Cerca Elétrica Residencial【2020】– Tipos | Preços | Instalação

Manter seu imóvel seguro é essencial e para isso existem muitas alternativas, como a cerca elétrica residencial.

Você já deve ter visto muitas casas com cercas à mostra. Essa é a melhor solução para manter o local seguro, além de ser moderna, simples de instalar e de fácil manutenção.

Por isso, é interessante entender como funciona, preço e outros detalhes essenciais. Leia este guia completo e decida se é uma boa opção para seu projeto.

cerca elétrica

Como funciona a cerca elétrica?

O funcionamento da cerca elétrica é bem simples.

Trata-se de um sistema de segurança que protege determinado local de estranhos, por isso é instalado sempre em muros e aberturas. Uma ótima opção para grandes mansões, residências em geral, chácaras, enfim.

É formado por: central de choque, fios de choque, hastes de isolamento e sirene.

A cerca elétrica impede qualquer tipo de invasão, justamente porque é capaz de dar choque ao toque, desde um simples desconforto até uma dor intensa. Entretanto, o choque não é fatal. Até o grau mais forte é usado apenas para dar um susto.

CERCA ELETRICA

De forma geral, só de estar presente na residência, a cerca já inibe a ação de qualquer criminoso, que desiste do ato tanto pelo choque quanto pela dificuldade de acesso.

Atualmente, existem tamanhos e modelos com diversos acabamentos, com diferentes níveis de eletrificação. Por isso, você deve escolher uma versão adequada ao seu projeto, conforme a orientação de empresas especializadas.

Tipos de cerca elétrica residencial

Embora a cerca elétrica residencial tenha muitas variações quanto ao formato, todos funcionam da mesma forma, por meio de choque não letal de diferentes níveis.

Entretanto, algumas empresas dividem esses eletrificadores de duas formas: sistema monitorado ou não monitorado. No primeiro caso, possui uma central de segurança que acompanha qualquer atitude suspeita e é acionada assim que toca o alarme.

Já a cerca não monitorada funciona apenas para inibir os invasores, sem contar com canais de monitoramento. Mesmo assim, cumpre exatamente a sua função, sobretudo se a potência de choque é forte.

o que é cerca elétrica residencial

Nesse contexto, é interessante entender as diferenças da cerca para outras formas de proteção, como a concertina e o alambrado – sempre confundidos com o modelo elétrico. Ambos não possuem sistema de eletrificação, apenas são estruturas que protegem o local.

A concertina é confeccionada com lâminas de aço pontiagudas em formato espiral, instaladas na parte superior de muros e telas. Já o alambrado é formado por um conjunto de fios de aço galvanizado, comuns em áreas públicas, apenas para evitar o acesso de pessoas e animais.

 Quanto custa em média? #preço

Qual é o preço da cerca elétrica residencial?

O valor depende da aparelhagem e do modelo de cerca mais indicado para o seu imóvel. Você pode encontrar o kit completo de instalação em muitas lojas físicas e online, com preço a partir de 500 reais.

Entre os materiais, estão: cerca, controle remoto, hastes, rolos, bateria, sirene e placas de sinalização.

Kit cerca elétrica

Todavia, muitas empresas já oferecem toda a estrutura junto à instalação, cobrando os dois serviços juntos e uma taxa de monitoramento, caso seja de interesse do cliente.

Trata-se de um bom investimento, mas essencial para manter a proteção de sua casa ou estabelecimento. Por isso, busque profissionais confiáveis devidamente habilitados, que sigam as normas impostas pelos órgãos regulamentadores.

É interessante buscar empresas da sua região e realizar orçamentos de acordo com seu projeto. Além disso, atente-se à manutenção frequente para garantir a eficiência da cerca elétrica residencial.

o que é cerca elétrica

Como é feita a instalação?

A instalação da cerca elétrica residencial segue um passo a passo geral. De qualquer forma, esse procedimento deve ser realizado apenas por profissionais habilitados.

  1. Primeiramente, é necessário avaliar a área, sobretudo em relação a vegetação. É preciso verificar se não há nenhum impedimento no local;
  2. Os cabos de alta isolação devem ter distância de 4 centímetros entre si e não se misturar com outros fios;
  3. A cerca elétrica deve ter distância de 70 metros da central de choque;
  4. A instalação é feita de acordo com o modelo escolhido e a área a ser coberta, de modo perpendicular e voltada ao interior do imóvel;
  5. Os fios devem ficar retos, de modo a inibir qualquer tipo de acesso;
  6. Sinalize com placa de advertência para avisar a todos que a cerca é elétrica;
  7. Por fim, é importante realizar testes para garantir a eficiência do sistema.

Dica: a base do eletrificador deve ser instalada em local discreto, sombreado, em local de fácil manutenção e longe do acesso de crianças e animais.

tipos de cerca


É essencial entender que:

♦ O choque da cerca elétrica não é letal para humanos, mas prejudicam animais domésticos, como gatos. Como os felinos gostam de andar em lugares altos, devem ser mantidos longe da cerca. Por isso, atente-se aos hábitos do seu pet.

♦ A instalação deve ser feita sempre por empresas especializadas que seguem os parâmetros do Inmetro, sobretudo em relação aos materiais utilizados;

♦ O Conselho Regional de Engenharia (Crea) é o responsável pela regulamentação e fiscalização das cercas elétricas, por isso pode notificar o imóvel caso haja irregularidades. Sendo assim, é preciso ter documentação de acordo com as normas técnicas;

♦ Por padrão a cerca precisa ter energia eletrostática, altura mínima de 2,5 metros e voltagem máxima de 10 mil volts distribuídos em cada fio – ou seja, 2,5 mil volts por fio, por exemplo.

♦ A cerca elétrica não consome muita energia. Além disso, possui uma bateria complementar que garante o funcionamento por até 12 horas caso falte energia elétrica.

Fotos de casas com cerca elétrica

Para se inspirar, veja fotos de casas com cerca elétrica residencial. 

casa com cerca elétrica residencial casas com cerca elétrica residencial casas com cerca eletrica cerca elétrica residencial em muros cerca elétrica residencial modelos cerca elétrica residencial no muro cerca no alto da casa modelo de cerca elétrica residencial modelos de cerca elétrica residencial muro com cerca o que é cerca eletrica e modelos preço da cerca elétrica residencial


De fato, a cerca elétrica é um aparato que garante a segurança do seu imóvel, por isso pode ser totalmente vantajoso para seu projeto. Gostou de saber mais sobre essa opção? Deixe um comentário e compartilhe o conteúdo. Boa sorte e até mais.


você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.