Artesanato em madeira – 40 Ideias charmosíssimas + Tutorial DIY!

Toda vez que o assunto é decoração, não faltam temas criativos para serem abordados. Até mesmo porque, o Brasil é um país de múltiplas opções de artesanato locais, como é o caso do artesanato em madeira.

Essa categoria de enfeite pode ser utilizada das mais variadas formas, seja em pequenos adereços, quanto em opções de móveis decorativos, como caixas, suportes, camas, adornos, mesas e etc. Além disso, ela pode ser encontrada em variadas cores.

O uso desse tipo de item decorativo é adotado por diferentes tipos de pessoas, atingindo classes sociais e estilos distintos. Apesar de ser algo criado há uns bons anos, ele continua sendo inovado e estando como algo para lá de atual.

[toc1]

Tópicos

Fotos e ideias de artesanato em madeira

FotoJet 8

Uma vez que essa categoria de artesanato consegue agregar um grande número diferentes de estilos, escolher o que mais gosta pode ser bem difícil. É por isso que hoje trazemos para você 40 opções diferentes dele, para você analisar o que mais gosta.

Separamos tipos, cores e tamanhos diferenciados. Com isso, na certa algum deles vai ganhar o seu coração para ser adotado.

Além disso, alerta de spoiler: no final do texto passamos alguns passos para vocês mesmos tentarem fazer em casa.

Vale ressaltar que trouxemos objetos mais voltados para o artesanato, mais rústicos e práticos. Porém, também é possível grandes decorações em madeira, e você pode ver aqui: http://decorei.org/decoracao/decoracao-com-madeira/

Artesanato em madeira para jardim

Quando falamos de itens de madeira para jardim, pode ser que algumas pessoas fiquem com o pé atrás. Isso porque, por ser uma área aberta, ações como chuva e vento podem afetá-los.

É por isso mesmo que há a necessidade de adotar alguma técnica de impermeabilização. Ela cria uma camada protetora nos objetos. Desta forma, água, fungo, bactérias e fluidos diversos não conseguirão afetá-los.

Passado o receio inicial pelo tempo em que o item poderá ser mantido em área aberta, que tal vermos as suas opções?

Vasos de plantas em artesanatos em madeira

Vasos de plantas em madeira fazem o maior sucesso. Disponibilizado tanto com aparência mais rústica, quanto com um toque moderno de mistura de cores, mais do que colocar as plantinhas naturais, você pode usar e abusar de técnicas criativas. Como? Na segunda foto, o que parecem cactos, na verdade são velas.

Super interessante, não é mesmo? Ideal para ser colocado de enfeite por toda a casa também.

Suportes para plantas de artesanato em madeira

Suportes em madeira para serem colocados os vasos de flores também são uma super opção. Na primeira imagem da montagem acima, a gente pode ver a madeira parecendo bambos, outro tipo de material natural muito usado para decorar.

Decoração artesanato em madeira para jardim

Uma forma de utilizar a madeira com muito estilo, é adotando pallet, que é uma forma de estrado de madeira adotado para diversos locais. Ele é ótimo para suporte, seja para colocar almofadas e criar um ambiente agradável quanto para colocar itens aleatórios.

Bancos em artesanato em madeira

No caso de querer usar pallets como suporte de móveis, ele pode ficar bem interessante. Como você pode ver na montagem acima, ele possibilita cores e formatos diversos.

Artesanato em madeira para cozinha

Uma cozinha bacana, mais do que ter utensílios domésticos de grande qualidade, precisa estar bem decorada. Não à toa, até mesmo a cor dos aparelhos que ficarão no local costumam combinar para criar um efeito agradável.

O artesanato em madeira é uma forma para lá de interessante de manter o enfeite desse cômodo com toques especiais.

artesanato em madeira porta copos
Esse pequeno círculo de flor pode parecer madeira, mas será que é? Provavelmente não, mas o efeito incrível e delicado que ele faz como se fosse madeira, é um charme a mais.

fruteira artesanato em madeira

Na dúvida de onde colocar frutas ou demais alimentos que não precisem estar na geladeira? Uma boa saída é apostar em suportes de madeira. Delicados e com rodinhas, como no exemplo, podem ser colocados onde você preferir.

ilha de pallet

Criar ilhas pela casa fica muito mais fácil se você colocar o material madeira em ação. Nesse exemplo, criou um ar bem rústico, não é mesmo?
Itens para pendurar coisas na cozinha

Na cozinha, é muito comum que precisemos de um grande número de suportes para colocarmos xícaras, canecas e temperos… E na hora de escolhê-los, você pode dar uma chance também aos itens em madeira. Eles geram a possibilidade de serem desenhados e organizados da cor que você preferir.

