Fachadas Ventiladas – O que são? 38 Modelos, dúvidas e vantagens!

A fachada é um elemento importantíssimo da construção, e muito além do visual estético, também pode ser bastante funcional, como é o caso da tendência das fachadas ventiladas.

Esse sistema construtivo surgiu como uma alternativa sustentável em diversos países, e aos poucos vem se destacando na engenharia do país, tornando-se uma opção para garantir conforto térmico, além de prolongar a vida útil da construção.

E se você quer entender mais sobre fachadas ventiladas, como funciona esse sistema construtivo, além de ver dicas e inspirações de fachadas nesse estilo, no post reunimos tudo o que você precisa saber para aderir a essa tendência do mundo deu construção.

tipos de fachada ventilada

Tópicos

 

Dúvidas sobre Fachadas Ventiladas

O que são?

As fachadas ventiladas são um sistema aplicado em edificações, como uma espécie de segunda pele feita sobre o edifício.

Essa solução construtiva é considerada uma alternativa sustentável, pois ajuda no conforto térmico, reduzindo o uso e os custos com energia elétrica, vindo do uso de ventiladores e sistemas de ar-condicionado. Além disso, ainda prolonga a vida útil da edificação.

As fachadas ventiladas funcionam como uma segunda pele sobre a edificação, sendo composta de uma espécie de armação que serve de âncora para a segunda pele, que pode ser feita de diferentes materiais.

Assim, a armação de metal é instalada com uma distância de 10 a 15 cm da edificação, criando uma cavidade que permite a ventilação contínua no sentido vertical.

O princípio fundamental desse sistema construtivo é que esse espaço entre essas duas paredes criam uma lâmina de ar, permitindo que o ar mais quente suba, em razão da diferença de pressão, enquanto o ar mais fresco entra pela cavidade de baixo , garantindo conforto térmico e criando o efeito chaminé, que é responsável pela troca de ar nesse espaçamento.

o que e e como funciona fachada ventilada
O sistema ajuda na troca de ar entre o espaçamento

Quais suas vantagens?

O uso de fachadas ventiladas tem se tornado cada vez mais frequente por conta da série de vantagens que esse sistema construtivo apresenta. Entre as principais vantagens estão:

  • Economia de energia: Um grande ponto positivo desse sistema construtivo é a eficiência energética, uma vez que melhora o conforto térmico de ambientes internos, diminuindo o uso de ventiladores e sistemas de ar-condicionado, o que pode reduzir o consumo de energia de 30 a 50%.
  • Conforto térmico: A distância entre as duas camadas externas do edifício cria uma cavidade que conduz a troca de calor, evitando que o ambiente interno fique muito quente, o que deixa o projeto com maior conforto térmico e diminui o uso de ventiladores e ar-condicionado.
  • Conforto acústico: O acréscimo de uma segunda pele na fachada pode ajudar a filtrar os barulhos externos, o que resulta em um grande conforto acústico para o interior da edificação.
  • Estética: O acréscimo da segunda pele também pode ser uma aposta para mudar a fachada do prédio, adicionando um novo visual, sem a necessidade de uma obra total; resultando em uma aparência moderna aliada a tantas outras vantagens.
  • Sistema respirante: A troca de calor na cavidade criada entre a edificação e os painéis possibilita a dispersão do vapor presente no interior das paredes, o que ajuda a eliminar a umidade do edifício, conservando a estrutura e aumentando a vida útil do projeto.
  • Evita infiltrações: O sistema construtivo é capaz de controlar a entrada de água da chuva diretamente nas paredes da edificação, diminuindo as possibilidades de infiltrações e aumentando a vida útil da fachada do edifício.
  • Manutenção: O fato de os painéis serem instalados em estruturas metálicas e individualmente, permitem a manutenção mais fácil. Assim, a troca de um ou mais painéis pode ser feita de maneira individual e mais simples.
  • Sustentabilidade: O sistema construtivo é considerado sustentável pois diminui o uso de energia elétrica, já que tem grande impacto no conforto térmico, reduzindo o uso de ventiladores e sistemas de ar-condicionado, sendo uma alternativa a ser considerada para uma casa sustentável.

Existem desvantagens?

Antes de adotar qualquer processo ou estilo construtivo, é ideal ter conhecimento sobre o assunto, e nesse caso é preciso levar em consideração que as fachadas ventiladas apresentam sim um ponto negativo.

O fato negativo de adotar esse sistema está relacionado ao custo e a mão de obra, uma vez que é um sistema ainda é novo no Brasil e que tem pouca mão de obra especializada, o que pode dificultar na contratação e refletir no custo, que costuma ser mais elevado pela falta de oferta de mão de obra especializada.

Como é feita a instalação?

Esse sistema construtivo não se restringe apenas para o processo inicial da obra, e pode ser uma adaptação para os projetos já finalizados e até mesmo para prédios mais antigos.

Assim, são utilizadas estruturas de alumínio ou de aço inoxidável que são instalados junto a estrutura do edifício, criando uma estrutura para encaixar os painéis que formaram uma espécie de segunda pele sobre o edifício.

