Artesanato para Cozinha – 20 Ideias Geniais + Passo a Passo Fácil!

Hoje em dia é muito comum decorar a cozinha com vários tipos de apetrechos, há muitas pessoas apaixonadas em sua própria cozinha, afinal, é um ambiente aconchegante e de encontro familiar. É onde toda a família se reúne para comer e passar o tempo juntas.

Nada melhor do que aproveitar esses momentos em um lugar bonito e decorado da melhor forma possível, pelas suas próprias mãos!

Tópicos

Fotos e Ideias de Artesanato para Cozinha

Quando nós mesmos fazemos valorizamos muito mais, não é mesmo? E é por isso que o artesanato é algo tão apaixonante.

Uma alternativa para a criação de artesanatos para a cozinha é a de reutilizar coisas que você acredita que não sejam mais úteis para você. Porém também é possível criar utensílios a partir de materiais muito baratos no mercado e fazer com que todas as suas criações fiquem belas e funcionais. Vejamos alguns deles:

Artesanato para cozinha em tecido

O artesanato em tecido nos proporciona criar muitos itens diferentes, começando por um jogo americano, porta-copos, “puxa saco”, um jogo de panos de prato super personalizados, toalhas para mesa personalizadas, porta talheres, porta guardanapos e muitos outros.

porta-talheres de tecido

fogão decorado com tecido (tema cupcake)
O fogão decorado com tecido ficou lindo na temática de cupcakes!

porta-guardanapos de tecido
O porta-guardanapos de tecidos é prático de fazer e fica lindo na cozinha!

 

Artesanato para cozinha em crochê

O artesanato em crochê também nos permite criar um jogo americano e suportes para panelas totalmente diferentes do comum. Também é possível encontrar alguns crochê em tapetes para o local e decorações para galão de água, potes expostos e muito mais.

porta-toalhas de crochê com coelhinhos

sousplat de crochê rosa
Usar o crochê pra fazer um sousplat é a ideia perfeita para decorar a mesa!

Artesanato para cozinha em EVA

O EVA é muito usado como revestimento de alguns utensílios que não combinam com a decoração da cozinha. É possível fazer também decorações para porta toalhas, talheres maiores, plaquinhas de entrada e etc. Uma dica muito legal também é o de fazer um caderno de receitas apenas em EVA ou até mesmo uma lousa para anotações se você é uma pessoa que gosta de ver receitas pela televisão.

porta-ovos de EVA utensílios de cozinha decorados com EVA (de galinha) porta-toalha de vaquinha de EVA pote decorado com EVA

kit de artesanato para cozinha de coruja
Nesse kit da AMB Artesanatos dá pra ver a quantidade de coisas diferentes que podemos fazer com o EVA na cozinha!

Artesanato para cozinha de feltro

O feltro é outra opção muito usada em artesanatos, pois é fácil de fazer e é possível encontrar diversos moldes para baixar na internet. As possibilidades de enfeites e decorações para cozinha são infinitas, basta ter criatividade!

enfeite para porta decorado com feltro

relógio decorado com porquinho de feltro

porta-copos de feltro
Uma inspiração super fofa de porta-copos de limão coloridinhos!

Artesanato para cozinha de fuxico

Conseguimos ver esse estilo de artesanato compondo a decoração de lindos panos de prato e toalhas que são utilizadas para cobrir certos utensílios.

Uma dica legal também para se fazer com fuxicos é uma bela cortina para a entrada de sua cozinha. Você pode mesclar cores, fazer um degradê ou apenas usar uma cor sólida dependendo do tipo e cor da sua decoração. Fica muito bonito e chama muita atenção, além de ser útil para impor um “limite” na sua cozinha caso alguma criança queira mexer naquela sua louça de porcelana maravilhosa!

cortina de fuxico

Artesanato para cozinha com TNT

O TNT pode ser utilizado para a criação de aventais, toalhas e até algumas lindas florzinhas para decorar mesas e criação de algum vasinho bem bonito.

Uma dica para utilizar TNT é fazer pequenos saquinhos como separação para alguns alimentos como temperos. Mas claro, mantenha-os muito limpos!

aventais de TNT
Esses aventais de TNT são uma opção bonita e muito barata!

flor de TNT

Como Fazer Artesanato para Cozinha: Passo a passo

Em especial escolhemos um estilo de artesanato maravilhoso para demonstrar um passo a passo. Você poderá usá-lo em diversos itens de sua cozinha, basta deixar sua imaginação fluir!

Vamos te ensinar a como fazer uma linda borboleta para decoração em Fuxico.

Borboleta De Fuxico

Você vai precisar de:

2 tecidos em formato redondo de tamanho 5 cm;
2 tecidos em formato redondo de tamanho 4 cm;
1 carretel de linha de preferência da cor do tecido;
1 linha de crochê da cor de sua preferência;
1 agulha.

Primeiramente pegue o tecido de 4 cm e dobre ao meio, logo após, dobre novamente de uma ponta à outra para que o tecido fino fique com uma camada maior para alinhavar:

Agora começaremos a alinhavar para formar o fuxico. Enfie a agulha com a linha da cor do tecido na primeira ponta dele já dobrado e vá fazendo um “zigue-zague” em toda a parte superior até que ele fique completamente alinhavado:

Permaneça com a linha no tecido, pegue a outra parte de 4 cm e faça o mesmo procedimento acima, mas agora você começará a alinhavar da outra ponta para que sua borboleta fique com cada asinha em um sentido diferente.

Faça o mesmo procedimento com os tecidos de 5cm, junte-os e deixe-os bem franzidos para arrematar as quatro partes juntas. Costure bem e dê vários nós para que ele não se solte.

Agora vamos fazer as antenas e o corpo da borboleta. Uma das formas mais simples de fazer é pegando uma linha de crochê da cor de sua preferência, medir o tamanho da anteninha que prefere ter em sua borboleta e ir enrolando o fio na borboleta para que forme o corpinho da mesma.

Faça um “nózinho “acima para formar a outra antena e está pronta a sua borboleta de fuxico!

Essa borboleta é linda sozinha mas é muito mais bonita acompanhada de outras borboletas, então caso você pense em decorar alguns utensílios, panos de prato, tecidos no geral com esse fuxico super criativo, faça mais delas para que deixem tudo bem chamativo e encantador!

É muito simples, porém se você ainda tem alguma dúvida, o vídeo explica passo a passo como fazer essa linda borboleta.

Vídeo Borboleta de Fuxico – Menina do Pano

Crédito Canal: A Menina do Pano


você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.