Artesanato em madeira para quarto

Se tem um lugar da casa que sempre priorizamos o conforto e a beleza, esse é o quarto.  Por ser onde relaxamos, nos sentimos muito mais confortáveis se ele estiver com um visual bacana.

É exatamente por isso que a linda decoração em madeira entra em ação. Ideal para proporcionar o visual de conforto, ela pode ser adotada em um série diferenciada de itens.

 

cabeceira de pallet
Que tal uma cabeceira de cama em madeira com desenhos para criar um efeito diferenciado?

Móveis para o quarto de artesanato em madeira

Os móveis do quarto também podem ser feitos de formas alternativas utilizando a madeira. Seja em suporte quanto o móvel em si, é gerado um efeito diferenciado. Aposto que você não deve encontrar locais para sapato em formato de pirâmide em madeira, não é mesmo?

Porta joias e cabeidero em artesanato em madeira

Se na cozinha apontamos a possibilidade de usar madeira para suportes de caneca e etc, nós também podemos adotar desta forma, mas para colocar outros itens. Você pode utilizar esse tipo de artesanato para colocar bijuterias e fazê-lo de cabideiro.

Artesanato em madeira para sala

A sala geralmente é o primeiro local que adentramos em uma casa, portanto, é essencial que ela esteja impecável. E um dos métodos para que ela fique assim é o artesanato em madeira. Ele possibilita uma decoração super irreverente e despojada.

artesanato em madeira para vinhos

Para os fãs de garrafas de bebida alcoólica como enfeite, uma ótima opção é utilizar de suportes de madeira também. Por meio dele, é possível colocar até mesmo as taças. Uma graça, não é mesmo?

artesanato em madeira
Que tal um porta-chaves e porta-carta de madeira? Elegante e podendo ser feito nos tons que você preferir, ele gera um ar de cuidado e atenção na decoração. 

FotoJet 9

Da mesma forma que citamos móveis de madeira em outros cômodos, também podemos fazer isso quando o assunto é sala. Ela gera um efeito para lá de bacana!

itens para sala de artesanato em madeira

Além dos móveis mais comuns que temos visto de madeira, também podemos usá-la para prateleira e mesa de centro. Irreverente, não é mesmo?

Enfeites

Se dizem que os detalhes fazem toda diferença, então agora é a hora de manter a atenção para reparar os enfeites de casa. Podendo ser feitos de madeira, eles criam um efeito muito bacana e diferente.

Você pode comprá-los prontos ou então ousar e colocar a mão na massa.

artesanato em madeira decoração
Da mesma forma que podemos usar a madeira para prateleira de livros, também podemos adotá-la como suporte para vasinhos e demais pontos decorativos.
artesanato em madeira formato de coração
Você já pensou em um coração de madeira com luzes? Incrível e versátil!

artesanato em madeira para sala

Alguma vez você já pensou em adotar um tapete de madeira para o seu lar? Então essa é hora. Fica super diferente e com um de cuidado!

quadro de artesanato em madeira

O clássico dos clássicos quando falamos de coração, sem dúvida, é a plaquinha de madeira. Podendo ser da cor que você achar melhor, ela gera um efeito incrível.

Como fazer artesanato em madeira? – Passo a passo

Uma das características mais bacanas desse tipo de artesanato é que ele é super fácil de ser preparado. Você pode comprar a base em madeira e enfeitá-la da forma que achar melhor e mais combinar com o local em que ela ficará.

Mãos à obra!

Suporte de bolo

artesanato prato de bolo

1 – Compre lascas de madeira. Para cada enfeite você vai precisar de uma mais fininha e larga, sendo maior do que o diâmetro do bolo, e outra mais grossa (o suficiente para sustentar o bolo) porém com o tamanho bem menor;

2 – Cole uma na outra com cola de madeira;

3 – Use algum equipamento para pressioná-las e deixá-las mais grudadas.

Suporte para plantas

passo a passo com palletes

1 – Usar pedaços de madeira, alguns grossos para a parte de baixo e dos lados, e outros finos para serem usados na frente. Marcar os mais grossos, conforme a foto, para apontar onde os finos devem ser colocados;

2 – Parafusar a madeira;

3 – Colocar uma tela de ferro no lado de dentro;

4 – Colocar terra e as plantas.

Suporte para plantas 2

passo a passo jardineira

 

1 – Comprar suportes de madeira, como a imagem 1;

2 – Parafusar para unir os suportes;

3 – Plantar as mudas no suporte e colocar vasinhos de sua preferência.

Pronto, com as imagens acima e as explicações você já está apto para colocar a mão na massa. Conte pra gente o que achou desse tipo de artesanato!


você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.