Com as estruturas metálicas já instaladas, é feita a instalação dos painéis, que têm a função de criar essa segunda pele, ajudando no conforto térmico e acústico no interior da edificação.

como funciona instalacao de fachada ventilada
A estrutura metálica instalada no prédio permite prender os painéis que formam uma segunda pele

Fotos e Modelos de Fachadas Ventiladas

As fachadas ventiladas são como uma segunda pele instalada sobre a edificação, assim são instalados painéis que podem ser de diferentes materiais, refletindo no estilo do projeto.

Fachada ventilada de madeira

A instalação de painéis de madeira para a composição de uma segunda pele é uma ótima alternativa para trazer uma proposta mais aconchegante para fachada do projeto, uma vez que a madeira tem esse diferencial.

As madeiras tratadas são bastante resistentes e além de trazerem conforto térmico e acústico para o interior do edifício, também ajudam a filtrar a entrada de luz.

Além de terem forte impacto na estética da fachada, o uso de painéis de madeira também traz uma ampla gama de estilos, uma vez que é possível escolher por diferentes tipos de madeira e design para os painéis, o que permitir desde um estilo clássico até mesmo a um estilo moderno para a fachada.

fachada de predio ventilada com madeira
Os painéis de madeira deixam a edificação mais acolhedora
fachada ventilada com rispas de madeira
Para o projeto, os painéis foram feitos de madeira ripada

casa com fachada ventilada de madeira

predio com fachada ventilada de madeira
A madeira de coloração mais escura foi a escolha para o projeto
revestimento em madeira para fachada ventilada
A madeira ripada além de ter impacto estético, ainda ajuda no conforto térmico e acústico
predio com fachada ventilada de madeira
A madeira deixa o projeto mais moderno

fachada ventilada de madeira

Fachada ventilada de cerâmica / porcelanato

Outra possibilidade de material para compor as fachadas ventiladas é o uso de cerâmicas e porcelanatos, que oferecem ótima durabilidade e reduzem o custo de manutenção da fachada.

Além de serem muito eficientes na proposta para fachadas ventiladas e no conforto térmico, esses materiais também apresentam como vantagem a ampla gama de cores, espessuras, estilos e texturas, permitindo criar diferentes estilos de obras, que podem ir desde projetos minimalistas a opções contemporâneas.

casa terrea com fachada ventilada de porcelanato
No projeto térreo o painel foi feito de porcelanato

casa moderna com fachada ventilada revestida de ceramica

fachada ventilada com revestimento ceramico
A fachada mistura cores de revestimento
fachada ventilada com porcelanato
O porcelanato marrom foi a escolha para o projeto
predio com fachada ventilada de ceramica
O revestimento cerâmico de cor clara compõe o projeto
fachada ventilada com revestimento ceramico
A edificação tem painel de revestimento cerâmico

Fachada ventilada de vidro

Para quem prefere os projetos em estilo moderno, os painéis dessa segunda pele podem ser feitos de vidro, que criam uma camada moderna para edificação.

O vidro cria um efeito estético bastante contemporâneo e é capaz de refletir a paisagem, sendo uma proposta moderna para edificações.

O único ponto negativo dessa estrutura é o fato de que ao refletir a paisagem essa cobertura pode causar acidentes com pássaros.

predio com fachada ventilada de vidro
Os vidros modernizam o projeto
predio moderno com fachada ventilada de vidro
A cobertura com vidro moderniza o projeto
19 predio moderno com fachada ventilada de vidro escuro
Os vidros escuros foram a escolha para a edificação

projeto comercial com fachada ventilada de vidro

estrutura moderna com fachada ventilada de vidro
A segunda pele de vidro pode ser uma alternativa para renovar a fachada de prédios

fachada ventilada de vidro

Fachada ventilada metálica

Entre as alternativas de materiais para fazer uma segunda pele sobre edificações, as estruturas metálicas costumam ser bastante frequentes, e em geral os painéis são feitos de aço, cobre ou alumínio.

A vantagem de adotar estruturas metálicas para os painéis é o fato de que esses materiais possuem alta durabilidade e resistência, prolongando a vida útil da edificação.

O acabamento metálico é capaz de trazer um efeito estético bastante interessante, e pode ser uma alternativa para deixar a fachada com aspecto mais moderno.

Entre os tipos de metal mais escolhidos para esse sistema construtivo, o alumínio costuma ser uma excelente escolha, uma vez que é resistente a corrosão e também é um material mais leve, o que facilita a instalação.

projeto moderno com fachada ventilada branca
A estrutura metálica foi pintada de branco
predio moderno com fachada ventilada metalica
Os painéis metálicos modernizam a fachada do prédio

projeto moderno com fachada ventilada metalica

construcao moderna com fachada ventilada de metal
A fachada moderna tem estrutura em metal que ajuda na circulação de ar
casa terrea com fachada ventilada metalica
A estrutura de metal foi a escolha para o projeto térreo

fachada ventilada metalica

painel metalico para fachada ventilada
O painel metálico forma desenhos
projeto de fachada ventilada moderna
A estrutura metálica tem visual bastante moderno

 

Você já conhecia esse sistema de construção que visa o conforto térmico e acústico? Conte-nos qual os estilos de acabamento você mais gosta para fachada com esses painéis que ajudam a deixar o ambiente interno com temperatura mais agradável.


você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.