Como Fazer um Closet – 45 Ideias criativas + Tutorial gastando pouco!

O sonho de ter um closet é um desejo bem comum de ter um cantinho especial para as roupas e acessórios, e manter tudo organizado e mais fácil de encontrar. Mas nem sempre esse sonho condiz com a orçamento de fazer um modelo planejado e por isso vale aprender como fazer um closet.

A ideia de aprender como fazer um closet une o desejo de ter um closet com a vantagem de economizar com um projeto planejando, criando assim um projeto DIY e funcional para suas necessidades.

E se você tem sonhado com esse cantinho especial, no post de hoje vamos ensinar como fazer um closet com passo a passo simples, fácil e barato.

modelos

Tópicos

Fotos e modelos de closet fácil de fazer

De Pallets

closet barato de paletes

Como ideia de um closet pequeno e simples, este projeto DIY apostou no reaproveitamento de materiais, e usou pallets como base para todo o projeto.

Na ideia, o projeto foi feito com pallets formando prateleiras e espaços para pendurar roupas. Além disso, as laterais dos pallets também foram usadas para pendurar acessórios e até guardar calçados.

O projeto ainda pintou os paletes de branco, dando um visual mais clean para o espaço.

modelo de paletes

No projeto para organizar roupas e calçados, a ideia foi de seguir o estilo rústico, onde os pallets não foram pintados e trazem o visual natural da madeira.

Para criar o armário aberto, os paletes foram fixados uns aos outros formando prateleiras e espaços com cabideiros, deixando a proposta funcional e prática para o uso no dia a dia.

 

móvel de pallets
O modelo de pallets é pequeno e simples
closet rústico
O modelo foi criado no quarto pequeno
closet de paletes com gavetas
O modelo de pallets traz até gavetas

ideias com pallets

De Cano

closet de cano metálico

Como ideia para fazer um espaço reservado para as roupas e com um toque do estilo industrial, vale essa ideia de usar canos de metal para fazer o armário aberto.

Na inspiração, os canos foram encaixados entre si formando uma espécie de arara dupla para pendurar as roupas, e depois foram fixados na parede e no chão, mantendo os canos fixos e mais seguros.

 

closet criativo
Os canos e a madeira trazem um toque industrial para a decoração

Outra ideia para aproveitar canos para fazer o armário aberto para roupas, é esta ideia que traz os canos como base do projeto e prateleiras de madeira como complemento.

Na inspiração, toda a base foi montada com canos metálicos, formando penduradores para cabides, além de bases para prateleiras de madeira, que ajudam na organização dos calçados.

closet para cabides
Os canos metálicos foram fixados nas paredes
closet com canos
Os caixotes de madeira foram usados no chão para organizar os calçados
closet com canos e prateleiras
Os canos formam estruturas para colocar prateleiras

ideias com canos

De Madeira

closet de madeira

Entre os métodos de como fazer um closet, uma das maneiras é usando madeira como material básico para criar o espaço para roupas.

Uma das ideias para fazer um closet de madeira é este projeto que traz prateleiras fixadas na paredes, que servem para guardar peças dobradas, calçados e caixas organizadoras.

Além das prateleiras, o closet ainda traz módulos com penduradores de cabides, que servem para as peças que precisam ser penduradas.

 

 

closet barato e simples
Os cabides de madeira combinam com o closet

Uma ideia ainda mais simples e barata de como fazer um closet de madeira é este projeto que usa tábuas de pinus, uma madeira simples de achar e com excelente custo-benefício.

No projeto, o closet conta com 3 prateleiras que foram fixadas na parede através de mãos francesas.

A primeira prateleira foi fixada mais no alto e foi perfurada para passar cordinhas que sustentam o varão de madeira, que serve para pendurar cabides.

