna , não ocupa espaço.

Atualmente, é possível encontrar os mais variados modelos de recipientes para terrário suspensos, cada um com características únicas que podem combinar com os mais variados estilos de decoração.

Geralmente, o terrário suspenso é muito utilizado na decoração de quartos e salas, porém isso não é regra e você pode colocá-lo no local que mais se destaque na sua casa.

Entre os modelos de terrário suspenso que mais estão em alta para decoração estão o gota e geométrico.

Para se inspirar separamos a seguir modelos surpreendentes de mini jardim suspenso.

Terrário suspenso

Terrário suspenso
Terrário suspenso fechado decorado com pedra.
Terrário suspenso em sala
Mini jardim suspenso com formato de gota.
Terrário suspenso
Mini jardim suspenso decorando janela.

Terrário suspenso em decoração minimalista

Terrário grande

Se você deseja ter uma boa variedade de plantas na decoração, o terrário grande é a pedida certa. Além de muito bonito, é possível usar a criatividade para a criação de um pequeno jardim que além de acomodar as plantas também pode possuir outras funções como uma mesinha de centro, por exemplo.

Se você deseja investir em um terrário grande, separamos a seguir ideias incríveis para se inspirar.

Terrário grande em sala

Nessa ideia que separamos podemos ver como a criatividade pode trazer resultados incríveis na hora de montar um terrário para a decoração da casa. Com a aplicação da folha de vidro sobre o recipiente, além de ter um lindo terrário para decorar a sala também recebeu uma mesinha de centro super charmosa.

Terrário grande em decoração clean Terrário grande Terrário grande em mesinha de sala

Geométrico

Não tem como negar que as figuras geométricas estão super em alta para decoração. São tantas opções de terrários geométricos que fica difícil escolher a melhor opção. Atualmente, é possível encontrar em lojas de decoração recipientes geométricos para terrários com diferentes tamanhos.

Se você tem espaço disponível, uma boa dica é investir em diferentes tamanhos de terrários geométricos, dessa forma é possível deixar a decoração ainda mais verde e elegante.

Entre os modelos de mini jardim geométrico que mais estão em alta podemos encontrar: casinhas, triângulos, pentagonal e cubo.

Terrário geométrico Terrário geométrico decorando mesa Terrário geométrico decorando aparador Terrário geométrico Terrário geométrico em mesa de jantar

Terrário de vidro

Se tratando de efeito visual, não tem como negar que o terrário de vidro é a melhor opção. Optando por um recipiente de vidro você pode trabalhar as camadas de areia, pedras e terra para que fiquem bem alinhadas.

Uma dica para deixar o seu mini jardim de vidro ainda mais bonito é utilizar pequenos enfeites junto as plantas.

Para se inspirar veja abaixo modelos encantadores de mini jardim de vidro que separamos.

Terrário de vidro Terrário de vidro geométrico

Terrário de vidro decorado com pedras brancas.

Terrário de vidro pequeno

Terrário em vaso de vidro redondo.

De garrafa PET

Se você deseja investir em um terrário para a decoração da sua casa e ao mesmo tempo contribuir para a preservação do meio ambiente, nossa dica é apostar nas garrafas PET como recipiente. O bacana em investir nesse material reciclável é que você pode fazer diferentes modelos de terrários, tanto para decorar móveis quanto suspensos.

Terrário em garrafa Pet Terrário em garrafa Pet Terrário em garrafa Pet pequena Terrário em garrafa Pet Terrário em garrafa Pet na janela

Em lâmpada

O terrário em lâmpada é sem dúvidas um dos modelos mais queridos para decoração hoje em dia, principalmente para quarto. Essa é uma opção de terrário que pode ser tanto suspenso quanto fixo em um cantinho especial.

Mesmo parecendo uma missão quase impossível, é sim possível criar um lindo mini jardim em lâmpada em casa.

Para se inspirar veja os modelos super fofos que separamos a seguir de mini jardim em lâmpada.

Terrário em lâmpada Terrário em lâmpada Terrário em lâmpada suspensa Terrário em lâmpada decorando mesa

Terrário suspenso em lâmpada.

Terrário de suculentas e cactos

O terrário de suculentas e cactos é uma das opções favoritas, principalmente por quem sonha em ter um pouco de verde em casa, porém não tem muito tempo para os cuidados.

Existem várias espécies de suculentas e cactos que podem ser utilizados na criação de mini jardim. Entre as espécies mais utilizadas estão: bola de neve mexicana, haworthia fasciata, aloe cymbiformis, haworthia limifolia, cacto macarrão, aloe juvenna, aloe brevifolia, echinopsis oxygona e orelha de coelho.

Terrário com suculentas Terrário com suculentas redondo Terrário com suculentas geométrico

De orquídea

Além de trazer mais charme para a decoração, o terrário com orquídea pode ser aberto ou fechado.
O importante é que a planta fiquem total ou parcialmente no interior do recipiente para que o espaço possa ser considerado um terrário.

Terrário fechado com orquídea Terrário com orquídea Terrário com orquídea

Como fazer um terrário: Passo a passo

Agora que você já se inspirou com diferentes modelos de terrários, chegou a hora de aprender como fazer seu pequeno jardim em casa.

A primeira dica para fazer um terrário da forma correta, é sempre ter uma base com pedras ou cascalhos, que deve ser seguida de camadas de terra ou areia. O efeito das camadas fica muito bonito e deixa o vaso mais interessante, caso ele seja de vidro.

A escolha das plantas que irá colocar no terrário é importante. O mais recomendado é escolher plantas que não necessitem de muita rega, como nos casos das samambaias, cactos musgo e suculentas. Unir todas as plantas citadas em um único recipiente pode criar um visual super charmoso. Plantas que preferem sombra são sempre a melhor opção, para que os vasos possam ser mantidos dentro de casa sem correr o risco das plantas ficarem amareladas ou doentes.

Agora que você já sabe os principais cuidados que deve tomar antes de começar a montagem do seu terrário vamos ao passo a passo.

Você vai precisar de:

  • Recipiente de vidro de sua preferência
  • Cascalho ou pedriscos
  • Areia
  • Terra vegetal
  • Enfeites para decorar
  • Plantas ( cacto, suculenta, planta jade, orquídea de pequeno porte, entre outros)

 Como fazer: passo a passo

  1. Acomode as Pedrinhas no fundo do recipiente, formando uma camada de 2cm a 3cm.
  2. Acrescente uma camada de areia, deixando com uma espessura de 3cm.
  3. Despeje por cima da camada de areia a terra vegetal, deixando-a com 2 cm de altura ou conforme desejar.
  4. Retire a planta no barzinho em que veio e plante no novo vaso.
  5. Depois de plantar as plantas, utilize as pedras e enfeites para decorar seu terrário.
  6. Feitos todos os passos é só escolher um lugar bacana para que seu mini jardim fica exposto. Muito fácil criar um terrário, não é a mesmo?

Gostou das nossas ideias para terrário. Quais modelos mais chamaram sua atenção? Já sabe qual modelo vai fazer para decorar sua casa? Deixe seu comentário abaixo.


você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.