As outras 2 prateleiras foram fixadas mais abaixo e servem para guardar outros itens e peças que não precisam ser penduradas.

closet simples de madeira
No projeto, o closet ganhou pontos de iluminação
closet aberto de madeira
O closet foi mantido no tom natural de madeira

modelos de madeira

 

De Alvenaria / Tijolo

closet de gesso

Há diversas maneiras de como fazer um closet, e uma dessas ideias é optar por uma pequena obra e fazer um closet fixo de alvenaria ou gesso.

Como ideia para esse projeto do closet de alvenaria, a proposta aqui traz um modelo planejado e feito em gesso, que foi embutido na parede, aproveitando o espaço do quarto.

Para o projeto, a ideia foi de fazer o closet com cortina embutida no teto de gesso rebaixado, o que ajuda a esconder a possível bagunça do closet, e ainda tem o visual moderno por ter a cortina embutida no forro.

 

closet de alvenaria
Os nichos ainda podem ser usados para guardar e organizar calçados

Outra ideia que traz um modelo feito de alvenaria é este projeto onde o closet foi construído de tijolo e depois foi todo pintado de branco.

Na ideia, a construção do closet aproveitou uma parede inteira do quarto e assim o projeto traz diversos nichos, alguns que podem ser usados com cabides e outros como prateleiras, para guardar roupas dobradas.

closet com gavetas
O modelo de alvenaria traz até gavetas
closet pequeno de alvenaria
O closet traz nichos de diferentes tamanhos

modelos de alvenaria

De Guarda Roupa Velho

como transformar guarda-roupas antigo
As prateleiras ajudam a organizar as roupas menores

Entre as possíveis ideias de como fazer um closet barato, a proposta aqui traz a ideia de transformar um guarda-roupas velho em um closet aberto.

Para o projeto do closet simples, a ideia foi de remover as portas do guarda-roupas deixando o armário aberto, e mantendo algumas gavetas, que são ideais para guardar peças menores, como roupas íntimas.

Com as portas removidas, o closet aberto está pronto, e assim é só organizar o armário da maneira desejada.

como reformar guarda-roupas

Outra ideia de transformar o que você já tem em casa em um projeto simples de closet, é este projeto que transformou o antigo guarda-roupas em um closet aberto e super estiloso.

Na proposta para a transformação, a ideia foi de remover as portas do guarda-roupas e manter as gavetas, que ajudam na organização de peças menores e que não precisam ficar penduradas.

Depois de remover as portas, o armário foi pintado na cor pink e as gavetas ganharam puxadores com estilo vintage, dando uma outra cara ao antigo armário.

 

DIY com guarda-roupas
No projeto, as portas do armário foram removidas
closet com cortina
O projeto removeu as portas do guarda-roupas e acrescentou cortina varão

 

Como fazer um closet: Passo a passo

Se você já se inspirou com as ideias e modelos de closet, agora é hora de ir para a prática e aprender como fazer um closet simples e barato.

projeto diy como fazer

  • Pegue pranchas de madeira (tipo compensado) e corte seguindo as recomendações com o tamanho desejado – 4 pranchas altas e de mesmo tamanho (funcionarão como a altura dos nichos maiores); 4 pranchas menores para serem usadas como largura dos nichos maiores; 2 pranchas menores (para a altura do nicho central); 2 pranchas para serem a largura do nicho central; e prateleiras suficientes para os nichos;
  • Comece montando os nichos que formarão o closet de madeira, para isso, use parafusos para unir as pranchas de madeira. Nessa etapa, você deve formar 2 nichos grandes e de mesmo tamanho, e 1 nicho menor para o centro;
  • No nicho do centro fixe um penduradores de cabides; e nos nichos laterais adicione prateleiras para guardar peças dobradas;
  • Lixe a madeira e pinte da cor desejada ou finalize apenas com um verniz para proteger a madeira;
  • Fixe os nichos na parede, deixando o modelo menor no centro e entre os dois modelos maiores; formando assim um closet suspenso.

passo a passo

 

Agora é aproveitar as inspirações e o passo a passo para fazer esse seu cantinho especial, criando um modelo que atenda as suas necessidades e com a vantagem de gastar pouquinho no projeto.


você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.